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Hoje em dia uma estratégia essencial no empreendedorismo é a criação de um Produto Mínimo Viável (MVP).
Mas você sabe o que é o Mínimo produto viável? Basicamente essa é uma abordagem que tem como foco desenvolver um produto ou serviço de forma rápida e econômica. Ele tem o objetivo de testar sua aceitação no mercado antes de você fazer algum investimento.
Hoje neste artigo, vou falar sobre o que é um mínimo produto viável, qual é o seu principal objetivo, as vantagens de sua elaboração, quais são os tipos de MVP. Além disso, vou dar um passo a passo para construir um.
E aí, você quer saber o que é um MVP? Então vem comigo nessa leitura e descubra tudo comigo. Confira logo a seguir.
O Mínimo Produto Viável ou MVP é uma versão simplificada de um produto ou de um serviço que foi lançado no mercado com o objetivo de validar sua proposta de valor juntamente aos usuários.
Basicamente ele possui funcionalidades essenciais para atender às necessidades básicas do cliente. Isso permite que a empresa teste sua aceitação, colete feedback e também valide sua viabilidade.
O objetivo de elaborar um mínimo produto viável é reduzir o risco e maximizar o aprendizado. Ao lançar um mínimo produto viável no mercado, o empreendedor está buscando validar suas hipóteses, aprendendo com a interação dos usuários com o seu produto ou serviço.
Com ele é possível obter um feedback valioso e identificar oportunidades de melhoria, podendo assim fazer ajustes antes de investir algum tipo de recurso no desenvolvimento do produto.
Ou seja, o MVP vai permitir uma abordagem mais orientada através de dados, ajudando assim a minimizar o desperdício de tempo e recursos.
Observação: MVP é a sigla que representa o Mínimo Produto Viável – em inglês, Minimum Viable Product.
Um dos exemplos mais conhecidos de MVPs é o do Facebook.
Antes de lançar a versão definitiva daquela que viria a se tornar a maior rede social do mundo, Mark Zuckerberg e sua equipe lançaram antes uma espécie de versão “beta”, que era mais restrita era um tipo de jogo de paquera chamado de Facemash.
Nele, eram apresentadas apenas 2 fotos e os estudantes escolhiam a que achavam mais bonita.
Levando em conta o que se tornou o Facebook e o que ele é atualmente, fica bem clara a sua evolução desde a época em que era apenas um MVP no ambiente universitário.
Fazer um mínimo produto viável pode trazer várias vantagens para empreendedores e empresas. A seguir,
fiz uma lista com alguns benefícios dessa estratégia. Veja:
Ao desenvolver um mínimo produto viável será possível economizar recursos, financeiros e tempo. Como o foco é criar apenas o mínimo necessário para testar a viabilidade do produto, os investimentos iniciais são reduzidos, diminuindo os riscos financeiros.
Um mínimo produto viável permite que a empresa teste sua ideia diretamente no mercado, coletando feedback de usuários reais. Dessa maneira será possível validar se o produto vai atender as necessidades e expectativas dos clientes, podendo evitar um investimentos desnecessários em produtos que não têm aceitação no mercado.
Com base no feedback dos usuários, a empresa poderá identificar pontos fortes e fracos do produto, com o mínimo produto viável é possível observar o comportamento do mercado e realizar melhorias iterativas de forma mais eficiente.
Se você tem a oportunidade de testar o produto em um estágio inicial, poderá identificar problemas e falhas rapidamente, antes de investir em um desenvolvimento completo, com o mínimo produto viável, você poderá evitar o retrabalho e custos extras no futuro.
Ao lançar um MVP, a empresa poderá acompanhar as reações do mercado e antecipar tendências. Isso permite que a empresa se posicione de maneira estratégica, podendo se adaptar às necessidades do mercado, podendo ganhar vantagem competitiva.
A seguir fiz mais uma lista para te ajudar no mínimo produto viável, mas agora, com dicas para te ensinar como fazer um Mínimo Produto Viável. Confira:
Antes de iniciar o processo para criação do mínimo produto viável, é importante que você defina qual é o objetivo do produto ou serviço que você deseja validar. Portanto, identifique as hipóteses que você quer testar e estabeleça métricas para medir o sucesso do mínimo produto viável.
É importante que antes de você criar um mínimo produto viável, que você realize uma pesquisa de mercado para poder entender o contexto em que seu produto será inserido. Portanto, identifique o perfil do seu público-alvo e quais são as suas necessidades, isso vai te ajudar a moldar o Mínimo produto viável de acordo com as expectativas dos usuários.
Identifique as funcionalidades mínimas necessárias para que o produto cumpra sua proposta de valor. Esteja focado nas principais tarefas que o produto deve desempenhar. Evite adicionar recursos difíceis e que não sejam essenciais nessa fase inicial.
Tendo base nas funcionalidades que você identificou, crie um protótipo básico do produto. Você pode fazer isso usando ferramentas de design ou prototipagem, como o Adobe XD ou até mesmo com um papel e caneta, o seu objetivo é ter uma representação visual das principais interações e fluxos do produto.
Faça testes com usuários reais para obter feedback sobre o protótipo, assim você vai conseguir observar como os usuários vão interagir com o produto podendo assim revelar insights valiosos sobre o produto ou serviço, permitindo que você realize melhorias, caso seja necessário.
Tendo base no feedback que você recebeu, faça alterações no protótipo, realize ajustes nas funcionalidades, nos fluxos de navegação e design com base nas sugestões dos usuários. É importante que você esteja focado nas melhorias que podem agregar valor e resolver problemas identificados.
Ao realizar melhorias no protótipo, desenvolva uma versão mínima funcional do produto. Nessa etapa, o seu objetivo deverá ser criar uma versão básica com funcionalidades essenciais, mas que também funcione de maneira simples e eficiente.
O conceito do mínimo produto viável sempre esteve ligado aos projetos das startups, ele foi aperfeiçoado por Eric Ries que lançou novas bases para o mínimo produto viável no livro em que apresentou o termo Lean Startup.
Na obra, o autor faz a definição do mínimo produto viável como a versão do produto que permite uma volta completa do ciclo construir, medir e aprender, com o mínimo de esforço e com o menor tempo de desenvolvimento.
Pense, de certa forma, se levarmos em conta que as startups, também são produtos em desenvolvimento, fica clara a relação entre os dois.
Mesmo que as Startups sejam um tipo de negócio em que a aceitação dos riscos é um pouco mais alta do que a média, não quer dizer que elas possam ser lançadas de forma irresponsável no mercado.
Com isso o mínimo produto viável, é o meio mais seguro para poder avaliar produtos e serviços. Podendo potencializar o lucro ao mesmo tempo em que os riscos são minimizados.
É importante ressaltar que startups são empresas financiadas por outros investidores, que esperam o retorno sobre seus investimentos. É um produto no momento minimamente viável em versão de testes, sendo uma maneira garantir que vale a pena investir em um negócio que está iniciando.
Dica para lançar o mínimo produto viável no mercado
O formato do mínimo produto viável, apesar de partir de uma mesma concepção, poderá aparecer em diferentes modalidades. Sempre de acordo com as necessidades da empresa ou do empreendedor.
É importante ressaltar que as características do produto e o valor de investimento inicial disponível são pontos que devem ser levados em conta na escolha do tipo do mínimo produto viável.
A seguir fiz uma lista com detalhes sobre os mais populares. Confira:
O protótipo é ideal para softwares e funcionalidades complexas, ele é um exemplar funcional da solução, entregue a um público selecionado para colher suas avaliações sobre os diferenciais e pontos a serem melhorados.
Por ser mais completo e se parecer com o produto final, esse tipo de mínimo produto viável costuma sair mais caro em relação à maioria dos demais.
Esse é um mínimo produto viável baseado nos testes A/B ( aqueles em que duas versões de uma solução são oferecidas simultaneamente) para poder comparar qual delas tem maior aceitação.
Com ele, quando o público acessar o site ou plataforma correspondente, será direcionado automaticamente para uma das duas versões.
O mínimo produto viável duplo vai exigir mais investimento do que o protótipo, já que ele implica na criação de 2 versões diferentes.
Essa é uma excelente ferramenta para customização e validação de uma função relevante do produto.
Esse mínimo produto viável tem um nome curioso e ele se refere à entrega da solução que é feita inicialmente por pessoas que atuam nos bastidores.
Ele é recomendado para serviços que envolvem a automatização, pois permite testes sem a contratação de softwares.
Então, em vez de oferecer uma versão automatizada, ele fornece um MVP no qual pessoas reais fazem o papel das máquinas.
Esse formato ganhou esse nome (Concierge) porque oferece uma solução personalizada para um pequeno grupo de consumidores. Ele serve para reforçar a ideia de um atendimento exclusivo.
O mínimo produto viável piecemeal é ideal para quem está com o orçamento baixo. Ele está concentrado em testes feitos através de plataformas gratuitas existentes.
A estratégia é tudo em um negócio e cada passo deve ser bem calculado para não haver riscos e ameaças que vêm de fora ou até mesmo de dentro da organização.
As startups que funcionam dessa maneira é o mínimo produto viável fumaça. Basicamente a “fumaça”, é um anúncio em canais de grande visibilidade.
Com ele é possível saber o quão interessado está o público nessa solução, ajudando a orientar no seu desenvolvimento e uma posterior divulgação.
Com base nas respostas obtidas, poderão ser obtidos feedbacks valiosos.
Dica: Busque inspiração em cases de sucesso de mínimo produto viável em sua área de atuação. É importante estudar como outras empresas utilizaram essa estratégia e quais foram os resultados alcançados.
A criação de um mínimo produto viável eficaz é um processo empenhado em validar uma ideia de produto ou serviço de forma ágil e econômica.
É importante ressaltar que o foco é aprender com os usuários e adaptar a uma solução de acordo com suas necessidades.
Utilize o mínimo produto viável como uma ferramenta estratégica para poder minimizar riscos, otimizar recursos e direcionar o desenvolvimento de um mínimo produto viável de sucesso.
Hoje neste artigo, você conheceu o Mínimo Produto Viável, e descobriu que ele é ferramenta importante para lançar soluções que entregam valor ao cliente.
Seguindo as dicas de hoje, tenho certeza que você já poderá começar a construir o seu mínimo produto viável e validar sua ideia junto ao público-alvo.
Espero que tenha gostado deste conteúdo. Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários e até a próxima.
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