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De onde vem o dinheiro para as pessoas que trabalham com a internet? Essa é uma pergunta que eu já ouvi inúmeras vezes em meu tempo de experiência trabalhando com isso. Bem, uma dessas maneiras é com o Google Adsense.
Aqui no blog, já falei de diversas maneiras de ganhar dinheiro trabalhando com a internet. O melhor deles, até hoje, é montando um blog do zero e monetizando-o. Você também pode ganhar dinheiro no Facebook, ou fazer um canal de vendas no Mercado Livre.
Uma coisa interessante de se observar é que, muitas vezes, o trabalho na internet exige uma mudança de mentalidade. Trabalhando com carteira assinada, você possui uma única fonte de renda – seu patrão – que paga seu salário.
Já trabalhando autonomamente com a internet esse raciocínio muda: você pode ter várias fontes de renda. O dinheiro entra por vários lugares diferentes. Um desses canais de entrada de dinheiro é o Google AdSense, um sistema de anúncios do próprio Google.
Ele ainda é desconhecido de muitas pessoas, até mesmo das que possuem um blog. Mas ele tem uma enorme vantagem que não deveria ser esquecida. É uma fonte de renda que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados nacionais e dias santos.
Para que você saiba como aproveitar dessa ferramenta e também começar a fazer dinheiro com ela, eu preparei este post. Aqui, você irá aprender tudo sobre a ferramenta e poderá começar a ganhar dinheiro hoje mesmo.
Aproveite!
A primeira coisa que você precisa entender é o que é o Google Adsense e como ele funciona. Bem, essa ferramenta é, simplesmente, o serviço de publicidade do Google.
Fazendo uma comparação com um meio tradicional, pense em um jornal. Seu conteúdo está distribuído entre matérias jornalísticas e anúncios, não é verdade? Na lógica da internet, o Google Adsense seria a parte de anúncios. Essas publicidades são exibidas em blogs e sites.
Quais blogs e sites recebem esses anúncios? É aí que entra o programa de afiliados do Google.
Donos de blogs e sites podem se inscrever para hospedar anúncios do Google AdSense em seus canais. Se pensarmos bem, a lógica não é tão diferente dos meios de comunicação tradicionais.
Pense em um canal de TV, por exemplo. Cada canal de TV tem sua audiência de um número X de pessoas. E oferece conteúdo de graça para elas. Quando um anunciante paga para que sua publicidade seja veiculada naquele canal, ele está pagando para que aquele número de telespectadores tenha acesso a informações sobre seu produto.
Com o Google AdSense funciona da mesma forma: os donos de blogs e sites “alugam” um espaço em seus canais para que as empresas anunciantes exponham seus produtos e suas marcas para aquela audiência.
Inscrever-se no programa de afiliados é gratuito. E o Google repassa para o dono do site ou blogueiro afiliado um percentual do valor pago pelo anunciante.
De acordo com o próprio Google, o simples fato de se afiliar já te garante acesso a milhares de anunciantes. A plataforma também oferece vários tipos de relatórios. Com eles, você pode gerenciar o desempenho dos seus anúncios, promover melhorias e ter uma maior rentabilidade.
Apesar de fazerem parte de uma mesma plataforma e de você já ter ouvido falar das duas algumas vezes, Google AdSense e Gogle Ads são coisas bem diferentes. Vou te explicar o que é cada uma, para você não correr o risco de errar.
O Google Ads continua sendo a principal plataforma de publicidade do Google, na qual o Google AdSense está inserido.
Vamos mudar um pouco nosso local de observação e nos colocar no lugar de quem está pagando por um anúncio – em vez de quem está veiculando e recebendo por ele.
Vamos a um exemplo: suponhamos que eu tenha uma loja de construção. Quando eu faço meu planejamento de Links Patrocinados, eu posso optar por algumas estratégias. Uma delas é que meu site seja exibido primeiro nos resultados de busca.
Assim, quando alguém buscar no Google “materiais construção Belo Horizonte”, por exemplo, meu anúncio link, patrocinado, será o primeiro da lista de resultados. Nesse caso, só o Google ganha com os cliques por anúncio.
Mas, ao montar minha estratégia de Links Patrocinados, eu também posso escolher ter meu anúncio veiculado em blogs e sites que tenham a ver com o meu produto. Seriam blogs, por exemplo, que falam sobre decoração, projetos DIY ou faça-você-mesmo, engenharia e arquitetura.
Essa é uma boa estratégia se eu quiser direcionar meus anúncios para um público mais específico. Ainda no exemplo da loja de materiais de construção, suponhamos que eu tenha acabado de inaugurar uma seção específica para DIY.
Direcionar meus anúncios para os blogs que tratam desse assunto pode ser uma ótima, pois eu terei certeza de que os leitores desses blogs se interessam pelo assunto. Assim, tenho maiores chances de que meu anúncio se converta em vendas.
Então, de uma forma resumida, o Google AdWords é o programa de publicidade do Google, de uma forma geral. Já o Google AdSense é uma das formas com que você pode anunciar. Ela é também a mais interessante para nós, que podemos ganhar dinheiro com ela.
Quando o leitor clica no meu anúncio que está sendo veiculado em um blog, o dinheiro é repartido entre duas partes. A primeira delas vai para o próprio Google. Já a segunda parte vai para o dono do blog ou site onde o anúncio está sendo exibido.
A plataforma possui mais de um critério para definir a remuneração de cada anúncio. O mais conhecido deles é o sistema Custo Por Clique, também conhecido como CPC. O funcionamento é simples: a cada vez que um leitor do blog ou site clica no anúncio, o dono do site recebe a parcela designada pelo Google para aquele anúncio.
Da mesma forma que nos meios de comunicação tradicional os preços dos anúncios são variados, no Google AdSense também. Por isso, não é possível bater o martelo em valores de quanto a plataforma paga aos blogueiros.
O que nós conseguimos saber é qual é a porcentagem paga por anúncio. No sistema CPC, o Google repassa aos blogueiros o correspondente a 68% do valor que o anunciante pagou. Assim, se o anunciante investiu R$ 1,00 por clique em seu anúncio, o blogueiro irá receber R$ 0,68 cada vez que um leitor clicar nele.
Aqui há uma coisa muito interessante sobre o Google AdSense. Em outros programas de afiliados, o parceiro só recebe sua comissão quando o clique é convertido em venda. No AdSense, não. Basta o leitor clicar em seu anúncio para que você já ganhe o seu percentual.
Além do sistema CPC, o Google AdSense também trabalha pelo sistema Custo Por Mil, ou CPM. Nele, o Google remunera pela quantidade de milhares de vezes que o anúncio for exibido no blog ou site.
A porcentagem é a mesma, 68%. Mas a lógica muda um pouco. O anunciante determina quanto irá pagar para cada mil exibições de seu anúncio. Vamos supor que ele escolha pagar R$ 10,00 para cada mil visualizações. Assim, a cada vez que a publicidade for exibida mil vezes no seu blog, você irá receber R$ 6,80. Se o número esse número for inferior a mil, você recebe o valor proporcional.
Depois do CPC e do CPM, existe ainda uma terceira via pela qual você pode ganhar dinheiro com o Google AdSense. Essa via são os cliques por pesquisas que são hospedadas no seu blog.
Essa modalidade paga um pouco menos, 51% do valor pago pelo anunciante. E só são considerados links válidos aqueles dados em links patrocinados nas páginas de respostas. Ou seja, para você receber a porcentagem referente à pesquisa, seu leitor precisa clicar em um dos links exibidos na parte superior e na lateral direita do site.
Se você já anunciou no Google alguma vez, sabe que com bem pouco dinheiro é possível construir uma campanha. Agora pense comigo: o que isso significa para o blogueiro que tem o anúncio em seu site?
Claro, que o ganho por cada clique terá um valor absoluto bem pequeno. Mas é possível “driblar” essa baixa remuneração. Leia o artigo até o fim, que vamos te contar como fazer isso.
Como já vimos, cada anúncio isolado gera uma quantia bem pequena de dinheiro para o dono do blog. Por isso, o Google estabelece valores mínimos de resgate do pagamento. Você precisa alcançar o valor mínimo para poder solicitar o recebimento do dinheiro.
Esse valor varia de acordo com cada moeda. Para receber pagamentos de anúncios em dólares, é preciso atingir o valor mínimo de US$ 100.
Para começar a operar na plataforma e receber seus pagamentos, você precisará fornecer alguns dados. A primeira coisa que o Google irá te pedir são suas informações fiscais.
Depois, você poderá escolher sua forma de pagamento preferida. Eles oferecem uma série de opções para que você receba o dinheiro correspondente pelos anúncios em seu blog. Você pode escolher receber por transferência eletrônica, envio de dinheiro via Western Union e outras.
Depois que seus ganhos tiverem atingido um certo limite (inferior ao limite para receber seu pagamento), o Google irá te enviar pelos Correios um número PIN. Ele servirá para que você confirme sua conta e comece a receber seus pagamentos.
Confirmada a conta e atingido o limite mínimo de pagamento, você poderá solicitar seu pagamento. O processo de pagamento pode levar até 21 dias para ser completado. Ao final, você irá receber o dinheiro referente aos anúncios hospedados eu seu blog. O Google faz uma única transferência por mês, e em dólares. O valor processado em reais é referente à conversão da moeda no dia da transação.
Se o seu saldo não for suficiente, ele será acumulado para o mês seguinte, ou até você atingir o mínimo.
A plataforma oferece vários tipos de anúncios em diferentes formatos. Há peças em formato de texto, imagens e rich media, como vídeos. Essa variedade de formatos é uma grande vantagem, pois é possível encontrar o anúncio que melhor se encaixa, não só no conteúdo, mas também no layout do seu blog.
Os formatos oferecidos são:
Com tantas variedades, você pode escolher o formato e a posição que melhor se adequam ao seu site. O formato certo e a posição certa são dois dos maiores truques para a conversão dos cliques.
De acordo com pesquisas do próprio Google, os anúncios que atraem mais cliques são os de tamanhos mais largos. Isso tem a ver com a forma como absorvemos a informação.
Aqui no Ocidente, nós lemos as coisas da esquerda para a direita e de cima para baixo. Além disso, o cérebro humano, quando lê, não processa cada palavra de uma vez, mas sim blocos de palavras. Os formatos de anúncios mais largos favorecem esse processo.
Os tamanhos considerados mais eficazes para o Google são retângulo grande de 336 x 280, o retângulo médio de 300 x 250, o cabeçalho de 728 x 90, a meia página de 300 x 600 e, no celular, o banner grande para celular de 320 x 100.
Apesar dessas tendências, o fator fundamental mesmo na hora de escolher qual formato colocar em seu site é observar qual deles fica mais harmonioso com o resto do seu layout. O próprio Google tem um guia de anúncios recomendados e pode te ajudar na tarefa de decidir qual formato usar.
Calcular quanto é possível ganhar com o Google AdSense não é uma tarefa fácil. O resultado dessas contas dependem de inúmeros fatores – valor de cada anúncio, formato do anúncio no site, tráfego do seu site, tipo de assuntos abordados etc. Mas há especialistas em AdSense faturando mais de US$ 100 por dia com essa ferramenta.
Vou tentar te passar um parâmetro, levando em consideração alguns fatores que influenciam no desempenho dos anúncios do seu site.
Como não é possível falar em números, já que os valores dos anúncios são muito variáveis, nós vamos usar uma unidade de medida do próprio Google. Ela se chama RPM (Receita por Mil Impressões) e representa os ganhos acumulados para cada mil impressões recebidas no anúncio.
O pior cenário para os resultados do AdSense são os sites com conteúdo genérico. Redes sociais, fóruns de discussão e sites de notícias são bons exemplos. Nesses casos, os ganhos não costumam ultrapassar US$ 3 RPM.
Isso acontece pelo perfil que esses sites atraem. Por tratarem de assuntos muito genéricos, os leitores desses sites não costumam estar atrás de nada especificamente. Isso faz com que não prestem atenção aos anúncios – logo, não clicam, e não geram receita para o editor do site.
A coisa já começa a mudar quando falamos em blogs especializados ou sites de conteúdos específicos. Neles, os resultados com o AdSense já costumam ser bastante bons. Bons blogs, com conteúdo de qualidade e um bom tráfego de pessoas pode ter até US$ 10 RPM de rentabilidade.
O segredo aqui é usar as técnicas de SEO e uma ampla divulgação nas mídias sociais para aumentar o fluxo de leitores. Quem entra em um blog de viagens, por exemplo, tende a ter interesse em produtos e serviços relacionados a viagens, como reservas em hotéis, passagens, bilhetes de museus. Anúncios desses tipos de produtos certamente irão ser atraentes e gerar cliques.
Essas são as verdadeiras minas de ouro quando se fala em Google AdSense. Os sites que falam de produtos e serviços são os que conquistam os melhores resultados com a plataforma de anúncios. Alguns deles já estão em cifras superiores aos US$ 10 por exibição de mil páginas.
Novamente, os números estão relacionados ao perfil dos consumidores. Quem entra em um site especializado em produtos de beleza, obviamente está interessado em comprar um (ou alguns). Vendo um anúncio com um novo creme para os cabelos, a chance de o leitor clicar é enorme.
No entanto, começar a concorrer nesse nicho é complicado, pois os melhores setores já possuem seus sites que são referência. São sites que já estão operando nesses ramos há vários anos. Competir com eles é duro. Você irá precisar de boas técnicas de SEO e também de paciência, os dois principais ingredientes para uma boa audiência.
Ao longo dos anos, o Google foi se desenvolvendo para se tornar um sistema cada vez mais inteligente. Como o próprio Google também lucra por cliques nos anúncios do AdSense, ele tem o maior interesse em otimizar os anúncios e direcionar para cada site aquele que tem maiores chances de sucesso.
O Google possui várias ferramentas e critérios para fazer essa seleção e direcionar os anúncios. O primeiro critério é o idioma. Ele sabe que não adianta colocar um anúncio em mandarim em um blog todo escrito em português e direcionado para brasileiros.
Mas o Google também leva em consideração os hábitos do leitor. Se o usuário costuma frequentar sites em espanhol, por exemplo, é provável que veja anúncios nessa língua até quando entrar em sites em outros idiomas.
No entanto, a língua não é o único critério na hora de analisar quais anúncios devem ser direcionados para qual blog. Entenda:
Segmentação contextual. O Google usa análise de palavras-chave, frequência de palavras, estrutura dos links e outras análises de conteúdo para direcionar anúncios.
Segmentação por canal. Os anunciantes também podem escolher, eles mesmos, em quais canais de anúncio querem exibir suas publicidades.
Publicidade personalizada. Essa ferramenta permite que os anunciantes tracem um perfil mais criterioso de seu público alvo e determine a exibição de seus anúncios para essas pessoas. Eles podem direcionar com base em critérios demográficos, geográficos, em interesses e outros fatores.
Tanto o Google como seus anunciantes desejam atingir compradores em potencial. Esse é o objetivo de qualquer campanha de marketing, não é exclusividade desse sistema em particular. A diferença do Google AdSense para outras plataformas é que o Google analisa a sua audiência, estuda seus hábitos de pesquisa e navegação para direcionar os anúncios da melhor forma possível.
Se o tráfego da sua página não é de pessoas que desejam comprar os produtos oferecidos, o clique que você recebe em sua página é menos valioso para ele. No entanto, quando você é referência em um determinado assunto, você possui duas vantagens claras.
A primeira delas é atrair um público muito maior para o seu site, o que resultará em um maior número de links. A segunda vantagem é o fato de atrair um tráfego “de qualidade” para o seu blog. As pessoas que entrarem em seu site estarão em busca de informações mais específicas sobre o assunto de que você trata. Essas pessoas também tendem a estar mais inclinadas a clicar nos anúncios em seu site e comprar os produtos anunciados.
Como bônus, você ainda terá uma terceira vantagem, que é colateral e precisa ser tratada com responsabilidade. Como você é autoridade em um determinado assunto, suas reviews de produtos e serviços sobre aquele produto serão respeitadas pelos leitores.
Assim, se você tem um anúncio justamente de um produto anunciado, há grandes chances de os leitores clicarem e comprarem o produto indicado por você.
Agora vem a parte da responsabilidade. É muito fácil ficar seduzido pelo poder de atração das reviews. Porém, começar a falar bem de tudo só para atrair os cliques pode ser um tiro no pé.
A estratégia pode ser boa a curto prazo, mas pode colocar em xeque a sua reputação. A consequência mais trágica disso pode ser seus leitores perderem a confiança no seu trabalho.
Portanto, lembre-se: a qualidade do texto e do conteúdo é fundamental.
O Google AdSense possui um esquema de leilão por preço dos anúncios. Na plataforma, os anunciantes podem estipular qual é o valor máximo que estão dispostos a pagar por clique ou impressão em seus anúncios.
Os anúncios que são mais bem pagos, são exibidos nas páginas com melhor tráfego de qualidade. Isso cria um sistema de recompensa para o anunciante, que vai ter os melhores resultados por anúncio. Também recompensa o editor do blog, que vai ser premiado por ter construído uma boa audiência. E o próprio Google ganha com isso, pois ele também ganha por cliques.
Algumas áreas são, disparadas, as mais buscadas no Google. Por isso mesmo, as palavras-chave relacionadas a essas áreas costumam ter valores de anúncios altos no AdSense. Uma pesquisa recente do software WordStream revelou quais as palavras mais buscadas – e mais valiosas – em inglês.
A lista das 20 mais é:
Se você quer começar a ganhar dinheiro com o Google AdSense, é bom ficar bem atento a essas palavras. Isso porque a temática do seu site irá determinar muito o tipo de ganhos que você terá. Se, além de você ter um rico conteúdo específico, você ainda tratar sobre um assunto cujas palavras-chave têm um valor alto, suas chances de sucesso se multiplicam.
“Como eu descubro quais são as palavras-chave mais valiosas?”, deve ser a sua dúvida agora. Antes de começar a apelar para xamãs e bolas de cristal, espere.
Há poderosas ferramentas – algumas delas gratuitas – que te ajudam a identificar e selecionar as melhores palavras-chave. Em 2005, Dave Taylor, uma das maiores autoridades mundiais de assuntos relacionados à internet e criador de quatro startups de sucesso, fez uma lista de suas ferramentas preferidas em seu blog.
O post já tem mais de dez anos. Mas as escolhas de Dave continuam sendo as melhores do mercado. Para verificar a popularidade de cada palavra, ele sugere o WordTracker, que é gratuito. Apesar de o próprio Google possuir uma ferramenta para determinar a popularidade de cada palavra, a preferida de Dave tem uma vantagem: não é preciso criar uma conta para fazer uma busca por palavra-chave.
Existem outras ferramentas, algumas até mais sofisticadas, para você descobrir a popularidade e a taxa de concorrência de cada palavra-chave. Uma das minhas preferidas, que dão um relatório complexo sobre cada termo, é o SEMRush.
Você já descobriu a popularidade e a concorrência de cada termo. Mas só isso não basta. Se você quer mesmo ganhar dinheiro com o Google AdSense, também é importante saber quais são as palavras mais valiosas. Para isso, a escolha de Dave ainda é o Keyword Planner, ferramenta gratuita do próprio Google.
Os requisitos mínimos para hospedar anúncios no Google AdSense, na verdade, são bem mínimos mesmo. Como o Google tem seu próprio sistema para recompensar os melhores blogs e tem um enorme interesse no maior número de parceiros possível, as barreiras de entrada no programa são bem brandas.
Para participar, o primeiro – e óbvio – requisito é que você tenha um website. Eles inclusive dão dicas para a criação de conteúdo atrativo. Porque quanto mais leitores você tiver, maiores as chances de cliques e todo mundo ganha.
O Google possui uma política rígida de regras para o AdSense. Uma das cláusulas fala sobre a geração de cliques e impressões não válidas. É considerado não válido quando o próprio editor clica no link exibido em seu site. E ele não pode usar ferramentas para gerar cliques que não venham de leitores reais.
Também não pode dar uma de espertinho e fomentar a geração de cliques. Não vale pedir cliques aos leitores, nem prometer algum tipo de remuneração ou recompensa por clique, e menos ainda prometer que outras pessoas serão beneficiadas com o clique. Aquele famoso “para cada clique, o site irá doar R$ 0,001 para crianças na Síria” está proibido.
Na própria plataforma há a lista completa com as políticas do AdSense que você pode consultar. Eles, inclusive, recomendam que você dê uma olhada sempre nesse link, pois os termos podem mudar sem aviso prévio. A inconformidade com qualquer uma das cláusulas pode gerar o cancelamento da sua conta.
O outro requisito para poder entrar no programa de afiliados e poder hospedar anúncios é que seu blog esteja ativo há, pelo menos, seis meses. Segundo o Google, essa medida é para “garantir a qualidade da nossa rede de publicidade e proteger os interesses dos nossos anunciantes e editores existentes”.
Por último, você precisa ser maior de idade para participar. Se ainda não completou 18 anos, não desanime: monte seu site e vá construindo sua audiência.
Agora que você já entende como funciona o Google AdSense, já pode começar a pensar em colocar a mão na massa. O primeiro passo é criar uma conta na plataforma. Se você já é usuário de algum dos serviços do Google, isso não vai te tomar mais do que uns poucos minutos.
Depois que criar sua conta, você vai receber um código HTML, que deverá colar no bloco do seu blog dedicado a ferramentas. Daí em diante, já a ferramenta já estará funcionando.
Para melhorar o seu desempenho e ficar ainda mais animado com os resultados da sua nova fonte de dinheiro, vão aí algumas dicas fundamentais.
Já vimos a importância de um bom conteúdo e também os sites e blogs mais lucrativos quando o assunto é Google AdSense. Então, se você ainda não fez o recorte de tema do seu blog, esta é a hora. Selecione um nicho de mercado e foque seus posts nele.
Esse é um dos truques mais usados por quem usa o AdSense. Além do formato dos seus anúncios, no AdSense é possível escolher também as cores dos anúncios. Escolha uma cor que combine com a paleta de cores do seu site.
Quanto mais integrado o seu anúncio estiver com o seu blog, melhor. Isso tornará seu blog mais bonito, e a experiência do usuário mais agradável. A consequência? Maior fluxo para seu site.
“Tráfego” é a palavra mais importante de todas quando estamos falando no AdSense. Você precisa de pessoas frequentando seu site para gerar cliques – e renda.
As duas ferramentas mais poderosas que você possui para aumentar o tráfego do seu site – além de um bom conteúdo – são as técnicas de SEO e as redes sociais.
Usando o SEO, seu site ficará mais bem rankeado nas buscas no Google, atraindo, muitas vezes, leitores novos. Mas você também precisa trabalhar na construção de uma comunidade em torno do seu blog. Nisso as redes sociais vão ser fundamentais. Faça um bom plano de comunicação para seu site e use as mídias para alavancá-lo.
A resposta mais curta, simples e objetiva é: sim. É perfeitamente possível ganhar dinheiro com o Google AdSense.
No entanto, vale aquela máxima: “sucesso só vem antes de trabalho no dicionário”. Para chegar até aqui, precisei me dedicar muito. Foram anos de trabalho construindo um site, adquirindo experiência e formando um público que se converte em tráfego para meu blog.
Ganhei tanta bagagem, que desenvolvi um método de três passos sobre como ganhar dinheiro na internet e passei a ajudar pessoas com isso.
Neste post, você já tem as principais informações para começar a se dedicar ao Google AdSense. Trabalhe para oferecer bons conteúdos. Empenhe-se em otimizar esses conteúdos para ter melhores resultados nas buscas e atrair mais gente. Dedique-se a esse trabalho como você se dedicaria a outra coisa pela qual é apaixonado.
Construa uma rede ao seu redor e chame cada vez mais gente para participar dela. Lembre-se que, por trás de cada clique, existe uma pessoa. Converse com ela.
Está se sentindo inspirado para começar a movimentar seu blog?
Aqui no Blog Como Ganhar Dinheiro de Casa eu abordo muitos temas diferentes como opções para você aumentar a sua renda, aprender novas habilidades e, claro, para trabalhar em casa.
Se você quiser aprender como eu ganho dinheiro na internet e Começar Um Negócio na Internet, aprenderá tudo no curso Fórmula Desperte Milionário. Quando eu falo tudo, é tudo mesmo. Você vai saber exatamente o que fazer sem ficar perdido tentando encontrar um nicho ou o assunto para abordar em um blog.
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Good article about adsense....I will start using this in my site..