Impressões no Instagram: O que São e Como Analisar

Tempo de leitura: 8 minutos

Se você quer ganhar dinheiro no Instagram, saiba disso!

Você sabia que as impressões no Instagram podem interferir nos seus resultados, dentro da plataforma?

Mesmo não estando diretamente ligada aos resultados, essa métrica pode te indicar o melhor caminho a seguir.

Acompanhe a leitura e entenda o que são impressões no Instagram e como elas podem te ajudar na sua estratégia.

O Que São Métricas De Vaidade?

Impressões no Instagram é considerada uma métrica de vaidade?

As impressões do Instagram são consideradas métricas de vaidade, pois elas não geram vendas.

Porém, mesmo que as impressões não coloquem dinheiro no seu bolso, de forma direta, elas são muito importantes para te ajudar a direcionar a sua estratégia, para aumentar as suas conversões.

Saber o número de seguidores e de likes nas redes sociais não vai gerar resultados para o seu negócio e, por isso, essas impressões são consideradas métricas de vaidade, embora você já tenha entendido sua importância.

Na verdade, se você for avaliar apenas essas métricas, de forma isolada, não faz diferença nas conversões. 

Porém, se elas forem avaliadas, juntamente com outros indicadores, te darão uma visão clara de como está o desempenho do seu negócio, como um todo.

O Que São Impressões No Instagram?

Impressões no Instagram é o número de vezes que a sua publicação foi visualizada.

Não importa se o mesmo usuário visualizou a publicação várias vezes, todas elas serão contabilizadas. 

Para conseguir ter acesso às métricas de impressão, o seu perfil precisa ser comercial. Então, se a sua conta ainda é pessoal, não perca mais tempo, mude agora mesmo para conta comercial. 

Aqui no blog temos um passo a passo para você fazer isso. 

Tendo acesso às impressões do Instagram você também consegue saber se a plataforma está entregando para o seu público o conteúdo que você publica.

Então, mesmo que as impressões do Instagram não gerem conversões, elas te ajudam a tomar as ações ideais para aumentar o alcance e entregar mais conteúdo para as pessoas certas e, dessa forma, gerar mais tráfego.

E, quanto mais tráfego, mais conversões você consegue gerar para o seu negócio online. 

Você pode visualizar as impressões do seu perfil como um todo ou, se preferir, você pode analisar as impressões de cada conteúdo que você compartilhou.

Quais Os Tipos De Impressões?

O Instagram exibe métricas de impressões em 4 locais diferentes:

O Que Interfere Nas Impressões Do Instagram?

Alguns detalhes podem interferir nas impressões do Instagram, de maneira positiva ou negativa. Entenda.

Se você não seguir as boas práticas e otimizar o seu conteúdo para o algoritmo da rede social, dificilmente ele será entregue para o número de pessoas que você pretende alcançar.

O contrário também é válido. Se você criar um conteúdo de forma estratégica, o seu alcance será maior.

Entenda melhor cada métrica. 

Impressões

Essa métrica mostra a quantidade de vezes que uma publicação (ou perfil) foi visualizada em um período de tempo.

Visualizações

As visualizações é a métrica que mostra a quantidade de vezes que o seu conteúdo foi visto.

Essa métrica serve apenas para vídeos e stories.

No caso de vídeos, cada visualização é contabilizada a partir dos 3 segundos de exibição.

Já os stories, o primeiro segundo já é válido.

Hashtags

Usar hashtags de forma estratégica pode aumentar o número de impressões.

Isso porque, os usuários do Instagram podem tanto seguir outros perfis, como podem seguir as hashtags.

Por isso, usar essa estratégia em seu perfil pode aumentar as impressões do Instagram e também o seu alcance.

Anúncios

Os anúncios são um excelente recurso para aumentar todas as métricas. 

Porém, nesse caso, ter um número grande de impressões é algo ruim, pois o ideal é que os seguidores não precisem visualizar seu anúncio várias vezes para decidir pela compra.

Ou seja, quanto menor for o número de impressões nos anúncios, melhor será para as conversões.

Alcance

O alcance é o número de perfis que visualizaram suas publicações.

Ou seja, mesmo que um perfil tenha visualizado a sua publicação 4 vezes, o Instagram vai mostrar apenas um alcance.

Então, o resultado seria: 4 impressões e 1 alcance.

Se as métricas mostram um número alto de impressões, mas com pouco alcance, significa que o seu conteúdo é interessante, mas que precisa atrair novos usuários.

Para atrair mais usuários para dentro do seu perfil, você precisa crescer sua conta no Instagram.

E a melhor forma de fazer isso é apostar nas hashtags e investir em conteúdo compartilhável.

Assim, seus seguidores não apenas irão consumir seu conteúdo, como irão te ajudar a impulsionar o seu alcance, compartilhando as suas publicações com os amigos.

Como Visualizar O Número De Impressões No Instagram?

Para ter acesso às métricas de impressões no Instagram, você precisa ter uma conta comercial e ir até o Instagram Insights.

Lá, você encontra informações detalhadas sobre o desempenho da sua conta e também do conteúdo que você publica no Instagram, durante um período determinado.

Veja como visualizar o número de impressões no Instagram.

Perfil

Na tela inicial do seu perfil, toque nos 3 tracinhos, no canto superior direito. 

Toque na opção “Insights” e determine o período que será analisado (últimos 7, 14, 30 dias…) e clique em “Atualizar”.

Depois, toque em “Contas alcançadas” e aguarde, pois o Instagram vai mostrar as impressões do período que você definiu, inclusive comparando com um período anterior.

Feed

Em “Insights”, vá até “Conteúdo que você compartilhou”. 

Escolha um tipo de publicação, selecione a métrica que deseja analisar e em qual período.

O Instagram vai exibir as métricas de impressão para cada publicação do seu feed.

Stories

Ainda em “Conteúdo que você compartilhou”, escolha a opção “Stories”. 

Selecione a métrica “Impressões” no primeiro botão, depois, escolha o período que você quer analisar, tocando no segundo botão.

IGTV

Em “Conteúdo que você compartilhou”, vá até “Tipo de publicação” e selecione a opção “vídeos”.

Aguarde as impressões do Instagram que aparecerão na sua tela.

Ao notar que algumas publicações não geraram muito alcance, faça mudanças, invista mais em conteúdos que impactaram mais pessoas.

Conclusão

Para que você consiga elaborar e aplicar uma estratégia de marketing eficiente, o Instagram fornece o número de impressões e todas as outras métricas que você conferiu neste artigo.

Acompanhe essas métricas e vá fazendo melhorias constantes nas publicações da sua conta, de acordo com os resultados exibidos nas métricas.

Lembre-se de que não se trata apenas de conseguir informações de sua conta, mas do que você pode fazer com elas para alcançar seus objetivos.

Quer aprender mais sobre como vender no Instagram e em outros canais, através da criação de um negócio online altamente lucrativo?

Venha assistir ao WEBINÁRIO GRATUITO, onde você vai aprender exatamente o que eu fiz para faturar múltiplos dígitos com um negócio a prova de crises.

Clique aqui e reserve sua vaga agora mesmo, pois são limitadas.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *