Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Bem estar: como melhorar a qualidade de vida da família trabalhando em casa

Bem estar e qualidade de vida trabalhando em casa
Bem estar: como melhorar a qualidade de vida da família trabalhando em casa
Esse texto te ajudou?

Introdução – Como Melhorar o Bem Estar e a Qualidade de Vida da Família Trabalhando em Casa

Ouvimos muito sobre bem estar e qualidade de vida no trabalho. Mas muitas vezes, na correria do nosso dia a dia, nos esquecemos de pensar no que é realmente importante para nós.

E é sobre isso que vamos conversar neste artigo.

Bem estar e qualidade de vida trabalhando em casa
Trabalhar em casa é alternativa para garantir o bem estar e aumentar a qualidade de vida da família.

De acordo com um estudo feito pela Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, os fatores saúde e bem estar no local de trabalho podem ser de grande influência sobre a motivação, permanência, criatividade e produtividade dos colaboradores.

Isso conta muito positivamente para a empresa como um todo. Afinal, colaborador satisfeito, tende a entregar resultados mais eficientes para a empresa.

E essa satisfação se expande. Afinal, a família também é incluída nesse grupo.

Mas e quando o trabalho é realizado em casa? Alguma coisa muda?

Trabalhar em casa aumenta em até 90% a qualidade de vida e o bem estar
Trabalhar em casa aumenta em até 90% a qualidade de vida e o bem estar

A resposta é simples: sim! Já foi comprovado que trabalhar em casa aumenta a qualidade de vida e a sensação de bem estar.

Exercer alguma atividade em casa pode melhorar em até 90% a qualidade de vida e o bem estar pessoal e de toda a família. Ainda mais se você fizer uso do cigarro. Nesse caso, a atividade física vai ser ainda mais importante.

Isso porque ao desempenhar suas atividades em casa, a probabilidade de conseguir conciliar outros campos da vida pessoal como família e lazer, também cresce. E isso é muito importante para o funcionamento do nosso corpo e também para as nossas emoções. Muita gente não consegue seguir dietas saudáveis, por exemplo, porque precisam comer na rua.

E, é por isso que, atualmente, o home office (ou trabalho realizado em casa) tem ganhado tanto valor diante das empresas e dos próprios colaboradores.

Mas para você, o que é qualidade de vida no trabalho? E dá para aliar trabalho e bem estar sem perder financeiramente e continuar entregando bons resultados?

Vamos falar sobre isso no decorrer deste texto. Espero poder esclarecer todas as suas dúvidas e ajudar na sua jornada em busca do bem estar trabalhando em casa.

Vamos lá?

Boa leitura!

O que é bem estar no trabalho?

Primeiramente, bem estar ou qualidade de vida no trabalho pode envolver uma série de fatores. Dentre eles, satisfação, reconhecimento e tempo para aproveitar os dias e não ser apenas refém da jornada de trabalho.

É importante lembrar que ele não se resume apenas a bons salários ou inúmeros benefícios oferecidos pela empresa e pelo empregador. A qualidade de vida no trabalho vai muito mais além, e fica mais próxima da satisfação de uma pessoa em desenvolver sua carreira e vida pessoal por meio do ambiente de trabalho.

De acordo com a psicóloga do trabalho, Mirlene Matias, funcionários felizes trabalham melhor. Segundo ela, o bem estar no trabalho depende tanto do funcionário, quanto do empregador.

“A empresa também precisa saber retribuir para o colaborador tudo o que ele dedica a ela. Ele tem que acreditar que, no momento em que precisar, a organização servirá de apoio”, afirma Mirlene.

Listei abaixo cinco formas de garantir o bem estar no ambiente de trabalho. Seja em casa, ou na empresa, é importante se atentar a fatores, como:

OFERECER UM AMBIENTE ADEQUADO

Para falarmos em bem-estar, é preciso estar atento se a empresa oferece os recursos e equipamentos necessários para que cada colaborador exerça sua função de forma eficiente. E isso vai além dos aspectos básicos, como ergonomia e segurança

É preciso verificar também iluminação adequada, condições ideais de temperatura do ambiente e a ventilação.

Parecem pequenos detalhes, mas tenha certeza: eles fazem toda a diferença.

ESTIMULAR A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS

Você sabia que o sedentarismo é uma das principais causas dos problemas de saúde atuais?

Atividades físicas aumentam em até 60% a sensação de bem estar
Atividades físicas aumentam em até 60% a sensação de bem estar

Então, além de oferecer um bom convênio médico, as empresas podem (e devem) promover atividades físicas dentro do ambiente de trabalho.

Não precisa ser nada grandioso. Vale pequenos exercícios, como:

  • pequenas sessões de ginástica nos intervalos;
  • caminhadas pelos corredores;
  • e exercícios de alongamento.

CUIDAR DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Não podemos nos esquecer de levar em consideração as questões comportamentais para promover o bem estar.

Perceber os incômodos, os desafios e as principais expectativas dos funcionários, é muito importante para alinhar a equipe e garantir melhores resultados.

Seja trabalhando diretamente com os colaboradores, ou até no caso de trabalho remoto, lembre-se sempre de estar atento às principais queixas, assim como às principais satisfações dos funcionários.

Uma boa estratégia é realizar reuniões mensais, com feedbacks e sugestões de melhorias. Pergunte e ressalte também o que está bom, para que se mantenha em uma constante.

ADOTAR A FLEXIBILIDADE

Imprevistos acontecem e fazem parte do nosso dia a dia. E nossa capacidade de resolver problemas e improvisar é testada a cada momento.

Por isso, é importante avaliar cada caso, de forma individual, e nunca generalizar um fato ou acontecimento dentro da empresa. Dar a chance aos funcionários de se explicarem também é uma forma de garantir a qualidade de vida, descartando desconfortos e desavenças.

Ter mais flexibilidade é uma das chaves para o sucesso e o bem estar
Ter mais flexibilidade é uma das chaves para o sucesso e o bem estar

O mesmo vale para o colaborador: ser honesto, evitar mentiras e agir com retidão, vai aumentar a confiança do empregador e de toda a empresa.

Confie!

DAR BONS EXEMPLOS

O líder de uma equipe deve se lembrar do quanto é importante demonstrar o que espera dos funcionários praticando as atitudes que ele mesmo propõe.

Afinal de contas, não adianta nada dizer que x ou y são as melhores alternativas, e logo em seguida escolher outro caminho completamente diferente.

O mesmo vale para os colaboradores e donos do próprio negócio. Uma empresa ou trabalho autônomo são o reflexo das nossas atitudes e do nosso comportamento.

Mas quais fatores interferem no bem estar no trabalho?

A estilista Magali Marinho, é um exemplo de pessoas que abandonam os grandes escritórios para trabalhar em casa, em busca de uma melhor qualidade de vida.

Para ela, o bem estar no trabalho realizado em casa está diretamente ligado à três fatores:

  • o conforto do lar;
  • não pegar trânsito nem engarrafamentos;
  • a facilidade e tranquilidade em atender os clientes, que vão até ela.

“A vantagem é que trabalhando em casa, você tem muita qualidade de vida, principalmente nos dias de hoje”, avalia.

Vamos falar um pouco mais dessas vantagens mais abaixo?

É importante lembrar aqui que quando fazemos aquilo que amamos, o bem estar é uma consequência do nosso trabalho e das nossas escolhas profissionais.

Por isso, invista sempre em você, naquilo que você ama e se sente feliz colocando em prática. Ajuda a deixar a vida mais leve.

Preciso estar empregado para ter qualidade de vida?

Não necessariamente.

É óbvio que a segurança de um trabalho fixo, mesmo que realizado de casa, conta muito para manter a estabilidade financeira e emocional, que interferem e muito na qualidade de vida.

Mas você não precisa necessariamente ter um emprego fixo para ter bem estar.

Atualmente, existem várias opções de trabalhos e atividades que são possíveis de serem desenvolvidas sem precisar sair de casa e, ainda assim, ganhar dinheiro com elas. E isso vem sendo uma tendência em muitos países, não apenas no Brasil.

Portanto, ter o seu próprio negócio também pode ser um grande passo para o aumento da qualidade de vida. E quando falo de negócio, não é montar uma grande empresa. Quem ganha de 3 a 5 mil reais por mês, pela internet, já possui um negócio criando renda extra. Tendo um emprego paralelo ou não.

Mas por que?

É que, ao assumir o seu próprio negócio, principalmente trabalhando em casa, você consegue ter mais tempo para administrar as coisas e, principalmente, sua relação com família e amigos, que é tão importante, tanto para os homens quanto para as mulheres.

Isso porque ao trabalhar em casa, dentre outras inúmeras vantagens, você:

  • faz o seu próprio horário de trabalho;
  • constrói seu próprio futuro;
  • fica mais próximo de sua família e ela pode, inclusive, te ajudar com as tarefas;
  • o seu compromisso é único e exclusivo com você, seus objetivos e metas.

Veja alguns exemplos de negócios em que você pode investir, trabalhando de casa e garantindo seu bem estar:

TRABALHO EM CASA COM MONTAGEM DE OBJETOS

É uma atividade que consiste em montar objetos como em uma linha de produção para uma empresa que comercializa o produto. Podem ser porta retratos, lembrancinhas, caixas e por aí vai.

TRABALHO EM CASA COM MONTAGEM DE BRINQUEDOS

Você pode montar o seu negócio de montagem de brinquedos artesanais. Minha dica é: foque em brinquedos de nichos, criativos e interessantes. E os comercialize pela internet. Se o seu produto for inteligente, com certeza você encontrará mercado para ele.

TRABALHO EM CASA COM MONTAGEM DE CANETAS

Ganhar a vida com montagem de canetas é bem difícil. Os rendimentos são pequenos e, se você realmente pensar nis como um solução, foque na personalização de canetas prontas.

Você pode até fazer a customização baseada nos gostos e profissões das pessoas, como canetas para formandos, para advogados, jornalistas, entre outros. Nesse caso, fazer uma boa divulgação do seu trabalho também conta e muito.

Outras 22 opções para ganhar dinheiro trabalhando em casa:

  1. Franquias para trabalhar em casa
  2. Brechó virtual
  3. Fazer doces ou salgados artesanais
  4. Manutenção de smartphones e tablets (é bem mais simples do que parece)
  5. Fazer Artesanato
  6. Trabalhe em casa com Fotografia
  7. Trabalhe em casa com Redação para Blogs
  8. Trabalhe em casa com Design
  9. Trabalhe em casa com Marketing Digital
  10. Trabalhe em casa com Programação e Desenvolvimento de Apps
  11. Tradução
  12. Aulas particulares online de inglês, português ou qualquer outra matérias
  13. Customização de camisetas, chinelos e bolsas
  14. Alugando quartos vazios
  15. Alugando a garagem
  16. Alugando itens como bicicleta e prancha
  17. Cozinhe para um turista
  18. Mostre a cidade para um turista
  19. Cuide de idosos
  20. Transforme objetos com reciclagem para venda
  21. Monte uma floricultura online
  22. Venda salada de frutas

4 benefícios da qualidade de vida no trabalho em casa

Além do bem estar, que já falamos muitas vezes nesse texto, existem outros inúmeros benefícios de se trabalhar em casa.

Trabalhando de casa, a sua saúde e alimentação também tendem a melhorar. E isso é um grande ponto a favor da sua escolha em trabalhar em casa.

É que viver de forma mais saudável é ainda mais simples quando se está em casa. E isso reflete diretamente na sua qualidade de vida.

A gerente comercial Carla Cerqueira experimentou algumas vantagens de se trabalhar em casa. Para ela, o fato de não precisar se preocupar com horários, foi muito importante para o seu desempenho.

Conviver com a rotina do meu filho, da minha família, entre uma reunião ou outra eu saber o que está acontecendo, poder levar e buscar na escola, isso não tem preço”, comenta.

Mas, se isso não foi o suficiente para convencer você, separei mais alguns benefícios do trabalho em casa.

Veja só:

– HORÁRIO DE TRABALHO FLEXÍVEL

Trabalhar em casa possibilita que você faça os seus próprios horários. Essa flexibilidade, segundo um estudo da Universidade de São Paulo é essencial para o bem estar e aumento da qualidade de vida.

Definir os seus próprios horários tira o peso das rotinas e torna o dia a dia mais leve.

– SEM TRÂNSITO E ESTRESSES COM ENGARRAFAMENTOS

O trânsito anda meio caótico, principalmente nas grandes cidades, não é mesmo?

Ao trabalhar em casa, você não tem que passar mais por esse tipo de aborrecimento, além de ganhar muito em tempo de deslocamento.

– AS RESPONSABILIDADES SÃO SÓ SUAS

Divida as tarefas em casa
Dividir as tarefas de casa ajuda o trabalho a ser mais prazeroso

E as consequências também. Por isso, para trabalhar em casa, além de pensar nos ganhos em saúde, bem estar e qualidade de vida, você não pode descartar também as suas responsabilidades.

Afinal, da mesma forma com que você faz os seus próprios horários, você também precisa gerenciar suas tarefas e cuidar para que seu negócio ande sempre na linha.

– OS LUCROS TAMBÉM SÃO SÓ SEUS

Essa parte também é muito importante. Da mesma forma que o capital de investimento é só seu, os lucros e os frutos do trabalho desempenhado também serão.

Por isso, foque em seus objetivos e não desanime diante de qualquer obstáculo.

Acredite!

Veja mais 4 vantagens de se trabalhar em casa:

  1. Você pode cantar, falar e até dançar para descontrair. E o melhor: sem ninguém para te olhar ou julgar.
  2. Você vai ter mais tempo para se dedicar a hobbies, como cozinhar
  3. Você poderá organizar sua mesa e seu cantinho de trabalho como quiser (e modifica-lo quantas vezes quiser)
  4. Entre um trabalho e outro, pode até assistir aquele filme que passa na TV à tarde (com muita organização para não deixar nenhum trabalho pendente)

10 Dicas para ter qualidade de vida trabalhando em casa

Algumas pequenas atitudes podem ajudar o seu dia a dia mais leve e melhorar sua qualidade de vida. Tornar seu ambiente de trabalho mais saudável, aumenta também a sua disposição para produzir melhor.

Que tal começar a praticar agora mesmo?

Acorde cedo

Não é porque está trabalhando em casa e não precisa bater ponto no escritório, que você vai se levantar tarde todos os dias. Crie o hábito de levantar cedo, tomar um café da manhã caprichado e poupar energia para o dia de trabalho.

É importante também se arrumar como se estivesse realmente indo trabalhar. Nada de ficar de pijama o dia todo!

O fato de se preparar para o trabalho, aumenta em até 50% a sua produtividade.

Hidrate-se

Tenha sempre por perto um copo ou uma garrafinha de água, para não desidratar.

A falta de hidratação causa cansaço, irritação e atrapalha o desempenho do cérebro. Tomar água regularmente vai te ajudar a manter a concentração durante o dia e melhorar seu bem estar no trabalho.

Cuide da alimentação

Tão importante quanto se hidratar, cuidar da alimentação também é necessário.

Uma boa dica é preparar lanches para o dia todo ou até para a semana, evitando parar suas atividades para preparar algo para comer.

Opte por alimentos saudáveis, como frutas e verduras.

Melhore sua postura

Ter uma boa postura é essencial para o seu bem estar no trabalho. Principalmente para quem trabalha sentado por muito tempo.

A má postura pode acarretar em problemas maiores, como tensão nas costas, no pescoço e nos ombros.

A má postura pode causar lesões nas costas e ombros
A má postura pode causar lesões nas costas e ombros
  • DICA

Você sabe o que é preciso para ter uma boa postura?

Veja só:

  1. Suas coxas devem estar paralelas ao chão e ambos os pés apoiados.
  2. Mantenha a coluna reta, de preferência apoiada no encosto da cadeira, que deve ser ajustado de acordo com sua necessidade.
  3. A tela do computador deve estar na altura dos olhos, evitando, assim, sobrecarregar o pescoço e a coluna.

Assim, você garante uma saúde do corpo, que acaba refletindo também em seu dia a dia, suas emoções e seu bem estar.

Não desfoque do que é importante

Foque no que você precisa fazer, defina quais são todas as suas prioridades e se organize para não deixar nenhuma atividade para trás ou para ser realizada em cima da hora. Isso pode causar ainda mais ansiedade e prejudicar seu bem estar no trabalho.

A organização é muito importante em qualquer área de nossas vidas. E cada um possui uma maneira ideal de colocar as coisas no lugar.

É importante conhecer bem você e seu próprio trabalho para identificar qual o meio de organização mais funciona para você.

Eu, por exemplo, anoto tudo em uma agenda: compromissos, datas importantes, tarefas do dia. Outras pessoas preferem organizar suas semanas em grandes quadros com post-its.

Seja qual for a sua facilidade, ela sempre será válida no objetivo de não perder o foco nem o controle de suas tarefas.

Organize sua mesa

Um estudo realizado na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, apontou que a desorganização atrapalha nossa capacidade de prestar atenção em uma atividade só, além de limitar nosso cérebro no processamento de informações.

Além disso, a desorganização também gera estresse, irritação e distração;

Por isso, mantenha sempre sua mesa organizada, evitando o acúmulo de objetos desnecessários.

Aprenda a relaxar

Técnicas básicas como de controle da respiração ou até meditação podem te ajudar a manter o estresse longe. Faça pequenos alongamentos, caminhe um pouco nos intervalos das tarefas, descanse as vistas. Isso tudo ajuda a aumentar a sua produtividade e a trabalhar com mais leveza.

Seja gentil com você mesmo

Não seja tão cruel com você, nem se cobre tanto.

Seja gentil, respeite seus limites e compreenda que é preciso tempo para colocar a cabeça, as tarefas e o ambiente em ordem. Identifique e obedeça seus limites.

Busque o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

É importante lembrar que o lado pessoal, assim como o profissional, também precisa de dedicação. Um bom planejamento pode ajudar a equilibrar essas duas áreas.

Entenda que lazer e trabalho precisam caminhar juntos. Todos nós precisamos de descanso, físico e emocional, para manter a saúde e o bem estar.

Bem estar associado ao lazer
Conciliar a vida pessoal e o trabalho garante mais qualidade de vida e realizações

Encontre um trabalho que você ame

Fazer o que você gosta é muito importante para que o trabalho não se torne um fardo pesado demais.

Quando não fazemos aquilo que gostamos, caímos em produtividade, felicidade e satisfação, nos restando mais estresse e doenças.

Conheça seus talentos e busque coloca-los naquilo que você faz. Assim, sua realização pessoal e profissional vão sempre caminhar juntas.

– RITMO DE TRABALHO

Que tal diminuir um pouco o ritmo?

Sabemos que realizar muitas tarefas ao mesmo tempo se tornou um hábito muito comum com a praticidade e a tecnologia dos computadores.

Mas nem sempre a realização de várias tarefas ao mesmo tempo é sinônimo de produtividade. Muitas vezes, esse feito acaba acompanhado de uma alta carga de estresse e cansaço, e isso não tem nada a ver com nosso foco no bem estar, não é mesmo?

Desacelere e curta os momentos de folga com a família
Desacelere e curta os momentos de folga com a família

Por isso, não se desespere. Seja no seu próprio negócio ou no trabalho home office para uma empresa, realize uma tarefa por vez. Estabeleça metas, concentre-se e tenha foco no que precisa desempenhar. Isso é essencial para obter resultados precisos e mais qualidade, sem se pressionar ou cobrar tanto.

  • DICA

Anote suas tarefas em uma planilha e distribua-as no decorrer dos dias de acordo com o grau de prioridade e com a dificuldade. Hoje, existem ferramentas gratuitas que auxiliam também na gestão de tarefas, como o Wunderlist e o ClockingIt. Com eles, é mais fácil se auto gerenciar e não perder prazos. E nem o humor.

– TER TEMPO PARA VOCÊ MESMO E PARA SUA FAMÍLIA

Esse é um ponto principal quando se trata de bem estar e trabalho. Ter tempo para sua família, seus projetos, seus hobbies e seus amigos, é algo que não tem preço.

Por isso é tão importante se organizar, tirar um tempo para relaxar e curtir os momentos que são tão importantes.

Aproveite os momentos de lazer e bem estar com a família
Aproveite os momentos de lazer e bem estar com a família

LEMBRE-SE

É muito importante, para trabalhar em casa, manter o foco e a disciplina. De nada adianta curtir os momentos em família, se não tiver com o trabalho todo focado em seus objetivos principais.

– SE CONHECER MELHOR

Parece bobagem, mas quando você se conhece melhor, é mais simples identificar seus talentos e como pratica-los no dia a dia e no trabalho. Assim, você sabe bem qual atividade se encaixa mais em seu perfil e acorda até mais bem disposto para enfrentar os desafios.

É muito importante encontrar prazer no trabalho. Afinal, ele ocupa quase 12 horas do seu dia. Por isso, se conhecer e conviver bem com suas escolhas é tão importante para melhorar sua qualidade de vida e diminuir o estresse no dia a dia.

– DESENVOLVER A DISCIPLINA

Para concluir qualquer tarefa, é muito importante ter disciplina. Sem ela, é praticamente impossível atingir qualquer meta, por mais simples que seja.

A disciplina nada mais é que a capacidade de desenvolver uma tarefa, seja lá qual for, no tempo certo e com todos os atributos que lhe pertencem.

Lembre-se: a disciplina é como um músculo que precisa ser exercitado todos os dias.

Mas… como desenvolver a disciplina de forma natural e eficiente?

Seja verdadeiro com você mesmo

É importante saber de cara em qual área da vida você não tem tanta disciplina. Por exemplo: você pode ter habilidade com as palavras, mas preguiça dos números. E isso é muito normal.

Pense nas consequências da sua indisciplina e em como isso vai afetar a sua vida. Depois, enxergue seu dia a dia sem esse problema. Identificar quais os principais pontos da falta de disciplina é um grande passo para driblá-la e viver sem preocupações.

Saiba quem você é
Se reconhecer é um dos grandes passos para alcançar sucesso e receber mais qualidade de vida

Tenha um plano de ação

Nada costuma ser tão eficiente do que criar um passo a passo de como você deve se comportar perante os dias. Crie metas, tenha um planejamento, mas pensando sempre em tarefas que são possíveis de se realizar dentro de um determinado prazo.

Assim você não se frustra.

Deixe a preguiça de lado

Pois preguiça e disciplina não combinam.

Esqueça aquela vontade de deixar tudo para fazer depois, pois ela é uma das maiores inimigas da disciplina.

As desculpas te afastam da sua meta. Então, o melhor a se fazer é encarar suas tarefas como algo prazeroso, que deve ser realizado independente da sua vontade ou do seu ânimo.

A meta dos 21 dias seguidos

Já ouviu falar que tudo que você realiza rigorosamente por 21 dias seguidos se torna um hábito?

Parece superstição, mas existem estudos que comprovam essa prática e experiência.

Segundo pesquisas, 21 dias é o prazo mínimo para tornar uma tarefa comum em hábito. Portanto, coloque isso em mente e exercite sua disciplina por três semanas seguidas, sem interrupções.

Os resultados serão claramente visíveis se você alcançar essa meta.

Tenha foco e vá em frente!

Esqueça os pensamentos negativos

Eles são os maiores vilões em qualquer ocasião. Por isso, livre-se deles! Sempre que os pensamentos negativos vierem em sua cabeça, fuja deles e substitua-os pelos pensamentos bons, pelo auto astral e pelo bom humor.

Pode parecer bobagem ou algo complicado demais, mas com o tempo, ajudará você a ser uma pessoa mais positiva, enxergando todas as coisas por uma perspectiva mais leve e menos definitiva.

Lembre-se sempre: ouça apenas a voz positiva e mantenha-se firme em seus propósitos para alcançar tudo o que deseja com retidão e clareza.

Conclusão

Essa jornada em busca do trabalho perfeito, que reúna bem estar, qualidade de vida e satisfação profissional é longa e cheia de obstáculos.

Porém, ela também é cheia de prazeres e presentes, que tornam o dia a dia mais fácil e nossos objetivos com mais sentido.

Portanto, sempre que tiver alguma dúvida sobre algum trabalho ou alguma decisão que precise tomar, se faça a pergunta: isso é importante para mim? Fará bem também à minha família?

Vale também ter sempre em mente que o bem estar está diretamente ligado a essas pequenas e simples respostas, que podem mudar toda a direção do nosso dia a dia.

Por mais longa que essa caminhada em busca da realização profissional e pessoal seja longa, é importante pensar nos passos que precisa dar para alcançar seus objetivos e que não existe caminho mais curto: é preciso esforço e dedicação para se realizar em qualquer negócio.

E estarei aqui sempre para ajudar da melhor forma possível.

Leia também:

Sejam quais forem suas escolhas, seja qual for o caminho que você optar por seguir, lembre-se que estamos caminhando juntos e que também já passei por todas essas dúvidas e dificuldades que você encara hoje.

Tomar decisões nem sempre é simples.  Mas quando há apoio e certezas, claramente você saberá que está em um bom caminho.

E, se quiser saber mais sobre minha jornada e sobre como a filosofia do trabalho em casa pode mudar também a sua vida, assim como mudou a minha, deixe seu contato nos comentários ou saiba mais, clicando aqui, sobre a jornada de trabalho em casa pela internet.

Espero ter contribuído com seu momento de mudança.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *