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Introdução – Por que você deve aprender como vender pela internet?
Em 2016, o e-commerce, ou mercado online, movimentou R$ 44,4 bilhões. Esse número representa um aumento de 7,4%, se comparado aos R$ 41,3 bilhões de 2015. Esses são os dados oficiais do Webshoppers 35, divulgado pela Ebit, maior referência sobre o assunto. Mas, se você ainda não sabe como vender pela internet pode ser promissor, continue lendo.
Só os dados acima já seriam suficientes para animar quem quer ingressar no e-business. Mas a coisa melhora. As tendências apontam que, em 2017, esse mercado vá crescer na casa dos dois dígitos! Isso significa que, aprendendo como vender pela internet, você terá uma mina de ouro ao alcance das suas mãos.
Como em todo tipo de comércio, é muito importante prestar atenção a pontos que farão a diferença em como vender pela internet. Definir e conhecer bem seu produto, saber quem é seu cliente e como proporcionar a ele uma boa experiência de compra são alguns fatores que irão fazer o dinheiro entrar.
Além disso, você também irá precisar de muita disciplina e organização. Como já falei anteriormente, a opção do home office tem muitas vantagens, mas vai exigir habilidades diferentes de ter um emprego fixo em uma empresa.
Para te ajudar a dar o pontapé inicial em seu negócio de e-commerce, elaborei este texto detalhando tudo o que você precisa saber sobre como vender pela internet e ganhar dinheiro. Espero que goste!
Vender pela internet e em loja física: entenda as diferenças
A primeira coisa que você precisa saber sobre como vender pela internet são as diferenças entre as compras online e aquelas offline. Muitas pessoas me procuram para que eu as ajude depois de um enorme fracasso nas vendas digitais. Algumas vezes, são pessoas que já possuem lojas físicas mas, mesmo assim, me dizem: “não consigo vender pelo meu site”.
São empresários que sabem como funciona o mundo das lojas físicas, e não sabem como vender pela internet. Mas agora eu vou contar todos os pulos do gato para fazer esse negócio dar certo. O ambiente digital possui suas próprias regras e características, que influenciam tudo na hora da compra.
A primeira coisa que você precisa saber é que os consumidores online possuem muito mais informações e ofertas do produto que desejam. No momento da compra, eles já sabem praticamente tudo sobre o produto. Já leram as avaliações de outros consumidores, viram as variações de preços nos últimos meses, compararam marcas diferentes.
No mundo offline, isso é mais difícil de acontecer, porque o consumidor precisaria se deslocar para vários lugares. Ele gastaria muito mais tempo e até dinheiro com transporte para fazer a pesquisa.
Essa abundância de informações faz com que o consumidor online seja muito mais ativo. Uma consequência disso é que quem compra pela internet está cada vez mais exigente e menos tolerante com falhas das lojas.
Esses clientes cobram mais informações sobre o status do pedido, não abrem mão da conveniência, de uma experiência de compra fácil e rápida. E não medem as palavras, se o resultado não for satisfatório.
Cada vez mais, a plataforma Reclame Aqui tem sido usada como referência para empresas como índice de qualidade dos produtos e serviços. De acordo com o próprio site, todos os dias, mais de 600 mil pessoas pesquisam a reputação de empresas em suas páginas.
Por outro lado, as vantagens que o consumidor encontra fazendo suas compras em e-commerce são inúmeras. O próprio fato de ter acesso a mais informações é a primeira delas.
Além disso, as lojas online estão abertas 24 horas por dia, sete dias por semana. O cliente também não precisa se preocupar com estacionamento para o carro, pois compra do conforto de casa. Nem precisa quebrar cabeça para saber como irá levar o produto para casa quando ele for grande demais. A entrega já está incluída no “pacote” e também em seu planejamento de como vender pela internet.
Outra grande vantagem que leva os clientes às compras online são os preços. As lojas virtuais conseguem economizar com uma série de gastos, como aluguel e mão-de-obra. Por isso, conseguem vender por preços muito mais competitivos que as concorrentes com endereço fixo.
3 passos para ser um ninja em como vender pela internet
Agora que você já conhece as principais diferenças entre vender pela internet e vender em lojas físicas, já está preparado para saber como vender pela internet mesmo.
- Defina bem o que vai vender
Um dos principais segredos do sucesso de lojas virtuais é encontrar seu nicho de mercado. Vamos supor que você seja o proprietário de uma mercearia de bairro. Um dia, a cinco quarteirões do seu negócio, é inaugurado um Carrefour.
As chances de sua mercearia ser engolida pelo hipermercado são imensas. Os seus clientes vão encontrar no mercado as mesmas coisas que encontram em sua mercearia, mas mais baratas. E, muitas vezes, com mais opções de marcas.
Mas, se em vez de uma mercearia, você for o proprietário de uma confeitaria de doces finos, a abertura do Carrefour não irá apresentar nenhuma ameaça ao seu negócio. Ainda que o consumidor encontre vários tipos de doces no supermercado, ele nunca irá encontrar doces finos.
Na internet, essa lógica continua. Montar um estoque que tenha desde sabonetes até colchão e colocar na loja online pode ser um tiro no pé. Mas segmentar o seu mercado pode ser a chave de como vender pela internet – que é muito diferente de só ter uma loja online.
Entre os produtos mais vendidos online, estão:
Você irá precisar fazer uma boa apresentação dos seus produtos e disponibilizar boas tabelas de medidas. Assim, irá diminuir as probabilidades de trocas.
Além de escolher bem o seu nicho, você vai precisar se diferenciar em outros aspectos como embalagem. Cuide de todos os detalhes. Uma boa ideia pode ser ter uma sessão com fotos dos acessórios em produções, para inspirar seus clientes.
Você pode garantir sua exclusividade trabalhando, por exemplo, somente com produtos importados. Ou com produtos que não agridam ao meio ambiente.
- Informática
O número 2 da lista de produtos mais vendidos pela internet são os produtos de informática. Eles perdem somente para os celulares e smartphones.
Um site normalmente é o canal que leva alguém a algum produto. Mas ele também pode ser o produto em si. Se você possui habilidades com programação, pode, por exemplo, montar uma loja online de sites. Você também pode montar um blog e começar a ganhar dinheiro vendendo conteúdo online.
Em todos os casos, uma boa dica é fazer vídeos falando sobre os produtos. Os vídeos online estão sendo considerados a tendência da década, e você pode aproveitar essa ferramenta para alavancar seus negócios.
- Conheça bem o seu público
De nada adianta ter um nicho de mercado bem definido se você não conhece seu público. Hoje em dia, saber somente a faixa etária, classe social e o nível de escolaridade dos seus clientes já não é suficiente. É preciso ir além.
As empresas mais atualizadas têm usado as chamadas “personas”. São perfis semifictícios de consumidores que ajudarão a orientar as decisões estratégicas do seu negócio. Com base em dados de mercado, você irá traçar características como hábitos de consumo, preferências e problemas que a sua empresa pode ajudá-la a resolver.
- Faça um planejamento financeiro
Você sabe qual é o seu pro labore desejado? E a margem de lucro que precisa obter em seus produtos? Sabe qual o desconto máximo que pode dar em cada item?
Para responder a todas essas perguntas e também estar prevenido caso não bata a meta de vendas em algum mês, é importante fazer o planejamento financeiro do seu negócio, projetando os gastos e as receitas.
Recebendo o pagamento e entregando os produtos
- Planeje as entregas
Todo cliente online espera, no mínimo, receber seu produto intacto e no prazo correto. Você já pensou em como irá fazer esses produtos chegarem até seus destinos?
As duas principais opções são os Correios ou as transportadoras particulares. Se você vai começar com um negócio pequeno, vale a pena avaliar a primeira opção. Eles possuem, inclusive, um serviço exclusivo para quem vende pela internet. Mas se os seus produtos forem maiores e mais pesados, como móveis, talvez uma transportadora vá te atender melhor.
- Utilize um sistema de vendas
Além de fazer a gestão das vendas, você também terá mil outras atividades em seu negócio. Um sistema de vendas irá te auxiliar, mantendo a loja funcionando o tempo todo.
A plataforma também vai ser importante na hora dos pagamentos. O relatório da E-bit revelou que 70% das compras online são pagas com cartão de crédito. Isso confirma que os e-consumidores estão mesmo em busca de comodidade.
Escolhendo um sistema que tenha o maior número de formas de pagamento possíveis você amplia as chances de compras.
Conclusão – Eu estou preparado para vender pela internet?
Antes de começar qualquer tipo de negócio, online ou offline, é importante avaliar bem os riscos para não entrar em um barco furado.
Trace diferentes cenários e veja se está estruturado para lidar com cada um deles. Se a loja não bater a meta por três meses seguidos, você tem como se manter? E o que fazer caso um dos fornecedores te deixe na mão? Encontre soluções para essas situações adversas antes que elas aconteçam.
Você também deve se lembrar sempre que não é só o produto em si que conta. Quando se trata de vender pela internet, o consumidor está em busca de uma boa experiência de compra. Ele quer conseguir comprar o produto de forma rápida, simples, com poucos cliques e pagar da forma mais cômoda.
Depois, ele espera que a compra chegue em sua casa dentro do prazo prometido e em perfeito estado.
O Sebrae elaborou, no ano passado, um estudo completo com dados sobre como vender pela internet. O material é gratuito.
Vou pegar uma última dica de ouro emprestada do guru do online business, Derek Gehl. Ele é CEO da Internet Marketing Center, uma das principais empresas de marketing digital do mundo.
A dica que pego emprestada de Gehl é: faça testes no seu e-commerce . Em vez de confiar na sua intuição de empreendedor, deixe os seus clientes dizerem o que acham dos produtos e da marca.
Tendo os desejos do cliente sempre em mente e seguindo as nossas dicas, você está pronto para começar a vender pela internet e ganhar dinheiro.
Mas, se você ainda não se sente pronto para abrir uma loja online, não tem problema. Existem várias outras formas de ganhar dinheiro sem sair de casa. Dar aulas particulares, fazer roupas sob encomenda e vender alimentos são apenas alguns dos 81 exemplos que eu já dei em um post anterior. Outra forma é ser pago para clicar em links na internet, como também já expliquei aqui no blog.
Independente do seu estilo e das suas habilidades, há alguma opção para você no universo da internet. Que tal, então, aprender tudo em um curso único?
Aqui no Blog Como Ganhar Dinheiro de Casa eu abordo muitos temas diferentes como opções para você aumentar a sua renda, aprender novas habilidades e, claro, para trabalhar em casa.
Se você quiser aprender como eu ganho dinheiro na internet e Começar Um Negócio na Internet, aprenderá tudo no curso Fórmula Desperte Milionário. Quando eu falo tudo, é tudo mesmo. Você vai saber exatamente o que fazer sem ficar perdido tentando encontrar um nicho ou o assunto para abordar em um blog.