Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Trabalho em casa pela internet – Vantagens e Riscos do Home Office

trabalho em casa pela internet
Trabalho em casa pela internet – Vantagens e Riscos do Home Office
Esse texto te ajudou?

Introdução – Reais benefícios do trabalho em casa pela internet

Eu trabalho em casa pela internet há mais de 6 anos e posso garantir que existem muitas ideias de negócios reais para você ganhar uma boa renda extra com em regime de home office. Elas são simples, rápidas, comprovadas e sem custo nenhum.

Você pode começar um trabalho em casa pela internet hoje mesmo.

Existem dezenas de benefícios nesse regime. Os mais clássicos, que vejo muitos amigos falando, são o ‘faça o seu próprio horário' e o ‘nunca mais tenha chefe'. Gostaria de já quebrar esses mitos. Você terá sim um chefe e terá sim um horário para cumprir.

O seu horário será o suficiente para produzir em alta qualidade e o seu chefe será a entrega. Por exemplo, se o seu trabalho em casa pela internet é a de desenhar logotipos para empresas, você terá um número mínimo de horas para trabalhar e entregar um design de excelência no prazo combinado. E o seu chefe será a qualidade do logotipo. Você deve sempre obedecer esses dois.

Quer dizer que algumas vezes será necessário trabalhar mais que 8 horas por dia. No entanto, eu sou do tipo que prefere trabalhar 12 horas em projetos interessantes (alguns próprios) do que 8 horas em empresas com soluções que eu não acredito.

Então, entenda que você terá de trabalhar – e terá de trabalhar duro. Muitas pessoas acreditam que ficarão ricas trabalhando pouco, sem chefe, horário e ainda do conforto de sua casa. Isso é muito difícil de acontecer. Se você está procurando esse tipo de facilidade no trabalho em casa pela internet, eu o aconselho a continuar trabalhando em empresas.

Por isso sempre digo:

O ótimo freelancer deve agir como o melhor empregado de qualquer empresa.

Ele deve ser tão bom que uma empresa só não pode ser o bastante. Por isso, atua em vários projetos trabalhando em casa.

Ficou curioso sobre como trabalhar em casa? Vantagens e riscos? Empregos para trabalhar em casa? Continue lendo esse artigo que escrevi com muita atenção e profundidade de detalhes!


O que é home office?

É o escritório em casa. Ou seja, consiste no trabalho feito na casa do profissional em vez da sede da empresa. Normalmente é feito a partir de um computador com conexão pela internet.

Muitas pessoas entendem o home office como trabalho remoto – e ele pode ser encarado assim mesmo. É comum o mercado usar o termo home office para sinônimo de todo tipo de trabalho em casa pela internet.

Dessa forma, o trabalho remoto ou home office pode funcionar de três formas:

Freelancer

É o profissional que não possui nenhum vínculo empregatício com a empresa. Por isso, ele só pode trabalhar em casa. Normalmente o freelancer é MEI (micro empreendedor individual) e a relação é a de um fornecedor comum. Por isso, o freelancer pode trabalhar para várias empresas ao mesmo tempo.

Home Office

Na origem da palavra, o home office é um regime trabalho onde o empregado de uma empresa atua integral ou parcialmente em casa, dependendo do acordo entre as partes. Nesse caso, existe o vínculo direto e a empresa é responsável por fornecer uma série de benefícios.

Home Based

O home based é o sistema de trabalho dentro da empresa. A diferença entre o sistema padrão é que a empresa está baseada em uma casa – normalmente a de um sócio ou dono do negócio.

Você mesmo pode ser esse dono e montar um negócio em casa. Uma forma de fundar o próprio negócio com menos riscos e mais garantias é apostar nas franquias home based. Nelas, o modelo de negócio é feito, testado e aprovado em casas comuns e poucos ou apenas um trabalhador.


Vale a pena ser freelancer – por onde começo?

Apenas o site Workana reúne 219 mil freelancers – profissionais que optaram pelo trabalho remoto. Segundo uma pesquisa recente do site, as áreas com maior demanda são de tecnologia da informação, design, tradução e produção de conteúdo e marketing.

Você pode trabalhar nessas áreas ou se tornar um prestador de serviço em qualquer outra função que possa ser exercida a distância.

É possível ser um microempreendedor individual e trabalhar com carteira assinada. Então, caso tenha se interessado pela formalização de MEI e seus benefícios, aprenda como “abrir um MEI” passo a passo:

Veja se o trabalho em casa pela internet realmente vale a pena: 


9 razões para você também começar um trabalho em casa pela internet

trabalho em casa pela internet vantagens
O seu tempo livre pode ser o primeiro passo para o trabalho em casa pela internet. Foto: Shutter Stock.

Existem dezenas de benefícios incríveis em trabalhar em casa. Mas vou destacar apenas 9 que com certeza darão aquele empurrão que você precisa para sair do emprego e mudar de vida.

1) Mais comodidade

De fato, é muito mais cômodo trabalhar em casa. Você estará perto do seu sofá, cama, geladeira, computador e poderá ficar mais à vontade, vestindo o que bem entender. Além disso, imagine poder trabalhar sem as distrações que todo escritório tem.

No entanto, é preciso tomar cuidado. Todo esse sonho pode não valer de nada se você não souber equilibrar o trabalho em casa online com o conforto da sua casa. Você precisa deixar de lado muitos confortos para poder produzir de forma satisfatória.

A minha dica para contornar isso é apostar em rituais diários de produtividade. Experimente trocar de roupa ao acordar, tomar banho e depois sentar ao computador. Ou então, trancar a porta e fingir que está em um escritório.

2) Ter qualidade de vida

Esse conforto, se equilibrado, com certeza aumentará a sua qualidade de vida. Tudo o que você ama estará mais perto. Você poderá cuidar melhor da sua casa, família, animal de estimação e outros projetos que nem sempre dão dinheiro, mas que trazem felicidade.

3) Economia e aumento de renda

Trabalhar para si mesmo em casa é uma ótima forma de ter remunerações melhores do que a de um empregado padrão. Isso se deve a liberdade de negociação de salário, acúmulo rápido de experiência com diferentes muitas empresas, novos conhecimentos de mercado e etc.

Eu considero o trabalho remoto um catalisador de qualificação profissional. Principalmente porque é exigido uma independência do freelancer muito grande que só é respondida por um esforço contínuo em busca de novas soluções para velhos desafios.

3) Conforto durante o trabalho

Quem nunca se sentiu desconfortável em um escritório? Estar limitado por tempo, espaço físico e obrigações que muitas vezes não fazem sentido pode deixar qualquer um sem vontade de trabalhar. Eu já passei por isso e não culpo quem não gosta da segunda-feira, mas ama a sexta.

O ambiente de trabalho padrão não faz mais sentido para muitas pessoas. Essa parcela da população talvez se sinta melhor em ter o conforto de poder levantar de vez em quando, tomar um banho, ir ao mercado e etc. E deixar o trabalho apenas para aquele momento em que sabe que renderá muito!

4) Poder escolher um trabalho que você realmente goste

Ao trabalhar em casa, você poderá negar trabalhos que não gosta. Imagine se você pudesse fazer isso com as demandas da sua empresa. Quanto estresse seria evitado todos os dias?

Isso não significa que ‘chove' oportunidades, mas que você poderá trabalhar para muitas empresas ao mesmo tempo. Com isso, você acumulará mais experiência e assim atrairá mais negócios – que virão por um valor de contratação ainda mais interessante. Por isso, o trabalho em casa pela internet coloca você no controle de sua carreira.

5) Ter menos despesas

Além de aumentar a renda, o trabalho em casa pela internet reduz despesas. Afinal, o custo de roupas para escritório, transporte e alimentação são drasticamente reduzidos. Você sempre estará a poucos passos de sua estação de trabalho e poderá comer bem por um valor mais em conta.

6) Se estressar menos

Para mim, esse benefício do trabalho em casa é um dos mais atrativos. Se você, como eu, já trabalhou muitos anos em escritório, sabe que essa rotina pode ser muito estressante. O melhor remédio para isso é trabalhar do conforto de casa. No lar existem pouquíssimas coisas que podem ser estressantes.

7) Ter Mais tempo para a família

Como citei, ter mais tempo, principalmente para a família, é uma das chaves para a alegria. E o trabalho em casa pela internet dispensa diversos desafios diários que tomam muito tempo. O trânsito é evitado, reuniões burocráticas, relatórios sem sentido. Ao trabalhar em casa, todo esse tempo estará focado apenas na sua produtividade.

8) Definir quanto quer ganhar e poder alcançar o objetivo

Além de poder aumentar a renda, é possível se organizar financeiramente de acordo com seus planos e objetivos. Se para alcançá-los é preciso dobrar a renda, então basta conseguir mais trabalhos por um ticket médio melhor. Você poderá ganhar muito mais e decidir sobre o próprio salário.

9) Fazer seu próprio horário

Se você é como eu que rende mais à noite, o trabalho em casa pela internet é perfeito para você. Eu já me culpei por isso por muito tempo até ver essa pesquisa da Sociedade B que prova que esse comportamento é biológico e não uma decisão pessoal.

Segundo a notícia, de 15 a 25% da população funciona melhor à noite, 10 a 15% funciona melhor de dia e o restante se adequa em qualquer um dos horários. Você também faz parte da sociedade B?


Existem desvantagens no home office?

trabalho em casa pela internet desvantagens
A sua casa pode ser uma barreira à sua produtividade. Cuidado! Foto: Shutter Stock.

Com certeza o home office pode ser algo extremamente positivo, mas como já alertei, existem sim desvantagens e riscos em trabalhar em casa todos os dias. Eu diria que o maior perigo desse sistema de trabalho está em você ser uma pessoa desregrada e com grande facilidade de distração.

Há outros problemas a serem contornados no home office:

  • falta de interação humana
  • necessidade de resolver problemas sozinho
  • muitas responsabilidades
  • ser distraído pela família
  • desperdiçar tempo procrastinando
  • e outros fatores

Eu, por exemplo, me distraio bastante em escritórios com pessoas e muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. No entanto, em casa possuo uma certa facilidade de me focar. Mas grande parte disso se deve ao fato de ter escolhido uma atividade que eu amo fazer: marketing online para ajudar pessoas a ganharem dinheiro em casa.


Existe legislação para o home office?

trabalho em casa pela internet legislação
Será que o home office é um sistema de trabalho sem proteção ao trabalhador? Foto: Shutter Stock.

O trabalho com vínculo empregatício obedece a todas as normas e direitos da CLT segundo essa notícia. Ou seja, 13º, férias, FGTS e outros benefícios estão inclusos nessa relação de trabalho.

No entanto, umas das melhores formas de trabalho, a de freelancer, não possui nenhum direito da CLT a não ser os previstos para o MEI. Então como é uma das melhores opções? É porque você não é tratado como empregado, assim, não possui compromisso nenhum com horário ou forma de trabalho.

Além disso, possivelmente poderá negociar por uma remuneração melhor devido à economia que empresa contratante tem com muitos compromissos trabalhistas e tributários. Isso sem citar a otimização da infraestrutura do escritório que normalmente se encontra em cidades e bairros com um metro quadrado caro.

Normalmente essa relação de freelancer se dá entre empresas. O profissional registra-se como micro empreendedor individual (MEI) e assina um contrato de trabalho por projeto ou período com quantas empresas ele quiser atender. O MEI ainda possibilita a contratação de um funcionário que pode auxiliar das pautas do dia a dia.

Como MEI, todo empreendedor tem direito a benefícios da previdência como auxílio doença, gravidez e aposentadoria. Mas outros benefícios como férias e 13º realmente não são contemplados pela relação MEI/contratante.


Conclusão sobre o trabalho em casa pela internet

trabalho em casa pela internet home office
O melhor do trabalho em casa é que a sua casa pode ser qualquer lugar. Foto: Shutter Stock.

Essa é uma das melhores partes. Trabalhando em casa, sem vínculo e compromisso com chefes e coordenadores, é possível viver viajando. Basta ter uma boa internet móvel e vontade de viajar e conhecer novos lugares.

Mas como citei em todo o texto, você precisa se regrar. Por isso, vou deixar duas dicas que têm me ajudado todos os dias a render o máximo possível.

Faça o que ama e trabalhe duro nisso.

Fazendo essas duas coisas, com certeza você terá uma carreira de sucesso no trabalho em casa pela internet. Eu alcancei a minha independência financeira assim e hoje tenho altos rendimentos com diversos projetos online.

Mesmo que esse cenário de home office seja tão positivo eu não recomendo que você mergulhe de cabeça. Como é uma opção muito flexível, é recomendado que você faça uma migração gradual, trabalhando algumas horas por dia e planejando os seus ganhos.

Se você pode sonhar, você pode realizar. Walt Disney.

Então, se esse é o seu sonho, basta dar o primeiro passo. Lembre-se que a mentalidade do trabalho em casa é completamente diferente do sistema de trabalho tradicional. O que é avaliado não é a sua pontualidade ou obediência às ordens, mas o contrário.

No trabalho em casa pela internet, a qualidade é o item mais apreciado entre os contratantes junto com a capacidade de ser independente. Ser um profissional que agrega soluções que não custam tempo e esforço dos seus supervisores.

Então, prepare-se para se tornar um profissional antenado e independente. Com certeza, após praticar as dicas desse artigo, você se tornará um freelancer com destaque no mercado.

Ficou com alguma dúvida sobre trabalho em casa pela internet? Pergunte nos comentários que responderei em breve. Caso tenha um elogio ou sugestão, também deixe o seu recado. A sua interação é muito importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *