Tempo de leitura: 11 minutos
Com tantas transformações digitais, no marketing não seria diferente, e também vai sofrer mudanças em sua roupagem frequentemente, dessa maneira, vão surgir novos termos e novos conceitos de se fazer marketing digital e de empreender.
Talvez você já tenha ouvido falar em growth hacking, mas você conhece o growth marketing?
O growth hacking é uma estratégia que pode ser a chave para um crescimento mais ágil e eficaz para sua empresa.
Basicamente ele é uma metodologia que promete atuar no crescimento de negócios que desejam crescer rapidamente.
Então, se a sua empresa se encaixa nessas características, esse artigo é para você! Vem comigo nessa leitura e entenda como o Growth Marketing funciona.
Nas vendas o Growth Marketing está focado em crescimento e não apenas em como vender, ou seja, está focado não apenas nas vendas, mas também em fidelizar clientes.
Então podemos dizer que o marketing de crescimento é uma ramificação do growth hacking, a diferença entre eles é que o growth marketing não é voltado para experimentação e o growth hacking sim. Basicamente ele está mais focado em crescimento acelerado, em aquisição e retenção.
O Growth Marketing é uma estratégia de marketing que poderá trazer novos clientes. Essa estratégia envolve os clientes de forma consistente e depois os transforma em consumidores de longo prazo e até mesmo promotores de seu negócio.
O Growth Hacking é um aspecto importante do Growth Marketing, ele desempenha uma papel muito importante no Growth Marketing porém não se trata da estratégia como um todo.
Growth Hacking é importante no Growth Marketing porque é necessário tentar novas ofertas regularmente para atrair novos clientes.
Porém é importante ressaltar que existem diferenças entre o Growth Hacking e o Growth Marketing. Veja a seguir quais são essas diferenças:
1- Growth Hacking – Busca por resultados imediatos: concentra-se nos resultados imediatos.
2- Growth Marketing – Busca por resultados a longo prazo: Aposta em resultados a longo prazo.
Bom, se você chegou até aqui, provavelmente deve estar se perguntando se existe diferença entre o Marketing Tradicional e o Growth Marketing. E a resposta para essa pergunta é sim, existe! A seguir detalhei para você quais são essas diferenças. Confira:
O Growth Marketing tem o objetivo de gerar crescimento exponencial. Ele atua com hipóteses e testes científicos, estando presente em todos os canais de marketing.
O Marketing Tradicional é bem diferente do Growth Marketing, ele tem o objetivo de gerar vendas, e atua em cima de práticas já comprovadas do mercado.
Ele usa somente os canais de marketing mais tradicionais, como por exemplo a televisão, o jornal e o rádio. Seus principais parceiros geralmente são profissionais criativos da comunicação.
As principais vantagens de trabalhar com essa estratégia (growth marketing) estão:
Você conhece o funil de vendas do inbound marketing? Essa estrutura começou a ser utilizada dentro do marketing de conteúdo, e com ela, é possível mapear a jornada do cliente e assim conseguir definir os conteúdos mais adequados para cada um deles na hora ou momentos certos.
Porém, o funil pirata do growth marketing é diferente do funil de vendas tradicional. veja a seguir quais são as diferenças:
Um funil de vendas tradicional funciona da seguinte maneira:
O funil pirata do Growth marketing é focado em uma jornada do consumidor mais abrangente, incerta e disruptiva.
Ele possui 5 etapas, veja a seguir como como ele funciona:
Acredito que você tenha notado que o funil growth trabalha principalmente com a finalidade de manter os usuários ativos, estimulando o marketing boca a boca, diferentemente do funil de vendas tradicional, que foca mais nas vendas do produto e do serviço.
Veja a seguir algumas dicas e passos que você deverá seguir para implementar uma estratégia de Growth Marketing de sucesso. Confira:
1- Identifique o seu público-alvo;
2- Conheça os seus potenciais clientes;
3- Selecione cuidadosamente suas plataformas (Facebook,Twitter, YouTube, Linkedin, Pinterest e Instagram);
4- Crie o conteúdo certo;
5- Teste regularmente os resultados para mensurar e melhorar o ROI.
Para trabalhar com Growth Marketing será necessário usar algumas ferramentas. Isso porque um profissional de Growth deverá gerenciar diversos processos ao mesmo tempo, inclusive ele vai precisar da ajuda de dados para fazer suas análises e seus testes a/b.
Então, pensando nisso, separei 5 ferramentas que serão essenciais para quem trabalha ou deseja trabalhar com growth marketing. Confira logo a seguir:
1- Google Analytics: Esse sistema de análise do Google vai permitir o monitoramento do tráfego do seu site. É uma ferramenta muito utilizada também no marketing digital;
2- Google Tag Manager: O growth marketing está sempre focado em analisar detalhes de uma campanha, por isso, o Tag Manager é essencial para esses profissionais, porque proporciona um aprofundamento maior nas métricas;
3– Pesquisa NPS: O Net Promoter Score( NPS) é uma ferramenta indispensável no Growth Marketing, essa métrica mede o nível de satisfação dos clientes, sendo essencial para saber o potencial de retenção de um lead;
4- Hotjar: O Hotjar é uma ferramenta de experiência do usuário que realiza pesquisas, faz mapas de calor, visualiza gravações de navegação, dentre outras funções;
5- Análises Cohort: Essa também é uma ferramenta de growth marketing que faz a análise de aquisição de clientes baseada em períodos de entrada.
O growth marketing foi criado para suprir as necessidades específicas de negócios que costumam ser mais inovadores, negócios que buscam altas taxas de crescimento. Ele nem sempre será adequado para todas as empresas, porém, todos poderão aprender com os seus processos.
Para finalizar separei algumas dicas com técnicas que grandes experts em growth marketing sabem. A seguir, confira as melhores recomendações do ramo para você!
Aplicar o growth marketing é uma tarefa que vai demandar uma atenção constante e o seu sucesso vai depender de uma boa atualização.Então a primeira dica é para você pensar a longo prazo! Planeje-se! Porém, no seu planejamento, será preciso reservar espaços para ações que aproveitem as tendências e oportunidades. Portanto esteja sempre pronto(a)!
O atendimento ao cliente é essencial para o crescimento da sua marca, e todos sabem disso! A verdade é que, de uma maneira geral, é sempre possível aprimorar e melhorar suas técnicas.
A dica aqui é para que você acompanhe o seu público-alvo através de pesquisas em redes sociais, por exemplo, essa é uma maneira de detectar oportunidades e até mesmo ameaças que podem cercar a sua comunidade.
Use fatos comprovados nas suas ações. Dentro da sua estratégia de growth marketing, informações serão promissoras.
Utilize fatos comprovados nas suas ações, essa é uma forma de ter resultados mais assertivos e, consequentemente, ter um retorno sobre o investimento de maneira rápida e efetiva.
A jornada de compra não é algo definitivo, afinal, processos mudam, principalmente quando novos clientes estão chegando. Portanto, é importante entender as demandas desse novo público, essa é uma estratégia de marketing que vai garantir que você consiga oferecer o necessário para possíveis prospects.
Acompanhar a social media dos seus concorrentes é uma maneira de atualizar a sua própria estratégia. Fique longe das cópias, mas use a experiência de quem já aprendeu algo para aprimorar os seus processos.
Hoje te passei informações valiosas sobre uma estratégia que está revolucionando as estratégias de vendas, o growth marketing ou marketing de crescimento.
Essa estratégia visa o crescimento das empresas e já conquistou a atenção de diversas startups, sendo uma ótima opção para quem deseja inovar.
Você viu que o Marketing tradicional é bem diferente do Growth Marketing, ele tem o objetivo de gerar vendas, já o Growth Marketing está focado em crescimento.
E aí gostou das informações? Espero que sim! Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários e te espero na próxima.
!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0'; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script', 'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js'); fbq('init', '247894469759357'); fbq('init', '2037891406411924'); fbq('init', '297399338896886'); fbq('track', 'PageView');
// Google Analytics var googleIds = ["UA-35072726-20"];
window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.gtag = window.gtag || function() { window.dataLayer.push(arguments); }; window.gtag("js", new Date());
var gtagScriptExists = false;
var validIdStructure = new RegExp(/(AW|DC|UA)-[0-9]{8,}(-[0-9]{1,})?/);
for (var i = 0; i < googleIds.length; i++) {
var gtagId = googleIds[i];
var idIsValid =
typeof gtagId === "string" && gtagId.match(validIdStructure);
if (idIsValid) {
window.gtag("config", gtagId);
if (!gtagScriptExists) {
var script = document.createElement("script");
script.type = "text/javascript";
script.async = true;
script.src = "//www.googletagmanager.com/gtag/js?id=" + gtagId;
document.getElementsByTagName("head")[0].appendChild(script);
gtagScriptExists = true;
}
}
}
}(), la = !0)
}, !0);
source
No dinâmico cenário empresarial atual, a proteção da propriedade intelectual é mais do que uma…
Como ganhar dinheiro com Marketing Multinível, saiba como ganhar dinheiro com o melhor sistema de…
TikTok é um serviço de rede social de compartilhamento de vídeo que está disponível nos…
Neste artigo vamos explorar tudo sobreo Dropshipping uma estratégia inovadora que tem conquistado cada vez…
Sites de inteligência artificial estão a cada dia mais populares eles estão cada vez mais demonstrando…
Hoje em dia uma estratégia essencial no empreendedorismo é a criação de um Produto Mínimo…
This website uses cookies.