Facebook Business – Veja o que é, para que serve e como usar

Tempo de leitura: 13 minutos

O Facebook se tornou uma das maiores redes sociais do mundo, e através da sua versão comercial que é o Facebook Business ele se tornou uma ótima ferramenta para vendas. 

Com as funcionalidades que o Facebook Business oferece, é possível gerenciar todas as suas campanhas e estratégias de marketing em um só lugar. Com ele também é possível acompanhar o desempenho de anúncios feitos na rede social e gerar relatórios.

Você sabia disso?! Hoje neste artigo vou te ensinar como criar uma página comercial e te dar detalhes e benefícios sobre o Facebook Business. 

E aí, você quer saber como usar o Facebook Business e potencializar suas vendas?! Então continue nessa leitura comigo que você vai descobrir.

O que é Facebook Business

O Facebook Business é a versão comercial da rede social (Facebook), geralmente ele é recomendado para quem tem um negócio ou marca e deseja divulgar na rede social.

Através da plataforma é possível administrar anúncios e também perfis diferentes no Facebook. Com o Facebook Business também é possível gerar relatórios personalizados, conferir e responder mensagens do público nas suas páginas, e com isso, não será necessário entrar e sair de perfis diferentes.

Se a sua conta estiver vinculada ao Instagram, também será possível gerenciar o seu perfil pelo Facebook Business, pois o Instagram também pertence ao Facebook. Você sabia disso? Em 2012, o Facebook adquiriu o Instagram por um bilhão de dólares.

Então, sendo bem específico, o Facebook Business atua como uma plataforma de gerenciamento de atividades de marketing e publicidade de uma empresa.

O Facebook Business passou a ser o foco de negócios, tanto físicos quanto online, ou seja, empresas e negócios que desejam divulgar e vender seus produtos/serviços e conquistar novos clientes usam essa ferramenta.

O Gerenciador de Negócios tem várias utilidades para a página comercial, como:

  • Criador de Públicos;
  • Central de Criativos;
  • Regras Automatizadas;
  • Relatórios de Anúncios;
  • Gerenciador de Eventos;
  • Gerenciador de Anúncio.

A plataforma ainda pode executar uma série de funções, como: 

  • Permitir o acesso aos fornecedores, agências e parceiros aos anúncios e também a página, sem entregar a propriedade dos ativos;
  • Possui um local central para rastrear os anúncios do Facebook, fornecendo relatórios detalhados;
  • Mantém as atividades comerciais separadas de perfil pessoal, para que você não precise se preocupar em postar no lugar errado.

O Facebook Business está sempre passando por aperfeiçoamentos, são vários os recursos que ajudam a organizar, impulsionar e realizar ações na conta comercial no Facebook, e se você quer conhecer melhor essas funcionalidades da ferramenta, continue nessa leitura para descobrir.

Mas como usar o Facebook Business?

Antes de dizer como usar o Facebook Business é importante ressaltar que a ferramenta é disponibilizada gratuitamente para qualquer pessoa que se cadastrar na plataforma.

Então vamos lá! Para começar a usar a ferramenta acesse Facebook Business Suite, e lá estarão disponíveis diversas ferramentas. A seguir veja algumas delas: 

1- Gerenciador de Negócios

Com Gerenciador de Negócios é possível  gerenciar e controlar diferentes contas do Facebook e Instagram, controlar listas de público e catálogos em apenas um local. Com ele também, será possível atribuir  níveis de acessos para os colaboradores, determinar funções específicas e definir as formas de pagamento dos anúncios.

2- Gerenciador de Anúncios

O gerenciador de anúncios permite criar e gerenciar os anúncios no Facebook. Com essa ferramenta é possível desenvolver várias campanhas ao mesmo tempo e também verificar o desempenho de cada uma delas, podendo com isso atribuir diferentes modalidades de orçamento. 

Com a ferramenta também é possível explorar vários tipos de formato de publicação nas campanhas.

Quer aprender como fazer criativos para anúncios no Facebook Ads que convertam? Então acesse o conteúdo: Criativos para Anúncios no Facebook Ads – Como Fazer?

3- Business Suite

O Business Suite faz o gerenciamento de todas as contas em um só local, com essa ferramenta é possível ter uma visão geral do perfil, agendas, publicações, acessar diferentes caixas de entrada, etc.

4- Gerenciador de Eventos

O gerenciador de eventos mostra quais são os aplicativos que estão associados à sua conta, além disso, ele também mostra como está a atividade executada por cada um deles. Com ele também é possível verificar os eventos que aconteceram e as tarefas que estão sendo realizadas.

Quais são as vantagens do Facebook Business

O Facebook Business oferece muitos benefícios aos negócios que decidem usá-lo. Quer saber quais são esses benefícios? Então continue nessa leitura comigo e veja logo a seguir:

1- Presença online 

Manter uma presença online no Facebook, que é uma das maiores redes sociais do mundo, é muito importante, porque com ele é possível se aproximar de milhões de usuários, ou seja, sendo bem claro, com a rede social é possível que o seu produto chegue a pessoas que jamais o veriam em outros locais.

Através do Facebook Business, é possível deixar registrado informações básicas sobre o seu negócio, e com isso, caso algum usuário queira entrar em contato, terá acesso a essas informações facilitando assim contanto. Portanto mantenha sempre suas informações de contato (telefone e e-mail) sempre atualizadas.

2- Maior credibilidade

Como mencionei acima, ter presença online é fundamental para que os usuários se lembrem do seu negócio e possam interagir com a sua marca. Através do Facebook Business é possível fazer isso de uma maneira mais profissional, garantindo maior credibilidade ao seu negócio.

3- Aumentar o tráfego do site

O crescimento orgânico de uma página é uma das melhores formas de crescimento. O crescimento orgânico é um formato de baixo investimento e com retorno alto.

Divulgar um conteúdo do seu site, no Facebook, por exemplo, pode aumentar as chances de ranquear a página. Afinal, fazendo isso mais pessoas vão visitá-lo, mostrando assim aos buscadores que aquele é um conteúdo de valor.

Quer aprender como usar ferramentas de palavras-chave para ter o melhor posicionamento nos mecanismos de busca? Então acesse o conteúdo: Ferramentas de Palavras-Chave: Como Encontrar Palavras que Ranqueiam

4- Atendimento ao cliente

Hoje em dia, o atendimento ao cliente é muito importante para as empresas, esse tipo de serviço vai muito além do SAC ou FAQ, o atendimento ao cliente deve ser ágil, buscando sempre o sucesso do cliente, afinal, muitos consumidores utilizam essa ferramenta para se comunicar com as empresas.

Através do Facebook Business, além dos relatórios de audiência ele também permite responder às mensagens enviadas por usuários da rede, com isso ao usá-lo será possível prestar um atendimento melhor, mais ágil, e oferecer o melhor para o cliente.

5- Estratégia de baixo custo

Se excluirmos a parte de anúncios pagos das redes sociais, se você usar o Facebook Business, também vai conseguir alcançar clientes, basta trabalhar as estratégias da maneira certa. 

A estratégia de visita orgânica não é a única que apresenta um baixo valor de investimento. O uso do Facebook Business é gratuito, portanto, caso você não tenha verba de imediato para investir em anúncios,  ele ainda será útil para o seu negócio.

6- Relatórios de audiência

Fazer a análise de métricas e indicadores é um fator importante para qualquer empresa. Nas estratégias de redes sociais, esses fatores nunca devem ser deixados de lado.

Ao usar o Facebook Business você poderá  ter acesso a muitas informações importantes pelo Facebook Insights, através dessas informações, será possível saber qual o horário em que o público mais interage com a sua página, quais métricas de desempenho e também o engajamento.

7- Segmentação fala suas campanhas para públicos específicos

Uma das vantagens de anúncios pagos gerenciados pelo Facebook Business é a possibilidade de segmentação que ele apresenta.

Através do Facebook Business, além de vários tipos possíveis de anúncio e formas de organizar o orçamento, também é possível fazer uma seleção de quem será impactado por aquela divulgação.

Existem dois grupos principais de segmentação, veja a seguir quais são esses grupos:

1- Segmentação por público-alvo

Na segmentação por público-alvo é possível escolher quem serão as pessoas impactadas pelo anúncio. Aqui é possível optar por páginas que as pessoas curtem, interesses, hábitos, profissão e pessoas que já interagiram com a sua página, etc.

2- Segmentações por conteúdo

Na segmentação por conteúdo, o anúncio vai direcionado para as pessoas que interagiram com temas e conteúdos específicos.

Como criar uma conta no Facebook Business comercial 

Até aqui, você já sabe o que é Facebook Business e quais são suas vantagens. Agora vou te ensinar como criar uma conta comercial na plataforma. 

Continue a leitura para descobrir em um passo a passo como criar uma conta comercial no Facebook Business:

PASSO 1: Acesse o site do Facebook Business e clique em “Criar uma conta empresarial”;

PASSO 2: Após clicar em  criar uma conta empresarial, digite o nome da sua empresa e clique em “Avançar”;

PASSO 3: Depois, insira suas informações de contato e clique em “Criar”;

PASSO 4: Após clicar em criar, basta confirmar as informações;

PASSO 5: Pronto! Agora você já criou uma conta no Facebook Business, basta acessá-la.

Configurações importantes do Facebook Business

Agora que você já sabe o que é o Facebook Business, qual a sua importância, e como criar uma conta, vou te passar quais são as principais ferramentas que a plataforma oferece para o seu negócio.  

Para isso você vai precisar saber como mexer nas configurações da plataforma. 

Veja a seguir como, em um passo a passo:

PASSO 1– Para iniciar, clique em “Configurações” no canto inferior esquerdo da tela;

PASSO 2– Após clicar em “Configurações” clique em “Mais configurações do negócio”;

Após entrar em “Mais configurações do negócio” você vai poder começar a adicionar pessoas e administradores na sua conta. Quer saber como? Então veja o passo a passo a seguir:

Para inserir pessoas e novos administradores em sua conta siga o passo a passo:

PASSO 1:  Clique em “Pessoas” > “Adicionar Pessoas”; 

PASSO 2: Depois, insira os e-mails dos novos usuários e atribua a função empresarial, feito isso clique em “Avançar”;

PASSO 3: Agora configure as preferências, clique em “Enviar convites” e pronto!

Para inserir contas de anúncios na sua conta siga o passo a passo:

  • Clique em “Contas” > “Contas de anúncios” > “Adicionar”.

Para adicionar páginas na sua conta, siga o passo a passo:

  • Clique em “Contas” > “Páginas” > “Adicionar uma página”.

Para vincular sua conta no Instagram e no Whatsapp, siga o passo a passo: 

  •  Clique em “Contas” > “Conta do Instagram” > “Adicionar”. Depois, clique em “Conta do WhatsApp” > “Adicionar”.

Conclusão 

Hoje neste artigo, te contei o que é Facebook Business, como criar uma conta comercial e quais são os benefícios de usar essa ferramenta no seu negócio seguindo estratégias nas redes sociais. 

O Facebook Business é a versão comercial do Facebook, geralmente é recomendado para quem tem um negócio ou marca e deseja divulgar na rede social.

O Facebook Business está sempre passando por aperfeiçoamentos, são vários os recursos que ajudam a organizar, impulsionar e realizar ações na conta comercial no Facebook, e hoje te passei tudo aqui nesse artigo.

Espero que tenha gostado desse conteúdo e que tenha aumentado seu conhecimento sobre o Facebook Business.

Se ficou com alguma dúvida pode deixar nos comentários. Então ficamos por aqui! Te espero na próxima.

Quer aprender a trabalhar com Marketing Digital e não sabe por onde começar? Eu tenho um guia completo que poderá te ajudar: Como Trabalhar com Marketing Digital? [Guia Completo]


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *