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Introdução – Como montar uma floricultura online
Aprender como montar uma floricultura online pode ser uma boa ideia. O motivo é que esse nicho de mercado une duas coisas em crescimento, o comércio virtual e o de floriculturas.
O mercado das flores raramente apresenta queda. O motivo é a existência de várias datas comemorativas em que elas são ótimos presentes. Além disso, a maioria das pessoas gosta de enfeitar a casa com flores, é uma tradição.
Já o comércio virtual é uma tendência mundial. As pessoas tem cada vez menos tempo para sair de casa para fazer as compras e a internet virou o lugar onde elas acontecem. Em 2016, por exemplo, o e-commerce faturou R$ 44 bilhões no Brasil, uma alta de mais de 7% em relação ao ano anterior.
O mesmo vale para as flores, que tem crescido bastante na última década. “Existem muitos fatores que contribuíram para esse crescimento. Poderia citar tecnologia de produção, tecnologia de distribuição e sistema de mercado”, afirma o engenheiro agrônomo Johannes Petrus Wulfram de Wit, da Esalq.
Mas uma floricultura virtual é um desafio. Flores são perecíveis, mas precisam estar em bom estado para agradar os clientes. Para quem gosta de flores, uma floricultura virtual é muito atrativa.
Então vamos começar a aprender agora como montar uma floricultura online!
Existem franquias de floricultura online?
Apesar de ser um ramo que já possui algumas empresas, nenhuma delas se tornou franquia. Existem franquias de floriculturas tradicionais, mas elas não vendem online, que é nosso objetivo aqui.
Então para aprender como montar uma floricultura online, vamos começar o zero. E você deve ver essa oportunidade com bons olhos. Porque assim você pode criar uma marca com a sua identidade.
Se seu negócio não for uma franquia você pode até ter mais dificuldades. Mas com um bom trabalho, planejamento e muita dedicação, você pode criar uma floricultura virtual de sucesso.
Dicas para quem quer aprender como montar uma floricultura online
Para tirar sua floricultura virtual do papel, algumas dicas são muito importantes. Primeiro você precisa ser um bom conhecedor do tema, claro. Do contrário, o melhor é aprender um pouco mais com um curso.
Além disso, você precisa de um bom fornecedor. Precisa de flores bonitas para poder vender e agradar clientes. Muitas pessoas que comprar flores regularmente são muito exigentes e não se contentam com qualquer produto.
Também vai ser necessário algum investimento em publicidade. Você precisa de boas fotos do seus produtos. E eles precisam estar com uma boa apresentação, para interessar a clientela.
Lembre-se que compradores regulares de floriculturas são pessoas que normalmente conhecem bastante sobre flores. Então o conhecimento aqui é essencial para o negócio dar certo.
Plataformas de e-commerce para montar uma floricultura online
Já que estamos falando de como montar uma floricultura online, você precisa criar um site para isso. Mas pode ficar tranquilo porque a internet está cheia de ferramentas úteis para te ajudar nesse processo.
A maioria deles oferece opções gratuitas para se criar um bom site de e-commerce a alguns ainda tem opções de personalização. Com estamos em busca de um negócio específico, isso vai nos ajudar bastante.
Um dos sistemas de criação de sites que pode te ajudar é o Magento, um dos sistemas mais utilizados do mundo para criar e-commerce. Ele é gratuito e pode ser uma boa porta de entrada para iniciar um comércio virtual.
Além dele, uma opção é utilizar o PrestaShop. Ele inclui ferramentas de marketing digital que podem te ajudar até nas vendas. A plataforma também é mais simples e dinâmica.
Outra opção é o OpenCart, para quem tem pouco tempo para se dedicar a isso. Ou mesmo o combo VirtueMart e Joomla, ótimo para negócios de pequeno ou médio porte. E, para quem gosta do WordPress, tem o WooCommerce.
Falamos mais dessas opções em nosso texto sobre criação de sites de venda. Acesse e confira essas e outras dicas preciosas para colocar o seu e-commerce no ar.
Aspectos do negócio de flores online que você precisa considerar
Como qualquer negócio, é importante prestar atenção em uma série de questões. Elas serão muito importantes para você saber como montar uma floricultura online. Então leia com calma e, se necessário, tome nota das informações mais importantes.
O mercado de floricultura online
Não se engane, já existem algumas floriculturas online. Mas há, claro, espaço para novos empreendimentos na área, principalmente se você trouxer novidades. O e-commerce em si tem batido recordes e o volume de vendas só aumenta.
É um mercado de potencial e você pode aprender com a concorrência. Tente entender como funciona a entrega deles e como eles chegaram onde estão. Além disso, não se esqueça de tentar encontrar o diferencial. Foque justamente naquilo que seus clientes não oferecem.
Além disso, o momento atual do país pode ajudar. “O aumento de estresse social se transforma num ato de positividade. Sabendo que alguém está com problemas, as pessoas mandam flores”. É o que diz o consultor especializado em marketing para flores Augusto Aki.
Escolha da Localização
Uma das grandes vantagens de um negócio online é que você não precisa de um lugar físico muito específico. Não precisa procurar os grandes centros comerciais. Ter um galpão espaçoso pode ser o suficiente para receber e entregar as flores.
As exigências legais
Como em qualquer negócio, existe uma série de regras legais que você precisa seguir. Você precisa obter o alvará de funcionamento. Para isso, precisa ir a sua prefeitura. Além disso, é necessário fazer o registro na junta comercial. Uma boa dica é procurar o SEBRAE para te ajudar nessa parte.
Estrutura necessária
Como flores são consideradas um produto delicado, é preciso ter uma boa apresentação. Além disso, mesmo sendo uma floricultura online, é impossível trabalhar nesse segmento sem ter um espaço físico.
Então é bom você ter um lugar grande e organizado. Assim você pode aproveitar para expor a mercadoria para eventuais clientes que podem aparecer. Vitrines bem decoradas são uma boa aqui. Você também vai precisar de uma estufa ou freezer para manter flores mais delicadas em bom estado por mais tempo.
Contratação de pessoal
Você deve procurar bons floristas para ter uma boa equipe, de confiança. Pessoas com formação em artesanato ou que entendam de arranjos de flores também precisam estar trabalhando para você. Com bons funcionários você pode se concentrar na parte financeira e administrativa.
Equipamentos necessários
É necessário ter o básico que uma loja e distribuidora tem. Entregadores com motos ou carros, freezers ou estufas para armazenamento de flores e mostruários são essenciais. Além disso é bom ter um grande estoque de embalagens e ferramentas para aparar as flores e confeccionar arranjos.
Matérias prima e Mercadorias
Além do básico, com flores avulsas e arranjos, você também pode trabalhar com vasos e outros produtos relacionados. Algumas floriculturas tentam aproveitar as datas comemorativas e vendem coisas como chocolates e bichos de pelúcia.
Outra opção para esse caso é apostar em cartões, quadros e outros artigos decorativos. Isso é bom para incentivar os compradores a adquirir mais produtos e agregar valor as flores escolhidas.
Organizar processo produtivo
Essa parte precisa ser muito bem planejada. Você precisa organizar o processo de produção e comercialização muito bem. Do contrário, o negócio não vai pra frente.
Organize as datas de compras de novos produtos e pagamento de fornecedores. Faça planilhas para controlar seus débitos e faturamentos. Tenha um horário de funcionamento rígido e divida bem as atividades de cada funcionário.
Automação
É muito importante que você tenha um sistema completamente automatizado. Ele precisa ser de confiança e funcionar sempre da mesma forma. Além disso, os funcionários precisam entender a parte burocrática e te ajudar nisso.
Distribuição dos produtos
A distribuição dos produtos vai depender de para quem você está vendendo. Como é uma floricultura online, isso pode ser uma coisa bem ampla, então você precisa se preparar para precisar entregar em vários estados.
Investimento
Algo importante para saber como montar uma floricultura online é entender o tamanho do investimento necessário. Ele varia de cidade para cidade, mas é bom ter um dinheiro de reserva para gastar com isso.
É claro que você não deve gastar muito, pois o objetivo do comércio online é justamente otimizar esses custos. Mas existem várias etapas importantes e onerosas que você precisa seguir.
Capital de giro
Sem capital de giro você não vai conseguir fazer seu negócio de floricultura online funcionar. Esse dinheiro é o valor mensal que você precisa ter para cobrir os custos. Eles vão desde o pagamento de funcionários e fornecedores e manutenções de emergência.
Custos
Os custos de uma floricultura não costumam variar muito. Isso porque o serviço é relativamente simples, no sentido de comprar flores de fornecedores e revendê-las para entregas online. Mas especialistas avaliam que os custos mensais podem girar em torno de R$ 4 mil.
Diversificação
Como falamos acima, é importante poder diversificar o negócio. Além das flores, aproveite produtos que sejam relacionados e que funcionam ao lado de flores, plantas e arranjos. Esse pode ser o seu diferencial na hora de abrir um negócio online.
Divulgação
A publicidade é muito importante para aprender como montar uma floricultura online. Isso porque é um mercado que depende muito da questão visual. Então é importante pensar nisso com cuidado.
Uma boa opção para isso é contratar um bom fotógrafo para tirar fotos de arranjos bonitos e diferentes. Eles podem incrementar muito o seu site. Compras pela internet dependem muito de uma boa imagem para serem realizadas com sucesso. Fazer promoções também são sempre uma ótima ideia.
Informações de caráter fiscal e tributário
Uma boa opção para quem estar começando agora é se cadastrar como micro-empreendedor individual. O custo é muito baixo e os impostos também. Aqui vale a dica de se informar no SEBRAE novamente, pois eles podem te ajudar bastante nisso.
É muito importante entender os custos do seu funcionamento. Principalmente quando o assunto for impostos e outras coisas do gênero. Eles não podem te pegar de surpresa, então é preciso se informar.
Eventos
Quem quer aprender como montar uma floricultura online sabe que vai mexer com eventos. Isso porque as flores são muito importante para as decorações de ambientes.
Ou seja, ofereça serviços de decoração para festas como aniversários, casamentos e até festas de empresas. Algumas podem até se tornar clientes fixos seus, garantindo um bom faturamento mensal.
Normais técnicas
Como já falamos, é preciso ter uma série de registros de sua floricultura online para não ter problemas burocráticos no futuro. Como estamos falando de produtos relacionados a flora, existem alguns órgãos que precisam ser pesquisados.
Entre eles vale a pena citar órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além do Escritório de Defesa Agropecuário (EDA), o IBAMA e o SICOMEX.
O que você pode vender além das flores
Existe uma variedade de produtos que você pode oferecer além das flores e plantas. E eles são muito importantes para alavancar o seu negócio de floricultura online.
A questão aqui é que, se você vai vender flores de forma virtual, precisa garantir que seu cliente encontre tudo que precisa. Já que ele não vai ter que sair de casa, que recebe o serviço completo.
Ou seja, é preciso ter coisas óbvias como opções diferentes de vasos, jarras e outros recipientes para colocar as flores. Terra, adubo, esterco e outros suplementos que ajudam no cuidados das flores e plantas também são muito importantes.
Ferramentas de jardinagem também devem estar no seu acervo de produtos. Cavadeiras, vassouras, sachos, garfos e tesouras de poda são alguns exemplos de itens comprados por quem costumar ir em floriculturas.
Além disso, não esqueça do foco em datas comemorativas. Você pode vender chocolates, cartões, pequenos brindes e embalagens especiais. Tudo para aumentar suas vendas e agregar valor ao seu produtos principal.
Quais serviços podem ser oferecidos em uma floricultura online?
Além das vendas, existe uma série de serviços para te ajudar a saber como montar uma floricultura online. Um deles é abusar das promoções.
Quando chegam as datas comemorativas e o movimento aumenta, você pode aproveitar promoções para atrair os clientes para produtos que normalmente não saem muito.
Essa é uma boa maneira de diversificar o estoque. Ela também funciona em situações em que as vendas estão baixas. Mas é sempre bom prestar atenção na performance de suas promoções.
Porque você também não pode perder dinheiro. Então fique atento a aceitação e ao faturamento dessas iniciativas. Assim você também pode otimizá-las.
Outra coisa legal a se fazer é tentar entrar no ramo de eventos. Oferecer decoração para festas de formatura, casamento e eventos em empresas são ótimas formas de expandir sua renda.
E isso pode funcionar muito bem com uma floricultura online. Porque assim você tem a facilidade de entrar em contato com empresas e vender os produtos para elas sem que um funcionário precise interromper o trabalho e se deslocar até um estabelecimento.
Esse pode ser um grande diferencial se você conseguir fazer a logística funcionar. É uma boa dica para quem quer, de fato, aprender como montar uma floricultura online.
O marketing de uma floricultura online
Está parte é muito importante para uma floricultura, principalmente para uma virtual. O marketing virtual é, hoje, essencial para qualquer negócio online funcionar.
O mais importante aqui é conseguir criar um e-mail marketing. Com um bom mailing, você envia ele para todos os clientes, que ficam sabendo da disponibilidade dos seus produtos.
É também uma forma de divulgar promoções e atrair novos clientes. Trabalhe também o seu site de vendas nas ferramentas de busca, otimizando os seus resultados.
Não deixe de ter redes sociais, principalmente contas no Facebook e Instagram. São redes em que as imagens contam muito e, para vender flores, isso é essencial.
No seu e-commerce, uma boa opção é criar um blog. Lá você pode dar dicas de jardinagem em geral. Dependendo de suas habilidades, você pode tentar casar o seu conteúdo com produtos.
Você pode aproveitar o espaço dentro do seu site para divulgar tudo relacionado ao seu serviço. Isso te ajuda a aumentar sua presença online e, consequentemente, as vendas.
Ter uma boa marca, que seja bem feita, também é muito importante. Você precisa de algo que seja simples, mas que também passe a impressão de que é algo com credibilidade. Seus dois pilares aqui são as flores, seu produto, e a internet, o habitat do seu negócio.
Conclusão
Para quem gosta do ramo de flores, aprender como montar uma floricultura online pode ser um desafio muito gratificante.
Os retornos podem ser muito bons e o mercado ainda é novo, com muito espaço para se crescer. Além disso, é possível aproveitar sua loja virtual para vender outros produtos e ter uma boa penetração online.
Aqui, uma boa presença na internet faz toda a diferença. Esse ambiente precisa ser natural para você, que vai fazer tudo online.
Não se esqueça de investir em boas fotos, para ter material para utilizar tanto na publicidade quanto no marketing digital de sua marca.
É importante lembrar também que esse nicho de mercado conta com clientes exigentes, então é muito bom se você puder investir em equipamentos e fornecedores que garantam a qualidade de seus produtos.
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