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Introdução – Características de um bom negócio em período de crise
Está fácil para você? Não. Não está fácil para ninguém. Mas é exatamente nesse cenário de crise financeira e econômica do país que surgem algumas boas oportunidades para empreender. Porém, é preciso ficar atento, pois o sucesso está guardado atrás de algumas características de um bom negócio.
Muita gente sabe da grande oportunidade escondida nas crises, e uma prova são os dados do relatório Empreendedorismo no Brasil, elaborado pelo Sebrae. De acordo com o documento, em 2015, mais de 39% dos brasileiros empreenderam. Se comparado com 2014, quando essa marca foi de cerca de 34%, podemos notar o aumento.
Contudo, mesmo tendo uma ideia maravilhosa e muita boa vontade, essa não é única das características de um bom negócio. Ter uma ideia inovadora também não só o que basta para você se tornar um empreendedor.
Aliás, você sabe o que é empreender? Se respondeu que é abrir sua própria empresa e não ter patrão, você acabou de cometer o primeiro e grave erro.
Muito já se falou sobre o verbo “empreender” e seus derivados. Segundo o dicionário, empreendedor é uma pessoa ativa, dinâmica, arrojada e inteligente. Mas ainda dá para rechear mais essa definição.
Romero Rodrigues, empreendedor e empresário por trás da ferramenta BuscaPé, defende que empreender é acreditar no impossível. “A boa ideia é aquela que sai do papel. O bom empreendedor é aquele que arrisca, que faz. Mas, também é aquele que sabe avaliar os riscos, estudar o mercado que vai atuar, pensando sempre em todas as etapas para desenvolver um negócio de sucesso”, ele diz.
Para Pedro Passos, membro do conselho administrativo da Natura, o empreendedor é alguém que, além de ser apaixonado por uma ideia, corre atrás dela. “Ele tem que ter brilho nos olhos e vontade de fazer, mesmo que seja a segunda, terceira, quarta iniciativa”, diz.
Aforismas sobre o que é ser empreendedor não faltam. Boa parte dos maiores executivos do país já deram suas contribuições sobre o assunto de forma mais ou menos detalhada.
A coisa começa a se aprofundar – e ao mesmo tempo se expandir – com a definição do economista espanhol Fernando Trías de Bes. Em seu “Livro Negro do Empreendedorismo”, ele traça uma visão de que ser empreendedor não é um trabalho, é uma forma de encarar a vida.
Para ele, não existe nenhuma ideia brilhante que, sozinha, gere um negócio de sucesso. O diferencial para ser brilhante, segundo ele, é a forma como essa ideia se coloca em prática.
Fernando Dolabella, um dos maiores educadores para o empreendedorismo no Brasil, traz uma visão ampla do empreendedorismo. Ele, que é autor de livros de referência em empreendedorismo como “O Segredo de Luísa“, enxerga a atividade empreendedora como um referencial ético para a economia.
“Mais do que uma preocupação com o indivíduo, o empreendedorismo deve ser relacionado à capacidade de se gerar riquezas acessíveis a todos. Como geralmente a renda concentrada teima em não se distribuir, é importante que ela seja gerada já de forma distribuída. É disto que cuida o empreendedorismo”, escreve.
“Não vejo o empreendedorismo como um conceito econômico. Tem antes uma conotação social, cujo preceito ético é gerar utilidade para os outros. É este também o seu referencial ético”, continua.
Em todas as definições, o que existe como fundo é uma única ideia central: todo empreendedor é, acima de tudo, um realizador. Uma boa ideia não faz de você um empreendedor. Um bom plano de negócios não faz de você um empreendedor. Uma patente não faz de você um empreendedor.
Pegar essa ideia, esse plano de negócios, essa patente, colocar a mão na massa e começar a gerar valor, sim. Assim você começa a se tornar um empreendedor – lembrando que essa é uma tarefa diária.
Agora que já esclarecemos o que é empreender, podemos entrar mais nas características de um bom negócio. Neste post, vou citar e explicar vários aspectos que irão fazer a diferença na sua tomada de decisão. Leia abaixo e esteja preparado para começar uma curva ascendente no mundo dos negócios.
Tipos de negócios: diferenças e variedades
Não existe uma fórmula mágica. Uma receita que você vai seguir à risca, e os milhões irão começar a entrar em sua conta bancária. As características de um bom negócio irão depender muito do seu contexto.
Dependendo do seu perfil, uma franquia pode ser um bom negócio para você. Ou montar uma empresa startup. Ou, ainda, trabalhar de casa, em uma das inúmeras opções possíveis para isso.
Normalmente, as características de um bom negócio costumam ser ter lucratividade mais alta, fontes de receitas estáveis, baixo custo fixo e em um setor com altas barreiras de entrada. Essa é a definição clássica. Mas o conceito de “bom” depende do ponto de vista. Bom para quem?
As características de um bom negócio irão variar dependendo dos seus valores e das suas prioridades. Uma empresa pode ter todas as características de um bom negócio para você, e ser péssimo para mim, por exemplo. Da mesma forma, um negócio super lucrativo, mas que te obriga a uma rotina que você detesta, pode virar uma prisão.
Assim, vamos começar a distinguir um pouco as características de um bom negócio em contextos variados.
UM BOM NEGÓCIO PARA SE ABRIR
É muito comum pensar que para começar um negócio você precisa ter uma ideia totalmente inovadora. Novidades são boas, mas nem todo mundo irá descobrir a pólvora. E tudo bem com isso.
Uma pesquisa reportada pela publicação The Enterpreneur revelou que os pequenos negócios mais rentáveis dos Estados Unidos são as empresas de contabilidade. E, bem, não podemos dizer que haja grandes revoluções nessa área nos últimos… séculos.
Para o pesquisador indiano Soumodip Sarkar, a inovação não é fundamental em um primeiro momento. Sarkar é Centro de Estudos Avançados em Gestão e Economia e o Programa de Empreendedorismo e Inovação da Universidade de Évora, em Portugal e autor de livros como “O Empreendedor Inovador”.
O que ele classifica como a principal das características de um bom negócio é uma boa execução. Em uma entrevista à revista PEGN, ele cita um estudo realizado com os empreendedores de sucesso das maiores empresas dos Estados Unidos. Esse estudo descobriu que somente 10% desses empresários começaram com uma ideia realmente inovadora.
O restante começou com uma ideia ordinária, mas melhorou a forma como era executada. A inovação, segundo Sarkar, pode ficar para um segundo momento. “A maioria das empresas, em algum momento, vai ter que inovar. Não há como ficar parado. Se você não estiver atento ao que está acontecendo em volta, algum concorrente certamente vai estar. Esse é o perigo de não inovar”, ele diz.
Então, um bom negócio para se abrir é o negócio que você vai fazer direito e que vai gerar valor para você.
UM BOM NEGÓCIO PARA CIDADE PEQUENA
Pensando novamente na questão do contexto, se você mora em uma cidade com até 100.000 habitantes, suas oportunidades de negócios serão um pouco diferentes de uma capital, ou cidade maior. As características de um bom negócio aqui deverão ser pensadas para a sua realidade.
O público interessado em consumir seu produto ou serviço é um dos fatores mais importantes na análise de risco do seu negócio. É por isso que o tamanho da cidade influencia no perfil de empresa que você irá começar e nas características de um bom negócio para você.
A maioria esmagadora dos candidatos a empresários pensa em grandes centros urbanos quando está em fase de planejamento de seus negócios. Mas as cidades pequenas, principalmente as do Brasil, são um terreno fértil.
Empreender em uma cidade pequena tem algumas vantagens que tornam a possibilidade sedutora. As maiores, na minha opinião, são:
- Baixo custo quando comparado a negócios em grandes centros
- Grau de competição muito menor
- Grande número de oportunidades ainda não exploradas
Uma das mais importantes características de um bom negócio é o fato de ele estar sempre de olho nas necessidades do público. Nas cidades menores, pode faltar uma série de serviços. Um serviço de carros compartilhados, por exemplo, é algo bem incomum em municípios menores. Mas já se fez uma pesquisa de mercado para saber qual seria a aceitação desse serviço nesses contextos?
Outra possibilidade é que os serviços existam, mas que sejam muito limitados em variedade e quantidade. Para o novo empreendedor, essa é uma ótima notícia. Isso significa concorrência menor e maiores possibilidades de seu diferenciar se destacar no mercado.
Algumas ideias com características de um bom negócio para cidades pequenas são:
Padaria gourmet
Nas cidadezinhas menores, todo mundo sabe: pão é na padaria do Seu Fulano. Mas gente do interior também tem vontade de comer uma baguete com a receita tradicional francesa, uma ciabatta tipicamente italiana, ou um belo pão australiano com nata.
Oferecer a possibilidade de uma padaria gourmet a um público e não ter concorrência nesse serviço diferenciado pode significar um potencial enorme de negócios a serem explorados.
Loja de roupas online
Nós já falamos aqui no blog sobre como vender pela internet e passamos todas as características de um bom negócio online. E quem disse que esse modelo não pode ser montado em uma cidade do interior?
Como sua empresa não terá um ponto fixo de vendas, isso significa que você pode estar em qualquer lugar do mundo com uma conexão à internet. Inclusive em uma cidade do interior.
Além disso, não é porque as pessoas moram em uma cidade menor, que elas não gostam de tecnologia e comodidade. Você pode melhorar as vendas dentro da própria cidade e bombar seu negócio oferecendo frete grátis para as compras feitas para dentro do município.
Você pode gostar de ler: Como montar uma loja de camisetas personalizadas
Perfumaria
Foi-se o tempo em que as pessoas do interior se contentavam com os artigos de perfumaria encontrados nas farmácias locais. Com o acesso à informação potencializado pela internet, pessoas de todo o mundo passaram a conhecer as melhores marcas do mundo – e a querer consumi-las.
Uma perfumaria de luxo, que traga para essa pequena cidade marcas de renome internacional pode até mudar os padrões e atrair moradores de cidades vizinhas.
Além de perfumes, sua loja pode oferecer maquiagens, cosméticos e todo o tipo de produtos de beleza. Você pode formar um clube de fidelidade e oferecer descontos e vantagens exclusivas para seus clientes mais fiéis.
Mas fique atento: como esse mercado é mais selecionado pela renda, é muito importante estudar e conhecer seu público. Pesquise e certifique-se de que os moradores da cidade podem e querem pagar os preços elevados de produtos importados.
Restaurante
Algumas cidades pequenas do Brasil têm investido no turismo gastronômico. É o caso de Tiradentes, cidade mineira com 7.000 habitantes que fica a 190 km da capital, Belo Horizonte.
O município sedia, há 19 anos, um festival de gastronomia que atrai milhares de turistas do Brasil inteiro todos os anos. O evento também mudou o perfil do público local.
Focando na oferta de um serviço diferenciado, você pode estudar a criação de um restaurante de alta gastronomia. Em algumas cidades, são justamente os restaurantes as estrelas do lugar, atraindo gente de toda parte.
Para citar só um exemplo, o restaurante Faviken, considerado um dos 50 melhores do mundo, está situado em Jarpen, uma cidadezinha da Suécia cuja população não chega a 1.500 habitantes.
UM BOM NEGÓCIO PARA GANHAR DINHEIRO
Pode parecer óbvio para muita gente que uma das características de um bom negócio seja a capacidade de ser uma fonte de riqueza. Para muita gente, mas não para todo mundo.
Como já dissemos antes, a definição de “bom” varia de acordo com quem faz a classificação. No caso do economista bengali Muhammad Yunus, uma das mais importantes características de um bom negócio era gerar desenvolvimento para sua comunidade e distribuição de renda.
Assim, ele criou o Banco Graamen, que concede microcréditos sem burocracia nem garantias a pessoas pobres da Índia. Os empréstimos são dados com o objetivo de gerar auto empregos e tirar pessoas da pobreza.
A ideia, que parecia completamente louca para meio mundo na época em que foi criada, rendeu a Yunus o Nobel da Paz em 2006.
Além de mostrar, na prática, que um negócio pode ser bom sem necessariamente te tornar rico em pouco tempo, a história de Yunus mostra também uma outra coisa bem importante. A lição que fica é que o dinheiro pode estar em muitos lugares.
De acordo com as tendências atuais, vou te dar algumas ideias de negócios que têm uma boa rentabilidade hoje em dia.
MANUTENÇÃO EM CELULARES
A Pesquisa Anual de Administração e Uso e Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo no ano passado, mostrou que o número de celulares no país chegou a 168 milhões.
Como todo mundo que tem um smartphone sabe, esses aparelhos dão defeitos. Isso significa que o mercado para manutenção em celulares tem crescido na mesma proporção que o consumo desses aparelhos.
Os serviços de manutenção, como troca de tela e botões de acesso, costumam custar entre R$ 80 e R$ 200 (se você for especializado em produtos da Apple essa cifra sobe bastante). Supondo que você consiga uma média de 20 serviços por mês trabalhando como autônomo, você teria um faturamento na faixa dos R$ 3.000 a R$ 4.000.
Abrindo uma loja de assistência especializada e contratando mais técnicos para trabalhar com você, é possível aumentar muito esses valores.
GANHAR DINHEIRO ONLINE
Se você é um leitor assíduo do blog, já deve ter lido o post em que eu revelo o método de três passos para ganhar dinheiro online.
Para quem ainda não leu, vai um resumo: eu chego a ganhar mais de R$ 10.000 por mês trabalhando online, do conforto da minha casa. No início, foi bem difícil. Mas com determinação e persistência eu consegui chegar ao que sempre havia sido meu objetivo.
A melhor maneira de ganhar dinheiro pela internet continua sendo a mesma há décadas. Começar seu blog do zero e rentabilizá-lo ainda é o que mostra os melhores resultados. Aqui no blog, você também aprende todos os pulos do gato de como criar um blog de sucesso.
DROPSHIPPING
Quando se pensa em montar uma loja online, a maioria esmagadora das pessoas imagina ter um estoque e ir administrando pedidos e entregas. Mas, com a sociedade 2.0, essa lógica pode ser completamente diferente, e o dropshipping pode ser um bom negócio para ganhar dinheiro.
Trata-se de uma técnica de logística. Com ela, o revendedor mantém a tarefa de administrar pedidos e entregas, mas ele não mantém os produtos em seu estoque.
Basicamente, funciona assim: você cria seu site com sua loja online. Eu, cliente, vou lá e compro um item. Por exemplo, uma caneta. Nesse momento, você compra o mesmo item do fornecedor e manda fazer a entrega diretamente ao seu cliente.
“Mas por que o cliente vai comprar de mim, em vez de comprar direto do fornecedor?”, você pode perguntar. Bom, o primeiro motivo é o acesso. Muitas vezes, os fornecedores são chineses, e muitos clientes finais encontram dificuldade em negociar com esses canais.
Depois, vem a questão da quantidade. O cliente final tem interesse em um item de um produto, e muitas indústrias não fazem vendas no varejo. Já você, enquanto revendedor, irá vender vários itens em um mês, chegando à quantidade mínima facilmente.
Mas fique atento: as encomendas que vêm de fora do Brasil costumam demorar meses para chegar a seus destinos finais. Deixe bem claro para seu cliente sobre o prazo de entrega, para que ele não se sinta “enrolado”.
UM BOM NEGÓCIO PARA INVESTIR
Se você tem algum dinheiro guardado, ou se conseguiu sacar seu FGTS de contas inativas, uma boa ideia pode ser investir em um negócio. Alguns ramos são rentáveis mesmo em tempos de crise.
Franquia
Enquanto o Brasil indica que deve fechar o segundo ano seguido de recessão, o mercado de franquias segue na direção oposta. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor teve um faturamento de R$139,59 bilhões em 2015.
Muitas franquias têm um investimento inicial bem baixo e uma rentabilidade alta. A rede de chocolates Cacau Show, escolas de inglês, lava-jatos ecológicos e serviços de faz-tudo estão entre algumas das franquias com menor investimento inicial e maior retorno.
Renda fixa
O Brasil está com uma taxa de juros de quase 13% ao ano. Assim, faz sentido aplicar nos títulos de renda fixa, já que a taxa de rendimento fica em mais de 1% ao mês.
Uma outra opção são os fundos imobiliários. Os rendimentos obtidos por meio desse investimento são isentos de cobrança de imposto de renda e um valor muito mais acessível do que comprar um imóvel sozinho.
Investidor-Anjo
Se você possui o dinheiro e quer investir, mas não tem tempo para tocar um negócio, uma boa ideia pode ser tornar-se o investidor-anjo da ideia de alguém.
O anjo normalmente é um empreendedor que acredita em uma ideia e está disposto a ajudá-la a sair do papel. Por serem pessoas com experiência, eles também costumam contribuir com insights e networking para os novos empresários.
Essas figuras podem mudar os rumos de um negócio. O serviço de armazenagem de documentos na nuvem Dropbox, por exemplo, tem ninguém menos que Bono Vox – sim, o vocalista da banda U2 – como seu anjo.
Características de um bom negócio: o papel do Sebrae
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é um tesouro para quem quer começar a empreender e também para quem já possui um negócio.
A organização é uma entidade social privada sem fins lucrativos e foi criada em 1972. Nesses quase 40 anos, o Sebrae tem tido a missão de auxiliar os micro e pequenos empresários e também estimular o empreendedorismo no país.
Eles têm uma série de serviços – muitos deles gratuitos – que podem te ajudar a dar os primeiros passos em seu negócio. Um desses serviços são as consultorias em temas que podem ser bem espinhosos para quem não tem experiência.
Por exemplo: abertura de empresas, recursos humanos, como montar um bom plano de negócios, orientação para o crédito, administração financeira e muitos outros. No blog do Sebrae também está disponível mais um monte de informações sobre as características de um bom negócio.
No site do Sebrae, você encontra tudo o que precisa saber sobre o certificado de Microempreendedor Individual, o MEI. Esse certificado te permite emitir notas fiscais, mesmo sendo profissional autônomo. Os impostos para os MEI são bem reduzidos, e o empresário tem direito aos benefícios da previdência social.
Assista o vídeo:
O serviço oferece também cursos online gratuitos para quem quer alavancar seus negócios ou entender um pouco mais sobre empreendedorismo. No Sebrae EAD, há mais de 200 materiais – entre textos, vídeos e documentos – com informações completas sobre diversos temas.
Dá para aprender sobre legislação, comunicação nas redes sociais, e-commerce e vários outros assuntos importantes para quem quer ter seu próprio negócio. E se você tem dúvidas sobre em qual área quer abrir o seu negócio, o Sebrae tem estudos sobre mais de 430 tipos que podem te ajudar na decisão.
Quais são as principais características de um bom negócio em tempos de crise?
Muita gente tem medo de se jogar de cabeça em um negócio em tempos de recessão. Não dá para culpar quem não quer se jogar ao mar quando ele não está para peixe.
Mas bons e maus negócios surgem todos os dias, em tempos de crise e de abundância. E mesmo com o cenário pouco encorajador do Brasil nos últimos dois anos, muitas empresas conseguiram até crescer. Para isso é necessário ficar atento a algumas características de um bom negócio para se abrir na crise.
Planejamento e inovação são as duas primeiras dicas para quem não quer ver seu barco afundar antes de estar em alto mar. Estudar o mercado também é um para-casa importante. Assim você fica sabendo quais são as tendências e quais ajustes deverá fazer em seu negócio caso precise.
Pense no cliente. Do que seu cliente está precisando? Será que, em tempos de crise, as pessoas preferem ter um carro, ou ter acesso a um carro? Foi respondendo a essa pergunta com a segunda opção que as empresas de compartilhamento de veículos cresceram na Europa nos últimos anos. Agora pode ser a vez desse movimento começar a se fortalecer no Brasil.
POUCO CAPITAL INICIAL
Começar um negócio durante uma crise tem seu potencial de risco, e ele é mais alto do que iniciar as atividades em um período de maior prosperidade. Assim, você pode optar por negócios que exijam um capital inicial baixo. Além das microfranquias, de que nós já falamos, outras atividades requerem um investimento inicial de pouco dinheiro.
A revista The Enterpreneur fez uma seleção de negócios que você pode começar quase sem dinheiro nenhum. Veja alguns:
Criações próprias
Se você possui algum talento, como pintura, sabe fazer peças em cerâmica, ou algum artesanato, essa pode ser uma boa opção. E você pode vender seus produtos em plataformas como o Elo 7, que é especializada em produções artesanais.
Trabalhar de casa
Na maioria das vezes, para trabalhar de casa você só irá precisar de um computador, uma mesa e uma conexão à internet – coisas que você já teria em casa, mesmo se não fosse trabalhar. Há inúmeras maneiras de ganhar dinheiro sem sair de casa (tanto que montei um blog só para falar delas).
Além dos serviços online, você pode optar por atividades como cuidar de animais de estimação de outras pessoas, tradução de textos e dar aulas.
Serviços de reparos
Para começar a oferecer serviços de faz-tudo, você só irá precisar de uma boa caixa de ferramentas e de bastante conhecimento em tarefas variadas. Hoje em dia, pouca gente sabe executar serviços como consertar uma descarga que está vazando, trocar um chuveiro, montar um móvel.
Se você não possui essas habilidades, além de cursos, há também vários tutoriais na internet que ensinam uma enorme variedade de tarefas para o dia a dia.
Consultorias
Muitas pessoas pensam em ingressar em uma carreira de consultoria depois de já terem passado muitos anos dentro de empresas de seus ramos. Mas você não precisa estar prestes a se aposentar para ter um bom conhecimento sobre sua atividade. As consultorias são um negócio que você pode começar com praticamente nenhum investimento inicial além do seu conhecimento prévio sobre o assunto.
CAPITAL DE GIRO BAIXO
O capital de giro são todos os recursos que a empresa tem e que possam ser rapidamente convertidos em dinheiro caso a empresa precise honrar compromissos. Aí entram produtos em estoque, investimentos líquidos, saldos em suas contas bancárias e pagamentos a receber.
Normalmente, o capital de giro está ligado à saúde financeira de uma empresa. Mantê-lo alto significa ter uma maior estabilidade para pagar dívidas, funcionários e fornecedores em caso de necessidade.
Mas, em períodos de crise, ter um capital de giro muito alto pode significar que os investimentos que são de longo prazo podem estar financiando os ativos circulantes da empresa.
BAIXO VOLUME DE ESTOQUE
Uma das características da crise é o fato de as pessoas segurarem mais seus gastos. Para a sua empresa, uma consequência possível para isso pode ser um encalhe do estoque.
Assim, para não correr o risco de ficar com dinheiro demais parado em um estoque que não tem circulação, o melhor é manter uma quantidade de produtos enxuta. Fique atento para o equilíbrio: você não vai querer ficar zerado e não ter produtos para oferecer.
BAIXO VALOR AGREGADO
Quando o dinheiro está curto, as pesquisas apontam que os consumidores trocam os produtos de marca por outros mais baratos. Mas o que faz o produto sem marca conhecida ser mais barato que o de marca famosa?
A resposta para isso está no valor agregado. Uma marca vende mais do que somente um produto. Ela vende valores. A Harley-Davidson, por exemplo, não vende só motos. Vende liberdade. A Apple não vende só computadores e gadgets, vende design e experiência de uso. Esses valores intangíveis que “vêm junto” com o produto são os chamados valores agregados.
Porém, em tempos de menor poder aquisitivo, as pessoas abrem mão desses valores para poder ter acesso a mais produtos. Portanto, uma das boas características de um bom negócio em tempos de crise é que ele comercialize produtos mais baratos. De qualidade, mas sem valor agregado, que sempre se reflete em um maior preço.
ESCALABILIDADE
Escalar um negócio significa aumentar ou reduzir a produção sem aumentar ou reduzir os custos fixos proporcionalmente. É uma adaptação rápida ao mercado.
Nas crises, as demandas podem mudar muito rapidamente. Isso significa que, se o empreendedor não tiver a capacidade de levar a oferta para onde está a demanda, ele pode acabar com um estoque encalhado, ou sem produtos para vender.
MARKETING DE BAIXO CUSTO
Um dos primeiros setores que sofrem cortes na maioria das empresas quando uma crise se anuncia é o de comunicação. Mas isso pode ser um tiro no pé, pois sem informações sobre o seu produto, os clientes não conseguirão chegar até ele e comprar.
Então, o melhor a fazer é traçar uma estratégia de marketing que seja eficiente, mas que tome poucos investimentos. A melhor opção neste caso é o marketing de conteúdo, que irá gerar fluxo orgânico para o site da sua empresa.
LIQUIDEZ IMEDIATA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Ninguém abre uma empresa pensando em fechar. Mas, infelizmente, sabemos que empresas fecham. E é preciso estar preparado para isso. Não pensar no fim pode ser uma tragédia anunciada caso as coisas não saiam como o planejado.
Em tempos de crise, escolha negócios cujos equipamentos sejam mais facilmente vendáveis em caso de encerramento das atividades da empresa. A venda dessas máquinas e desses equipamentos pode ser até uma fonte de renda para pagar dívidas e acertos de funcionários no fim da vida de seu negócio.
O que você precisa ter para cuidar de um bom negócio
Já falamos bastante sobre as características de um bom negócio. No entanto, uma empresa não se faz sozinha. Você é o líder, e você também precisa ter – ou desenvolver – uma série de características para ser um bom gestor e transformar sua ideia em um negócio de sucesso.
Na verdade, essas características são desejáveis para quem trabalha em qualquer empresa, mas são imprescindíveis se você é o seu próprio chefe.
INICIATIVA E PROATIVIDADE
Não adianta: as oportunidades não irão cair do céu para você (algumas vezes, isso até pode acontecer, mas é raríssimo). Faz parte do dia a dia de um empreendedor de sucesso correr atrás e criar as oportunidades. O momento certo não irá aparecer sinalizado com uma luz de LED. Ele será criado por você.
Não espere até que te digam o que fazer. Vá lá e faça.
AUTOCONFIANÇA
Um líder deve consultar a opinião de sua equipe e de pessoas de sua confiança. Mas precisa confiar em si mesmo. Suas decisões precisam ser seguras.
Além de te ajudar no processo de tomada de decisões – algo que vai acontecer todos os dias na sua própria empresa -, isso ainda irá transmitir maior confiança à sua equipe e aos seus parceiros.
MANTER CONEXÕES – SABER FAZER NETWORKING
As pessoas são os ativos mais importantes de qualquer empresa. Por mais avançados que sejam seus equipamentos, por mais inovadora que seja sua ideia, e por mais modernos que sejam seus softwares, eles sozinhos não resolvem problemas.
Construa boas relações com seus parceiros e até com seus concorrentes. Vá a eventos da sua área, promova eventos em sua área, forme uma comunidade ao seu redor. Em momentos de necessidade, essa comunidade pode virar uma rede de apoio.
SER CAPAZ DE CONTROLAR O NEGÓCIO
Para tocar uma empresa precisa ter muita paixão. Porém, não se pode administrar um negócio “no sentimento”. O sucesso do seu empreendimento depende de metas e de sua capacidade de alcançá-las, monitorar resultados, estudar falhas.
DESENVOLVER SEU ESPÍRITO DE LIDERANÇA
Não basta ter conhecimento técnico. Um bom empreendedor precisa também ser um bom gestor. Isso inclui não só gerir as finanças, mas as pessoas da empresa.
Resolver conflitos e solucionar os problemas com eficiência é o que vai fazer a diferença no caminhar da empresa.
PERSISTÊNCIA E OTIMISMO
É preciso saber quando desistir. E esse momento não é a primeira derrota para o empreendedor de sucesso. Ninguém nasce sabendo, e isso significa que você irá errar muito antes de começar a acertar. Os erros fazem parte do processo de aprendizado e não devem ser encarados como uma barreira.
Lembre-se que depois de resolvido cada problema, o que irá restar será uma lição importante para seu crescimento pessoal, profissional, e o crescimento de sua empresa.
APRENDIZAGEM CONTÍNUA
O mundo mudou mais nos últimos 20 anos do que em todos os séculos anteriores. Ou seja, é preciso ficar parado por muito pouco tempo para já estar defasado. Agora, mais do que nunca, continuar se atualizando e aprendendo virou uma das essenciais características para um bom negócio.
BONS PROFISSIONAIS
A menos que você seja um microempreendedor individual, irá precisar de outros profissionais ao seu lado para te ajudar na tarefa de gerir um bom negócio. Faça uma seleção criteriosa para a escolha desses profissionais, mas não deixe tudo na mão deles. Ofereça treinamentos e incentivos para que sua equipe também continue se especializando e crescendo junto com você.
Conclusão – Essas características de um bom negócio irão garantir meu sucesso?
Se começar um negócio já é um grande desafio em qualquer momento, esse desafio cresce e se exponencializa em momentos de crise. Nessas horas, é preciso analisar o cenário e as possibilidades com cautela, prever os riscos e se prevenir para o caso de algo não sair como o esperado.
Porém, bons negócios são fundados todos os dias, e o seu pode ser um deles. O mais importante para isso é você estruturar bem a sua ideia e fazer um bom planejamento, pois lembre-se: todo empreendedor é, antes de tudo, um realizador.
Observe as características de um bom negócio para períodos de maior instabilidade e tente se adequar o máximo possível a elas. Mas não se deixe bloquear por todas essas definições, porque feito é melhor que perfeito. É melhor o bom hoje do que o perfeito que não vai ser realizado nunca.
Invista também nas pessoas, e isso inclui você. Especialização, treinamento, conhecimento de mercado e de outras pessoas estratégicas que poderão te ajudar em momentos de dificuldades e dúvidas com seu negócio.
Animado para reunir o checklist das características de um bom negócio e dar um chega-pra-lá na crise?
Aqui no Blog Como Ganhar Dinheiro de Casa eu abordo muitos temas diferentes como opções para você aumentar a sua renda, aprender novas habilidades e, claro, para trabalhar em casa.
Se você quiser aprender como eu ganho dinheiro na internet e Começar Um Negócio na Internet, aprenderá tudo no curso Fórmula Desperte Milionário. Quando eu falo tudo, é tudo mesmo. Você vai saber exatamente o que fazer sem ficar perdido tentando encontrar um nicho ou o assunto para abordar em um blog.