Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

A Bíblia do Trabalho – 81 ideias de negócio para montar em casa

a biblia do trabalho
A Bíblia do Trabalho – 81 ideias de negócio para montar em casa
Esse texto te ajudou?

E se neste artigo estivesse a oportunidade de você mudar de vida? Leia até o final. Com certeza alguma dessas ideias de negócio serão aplicáveis na sua vida.

Introdução – Como identificar uma boa ideia de negócio

As ideias de negócio para trabalhar em casa neste texto foram muito bem estudadas. Independente de qual você escolher, tenho certeza que seguindo o que está escrito, conseguirá transformar a sua em casa uma fonte de receita lucrativa e constante.

Atenção! Uma boa ideia de negócio próprio é a que você pode começar pequeno, sem empregados ou grandes equipamentos. Assim, o risco de perder dinheiro caso algo dê errado é muito baixo. Todas as ideias de negócio neste post não necessitam de grandes investimentos além de muito esforço e estudo.

Eu trabalho em casa há 6 anos. Nesse período, aprendi a identificar uma boa ideia de negócio a quilômetros de distância. Para ajudá-lo a encontrar a melhor ideia, preparei uma check list que facilita a identificação de oportunidades de negócio:

  • Eu possuo alguma experiência ou conhecimento desse mercado?
  • Conheço alguém próximo a mim que trabalha com isso? O que eu posso aprender com ele?
  • Existe demanda local ou online para essas ideias de negócio?
  • Qual seria a dificuldade para começar? Preciso gastar alguma coisa?
  • Quais dessas ideias de negócio me trariam alegria no dia a dia de trabalho?

Espero que com essas dicas você consiga encontrar as melhores ideias de negócio para você.

Boa leitura!


Ideias montar um negócio em casa

1 – Aulas de música

ideias de negocio lucrativas aula de musica
O seu conhecimento tem muito valor.

Se você toca algum instrumento como hobbie e sente-se seguro para ensinar iniciantes na música, essa é uma ótima oportunidade. Das ideias de negócio em casa, essa é um bem tradicional. No entanto, com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil divulgar as aulas pelo Facebook, YouTube e outras redes sociais. Inclusive é possível ensinar por vídeo conferência e prestar consultoria online.

Para você ter ideia de como é simples, veja o nível dessa aula online de violão e a quantidade de visualizações. Qualquer instrumentista é capaz de dar uma aula assim.

2 – Costura/confecção de roupas infantis

ideias de negocio costura roupas infantis
Que tal investir em uma máquina industrial para começar a trabalhar em casa nas horas vagas?

Você gosta de costurar, mas nunca conseguiu lucrar com essa habilidade? A saída pode ser encontrar um nicho de costura. Eu indicaria com certeza a produção de roupas infantis. Crianças crescem muito rápido e as roupas infantis em lojas tradicionais costumam ser bem caras. Costurar vale a pena como negócio.

3 – Como montar um brechó online

ideias de negocio brecho online
Negócios como OLX não satisfazem a qualidade que o comprador online pede. Que tal investir nesses nichos?

Brechós online estão na moda. Assim, também recomendo que você encontre um bom nicho. Peças que costumam gastar pouco no uso são as melhores para esse tipo de negócio. Nesse sentido, roupas de bebê podem ser uma boa especialidade para se investir. Você precisará de uma página no Facebook ou então uma loja online. Se puder ter ambos, melhor ainda.

A plataforma Ficou Pequeno é um tipo de OLX dos Brechós Onlines Infantis. Vale apena conferir o modelo de negócio deles para formatar o seu negócio.

4 – Fotografia

ideias de negocio fotografia como comecar
Existem diversos nichos de fotografia: eventos sociais, books, fotos de bebês (newborn), formatura e etc.

Não basta ter uma câmera para ser um fotógrafo. É preciso ter um bom conhecimento e bastante prática. Então, se já leva isso como hobbie, apenas profissionalize-se e aprenda a vender o seu trabalho. Caso esteja começando do zero, adquira uma DSLR básica e estude fotografia no YouTube. Eu recomendo esses canais de fotografia para iniciantes:

5 – Filmagem

como ganhar dinheiro no youtube cinema
Você não precisa ser um diretor de cinema para começar a ganhar dinheiro com vídeos.

Outra habilidade bastante técnica e prática. Você não precisa de ensino superior para essa profissão. E é uma das ideias de negócio que melhor paga. No entanto, é preciso fazer algum investimento em equipamentos e praticar bastante. Calculo que uma câmera + um monopé + LED + microfone + um computador para edição de vídeo saia em torno de R$6.000 comprando itens básicos. Então reflita bastante antes de embarcar nesse negócio.

A parte boa de tudo isso é que você pode comprar usado e se não gostar da atividade, vender logo em seguida. Esses equipamentos são facilmente vendidos e raramente perdem valor rápido. Recomendo que entre em grupos de classificados de equipamentos no Facebook para adquirir o seu kit inicial.

6 – Artesanato

ideias de negocio artesanato
Tudo que é produto feito a mão é artesanato. Seja em couro, papel, madeira, biscuit, EVA e etc. Escolha a sua matéria prima e ‘mão na massa'!

Uma das ideias de negócio mais popular é a de artesanato. Eu recomendo que você entre no Pinterest agora e veja as ideias de artesanato DIY (Do It Yourself – faça você mesmo). Existem milhares de ideias de negócio com artesanato lá. Para não ser mais uma artista qualquer, a minha dica para você é apostar na produção de itens customizados. Como por exemplo: móveis reciclados com jornal para jornalistas ou canetas de luxo para advogados.

7 – Assessoria de imprensa

ideias de negocio assessoria de imprensa
Transforme novidades empresariais em notícias!

O assessor de imprensa é um jornalista responsável por ser a intermediação entre as empresas e a mídia (jornais, rádios, revistas). Ele deve produzir uma espécie de notícia (release) com os acontecimentos importantes da empresa e enviar para as redações dos jornais. É preciso ter ótimo português e uma boa relação com as mídias.

8 – Freelancer de design gráfico

ideias de negocio design
Viver de arte é possível sim. Basta ser um bom profissional e dominar os softwares de design.

Essa é uma das ideias de negócio que dispensa qualquer tipo de investimento que não seja esforço em desenvolver a habilidade. O design gráfico é o profissional que cria artes (layouts) para organizações. Elas podem ser um site, panfleto, fachada, logotipo, publicações no Facebook e redes sociais.

Veja um vídeo explicativo da profissão:

9 – Freelancer de programação

ideias de negocio programacao desenvolvimento
Aprender a programar é uma atividade que pode levar anos, mas que trás ótimos ganhos.

Semelhante ao freelancer de design, o programador é responsável por desenvolver tecnologia para empresas como sistemas, sites e aplicações. É outra profissão que não exige diploma, no entanto, pede muito conhecimento técnico e experiência desenvolvendo soluções.

Sites como o Workana sempre reserva ótimas oportunidades como freelancer.

10 – Freelancer de redação

ideias de negocio redacao freelancer
Escrever profissionalmente é um ótimo negócio.

Você está lendo isso em um blog. Milhares de empresas precisam manter um espaço assim ativo com novos artigos, mas não possuem tempo disponível para isso. Que tal começar a oferecer o seu serviço de redação freelancer? Muito cuidado: essa ideia possui um pré-requisito muito importante que é o ótimo português e alta capacidade dissertativa.

Consiga trabalhos em sites como o Rockcontent e Contentools.

11 – Assistente pessoal remoto

ideias de negocio secretaria remota
As atividades de uma secretária remota consistem em atender o telefone, agendar reuniões e auxiliar virtualmente uma empresa.

Essa uma das ideias de negócio que estão em alta no mercado. Pequenos empresários estão em busca de secretário ou secretária remoto. Ou seja, que atenda em casa. Essa opção economiza espaço, encargos trabalhistas e outras burocracias. E você como auxiliar remoto pode atender várias empresas.

12 – Professor particular

ideias de negocio professor particular

Você gosta de lecionar e acredita que seria um bom professor? Caso possua um bom conhecimento dos conteúdos passados no Ensino Fundamental,  Médio ou universitário, existem milhares de estudantes com dificuldade de aprendizado precisando de aulas de reforço. Sites como o Portal Profes facilita essa conexão.

13 – Produção de comida congelada

ideias de negocio comida congelada
As pessoas dispõe cada vez menos tempo para alimentar-se bem. Eis uma oportunidade.

Lembra daquelas lasanhas congeladas vendidas em supermercado? Elas são um tipo de comida congelada. Produzir, risotos, bolos e outras coisas sempre foi uma ótima ideia. Mas todos fazem isso. Então como essa seria uma boa das boas ideias de negócio? Simples. Inovando no tipo de produto. Veja esse caso divulgado no Pequenas Empresas, Grandes negócios. Eles apostam na produção de alimentos 100% naturais e vendem cerca de 10 toneladas por mês.

14 – Gestor de Redes Sociais

ideias de negocio social media redes sociais
Ser gestor profissional de Facebook é diferente de ser um usuário padrão. Não se engane!

Desde o Orkut, a internet está em alta no Brasil. Com a popularização dos smartphones, essa tendência apenas se fortaleceu. A FGV prevê que até 2018 tenhamos 1 smartphone com conexão à internet por brasileiro, totalizando 236 milhões de aparelhos. Toda essa população usa ativamente o Facebook. As empresas, pequenas e médias, não querem perder essa chance. Por isso elas buscam profissionalizar as suas redes sociais.

15 – Blogueiro

como ficar rico faca o que ama1
Escreva sobre o que você ama. Essa é a melhor forma de começar um blog.

Quem apostou no fim dos blogs se enganou. Possuir um bom blog é uma ótima fonte de receita, e o melhor de tudo, uma fonte de receita recorrente, onde você ganha em dólar pelo AdSense e que você mesmo será o dono. Fazer sucesso hoje com um blog depende de duas coisas: escrever um ótimo conteúdo e entender muito bem as técnicas de SEO.

Saiba como começar:

Passo a passo completo: como criar um blog do zero e ganhar dinheiro

16 – YouTuber

como ganhar dinheiro no youtube passo a passo
Isso é tudo o que você precisa para começar o seu canal no YouTube.

Semelhante ao blogueiro, essa é uma profissão completamente nova: eles são os YouTubers. Os maiores do Brasil possuem um rendimento mensal do AdSense que ultrapassa facilmente a barreira dos R$ 30.000 mensais. Os menores que conseguem cerca de 50.000 visualizações por vídeo e postam diariamente, podem chegar ao rendimento de R$ 4.000.

Você não precisa ser adolescente ou ter uma ótima câmera, basta ter um ótimo conteúdo. Ou seja, dominar um assunto e postar frequentemente sobre ele. Saiba como ganhar dinheiro no YouTube.

17  – Clipping de notícias

ideias de negocio clipping de noticias
Que tal receber para ler notícias em casa?

Muitas empresas precisam monitorar as principais notícias sobre o seu mercado e marca. Sempre que tiver algo novo em jornais, revistas e sites, eles precisam estar informados sobre. Essa informação pode ser usada como argumento de venda ou para decisões estratégicas.

A pessoa que reúne essas notícias e reportagens é o profissional de clipping. Normalmente é feito por jornalistas, no entanto, é possível oferecer esse trabalho para empresas mesmo não sendo um profissional das notícias.

18 – Criação de sites

criacao de sites ideias de negocio
Bons sites empresariais geram negócios. Eles devem ser intuitivos e eficientes!

Hoje em dia, a exceção são as empresas que não possuem um website. No entanto, muitas dessas empresas não atualizam o seu site, eles não respondem muito bem às telas de celulares, são pesados e não são otimizados para o Google.

Esse é o momento de criar outro site. Imagine a quantidade de demanda que existe no mercado. E essa atividade está muito facilitada com o avanço da tecnologia. Hoje você não precisa dominar a programação e design de sites. Basta saber instalar um template (um tema pronto) e customizar com as informações da empresa.

19 – Criação de Aplicativos

criacao de aplicativos apps ideias de negocio
Existem Apps de conteúdo que já estão prontos, basta customizar. Eles são fáceis de vender e muito práticos!

Também semelhante à criação de sites, é possível criar aplicativos sem saber programar. Basta contar com as famosas plataformas de criação de aplicativos. Empresas que possuem aplicativos facilitam a vida dos seus clientes e atraem novos negócios por divulgarem o seu trabalho nas lojas de aplicativos.

20 – Tradutor de textos

ideias de negocio tradutor de textos
Que tal monetizar o seu conhecimento em inglês e outros idiomas?

A maioria dos estudos, textos e vídeos no mundo estão em inglês ou em outros idiomas. Nem tudo é traduzido pelas grandes editoras e emissoras de conteúdo. Por isso, muitas empresas pagam tradutores para trazerem esses conteúdos para a nossa língua. Assim eles podem utilizar e ter a exclusividade. Claro, respeitando os direitos autorais dos autores com devida autorização e créditos.

21 – Loja virtual de nicho

loja virtual de nicho ideias de negocio

Você já pensou em montar uma loja virtual? Milhares de pessoas já fizeram isso. Então, se quiser apostar nessa ideia, eu recomendo que você o faça de forma inovadora. De preferência apostando em algum nicho como varas de pesca amadoras, itens importados difíceis de serem encontrados em mercados comuns e etc. Foque em sua diferenciação!


Mais ideias de negócio para montar em casa

Existem muitas outras ideias que vou complementar em breve. Dê uma olhada nelas logo abaixo e cite novas se você conhecer para eu incluir nessa lista. Esse é um artigo que eu colocarei mais conteúdo semanalmente para deixar o mais completo possível.

22 – Consultoria especializada

23 – Produção de convites de casamento

24 – Crie um infoproduto

25 – Marketing de Afiliados

26 – Produção de Cupcakes

27 – Produção de bolos

28 – Produção de doces e salgadinhos para festa

29 – Lembrancinhas para festa

30 – Editor de vídeos

31 – Editor de fotografias

32 – Criar vídeos animados para empresas

33 – Projetista (cadista)

34 – Consultoria para candidatos a empregos

35 – Ilustrador

36 – Confecção de vestidos de noivas

37 – Confecção de velas, sabonetes e produtos aromáticos

38 – Produza marmitex

Ideias de negócio para montar em casa (na garagem)

39 – Hotel para pets

40 – Groomer/tosador de cães

41 – Restauração de móveis

42 – Cervejaria artesanal

43 – Churrasco e galeto delivery

44 – Barbearia

45 – Padaria

46 – Salão de beleza

47 – Aluguel de quarto

48 – Massagem

49 – Creche

50 – Manutenção de motocicletas

51 – Ferragens e ferramentas

52 – Eletrônica para smartphones

53 – Lava-jato para carros

54 – Churrasquinho

55 – Criação de cachorros de raça

56 – Aluguel de equipamentos fotográficos

57 – Estúdio de tatuagem

58 – Estacionamento

59 – Pizzaria delivery

60 – Lanchonete delivery

Ideias de negócios com pouco investimento

62 – Babá

62 – Cuidar de idosos

63 – Aulas particulares de inglês

64 – Limpeza de piscinas

65 – Guia turístico

66 – Petshop móvel

67 – Jardinagem

68 – Intérprete

69 – Eletricista

70 – Encanador

71 – Pintor de imóveis

72 – Motorista do Uber

73 – Iluminação de festas

74 – Decorador de festas

75 – Transporte escolar

76 – DJ

77 – Coordenador de eventos

78 – Dog Walker

79 – Instalação de ar condicionado

80 – Personal Trainer

81 – Maquiador(a) freelancer

Conclusão sobre ideias de negócio

ideias de negocio encontre sua paixao
A melhor das ideias de negócio é encontrar sua paixão e transformar ela em um negócio.

Eu sempre digo aqui e vou repetir mais uma vez. Independente das ideias de negócio, elas só vão dar certo se a peça principal do negócio der certo. Essa peça é você.

Caso você já tenha tentado ter o negócio próprio outras vezes e quebrou, sinto informar que a culpa da sua falência não foi dos concorrentes, dos impostos ou muito menos da crise. Como então milhares de micro empreendedores conseguem vencer no mercado?

Você foi o culpado. E apenas você. É papel do empreendedor planejar, estudar e trabalhar duro para o seu negócio ser bem sucedido. Admitir isso é o primeiro passo para o sucesso.

Como você vai ter que se empenhar tanto sendo o próprio chefe, eu recomendo que invista em uma ideia de negócio para montar em casa que o faça você feliz. Essa é a dica de um dos gênios deste século:

A única maneira de fazer ume excelente trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode. Assim como tudo que importa para coração, você saberá quando encontrar. Steve Jobs.

Reforço a dica dele: se não encontrou neste texto, continue procurando. Você precisa ser movido pela paixão. Afinal, dinheiro em si não traz felicidade. Muito menos trabalhar em casa. Se fosse assim, não haveria tanta depressão em ricos e donos e donas de casa que não trabalham.

A felicidade está em fazer coisas incríveis que deem significado para você e o seu tempo.

Se precisar de qualquer ajuda no seu negócio, principalmente no marketing, converse comigo pelos comentários.

Até a próxima. Obrigado por ler até aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *