Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Como ganhar dinheiro como freelancer – Guia Completo

Como-ganhar-dinheiro-como-freelancer-730x492
Como ganhar dinheiro como freelancer – Guia Completo
Esse texto te ajudou?

Qualquer pessoa que ler esse texto até o final pode se tornar um freelancer em tempo integral ou ganhar uma boa renda extra. Continue lendo!

Introdução – Entenda as vantagens dessa modalidade de trabalho

Ganhar dinheiro como freelancer não precisa ser nenhum mistério. Por isso, vou compartilhar toda a minha experiência de freela com você. Eu trabalho há mais de 6 anos em casa em projetos online para empresas e pessoas e também contrato dezenas de freelancers para trabalhos pontuais nos meus projetos.

Assim, descobri muitas dicas e formas de ganhar dinheiro com talento digital. E o melhor de tudo isso é que todos têm talentos digitais. É como qualquer outro talento, você tem algo no qual é muito bom. E mesmo que não seja o melhor (ninguém é perfeito), é muito fácil qualificar-se para trabalhar na internet.

O único pré-requisito para você ganhar dinheiro como freelancer é ter disposição. Você pode falar que não tem tempo e até saúde física, mas a disposição para vencer nesse ramo não provém disso.

A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável. Mahatma Gandhi.

A disposição para ganhar dinheiro como freelancer vem da vontade de fazer as coisas. E essa vontade vem do amor, pelo gosto de fazer o que gosta.

Por isso, a minha primeira dica é: escolha algo que gosta para fazer. Afinal, ganhar dinheiro como freelancer tem suas vantagens como:

  • Ter mais tempo
  • Trabalhar nas horas vagas ou em tempo integral
  • Liberdade para trabalhar da forma que quiser
  • Poder trabalhar em casa – ou em qualquer lugar
  • Trabalhar sem distrações do escritório
  • Conseguir os próprios clientes para fornecer serviços de freela
  • Trabalhar de madrugada ou no melhor horário para você
  • Poder trabalhar e fazer algum curso ou graduação a distância
  • Cuidar melhor da família
  • Ganhar dinheiro como freelancer – mais do que como empregado
  • Empreender e trabalhar ao mesmo tempo
  • Trabalhar para muitas empresas ao mesmo tempo
  • Aprender mais sobre a profissão e mercado de trabalho saindo da bolha de uma única empresa
  • E muitas outras vantagens

Mas também existem desvantagens. Até a sua casa pode se tornar angustiante se você não estiver trabalhando em uma atividade que ama. Continue lendo para saber mais.

A seguir vou ensinar você a se tornar um freelancer de sucesso. 

Leia com atenção!


Diferença entre empregado e freelancer

Existem muitas diferenças. Para mim, a maior está no mindset (mentalidade de trabalho). Em um dos modos você é completamente dependente da empresa ser organizada, eficiente, possuir uma boa equipe, coordenadores capazes e etc. E tudo isso afeta o seu trabalho.

Enquanto ser freelancer, tudo estará na sua mão e caso as empresas que contratam você possuem problemas. Você pode até ajudar a resolvê-los cobrando por consultoria na sua área.

Você pode até pensar que como empregado é possível fazer essa consultoria interna, mas é aquele ditado: profeta da casa não faz milagre. A sua voz será muito mais valorizada se vista como a de um expert do mercado.

Veja as principais diferenças a seguir.

Infográfico Empregado Vs. Freelancer

INFOGRAFICO-FREELANCER-EMPREGADO-GANHAR-DINHEIRO-01
Clique aqui para visualizar o infográfico. Você possui perfil de empregado ou freelancer? Foto: Shutter Stock.

Transcrição das diferenças entre empregado e freelancer:

EMPREGADO

Ser empregado não é ruim – como muitos acreditam. É mais estável do que ser freelancer. Você é protegido por uma gama de leis trabalhistas e corre poucos riscos. No entanto, o crescimento é depende de achar uma ótima empresa que possibilite aumentos e promoções frequentes. Existe um perfil de profissional para cada tipo de trabalho.

HABILIDADES NECESSÁRIAS

Cumprir hora e fazer tudo o que for ordenado pelo chefe ou coordenador.

MENTALIDADE

Entender que nem sempre pode mudar as coisas e se adaptar às decisões tomadas pela empresa.

HORAS DE TRABALHO

Pelo menos 8 horas por dia.

GANHOS

Salário fixo. Mas também engessado. É mais difícil negociar aumentos.

 

FREELANCER

Ser freelancer é um desafio diário de superação. No entanto, após se estabelecer no mercado possui pouquíssimos riscos. Enquanto um empregado depende uma empresa só e do mercado que a envolve, o freelancer possui muitas habilidades e clientes para atender. Se ocorrer um problema, a sua renda continua com outras atividades da sua profissão.

HABILIDADES NECESSÁRIAS

Ser organizado e trabalhar de forma completamente independente – sempre de olho na qualidade.

MENTALIDADE

Entender que é um agente de mudança. Ele deve propor e levar adiante a qualidade da sua entrega.

HORAS DE TRABALHO

Faz o seu próprio horário. Pode ser à madrugada ou quando render melhor.

GANHOS

Recebe por contratos ou projetos. Pode ganhar quanto quiser, dependendo de sua negociação e tempo disposto para trabalhar.

É realmente possível ganhar dinheiro como freelancer?

A grande revolução digital que aconteceu facilitou a vida dos freelancers. Antes, era preciso ter a habilidade certa conhecendo as pessoas certas no momento certo. No entanto, tudo mudou.

Hoje é possível ganhar dinheiro como freelancer – e eu diria que é bem simples. Basta você querer. As atividades são muitas. Todas elas podem ser feitas em casa tendo um bom computador e internet. Confira a lista completa de ideias de freelancers.

Tipos de trabalhos e atividades como Freelancer

Separei as principais atividade digitais. Ao clicar no texto você irá para o principal site para conseguir oportunidades na área e ao assistir ao vídeo, entenderá como dar o primeiro passo para ganhar dinheiro como freelancer nessa área.

  • Serviços que podem ser terceirizados online (por exemplo, RH, contabilidade, revisão e digitação de documentos)

Como você pode ver, é possível ganhar dinheiro como freelancer. Na verdade, é possível ganhar muito dinheiro. Mais do que se você recebesse aquele aumento no seu emprego. 


Como o trabalho de freelancer funciona?

ganhar dinheiro como freelancer praia
Você decide como funciona. Quando, onde e como. Mas tem que funcionar! Foto: Shutter Stock.

Trata-se de uma espécie de bico online. É bem simples. As empresas precisam mão de obra especializada e muitas vezes não podem arcar com a manutenção de um profissional em tempo integral seja por dinheiro ou por não terem uma necessidade que justifica o investimento permanente.

Assim, eles contratam um ótimo profissional sem nenhum vínculo empregatício por meio de contratos de prestação de serviço terceirizado. Por isso, é muito importante que você aprenda a ter o seu CNPJ para MEI (micro empreendedor individual).

Você não paga taxa nenhuma, pode abrir pela internet e ainda é respaldado por muitos benefícios como previdência e etc. Saiba como abrir um MEI no vídeo a seguir:


11 sites de freelancer para você buscar freelas

ganhar dinheiro como freelancer sites
Existem muitos sites para freelancers. Encontre o que melhor atende a sua atividade. Foto: Shutter Stock,

Existem muitos sites específicos para ganhar dinheiro como freelancer. Em todos eles, funciona do mesmo jeito. Você se cadastra, encontra as demandas das empresas e as pega. Recebe e é descontado pela intermediação do site. Vou listar os 5 principais:

Sites para conseguir freelas específicos:


Quero ser freelancer – o que eu faço?

como ganhar dinheiro como freelancer estude
Quanto mais conhecimento você tiver, mais valiosa será a sua hora de trabalho. Foto: Shutter Stock.

Como ser freelancer é uma questão que muitos me fazem. Afinal, essa é uma das minhas principais fontes de renda. Eu atuo como consultor de marketing. Uma espécie de freela para ajudar empresas ou pessoas com projetos de marketing por meio de estratégias. Enfim, eu compartilho minha experiência ganhando dinheiro pela internet.

Mas por onde começar? Como se tornar um freelancer? Como ganhar dinheiro como freelancer rápido e fácil?

Primeiramente, não será rápido e não fácil. Você precisará trabalhar e estudar muito. Eu sempre digo que o freelancer de verdade é a fotografia do melhor empregado de uma empresa.

Ele deve trabalhar duro. Estar sempre antenado. Possuir um ótimo relacionamento com as pessoas. Ser compromissado com prazos e acima de tudo com a qualidade do seu trabalho.

Entender e buscar isso é o primeiro e mais importante passo para se tornar um freelancer de sucesso. Você deve se entender como uma empresa séria – que cumpre com o que promete.

A mentalidade do freelancer é diferente do empregado. Você pode até receber por hora dos seus clientes, no entanto, você é avaliado pela qualidade de suas entregas. Tudo gira em torno disso.

Vou explicar de forma bem simples como você pode se tornar um freelancer assim.

Passo a passo para ganhar dinheiro como freelancer

  • Escolha um nicho

Deve ser algo que você gosta de fazer. Se não tem a menor ideia, recomendo que assista aos vídeos que coloquei neste artigo. Cada um mostra um pouco de cada atividade e do dia a dia de cada profissão.

Escolha com cuidado. Possivelmente esse freela pode se tornar a sua profissão.

  • Estude muito

Depois de escolher, está na hora de encontrar os melhores fóruns, canais do YouTube e blogs sobre o assunto. Estude muito. E se ficar chato, repense a sua escolha. Estudar o que ama não deve ser algo ruim nunca.

  • Pratique mais ainda

Depois de adquirir muita teoria. Comece a praticar. E você pode fazer isso no mercado. Ofereça seus serviços gratuitamente a empresas de amigos primeiro e vá aprendendo os desafios da prática diária.

  • Tenha um portifólio online

Com tudo o que aprendeu, desenvolva projetos próprios e documente isso em um portifólio online. Isso pode ser feito em um blog comum.

  • Divulgue o seu trabalho

É bem simples. Poste tudo que aprender nas redes sociais como Facebook, YouTube, Twitter, Whatsapp e Linkedin para isso.

Uma ótima ideia é desenvolver uma carta de apresentação e enviá-la para empresas mostrando o seu trabalho e como você pode ajudá-la com seus serviços.

  • Cadastre-se em todos os sites de freelancers
  • Consiga clientes

Conseguir clientes é bem fácil depois de um tempo. O desafio estará em mantê-los e também em organizar a sua vida para atender muitas empresas ao mesmo tempo.

  • Dê o melhor de si

A qualidade deve se tornar a sua obsessão. Então não pare de estudar e aprimorar os seus conhecimentos da área nunca.


Conclusão sobre como ganhar dinheiro como freelancer

ganhar dinheiro como freelance simples
Você precisa ser o melhor profissional. Então, continue estudando! Foto: Shutter Stock.

Ganhar dinheiro como freelancer não deve ser a sua prioridade. Isso será bem simples depois que você desenvolver alguma habilidade digital.

O grande problema está no compromisso com entregas e profissionalismo como citei há pouco. Eu costumo contratar freelancers em oportunidades de freela nos meus projetos digitais.

Então confesso que já tive experiências horríveis com profissionais que inclusive roubaram meu dinheiro e não fizeram as suas entregas.

Você pode pensar que é só comigo, mas tenho relatos de muitos amigos empresários que também passaram por situações parecidas. É o famoso sequestro de trabalho. Quando o “freelancer” não quer entregar se você não pagar a mais do combinado e etc.

Enfim, para sobreviver como freelancer você deve ser o melhor profissional da sua área. Ao ponto de ser chamado para prestar consultoria, como estou atuando agora.

Então a minha principal dica para ganhar dinheiro como freelancer é:

Se torne o melhor freelancer possível da sua área

Quando você conseguir isso, as empresas que irão atrás de você e concorrerão pela sua mão de obra. Espero ter sido útil com este artigo. Agradeço o seu tempo se leu até aqui.

Caso tenha ficado com qualquer tipo de dúvida ou quer elogiar ou até mesmo criticar o texto, por favor comente. A sua opinião é muito importante para mim e me ajuda a melhorar cada vez mais os meus textos.

Até a próxima!

Deixe uma resposta
    • Oi Ana!

      O começo é aprender novas habilidades para o trabalho online, o mais difícil você já sabe, que é o how to… basta agora aprender as técnicas de marketing online para alavancar novos clientes, e isso você pode aprender no meu curso 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *