Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Passo a passo completo: como criar um blog do zero e ganhar dinheiro

como criar um blog escrevendo
Passo a passo completo: como criar um blog do zero e ganhar dinheiro
Esse texto te ajudou?

Sabia que com um blog ativo você gera cerca de 4x mais tráfego para o seu site? Descubra como criar um blog do zero aqui!

Introdução – Como Criar Um Blog de Sucesso

Como criar um blog é o que você busca e aprenderá passo a passo. Eu trabalho com isso há anos e tenho muitos atalhos para você crescer e ganhar dinheiro blogando. Assim, darei dicas imperdíveis principalmente em dois âmbitos: o operacional e o estratégico. Essas duas frentes, se combinadas, podem tornar o seu novo blog em uma máquina de dinheiro.

Há poucos anos, falava-se que quem não tivesse um site na internet, seria ultrapassado no mercado. Hoje, podemos afirmar que não ter um blog ativo na internet, é um erro muito similar. Trata-se praticamente de dar as costas para o Google e, de certa forma, para o seu público-alvo online.

Criar e manter um blog profissional é sinônimo de produzir conteúdo relevante para a internet. Mas você pode pensar:

Qualquer pessoa pode criar blogs profissionais do zero?

E a resposta é sim. Não existe segredo no processo de como criar um blog profissional. Basta ter um pouco de paciência e trabalho duro para logo logo o próprio Google estar assinando cheques em dólar (o melhor tipo) para depositar na sua conta.

Continue lendo este post até o final. Com certeza você estará pronto para faturar com conteúdo próprio em poucos minutos. Eu trabalhei duro nele para que todas as suas dúvidas sejam sanadas!

Boa leitura!

O que você vai encontrar no texto:

  • Introdução – Como Criar Um Blog de Sucesso
  • O que é um Blog
  • Passo a passo de como criar um blog do zero – instruções práticas
    • Passo 1 do Como Criar um Blog: hospedagem para o blog
    •  Passo 2 do Como Criar um Blog: escolher o domínio (endereço do blog)
    • Passo 3 do Como Criar um Blog: qual plataforma ou CMS devo usar no meu blog
    • Passo 4 do Como Criar um Blog: instalar o WordPress
    • Passo 5 do Como Criar um Blog: design do blog
    • Passo 6 do Como Criar um Blog: conteúdo e assuntos para o blog
  • Conclusão – Porque você deveria criar um blog hoje e começar a ganhar dinheiro com ele

E se as pessoas fizessem fila “na sua porta” para acessar o seu conteúdo ou comprar seus produtos? Isso é possível ao criar um blog do zero – mas se feito forma profissional.


O que é um Blog

como criar um blog o que e
Blog é uma rede social onde se compartilha textos (e qualquer conteúdo) com o mundo. Foto: Shutter Stock.

Olhe essa página de cima a baixo. Isso é blog. E se você encontrou o meu site no Google, significa que minha estratégia funcionou. Há muitos anos que os blogs dominam o formato texto – e ao que tudo indica, isso deve continuar assim por um bom tempo.

Da Era do Blog aos dias de hoje

Os blogs como conhecemos nasceram em 1997 e tiveram o seu auge nos anos 2000. A partir daí, novas plataformas surgiram, como o Tumblr, Twitter, o próprio Orkut e Facebook. Todas essas redes sociais são espécies de blogs que favorecem um formato (gif, texto curto, texto longo, conteúdo pessoal, entre outros) de conteúdo específico.

Confira um infográfico completo com a linha do tempo dos blogs para entender melhor a história da blogosfera.

Claro que, na época que haviam apenas os blogs tradicionais, a comunicação baseava-se primariamente em escrever conteúdos e o feedback acontecia posteriormente – caso o seu conteúdo fosse visto.

Isso porque o tráfego não era centralizado (o público está no mesmo ambiente o tempo todo) como é hoje no Facebook – diferente do Google que ainda é baseado em um mar de links (as pessoas passeiam em diversos lugares, um por vez). Hoje em dia, as plataformas atuais já são assim, possibilitam uma via de comunicação em tempo real e em duas mãos, tal como o Medium funciona.

Tipos de blogs baseado em autoria

Podemos dividir todos os blogs em dois tipos: corporativos e pessoais. Não significa que blogs pessoais, com o seu nome por exemplo, não possam ser profissionais. Nem que blogs corporativos precisam usar uma linguagem difícil, menos humana. A diferença é o autor dele ser uma pessoa física ou jurídica.

E acredite, depois de dois ou três textos, a sua audiência saberá quando é você que está escrevendo. É incrível como deixamos uma espécie de impressão digital nas entrelinhas de cada parágrafo. Talvez seja esse o poder que os textões criam e atraem milhares de seguidores e/ou clientes.

O que queremos é uma história que comece com um terremoto e que chegue ao clímax pouco a pouco. Samuel Goldwyn, produtor de cinema.

O poder do texto é o mesmo do vídeo e do podcast, está no storytelling (estude e pratique esse tema ao extremo, ele que definirá o seu sucesso como blogueiro de conteúdo)

Dentro de cada uma dessas grandes áreas, existem milhares de nichos (e outros milhares ainda não explorados). E vamos abordar os 10 mais populares a seguir para você saber por onde começar:

10 tipos de blog para você conhecer

E você não precisa começar nenhum deles só porque deseja lucrar muito ou quer ficar rico. A minha dica é que você comece um projeto que seja apaixonante e vá de encontro aos seus desejos, pois quando tudo der errado, apenas essa força fará com que você continue tentando ‘blogar’ com sucesso.

Dica estratégica para fazer um blog de sucesso

Não crie apenas um blog, invista pelo menos 2 ou 3 horas por dia para criar e gerenciar também ferramentas como um Twitter, Página no Facebook e porque não um Canal no YouTube? Lembre-se que o seu público pode estar em qualquer lugar na internet e você deve levar o seu conteúdo até onde ele estiver.

como criar um blog tipos de
Qual é o tipo de blog que levará você ao sucesso? Foto: Shutter Stock.

Blog Pessoal

O conceito de blog pessoal é simples. Faça um exercício de 5 minutos e busque 5 temas que definam você. Para mim, por exemplo, seria: internet, blog, natureza, dinheiro, família. A partir desses temas, posso tirar várias ideias para blogs. Pode ser uma série, namoro a distância, um esporte que ninguém conhece, enfim, o assuntos são infinitos.

Este será o seu blog pessoal. Ele pode ser um mix de assuntos que têm a sua cara ou você pode definir apenas um ou dois que identificou alguma lacuna na internet.

Objetivo principal: criar conteúdo sem compromisso com ganhar dinheiro ou grande audiência (apenas conectar-se a pessoas que sejam parecidas com você – a maioria dos blogs profissionais começam assim).

Blog Profissional

Neste artigo, trataremos sobre como criar um blog profissional do nada. Apenas tenha em mente que algo profissional é melhor que algo amador, mas para ser melhor é preciso estudar e se empenhar mais. Combinado? Quanto mais você investir nesse projeto, mais rápido você terá retorno!

É possível construir o melhor blog grátis e ele ainda ser profissional. Basta investir esforço nele.

Objetivo principal: criar conteúdo com compromisso primário de gerar audiência e dinheiro.

Blog Corporativo

A maioria das empresas possuem sites, mas nem todos estão prontos para iniciar um blog junto ao site. Contate a empresa que colocou e mantém o seu site no ar para instalar um blog corporativo para você. Esse é um serviço simples e meramente técnico, afinal, você já deve pagar hospedagem e domínio.

Caso não tenha alguém que faça esse suporte, recomendamos que fale com a sua hospedagem ou migre para outra hospedagem que tenha uma instalação automática do WordPress (falaremos mais sobre isso ainda neste texto).

Como criar um blog corporativo é um assunto delicado. Nossa dica inicial é fazer o seu blog com WordPress. Quando o assunto é blog, vá de WordPress!

Veja a seguir alguns assuntos para blogs interessantes:

Blog sobre escolas

Eles foram substituídos pelos grupos no Facebook, mas ainda existem professores que mantém o seu blog. O propósito inicial é o de compartilhar conteúdo de aula com seus alunos. Talvez tenha sido umas das primeiras iniciativas da educação a distância (EAD).

Objetivo principal: disseminar conteúdo com uma audiência local.

Blog sem fins lucrativos

São blogs que objetivam o bem comum da sociedade, por isso não buscam a capitalização imediata de sua audiência com banners do Adsense ou infoprodutos. Fundações, instituições de caridade e de direitos humanos usam esse tipo de blog.

Objetivo principal: engajar pessoas num movimento.

Blog sobre Política

Existem muitas organizações políticas como partidos e até instituições do governo que blogam para se comunicar com a grande massa. Ideologistas políticos costumam manter um blog para expor e defender as suas ideias também.

Objetivo principal: informar e defender ideias e ações.

Blog Militar

Os membros das forças armadas podem manter um diário sobre o que acontece em seu dia a dia e claro, manter o contato com suas famílias a distância.

Objetivo principal: informar e manter contato com familiares.

Blog Privado

Nem todo blog precisa ser público. O blog privado é uma forma de guardar conteúdo como se fosse um disco rígido online. Esse tipo funciona também funciona muito bem com pessoas que querem compartilhar conteúdo com poucas pessoas pela internet, como fotos entre família e etc.

Objetivo principal: compartilhar conteúdo com pessoas autorizadas.

Blog sobre esportes

O Brasil é um país extremamente esportivo. Ou seja, existem milhões de pessoas pesquisando por conteúdo sobre o seu esporte e clube favorito na web. Um blog sobre esse assunto é perfeito para atrair essa persona.

Objetivo principal: compartilhar sua opinião e talvez conseguir monetizar isso.

Blogs de tutoriais, dicas e críticas

O mundo evoluiu rápido demais. Milhões de pessoas compram produtos tecnológicos e precisam descobrir como usá-los ou então precisam de ajudar para saber em qual gadget vão investir. Além disso, praticamente tudo na vida pode ser ensinado com um tutorial.

Objetivo principal: Ensinar novas habilidades às pessoas.

Blog para venda de produtos

Um blog que quer vender produtos precisa produzir conteúdos sobre esses produtos. Reviews, opiniões, dicas ou então aglomerar ofertas sobre o mesmo. Se não, ele será apenas mais uma página de e-commerce oferecendo produto e preço.

Objetivo principal: analisar produtos.


Passo a passo de como criar um blog do zero – instruções práticas

como criar um blog do zero
Pronto para saber tudo sobre criação de blogs profissionais? Foto: Shutter Stock.

Bom, agora vou ajudar você passo a passo para criar o seu blog do zero. Cada etapa será muito bem explicada. Como criar um blog não será mais um mistério! Tentarei tirar todas as suas dúvidas sobre assuntos relativos à criação de blogs de sucesso, mas se você tiver alguma outra, deixe ela nos comentários para que eu responda.

Antes de entrar na parte prática vamos tentar visualizar o cenário macro para criação de um blog? Para facilitar o aprendizado, vou comparar o blog a ter uma casa alugada. Para ir morar de aluguel, existem alguns passos:

  1. Escolha o melhor lugar para morar (planeje-se)
  2. Feche com o locatário (pague aluguel mensalmente)
  3. Formalize o seu endereço (pague IPTU uma vez ao ano)
  4. Decore e leva seus móveis para a casa
  5. More

Criar um blog funciona exatamente igual:

  1. Escolha um nicho para blogar (planeje-se)
  2. Contrate a hospedagem (pague mensalmente)
  3. Formalize o seu endereço (pague o domínio uma vez ao ano)
  4. Instale o WordPress e estilize o seu blog
  5. Blogue

Bem parecido, não? Aprenda a seguir com mais detalhes sobre como criar um blog de forma prática.


Passo 1 do Como Criar um Blog: hospedagem para o blog

Hoje em dia é muito mais fácil criar um blog profissional com endereço próprio (seublog.com.br) em poucos minutos. Como já falamos, há pouco tempo, a questão como criar um blog era difícil.

Atualmente, a maioria das empresas de hospedagens vendem o domínio junto com a hospedagem e possuem um KIT de instalação de blog (sério, o que levava um hora, agora basta alguns minutos).

Tipos de Hospedagem para Blogs

como criar um blog tipos de hospedagens
Hospedagem é a casa do seu site na internet. Já que você não receberá muitos convidados no começo, pode começar pequeno! Foto: Shutter Stock.

Veja em vídeo: como criar um blog sem dor de cabeça com hospedagem:

Basicamente, existem três tipos de hospedagem:

  • Compartilhada

Em um mesmo servidor (pense na casa que você alugou há alguns parágrafos atrás), diversos sites são hospedados. Cada um deles possui uma cota de memória, espaço em disco e etc. O desempenho pode ser pequeno, mas para a maioria dos novos blogs deve bastar.

Custo: acessível (comece por aqui)

  • Dedicada

Imagine agora uma casa grande, robusta, só para você. No caso, o seu site. Nesse tipo de hospedagem, um servidor inteiro é dedicado exclusivamente a ele, tornando o seu blog muito mais veloz e evitando problemas de congestionamento. Afinal, a sua casa é grande e pode receber muitas visitas, não é mesmo?

Custo: caro (apenas opte por esse se o seu blog já tiver uma alta receita mensal)

  • VPS (virtual private server)

É uma espécie de servidor compartilhado (o primeiro da lista), mas o servidor fica isolado de outros servidores, o não compromete tanto o desempenho quanto o servidor compartilhado comum.

Custo: médio

Comparativo de hospedagens de blogs

A minha dica é que você avalie pelo menos 4 hospedagens antes de fechar com alguém. Utilize a checklist a seguir para se certificar se as hospedagens não vão lhe causar problemas. Pessoalmente aconselho você a não acreditar na palavra ILIMITADO quando o assunto é como criar um blog. Então, foque na parte em negrito dessa checklist:

Checklist para escolher hospedagem e como criar um blog

Custo/mês ou ano:

Vende domínio? Quanto:

Quantos e-mail e espaço por e-mail (seunome@seublog.com.br):

Sites por hospedagem:

Espaço em disco:

Transferência:

Bancos de dados:

Avaliação do Reclame aqui:

Avaliação do suporte técnico (isso é muito importante também):

Como hospedar gratuitamente o meu blog? (Blog Grátis)

É possível criar um blog grátis personalizado. Claro que essas opções completamente gratuitas possuem um ótimo potencial para quem está começando. É o caso se você não sabe se quer investir tanto tempo em um blog profissional. É ótimo para começar um blog pessoal e aflorar o seu poder de escrita e engajamento de pessoas (a parte mais importante de um blog profissional).

Em ordem de popularidade entre as plataformas feitas para textões:

  1. Medium
  2. Wix
  3. Webnode
  4. WordPress.com
  5. Blogspot (já esteve em primeiro nessa lista)

Hospedagem para Blogs Pessoais

Se você vai começar um blog pessoal, ainda sem pretensão financeira, não é preciso uma hospedagem tão robusta. Afinal, a hospedagem em um blog profissional é um custo. Por isso, mostraremos algumas opções gratuitas a seguir:

Hospedagem para Blogs Profissionais – Blogs para Ganhar Dinheiro

Se você vai investir tempo no seu blog, invariavelmente vai ter de arcar com alguns custos para ter um blog profissional no ar como: hospedagem profissional e domínio. Já falamos acima sobre os itens mais importantes de uma hospedagem.

Caso você represente uma empresa e queira iniciar um blog corporativo, recomendo que opte por hospedagens fora da empresa (a não ser que sua empresa possua uma política que não permita esse tipo de solução.)

A seguir, veja um resumo das 5 hospedagens mais em conta para quem está começando e ainda não tem um tráfego de milhões de pessoas.

hospedagem como criar um blog
Muito cuidado com empresas muito baratas. Veja se há reclamações no Reclame Aqui quanto ao suporte de cada serviço. Fonte: Tudo Sobre Hospedagem de Sites

Hospedagem de Blog – Conclusão

Esse trabalho, há pouco tempo era todo manual, hoje, qualquer pessoa sem conhecimento técnico de TI e programação consegue alugar e criar um blog profissional. Por isso, é importante contar com empresas que ofereçam soluções completas como:

  • Instalador automático (isso evita dores de cabeça com HTML, Banco de Dados MySQL e instalação da plataforma CMS, no caso, o WordPress)
  • E-mail (indico o Google Apps para empresas à solução de hospedagens, mas é importante ter um e-mail próprio, isso mostra profissionalismo)
  • Barato sai caro? Nem sempre (você está aprendendo a dirigir e nem vai saber dirigir uma Ferrari agora, conte com uma hospedagem que seja barata, mas que tenha um bom suporte)

O bom de trabalhar com um produto tecnológico é que você pode escalar a performance do servidor (e o preço também) de acordo com a sua necessidade (número de pessoas entrando no seu blog). Normalmente, hospedagens são flexíveis quanto a aumentar ou diminuir a demanda de tecnologia.

Após contratar o plano de hospedagem, você receberá os dados (provavelmente por e-mail) de FTP e de DNS. Isso será muito útil posteriormente. Guarde em algum lugar seguro!

E aí? Aprendeu o suficiente sobre hospedagem e qual é a melhor para o seu blog? A seguir vamos passar por uma parte muito importante. Como escolher e comprar um domínio exclusivo!


Passo 2 do Como Criar um Blog: escolher o domínio (endereço do blog)

como criar um blog dominio proprio
A internet é como todas as cidades do mundo reunidas. Para as pessoas encontrarem o que precisam, isso é organizado em endereços eletrônicos, chamados domínios. Foto: Shutter Stock.

Somente uma hospedagem não será suficiente para você ter um blog profissional. Por isso, você precisará investir mais um pouquinho para ter um endereço fixo na internet. Lembre-se do que falamos: isso incidirá em um pequeno custo anual.

Ter um domínio próprio é muito importante para duas coisas: SEO (otimização de blog para conseguir audiência no Google) e valor (as pessoas costuam ter uma percepção diferente de blogs que possuem seu endereço próprio).

Comparar um blog profissional com soluções como o Wix ou Blogspot é como comparar uma reunião em um Shopping ou num escritório. É muito melhor o escritório, pois é mais reservado e você sempre saberá onde encontrar ele. Nesse sentido, possuir um blog profissional com domínio próprio é vantajoso.

Como escolher o domínio perfeito ter um blog de sucesso

A dúvida de como criar um blog passa pela escolha do nome – e se você é indeciso, esse vídeo pode ajudar:

Todo domínio é único e é apenas alugado por 12 meses. É impossível que dois sites ocupem o mesmo domínio. Normalmente, o nome do seu blog é definido pelo domínio.

E esse é o primeiro passo para o sucesso com seu novo blog profissional. Então, muita atenção na hora de escolher o nome do seu bebê. A nossa dica é que você tenha duas coisas sempre em mente:

  • as pessoas não estão passeando pela internet, mas sim correndo atrás de informação.

Isso significa que você tem poucos segundos para impactar a sua audiência e deixar uma marca nela.

  • o seu domínio deve ser perfeito para o nicho de blog escolhido

O que os seus “concorrentes” estão fazendo? O nome deles é fácil de gravar? Ele tem audiência?

  • o nome do seu blog não é você que escolhe

Simples assim. Tem que ser algo extremamente estudado. A sua opinião está comprometida e talvez você não seja a melhor pessoa para isso. Então, não confie em si mesmo, mas baseie suas opções em pesquisas. Depois convide amigos para ajudarem a escolher o melhor nome.

O que você deve levar em consideração na hora do escolher um bom nome:

  • exclusivo (não pode ser parecido com nenhum outro blog da mesma área)
  • fácil memorização
  • SEO (ele pode possuir a palavra-principal do blog, por exemplo: viverdeblog.com.br)

Domínio para blog pessoal e blog profissional

Como falamos, o processo de definição vai depender de qual o tipo de blog escolheu. Se quer apenas um blog pessoal, talvez o melhor nome, inclusive, seja o seu. Afinal, a marca do blog estará atrelada sempre à sua imagem. E isso é bom.

As grandes marcas gastam bilhões em publicidade para tentar humanizar seus logotipos enquanto você nasceu de graça com um rosto e personalidade humana. Utilize isso ao seu favor se pretende ser um blogger pessoal.

Extensão: minha recomendação é que o seu blog seja .com.br ou .com, depois, existem algumas terminações que também são muito utilizadas como a .net e outras que são específicas para alguns tipos de blogs como .org, .edu e etc.

Pense no nicho do seu negócio online antes de escolher

Tão importante quanto o tipo de blog é o nicho que você vai escolher. O que você vai comunicar? E para quem? Tenha isso em mente. O Henrique Carvalho do Viver de Blog conseguiu sintetizar muito bem a mensagem dele no nome do seu blog.

É importante que você também registre esse nome nas redes sociais, afinal, você quer ser chamado de João da Silva no seu site enquanto nas mídias, chamarão você de João17daSilva18?

Use palavras-chave para definir o nome

Se você ainda não sabe usar o Google Keyword Planner, essa é a hora para aprender. Nesta ferramenta, você pode inserir o site de um blog parecido com o seu ou simplesmente pesquisar palavras-chave semelhantes ao nicho de blog que escolheu. Depois disso, ele exibe uma série de termos que são muito pesquisados no Google, com o volume médio de resultados mensal.

Isso é muito útil para saber se o domínio do seu blog é muito pesquisado, o que facilitará a atração de audiência no seu blog.

planejador-de-palavra-chave

Se você quer criar um blog corporativo para uma locadora de carros, é inteligente escolher um nome parecido com esse: blogdealugueldecarros.com.br.

Ferramentas para definir o domínio do blog

Para que você não perca tanto tempo na definição do nome, existem ferramentas que ajudam a combinar extensões com as palavras que você decidiu usar como identificação do seu site, mostrando quais endereços estão disponíveis.

Onde registro o domínio?

Se você encontrou o domínio perfeito e ele é .com.br, indico o Registro.br para você garantir o seu endereço na internet.


Passo 3 do Como Criar um Blog: qual plataforma ou CMS devo usar no meu blog?

CMS é um acrônimo estrangeiro para Content Management System, ou em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. No caso do blog, o CMS é a plataforma onde você criará e gerenciará o seu conteúdo. Todo site possui conteúdo, então todo site possui um CMS.

No entanto, normalmente, ele é apenas visível para quem é administrador do site. Para quem visita, isso é oculto.

A minha recomendação é uma só: escolha o WordPress como CMS. Trata-se de uma plataforma de código aberto, ou seja, gratuita. O WordPress é o sistema mais utilizado no mundo para sites. Segundo com o Built with, 51% de todos os sites da internet funcionam com o WordPress.

Plataformas e CMS mais famosos

Tenha uma ideia melhor da interface do WordPress com a tela a seguir. Eu estou vendo ela agora mesmo:

Captura de Tela 2016-11-20 às 12.40.34


Passo 4 do Como Criar um Blog: instalar o WordPress

Escolhido o WordPress, existem duas formas de instalação: automática ou manualmente. Caso você tenha contratado a Hostgator, esse é a opção de instalação rápida. Outras hospedagens devem ter esse botão em algum lugar:

como criar um blog quickinstall

A maioria dos servidores de hospedagem possui KITs de instalação rápida. Caso você não tenha essa opção, veja o manual para instalar manualmente:

Na KingHost, o sistema de gerenciamento de bancos de dados MySQL funciona assim:

banco de dados blog 1

banco de dados 2 banco de dados 3

  • Cole os arquivos no servidor e descompacte

Para acessar o banco, você deve utilizar um sistema de gerenciamento de arquivos como o FileZilla ou algum editor de FTP online que a hospedagem pode fornecer. Agora você deve acessar o banco de dados com o usuário e senha que definiu no último passo e transferir o WordPress nele.

Filezilla como criar um blog

  • Crie e edite o arquivo wp-config.php

Agora basta localizar o arquivo wp-config-sample.php e editá-lo. Isso pode ser feito com o Bloco de Notas. Então você precisa colocar os dados do servidor criado anteriormente. Estes são os dados que devem ser mudados:

como criar um blog wp config

Exemplo de arquivo configurado.

como criar um blog wp config 2

  • Conclua a instalação e crie seu blog

Agora basta salvar o arquivo e acessar o seu domínio para concluir a instalação.

como criar um blog do zero 1

como criar um blog do zero 2


Passo 5 do Como Criar um Blog: design do blog

como criar um blog design
Na maioria dos casos você não dispõe de um profissional especializado para criar o seu design. Mas existe uma solução! Foto: Shutter Stock.

Essa parte é muito importante. A minha dica para você é:

Menos é mais.

O seu blog deve ser simples e claro. Lembra que as pessoas na internet estão sempre correndo? Então, o seu visitante não vai decifrar o labirinto do seu blog só porque você acha bonito.

Imagino que você não seja nenhum designer, então é preciso que pelo menos saiba identificar um bom design de um design ruim. Veja a seguir 5 tipos de blogs que são bonitos e simples:

E este é um exemplo de site que você não quer seguir:

  • IMDb (você simplesmente não sabe para onde olhar)

Para saber se o seu blog está de acordo, chame um amigo e faça o teste de 5 seg. Exiba o seu blog configurado por 5 segundos, depois pergunte sobre o que é aquela página. Mas como você não é designer, existe um atalho para ter um site bonito e objetivo.

Temas do WordPress

Existem designers e programadores que criam modelos de sites que podem ser instalados no seu blog em apenas alguns segundos. É uma super ajuda quando existe dúvida sobre como criar um blog do zero. Eu recomendo o uso de temas prontos, pois economizam o seu tempo.

Existem dois tipos de temas: os gratuitos e os pagos. Recomendo os dois tipos para todo tipo de blog. Mas se você está criando um blog corporativo e sua empresa é grande, pode ser que não ter um blog único na internet (feito para você) não seja muito bem visto no seu mercado. Então tenha cuidado.

Como instalar um tema

Primeiro você deve escolher e baixar o seu tema. Tem como encontrar ótimos temas gratuitos direto no painel do WordPress. Vou ensinar o caminho para você. Vá no MENU lateral em Apresentação>Temas>Adicionar Novo

COMO CRIAR um blog temas design
O aspecto mais importante de um tema para iniciantes é a customização. Se for muito difícil deixar o tema com a sua cara, escolha outro tema!
como criar um blog tema
Use o botão pré-visualizar para saber como o tema é antes de instalar.

Depois de escolhido, basta instalar e customizar o tema. 


Passo 6 do Como Criar um Blog: conteúdo e assuntos para o blog

como criar um blog conteudo
Ter um bom conteúdo significa trabalhar duro em cada ideia até ela ser imperdível para sua audiência. Foto: Shutter Stock.

Como já falamos em outros artigos, você pode falhar em todos os outros passos, no final, o que realmente importa, é mandar muito bem no conteúdo. Criar uma linguagem sua, com pontos de identificação com público através de histórias concretas, que elas queiram consumir, objetivas, com início, meio e fim será o que vai definir se o seu blog será um sucesso ou não.

O conteúdo é rei. Sempre.

Conteúdo sempre será maior do que a própria forma em que ele é entregue. Ou seja, o seu blog ser bonito ou não, o seu canal no YouTube contar com uma câmera boa ou qualquer outra desculpa não é a razão para o seu projeto online fracassar. Sempre será sobre o seu conteúdo.

Veja o caso do Whindersson Nunes que fez muitos vlogs sem equipamento nenhum (e sem camisa) e hoje é o maior canal do YouTube brasileiro.

A seguir vamos listar nichos de conteúdo para você abordar. Lembre-se que existem milhares de blogs, mais antigos e melhores do que o seu, que já abordam esse conteúdo. A única forma de vencer será fazer isso de forma completamente única e inovadora. 

Uma referência em conteúdo no Brasil é o Rafael Rez, veja um vídeo dele sobre conteúdo:

Tipos de conteúdos que podem ser abordados

O mais importante é falar sobre o que você gosta e encontrar um nicho ainda não explorado com eficácia (ou explorar de uma nova maneira mesmo). Se for para fazer igual a qualquer um desses exemplos, simplesmente não faça. Espere ter uma nova ideia.

A criatividade vai ajudar você a ter um blog de sucesso. Veja uma palestra do Murilo Gun sobre isso:

A seguir os blogs mais famosos de seus nichos, estude-os a fundo para entender tudo sobre como começar um blog de sucesso:

Blog com fotos

Ideias de conteúdos

  • Marketing para fotógrafos
  • Documentário de grandes fotógrafos

 

Blog de jogos

Ideias de conteúdos

  • Blog sobre  jogos VR
  • Blog sobre jogos indies

 

Blog de maquiagem

Se você quer entrar nesse nicho concorrido, veja esse vídeo sobre como começar um blog de maquiagem.

Ideias de conteúdos

  • Dicas de Make Up para quem não tem dinheiro
  • Avaliação de make up de pessoas famosas e no que poderiam melhorar

 

Blog de moda

Assim como o universo de maquiagem, como começar um blog de moda pode parecer difícil. Separei outro vídeo para você sobre esse nicho.

Ideias de conteúdo

  • Moda para crianças (como vestir seu filho bem)
  • Moda alternativa

 

Blog de música

Ideias de conteúdo

  • Blog sobre música de rua
  • Blog sobre descobertas de novos artistas que valem o play

 

Blog de vendas

Ideias de conteúdo

Tipos de blog que você precisa ter muito cuidado (não são bem-vistos pelo WordPress)

Ao escolher o seu tipo de blog, é bom lembrar os conteúdos que não são bem vistos pelo WordPress, Google e pela própria internet. Confira a seguir a lista

  • Blogs de republicação (scrapers)

Aquele blog que só dá CTRL + C no conteúdo alheio e depois CTRL + V no seu blog. Isso é muito é errado. O Google é inteligente e identifica o conteúdo que foi escrito primeiro. O site que duplicou sofrerá alguma penitência.

  • Blogs de SEO

O blog que é escrito APENAS para o Google e motores de busca. Isso é feito para aumentar a visibilidade do site e não é bem-vindo à Blogosfera. É importante combinar o SEO ao seu conteúdo, mas só SEO sem conteúdo é cilada.

  • Marketing de afiliados

Blogs feitos apenas para enviar tráfego para programas de afiliados também não são bem-vindos. Afinal, você quer as pessoas dentro do seu blog ou ele é apenas um caminho para enviar pessoas a outro lugar?

  • Blogs de Warez

Espaços onde se copiam ilegalmente livros, músicas, filmes e jogos. Isso é crime!

  • Blogs automatizados

Blogs gerados por algoritmos, scripts ou qualquer ferramenta que não é um ser humano.

  • Blogs de ataques pessoais

É o famoso site de haters, tal como o famoso blog de fofoca. Isso pode dar audiência, mas é um tráfego que não é qualificado. Além disso, o WordPress e a internet não precisa de mais haters.


3 dicas para fazer um blog de sucesso

como criar um blog de sucesso
Não é fácil, mas tenho certeza que se praticar as dicas desse artigo, você chegará lá. Foto: Shutter Stock.

Parabéns se você chegou até aqui nesse texto. Temos um presente para você, trata-se de dicas de ouro que aprendi ao longo de anos de experiência blogando. Espero que goste!

Depois de escolher o universo de conteúdo que vai abordar, crie uma planilha onde você organizará todas as ideias de posts que surgirão. Faça algo parecido com isso. Vai ajudar a organizar a sua produção de conteúdo.

como criar um blog planejamento de conteudo
Organize suas ideias e escolha apenas as que tiverem mais audiência. É o primeiro passo do planejamento de conteúdo!

Se o seu blog é um projeto complementar (você não o faz em horário comercial), então pode ser difícil manter uma boa frequência. Mas tenho certeza que com meia hora de trabalho por dia, você consegue postar pelo menos uma vez por semana.

Caso você possa investir mais tempo nisso, recomendamos que publique pelo menos 3 artigos por semana. Pode parecer muito, mas é a melhor forma de gerar uma bola de neve de tráfego para o seu blog.

Isso faz com que o Google comece a rankear o seu site melhor, pois ele entende que está em constante atualização e sempre possui conteúdo novo e relevante.

De nada adianta ter o melhor conteúdo se ninguém o ler. Então, a minha dica é que você encontre nas redes sociais lugares onde possa divulgar o seu conteúdo. Esses espaços devem ter a ver com o seu blog. Não vá compartilhar um texto de culinária em grupo de state, entendeu?

Onde você pode fazer isso?

  • Comunidades do Facebook
  • Grupos do Whatsapp
  • Compartilhar nas suas redes sociais pessoais
  • Ter os próprios canais nas redes e divulgar pedaços do conteúdo lá

Conclusão – Como criar um blog hoje e começar a ganhar dinheiro com ele

como criar um blog por onde comeco
Pronto para começar a o seu blog? Com esse guia, com certeza você chegará ao sucesso mais rápido!

Se você acredita que irá montar uma máquina de dinheiro fácil, volte todo o texto e comece a ler de novo. Sim, depois de todo esse trabalho (e ele nunca acabará), você terá um negócio completamente fora da curva capaz de sustentar você. Melhor do que muitas empresas em comparação com investimento inicial, riscos de negócio e claro, de lucratividade.

Você pode montar uma máquina de dinheiro automatizada online, que gerar dinheiro enquanto você dorme ou trabalha de casa – ou de qualquer lugar do mundo. No entanto, conseguir montar essa máquina será complexo e trabalhoso, mas vale a pena.

Assim, siga a nossa dica principal:

Faça algo que ama.

Então todas as noites que terá de virar trabalhando ou aperfeiçoando o seu blog parecerão como uma maratona da sua série favorita.

A seguir, listamos os principais benefícios de possuir um blog profissional que renda dinheiro:

  • Você será uma autoridade em alguma área

Isso significa que será convidado para palestrar, ministrar cursos e até estrelar campanhas de marcas que possuem sinergia com o seu blog. Sim, isso acontecerá rápido depois que seu blog possuir uma audiência fiel, e renderá mais dinheiro do que o AdSense (uma das formas de ganhar dinheiro com blog).

  • Dinheiro infinito com um negócio escalável

Faz de conta que o seu blog já é um sucesso e você decide ministrar um curso online para que as pessoas saibam tudo sobre o assunto do seu blog – que você já deve ter estudado a exaustão. Quantas salas de aulas você precisará alugar para dar as aulas? Nenhuma. Vender um infoproduto é um ótimo negócio, pois não existe limite para os lucros.

  • A grana do AdSense vai pagar seus custos

Engana-se quem pensa que todo o lucro de canais do YouTube e blogs vem do AdSense. Na verdade, é comum que os criadores de conteúdo admitam que o AdSense pague apenas o que é investido no conteúdo. É que para conseguir ganhar muito dinheiro com AdSense, você precisa de uma audiência insana, na casa das centenas ou milhões de acessos. E claro, somente acessos qualificados.

  • Parcerias de conteúdo e negócios

Com uma audiência qualificada, você será capaz de fazer parcerias que aumentarão ainda mais a sua audiência e outras parcerias que renderão dinheiro para você. Como por exemplo, uma loja virtual que pagará comissões por cada item vendido por meio de um link no seu blog. É uma relação win-win-win. Você ganha, a loja ganha e o seu seguidor ganha.

Gostou deste conteúdo sobre como criar um blog? Ele foi útil para você? Deixe o seu comentário abaixo sobre o que achou com sugestões e etc.

Se quiser receber nossos próximos conteúdos diretamente em seu e-mail, inscreva-se em nossa Newsletter!

Um comentário

Deixe uma resposta
  1. Oi Vinícius,
    muito bom este teu artigo. Muito completo e que aborda todos os pontos importantes da criação de um blog.

    Estive a dar uma vista de olhos nos teus outros artigos e tens aqui um site muito interessante.

    Obrigado pela referencia que fazes ao meu blog. Espero continuar a ajudar

    Continua o excelente trabalho

    Abraço

    Nuno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *