Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Como ganhar dinheiro no Mercado Livre

Como ganhar dinheiro no mercado livre
Como ganhar dinheiro no Mercado Livre
Esse texto te ajudou?

Introdução – Afinal de contas, vender no Mercado Livre vale a pena?

Grandes marcas brasileiras começaram seus negócios no Mercado Livre, que hoje é uma ótima plataforma para se ganhar dinheiro no Brasil. Por isso, hoje nós vamos aprender como ganhar dinheiro no Mercado Livre.

O Mercado Livre é um dos maiores site de comércio eletrônico do país e possui mais de 120 milhões de usuários, sendo que cerca de metade deles é brasileiro. Isso significa que, ao vender seus produtos, você anuncia para um número de pessoas equivalente a população da Itália.

Como ganhar dinheiro no Mercado Livre
O Mercado Livre é uma ótima opção para vender seus produtos e ganhar dinheiro

São muitas as histórias de sucesso que fazem o Mercado Livre um lugar ideal para vender seus produtos. Com ele você pode entrar no concorrido ramo do e-commerce e ainda contar com algumas vantagens.

O marketplace tem crescido muito ao longo dos anos e fazer parte desse ramo é uma oportunidade que você não pode perder se quer ganhar dinheiro sem sair de casa.

Você quer montar uma loja virtual e vender seus produtos? Quer fazer isso sem precisar investir em uma nova plataforma e ainda aproveitar uma gigantesca base de clientes em potencial? Então o maior marketplace do Brasil é o lugar ideal!

O maior marketplace do Brasil é o lugar ideal para ganhar dinheiro
O maior marketplace do Brasil é o lugar ideal para ganhar dinheiro

Vamos aprender como o site funciona e saber como ganhar dinheiro no Mercado Livre?

Me acompanhe!

Primeiro vamos entender como o Mercado Livre funciona

Para aprender como ganhar dinheiro no Mercado Livre, primeiro precisamos entender como o site funciona, certo? Pois há 17 anos, quando o site começou, ele servia para pessoas venderem itens que não queriam mais. Mas isso mudou.

Já faz algum tempo que o Mercado Livre se tornou uma plataforma em que não só usuários, mas pequenas e médias empresas utilizam para vender seus produtos de forma rápida e fácil.

O Mercado Livre coloca um grande número de oportunidades de venda
O Mercado Livre coloca um grande número de oportunidades de venda

O marketplace se tornou uma referência no Brasil, está cada vez mais consolidado e todo mundo que quer encontrar produtos diferenciados passa por lá, porque muitas vezes eles não são encontrados em outro lugar.

E a base da plataforma é a confiança, com um rigoroso sistema de classificação. Para ganhar dinheiro no Mercado Livre você precisa dominar esse aspecto, do contrário não será possível ter sucesso.

Preste muita atenção nisso, pois nesse ponto os clientes do marketplace são unânimes. “Sempre presto atenção na qualificação dos vendedores. Fico atento também ao que antigos clientes falam sobre o vendedor”, revela Ricardo Damasceno, de 28 anos, comprador do Mercado Livre há cinco anos.

Quando o cliente confia, as chances dele fechar o negócio são maiores.
Quando o cliente confia, as chances dele fechar o negócio são maiores.

Você deve estar se perguntando, então, como faço para entrar nessa? Já vamos chegar lá, mas primeiro vamos tirar as principais dúvidas de quem quer ganhar dinheiro no Mercado Livre.

Dúvidas mais comuns sobre o Mercado Livre

Não adianta querer cair de paraquedas se seu objetivo é realmente ganhar dinheiro no Mercado Livre. Precisamos entender como esse ecossistema funciona para tirar o melhor proveito possível.

Dúvidas para vender no Mercado Livre? Tiramos todas elas!
Dúvidas para vender no Mercado Livre? Tiramos todas elas!

– O que pode ser vendido no Mercado Livre?

As restrições do Mercado Livre são em relação a legalidade dos produtos. Sendo responsável e conhecendo as leis brasileiras, você com certeza vai conseguir ganhar dinheiro no Mercado Livre. Mas fique atento, pois produtos que violem direitos de propriedade intelectual, falsificações, cópias sem autorização de autores e marcas de terceiros não podem ser comercializados.

Seguindo essas regras, com planejamento e empenho, logo você vai estar entre os principais vendedores do Mercado Livre, que são reconhecidos pela qualidade dos produtos e excelência no atendimento.

– O que mais vende no Mercado Livre?

No Brasil, quem aposta em três segmentos tem as chaves para saber como ganhar dinheiro no Mercado Livre: eletroeletrônicos, artigos de beleza e vestuário. Nos últimos anos esses setores foram os responsáveis pela lista dos campeões de venda do marketplace.

Os produtos eletrônicos estão entre os mais vendidos do Mercado Livre
Os produtos eletrônicos estão entre os mais vendidos do Mercado Livre

Apostar nesses mercados pode ser uma boa ideia, mas é preciso oferecer bons produtos e vender com qualidade, transparência e rapidez. Assim você atrai usuários e monta clientela.

– Quanto custa vender no Mercado Livre?

Existem várias formas diferentes de se utilizar o Mercado Livre, mas anunciar seus produtos no site é sempre grátis. O Mercado Livre trabalha com três modalidades de anúncio, cada uma com suas vantagens.

Há várias formas de se vender no Mercado Livre e nem todas tem custo
Há várias formas de se vender no Mercado Livre e nem todas tem custo

A mais simples é a Grátis, que dá baixa exposição para o seu produto e o deixa cadastrado no site por 60 dias. A vantagem é que você não precisa pagar a tarifa de venda.

Existe também o anúncio Clássico, com duração ilimitada e média exposição. A diferença é que, em troca de uma melhor exposição, o Mercado Livre cobra 11% de tarifa sobre cada venda.

Por último temos o anunciante Premium, com alta exposição e possibilidade de parcelamento sem acréscimo. Ele te cobra uma tarifa de 16% sobre as vendas, que costumam ser maiores.

– Posso vender no Mercado Livre sem pagar nada por isso?

Pode, claro. Como dissemos acima, é possível realizar anúncios gratuitos. O problema é que seus produtos ficam expostos por tempo limitado, não tem preferência nas buscas dos usuários e você tem menos facilidades de pagamento para oferecer.

Tabela com as vantagens de cada tipo de anúncio do Mercado Livre
A tabela com as vantagens de cada tipo de anúncio do Mercado Livre

Passo a passo de Como Vender no Mercado Livre

Para saber como ganhar dinheiro no Mercado Livre precisamos seguir uma série de dicas importantes que vão fazer toda a diferença. Você precisa se planejar, conhecer seu público, saber se relacionar e ter paciência para aprender.

Além disso é preciso estar atento a novidades. Como diz o presidente do próprio Mercado Livre, “quem está começando deve tentar exceder, ir além, ter muito comprometimento, estar aberto à inovação, porque o que dá certo hoje não necessariamente vai dar certo amanhã. Então, é preciso se manter atento à inovação”.

  • Planejamento do negócio

Não existe um bom negócio sem um bom planejamento. Parece clichê dizer isso, mas muita gente se esquece da importância desse que deve ser o primeiro passo de qualquer empreendimento de sucesso.

O planejamento é essencial para ganhar dinheiro no Mercado Livre
O planejamento é essencial para ganhar dinheiro no Mercado Livre

Você precisa começar pesquisando para entender as suas opções. Assim você vai ser capaz de definir qual é o seu produto, sua aceitação no mercado, como a concorrência trabalha e, principalmente, suas estratégias. A partir disso você define a sua própria estratégia.

Mas atenção! É preciso sempre aprender com os erros. Definir uma estratégia não é o suficiente para garantir seu funcionamento e é preciso aprender com os erros.

  • Identificação de um nicho de mercado

Você pode tentar começar a vender produtos que tem aceitação maior, como os eletroeletrônicos, só que vender o que todos os outros estão vendendo não costuma ser uma boa estratégia. Mas serve para ganhar experiência com o ramo de vendas, é claro.

O ideal é tentar encontrar um nicho que ainda não foi muito explorado para que você possa, entre outras coisas, ter uma margem de lucro ainda maior.

Saber seu nicho de mercado pode fazer suas vendas explodirem
Saber seu nicho de mercado pode fazer suas vendas explodirem

Além disso, setores muito disputados significam menos tolerância a erros e, como já dissemos acima, é com eles que aprendemos e, em um segmento menos explorado, você pode arriscar mais.

  • Aprendizado da ferramenta

É importante estudar para saber como ganhar dinheiro no Mercado Livre. O site possui uma série de regras que você precisa conhecer. Mas não se assuste! Explore a ferramenta e aprenda a utilizá-la a seu favor.

O Mercado Pago e o Mercado Envios, por exemplo, são serviços importantes para garantir seu sucesso sem riscos e ajudam a aumentar a confiança dos usuários em você.

  • Estratégia de marketing

O próprio Mercado Livre dá muita atenção ao tema. Investir em marketing é uma de suas prioridades. Você não pode depender do sistema de buscas do marketplace, precisa encontrar outros caminhos.

Divulgue seus produtos em outros canais da internet, como redes sociais, newsletters e anúncios relevantes. Assim você tem mais chances de chamar atenção para seus produtos e encontrar clientes que estejam interessados em negociar com você.

Boas estratégias de marketing podem fazer a diferença no Mercado Livre
Boas estratégias de marketing podem fazer a diferença no Mercado Livre

E para isso dar certo, claro, você precisa ter uma estratégia e um produto bem definido para saber qual é o seu público e não perder tempo divulgando em lugares onde a chance de vendas é menor.

  • Desenvolvimento de reputação

Não tem como ganhar dinheiro no Mercado Livre sem ter uma boa reputação. O sistema é muito respeitável e conta a sua história no maior marketplace do Brasil. E você quer ter uma boa história para contar, certo?

A reputação de um vendedor é medida pela qualidade de sua atividade dentro do Mercado Livre e ela é demonstrada por um termômetro que analisa três aspectos.

O primeiro deles é o total de negociações realizadas, seguida pelo número de vendas concretizadas e pelo percentual de qualificações positivas. É importante manter os três em níveis altos para ter a chance de entrar Programa de MercadoLíderes, que concentra e dá vantagens para os melhores vendedores.

Um bom termômetro de vendas garante o sucesso no Mercado Livre
Um bom termômetro de vendas garante o sucesso no Mercado Livre
  • Relacionamento com os clientes

É claro que um bom relacionamento com os clientes é sua garantia para uma boa reputação. E os compradores do Mercado Livre são exigentes, então você precisa ficar atento.

Responda as dúvidas sobre seus produtos rapidamente, seja claro em suas informações e não deixe margem para dúvidas. Um cliente que confia é um cliente que retorna. Ofereça as melhores opções de venda e entrega e busque entender as necessidades do cliente, para poder negociar melhor.

Se você quer saber como ganhar dinheiro no Mercado Livre, é importante ter em mente que o cliente sabe que, quanto mais atencioso for o vendedor, menor são as chances dele ter problemas no ato da compra.

É importante sempre ter um bom relacionamento com os clientes
É importante sempre ter um bom relacionamento com os clientes

Como falamos, você vai precisar optar pelo anúncio Grátis. Com ele você não precisa pagar uma taxa de venda para o Mercado Livre. Mas fique atento as limitações, pois essa modalidade deixa seu produto no ar por até 60 dias.

Como, então, aproveitamos isso ao máximo? O ideal é utilizar todas as nossas dicas, abusando das estratégias de marketing e buscando um segmento com pouca concorrência. Como você quer vender em, no máximo, 60 dias, precisa oferecer um bom produto.

Boas práticas para vender no Mercado Livre

– Nome do vendedor – Escolha um nome sério, que demonstre que você está ali para fazer negócios.

Tenha em mente que você está criando uma loja online e buscando uma boa reputação
Tenha em mente que você está criando uma loja online e buscando uma boa reputação

– Descrição – Facilite a vida do cliente com informações claras e transparentes. Evite exageros visuais como imagens desnecessárias e fontes coloridas.

– Foto dos produtos – Com as tecnologias de hoje, uma foto ruim é inaceitável. Escolha um lugar limpo com fundo branco e tire fotos que demonstrem todo o produto.

Boas fotos são importantes para aumentar suas chances de vender produtos
Boas fotos são importantes para aumentar suas chances de vender produtos

– Títulos dos produtos – Nomeie seus produtos levando em conta as informações que mais interessam os clientes e evite ser técnico demais nesse espaço.

– Guerra de preços – Evite competir com quem quer apenas se livrar de um produto. Você quer construir um negócio e precisa focar em diferenciais.

– Incluir frete – Ele pode ser uma ótima maneira de negociar preços com seus clientes e agradá-los com descontos.

– Formas de pagamento – Fiquei atento às opções do Mercado Livre e utilize a maior variedade que conseguir.

Disponibilizar a maior variedade de formas de pagamento é ótimo para conquistar clientes
Disponibilizar a maior variedade de formas de pagamento é ótimo para conquistar clientes

– Anunciar produtos e loja – Você pode aproveitar as oportunidade da internet para anunciar no Google, Facebook e no próprio Mercado Livre, pelo Product Ads.

– Redes Sociais – Não deixe de anunciar seus produtos em grupos do Facebook, no Instagram e no Twitter. Você pode ganhar clientes valiosos.

– E-mail marketing – Pode ser um grande aliado para atrair, com promoções, clientes que já compraram com você. Mas não seja invasivo e garanta que o cliente autorizou o recebimento dele.

Conclusão

Entre todas as dicas que demos hoje para mostrar como ganhar dinheiro no Mercado Livre, duas delas se destacam. É preciso ter muita atenção a sua reputação como vendedor e um planejamento bem feito.

A primeira garante que você seja considerado um bom vendedor e possa, no futuro, se tornar um MercadoLíder, um vendedor confiável que os usuários vão procurar.

Já o planejamento vai garantir que você controle todas as etapas do seu negócio no Mercado Livre. Só assim para você ter certeza que está vendendo bons produtos que os clientes querem e poderá utilizar a extensa base de usuários do marketplace de forma otimizada para atingir seus objetivos.

“O mercado de internet está em constante evolução e isso requer profissionais inovadores, prontos para se adaptar ao novo e transformar possíveis dificuldades em oportunidades”, afirma o argentino Marcos Galperin, diretor geral de e-commerce do Mercado Livre.

Esperamos que esse guia tenha ajudado você a entender como ganhar dinheiro no Mercado Livre. Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Está pronto para começar o seu negócio online?

Aqui no Blog Como Ganhar Dinheiro de Casa eu abordo muitos temas diferentes como opções para você aumentar a sua renda, aprender novas habilidades e, claro, para trabalhar em casa.

Se você quiser aprender como eu ganho dinheiro na internet e Começar Um Negócio na Internet, ensino tudo no curso Trabalho Internet. Quando eu falo tudo, é tudo mesmo. Você vai saber exatamente o que fazer sem ficar perdido tentando encontrar um nicho ou o assunto para abordar em um blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *