Tempo de leitura: 24 minutos
Já passou pela sua cabeça a possibilidade de ganhar dinheiro vendendo salada de frutas? Se você busca uma renda extra e ainda não cogitou essa possibilidade, está na hora de repensar os seus planos.
Ganhar dinheiro vendendo salada de frutas é um projeto muito possível, principalmente se você gosta de cozinhar e é ligado em assuntos referentes à saúde e boa forma.
As saladas de frutas são fáceis de fazer, além de serem práticas de fazer e consumir, e muito saudáveis.
Além disso, em qualquer estação do ano, as frutas proporcionam várias combinações e acompanhamentos, além de serem bem-vindas no café da manhã, como sobremesa no almoço ou no jantar e até como um lanche prático entre as refeições (aquela ajudinha para comer de três em três horas, sabe?).
Por isso, ganhar dinheiro vendendo salada de frutas é uma possibilidade super válida nos dias de hoje.
Ainda é pouco para convencer você de que este é um bom negócio?
Se você se interessa pela opção de ganhar dinheiro vendendo salada de frutas, não pode deixar de ler este artigo até o fim.
Nele, vou demonstrar a você as vantagens desse negócio, o que você deve fazer para começar, quais os cuidados que precisa ter e várias dicas para ser o melhor vendedor de salada de frutas e ganhar dinheiro com isso.
Vamos lá?
Boa leitura!
Se você pensa em ganhar dinheiro vendendo salada de frutas, com certeza já se fez essa pergunta, não é?
Bom. Vender salada de frutas é uma maneira de ganhar dinheiro e aumentar a sua renda mensal, e isso, nos dias atuais, é um incentivo e tanto para começar já o seu negócio.
Além disso, uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, para a Associação das Empresas e Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert) revelou que o número de brasileiros em busca de uma alimentação saudável cresceu nos últimos anos.
Foram entrevistados mais de 4 mil proprietários de estabelecimentos.
Desse total, 53% notaram aumento na procura por frutas; 61% observaram que os clientes estão comendo mais verduras e legumes e 65% observaram que cresceu o consumo de sucos naturais.
Os números são ainda mais animadores, se pensarmos que o consumo da salada de frutas pode trazer uma série de benefícios para a saúde, como:
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), é recomendado o consumo de 400 gramas por dia de frutas e verduras, o que equivale a cinco porções ao dia (três de frutas e três de legumes e verduras).
São vantagens bem atraentes, não é mesmo?
Então, vamos lá! Agora que você já sabe alguns benefícios desse negócio, vamos conversar sobre o que você precisa para começar a ganhar dinheiro vendendo salada de frutas.
Vamos começar?
É importante lembrar que não dá para começar um negócio de uma hora para outra, sem planejar e estruturar bem todas as coisas.
De nada adianta ter um bom capital financeiro para investir, se você não tiver uma ideia organizada em mente.
Por isso, nesse tópico vamos sair um pouco da teoria e entrar na parte mais prática de seu negócio, orientando sobre o que você precisa para começar a ganhar dinheiro vendendo salada de frutas.
Lembrando que: se você já sabe cozinhar e fazer as saladas de frutas, já é um passo e tanto para começar, não é mesmo?
Além disso, você vai precisar de um bom fornecedor de frutas, desses que vão entregar produtos de qualidade, sem te deixar na mão.
Mas, vem comigo que vou falar mais detalhadamente sobre o que você precisa para começar a ganhar dinheiro vendendo salada de frutas.
Todo negócio precisa de um planejamento. Afinal, não dá para começar nada do zero, sem uma estrutura planejada e pensada em como vai funcionar.
Por isso, faça um bom planejamento! Anote tudo que você vai precisar, inclusive quantidade:
Anote também, tudo que você já tem:
É importante pensar também em quem vai ser o seu consumidor final. Você pretende vender de porta em porta? Em lojas e estabelecimentos? Nas ruas e pontos de ônibus? Em casa, anunciando a venda com uma placa? Ou abrindo um estabelecimento só de venda de saladas de frutas?
Tudo isso deve entrar em seu planejamento.
O SEBRAE possui um manual muito legal sobre plano de negócios, que orienta e direciona o empreendedor em seu negócio (clique aqui para ler).
Nesse início, todo conhecimento que você puder somar ao seu negócio, vai ajudar a garantir o seu sucesso.
Pense nisso e mãos à obra!
Esse é um ponto muito importante do seu negócio.
Precisamos pensar que frutas são perecíveis, ou seja, estragam muito rápido. Nos dias mais quentes, então, é preciso ter cuidado dobrado para não vender aos seus clientes produtos estragados. Isso pode estragar todo o seu negócio!
Por isso, cuide do armazenamento das saladas de fruta.
Como?
– Bom, se você for vender nas ruas, leve-as em bolsas ou caixas térmicas e assegure que estão
bem protegidas do sol e da temperatura externa.
– Se for vender em casa, um bom freezer ou uma geladeira potente são suficientes para conservar as saladas de frutas de forma saudável.
– Se for revender para algum estabelecimento, cuide para que o transporte das saladas até o local seja feito de forma correta, sem danificar o produto. Preste atenção também se o local que vai receber as saladas tem estrutura suficiente para conserva-las.
Lembre-se: de nada adianta ter todo o cuidado com armazenamento, se você não usar frutas frescas e de boa qualidade. Portanto, invista em sua matéria-prima, ok?
O que você precisa para fazer as saladas de frutas? É importante pensar nisso, justamente para preparar todo o equipamento necessário para o seu trabalho antes de começar e ganhar dinheiro vendendo salada de frutas.
Você vai precisar de:
Leia também: Como ganhar dinheiro com máquina de assar frango
Para te ajudar um pouquinho mais nessa empreitada, separei uma receita de salada de frutas. Assim, você confere os ingredientes básicos e a quantidade. E, se desejar, pode ainda incrementar com o que achar necessário.
Confira!
Ingredientes:
1/2 mamão papaia
1/2 melão
1 banana
1 maçã
10 morangos
1 xícara de aveia em flocos
2 potes de iogurte desnatado
Açúcar mascavo a gosto
Preparo:
Corte todas as frutas em cubinhos pequenos, misture e reserve. Misture os iogurtes com o açúcar mascavo e também reserve. Disponha porcões das frutas picadas nos potes. Em seguida, cubra-as com iogurte. Finalize polvilhando a aveia.
Rendimento: 6 porções
Não se esqueça de lavar muito bem as frutas antes de corta-las, ok?
Inicialmente, pode até ser que você consiga ganhar dinheiro vendendo saladas de frutas sozinho.
Mas, à medida que o seu negócio for crescendo, provavelmente você precisará de uma equipe para fazer entregas, além de ajudar você na produção.
Afinal, quanto maior a demanda, maior o trabalho a ser empregado. Isso quer dizer que, em algum momento, você precisará sim ampliar o seu espaço e a sua mão de obra.
Portanto, esteja sempre atento ao mercado. Faça seus cálculos, planeje suas vendas e cative seus clientes. Você só tem a ganhar.
A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por regular o comércio de alimentos no Brasil.
De acordo com o órgão, foi estabelecida uma lei para comércio de alimentos, em conformidade com o artigo nº 64, do Decreto-lei nº 986.
Dentre as normas estabelecidas, após 14 dias de incubação a 35ºC, as saladas de frutas “não devem conter sinais de alterações das embalagens (estufamentos, alterações, vazamentos, corrosões internas), bem como quaisquer modificações de natureza física, química ou organolética do produto”.
As embalagens também devem ser observadas.
No rótulo deve constar a denominação do produto. Nas compotas simples e mistas, deve constar, ainda, o estado de apresentação da fruta, se inteiras, em metade ou em pedaços, com ou sem caroço ou outras indicações da apresentação. Deverá constar, também, o peso das frutas escorridas ou drenadas.
Todo negócio precisa de uma boa divulgação e nós já sabemos disso, não é mesmo?
Vemos muitas empresas com tudo para fazer sucesso, mas que esquecem do principal: investir em uma boa divulgação, ou na VITRINE do seu negócio.
Isso mesmo. Vejo a divulgação como uma vitrine, pois é a partir dela que você vai conseguir conquistar novos clientes, além de manter seu público já cativo, informado sobre suas novidades e ideias.
Mas como é possível fazer essa divulgação?
Vem comigo que eu te explico!
Leia também: Como criar Facebook para seu negócio.
Pense nisso e mãos a obra!
Já falei aqui algumas vantagens da venda de salada de frutas, né? Mas elas não se restringem apenas a uma alimentação saudável e a redução de calorias na alimentação.
Vender salada de frutas é uma ótima opção para quem quer ganhar dinheiro trabalhando em casa e, assim, aumentar a renda mensal.
Além disso, ganhar dinheiro vendendo salada de frutas é uma opção muito viável, ainda mais se pensarmos em vende-las no pote, o que confere mais praticidade, higiene e objetividade ao seu trabalho.
Veja mais cinco vantagens da venda de salada de frutas no pote:
Basta picar e cortar as frutas, tirando os caroços e quaisquer partes não aproveitáveis e misturá-las, acrescentando opcionalmente um pouco de líquido à sua escolha (muitas pessoas usam groselha, outras usam refrigerante e ainda existem opções com suco de limão e laranja misturados). Além disso, pode ser consumida de forma prática, nos intervalos do trabalho ou no lanche da tarde, o que também faz dela a forma mais prática de todas de consumir frutas no escritório.
Imagine comer, diariamente, diversas frutas, em quantidade equilibrada, o que você acha que vai acontecer com a sua pele, cabelos e unhas? Vão ganhar mais saúde e força.
Além disso, comendo frutas você ajuda a nutrir seu corpo de forma mais eficiente, aumenta a saciedade e diminui a quantidade de calorias diárias.
Se você tem crianças em casa, sabe o quanto é difícil faze-las comer frutas. A salada é a solução perfeita. Por ser mais colorida, os pequenos se acostumam mais rápido com os sabores e passam a pedir sempre mais, o que é ótimo para o desenvolvimento deles.
Uma das maiores dificuldades é evitar o acúmulo de líquidos. Com a salada de frutas, que pode ser facilmente misturada com um iogurte natural, o consumidor recebe apoio dobrado para solucionar essa questão, tornando a vida mais leve.
A salada de frutas no lugar dos doces ou no lanche da tarde pode ser o primeiro passo em uma reeducação alimentar, em que é possível se alimentar de produtos leves e saudáveis de três em três horas.
São grandes vantagens, não é mesmo?
Agora que você já está quase pronto para montar seu negócio e começar a ganhar dinheiro vendendo salada de frutas, deve estar se perguntando: qual será a renda desse empreendimento? Quanto é possível ganhar vendendo salada de frutas?
De acordo com uma pesquisa, algumas lanchonetes vendem até 100 potes por dia. Se pensarmos em um valor cobrado, em torno de R$3 e R$6 por pote, dependendo do tamanho, dos ingredientes e da quantidade de salada de frutas em cada pote, esses números podem ser muito significativos.
Mas, se pensarmos que seu negócio será personalizado, com entregas direto até o cliente (em seu local de trabalho, em seu estabelecimento ou até em casa), é preciso diminuir essa quantidade de vendas, levando-se em conta o seu deslocamento e o tempo empenhado nisso.
Vamos colocar uma média de 50 potes por dia, colocando o seu faturamento entre R$150 e R$300.
Mas sabemos que, com o tempo e a consolidação do seu negócio, esse número de vendas pode até triplicar, levando seu faturamento às alturas.
Um jeito fácil de calcular como ganhar em cada pote é colocar o gasto com as frutas e dobrar o valor, pensando em um lucro de mais ou menos 50%.
Lembre-se: um dos segredos para ganhar dinheiro com comida é ter um controle rígido sobre os custos.
Como todo alimento, as saladas de frutas não escapam dos prazos de validade.
Pelo contrário: frutas, picadas e misturadas em um mesmo pote, podem estragar com muito mais facilidade. Se você utilizar suco de laranja para a mistura, por exemplo, a chance de seu produto azedar (e falo isso não me referindo apenas aos dias mais quentes, mas os frios também), é quase 100%.
Essa é uma das maiores dificuldades de se vender salada de frutas. Os produtos precisam estar sempre frescos e, aqueles potes que você fez hoje, não devem ser revendidos amanhã.
Na minha opinião, esse é o maior empecilho para esse negócio.
Mas, minha dica é:
Comece com pouco. Até ter uma freguesia constante, faça menos potes. Trabalhe também com encomendas. As pessoas podem até te solicitar a quantidade de saladas que vão querer para a semana. Assim você se programa melhor.
Está pensando em aumentar os produtos em seu negócio? É uma boa pedida.
Mas lembre-se: você trabalha com salada de frutas, então, precisa seguir a mesma linha e vender outros produtos também saudáveis.
Uma boa opção para você é incrementar a salada de frutas com aveia, granola ou outros grãos. Você pode oferece-los em potinhos separados, com um valor cobrado a mais, além da salada.
Outra dica é vender pequenas refeições em potes, como, por exemplo, saladas frescas para complementar o almoço.
Essa prática é muito usual em empresas. Muitas vezes, os funcionários não tem tempo de cozinhar em casa ou de sair na rua para fazer uma refeição completa. Por isso, oferecer o serviço de salada junto ao seu negócio de salada de frutas é uma boa pedida.
Você pode vender a salada no pote também. Ou em embalagens térmicas, que conservam os alimentos frescos por mais tempo.
Assim, o cliente leva a refeição principal e, de quebra, a sobremesa, de uma vez só e compra de uma mesma pessoa.
Bem mais prático no dias de hoje, não é mesmo?
E é essa praticidade que muitas pessoas buscam em seu dia a dia.
Vai por mim: é um ótimo investimento para você.
Quem opta por ganhar dinheiro vendendo salada de frutas deve ser bastante determinado e confiante. Não é fácil começar um negócio do zero, mas é muito prazeroso.
Por isso, o empreendedor que opta por vender salada de frutas, além de ter habilidade na cozinha, precisa também ser persistente e com visão de negócios.
Seja ágil, determinado, corajoso e, principalmente: não desista de seus objetivos nem de seus sonhos. Vai valer à pena alcançar todos os seus desejos e ser referência no mercado alimentícios com suas saladas de frutas.
Vá em frente!
E então, já está convencido de que vender salada de frutas é um bom investimento para você?
Se você é dessas pessoas que “só acredita vendo”, vou te contar, ainda, três casos de empreendedores que se deram muito bem com a venda de salada de frutas.
Como o Acchile Biagioli, que encontrou no empreendimento a saída para superar a crise que afetava a agência de publicidade onde trabalhava em São Paulo.
Sem um real para investir, ele comprou os primeiros materiais para a produção de saladas no cartão de crédito. “Eu não sabia nem como ia terminar o mês”, lembra o empreendedor.
Com o material nas mãos, Biagioli começou a produzir as saladas na cozinha da agência em que trabalhava. Com as primeiras saladas prontas, testou seu produto entre os amigos e colegas de trabalho, além de consultar nutricionistas para garantir um cardápio balanceado.
Pronto! Estava pronto para vender. Nascia, então, sua marca, que vende saladas, caldos, frutas, sucos e lanches para quem está em busca de uma alimentação saudável e prática.
No início, o negócio funcionava basicamente pela internet, por meio do Facebook.
“O começo foi de muita ansiedade. Vendemos uma única salada no primeiro dia”, conta.
Após duas semanas, as vendas aumentaram e, no 14º dia, Acchile comemorou a venda de 50 saladas.
Hoje, uma loja de sua franquia, fatura em média 60 mil reais por mês, sendo que a taxa de lucro é de 14% a 18%.
Outro caso de sucesso é o empresário Roberto Machado. Vendedor de frutas por mais de 20 anos, encontrou na salada de frutas uma saída para aumentar a renda e sair da crise.
“Eu precisava bolar alguma coisa extra pra poder girar. Aí eu bolei a saladinha de fruta, ela começou a vender, vender”, explica.
Embora as vendas aconteçam o ano todo, é no verão que Machado vê seu faturamento dobrar, na banca localizada no Mercado Municipal de São Paulo. O local de grande movimento torna as vendas mais fáceis, mas a qualidade d produto, também contribui para o sucesso das saladas.
Tudo é feito na hora na banca mesmo. Os funcionários montam as saladas diante do próprio cliente. Quando sobra um tempinho, eles aproveitam para cotar as frutas e já adiantar o serviço, colocando os pedaços em potinhos que são embalados e etiquetados.
No verão, a banca do Machado vende mais de 600 saladas de fruta por dia, rendendo um faturamento médio de R$40 mil reais por mês.
“Vem muita gente de outras cidades, de outros estados. Eles, quando chegam aqui, vêem a variedade de frutas, eles ficam de boca aberta”, diz.
O horário pós almoço, é o mais concorrido da barraca: forma-se até fila! A ideia de incrementar a sobremesa com leite condensado (para quem desejar), também impulsiona as vendas
Para finalizar os exemplos, você vai conhecer, no no vídeo abaixo, a história do jovem Simão Pedro, que pagou seus estudos só com o dinheiro da venda de salada de frutas:
É ou não é um negócio e tanto para quem quer ganhar dinheiro trabalhando em casa com seu próprio negócio?
Agora que já sabemos todos os passos, as vantagens e as desvantagens de ganhar dinheiro vendendo salada de frutas, você me pergunta: compensa vender alimentos ou é melhor começar um negócio na internet ou ganhar dinheiro de outra forma?
Bom, vou te dizer que isso depende muito de cada caso.
Depende do que você deseja realiza, com o que deseja trabalhar, das suas habilidades e do quanto você quer e pode investir, tanto financeiramente, quanto em questões de tempo, de mão de obra e disposição.
Atualmente, existem várias opções de trabalhos e negócios que podem ser feitos de casa, apenas com a ajuda de um computador e uma estrutura confortável. Mas essa opção nem sempre atende ao perfil de muitos empreendedores.
Pense bem: você é dessas pessoas que gostam de agitação, de conversar, de conviver e conhecer outras pessoas? Se a resposta for sim para essas perguntas, talvez seja realmente melhor para você investir na opção de ganhar dinheiro vendendo salada de frutas.
Ou vendendo qualquer outro produto que tire você de casa e da rotina de ambientes fechados.
Mas isso depende muito de você, dos seus desejos e do que você quer realizar enquanto empreendedor.
Lembre-se apenas de duas coisas, que levo sempre comigo e que acho muito importantes:
Leia também: Trabalhe em casa – 31 ideias de negócio para renda extra.
Espero ter ajudado você a descobrir qual o melhor caminho e a colocar seu negócio em prática, para andar! Tenha certeza que, com foco e determinação, tudo dará certo. Pronto para começar e seguir em frente? Mãos a obra!
E, se tiver alguma dúvida ou quiser sugerir alum tema para um próximo texto, deixe um comentário aqui embaixo que terei o prazer em responder.
Boa sorte em seu negócio e até a próxima!
Aqui no Blog Como Ganhar Dinheiro de Casa eu abordo muitos temas diferentes como opções para você aumentar a sua renda, aprender novas habilidades e, claro, para trabalhar em casa.
Se você quiser aprender como eu ganho dinheiro na internet e Começar Um Negócio na Internet, aprenderá tudo no curso Fórmula Negócio Online. Quando eu falo tudo, é tudo mesmo. Você vai saber exatamente o que fazer sem ficar perdido tentando encontrar um nicho ou o assunto para abordar em um blog.
O registro de marcas e patentes é um passo essencial para proteger a propriedade intelectual…
No dinâmico cenário empresarial atual, a proteção da propriedade intelectual é mais do que uma…
Como ganhar dinheiro com Marketing Multinível, saiba como ganhar dinheiro com o melhor sistema de…
TikTok é um serviço de rede social de compartilhamento de vídeo que está disponível nos…
Neste artigo vamos explorar tudo sobreo Dropshipping uma estratégia inovadora que tem conquistado cada vez…
This website uses cookies.