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Aprenda como usar Ferramentas de palavras-chave para ter o melhor posicionamento nos mecanismos de busca.
Palavra-chave é um termo usado pelas pessoas em pesquisas feitas em buscadores, como por exemplo o Google. As pessoas usam as palavras-chaves para tirar suas dúvidas ou saber mais sobre um determinado assunto. Os termos usados como palavra-chave são compostos de uma única palavra, palavras juntas e frases maiores.
Quer ver o seu conteúdo na primeira posição do Google?
O segredo é usar as melhores palavras-chave e é isso que você vai ver aqui, neste artigo.
Você precisa entender o que o usuário está buscando quando
digita uma palavra no Google.
Mas é um grande erro achar que basta repetir a palavra-chave
diversas vezes durante o artigo e achar que vai ranquear.
É necessário saber usar as palavras-chave de maneira correta, para conseguir gerar muito tráfego para o seu blog, aumentando as chances de alcançar a primeira posição nas pesquisas.
O que são Palavras-chave
As palavras-chave são o principal meio para realizar uma
pesquisa para encontrar um texto nos sites de buscas.
As palavras-chave também podem ser compostas (chamadas de
palavras-chave de cauda longa).
As palavras-chave facilitam a busca por uma resposta que o usuário deseja encontrar em algum site, através do Google ou de outro mecanismo de busca.
Uma estratégia de marketing digital bem elaborada, sempre leva em conta o que as pessoas estão pesquisando.
Pois mostra o interesse delas por um determinado assunto.
Quando o usuário digita uma frase ou uma única palavra no
Google, com a finalidade de encontrar uma resposta para a sua dúvida ou uma
solução para o seu problema, são as palavras-chaves que irão apontar as
melhores respostas, que serão exibidas.
O usuário não precisa digitar uma frase completa para que o
Google mostre as melhores respostas para ele.
Basta a palavra-chave principal ou algumas palavras soltas
para que o usuário encontre o que procura.
Mas, as palavras-chaves não servem apenas para os usuários,
elas também servem para os blogs e sites que desejam ser encontrados pelos
usuários como a melhor resposta.
Quando um site ou blog utiliza uma palavra-chave adequada
para o assunto escrito no texto, o Google reconhece que aquele conteúdo fala
exatamente sobre o que o usuário está buscando, através do termo pesquisado.
Portanto, se você souber escolher a palavra-chave ideal para
o seu conteúdo, ele será exibido como a melhor resposta para o usuário que
pesquisou aquele termo no Google.
O ideal é escrever o texto utilizando as palavras-chave
durante todo o conteúdo, de maneira natural, sem forçar, lembrando que, apesar
de querer “agradar” o Google, você está escrevendo para pessoas.
Pois é através do uso correto desses termos que o usuário
vai encontrar o seu conteúdo como solução para o problema que ele deseja
resolver, através de uma pesquisa no Google.
Como Escolher Palavras-chave
A seguir você vai descobrir como escolher as melhores palavras-chave.
Para escolher as melhores palavras-chave para serem usadas
em seu texto e, com isso, posicionar o seu conteúdo na primeira posição do
Google, é necessário que você leve em consideração alguns fatores muito
importantes, que são:
- Público-Alvo;
- Objetivo;
- Análise de concorrência;
- Volume de busca;
- Head tail e long tail;
- Dificuldade de ranqueamento;
- Intenção de compra da palavra-chave;
- CPC;
- Competição.
Público-Alvo (Persona)
Assim como é importante definir a persona para quem o seu
conteúdo será direcionado, também é essencial que as palavras-chave estejam
adequadas à persona, às necessidades e interesses dela.
Produzir um conteúdo direcionado a um público-alvo, utilizando as palavras-chave mais adequadas vai fazer com que ele apareça para os usuários nas primeiras posições dos resultados de busca.
Objetivo
Outra dica de como escolher as palavras-chave ideais para usar
em seu texto é lembrando de qual é o objetivo do conteúdo.
Se o seu conteúdo tiver, como objetivo, ensinar como gravar
um vídeo, as palavras-chave que você deve usar devem estar relacionadas com
esse tema.
Dessa forma, quando o usuário digita as palavras-chave que
você utilizou no decorrer do seu conteúdo, ele vai encontrá-lo como resposta.
Análise de concorrência
Outra forma de saber como escolher as melhores
palavras-chave para o seu conteúdo é analisando os seus concorrentes.
Você precisa identificar quais são as palavras-chave
utilizadas pelos concorrentes do seu nicho e trabalhar o seu conteúdo para que
ele supere a concorrência nas posições do Google.
Outra forma de analisar a concorrência, a fim de superá-la,
é através do monitoramento dos seus resultados orgânicos nos mecanismos de
busca, nas redes sociais…
Ferramentas como o SEMrush
e Ubbersugest são capazes de te
ajudar com essa análise, de maneira bem fácil e rápida.
Volume de busca
Volume de busca é o número de vezes que uma palavra-chave é
digitada para realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca.
Para descobrir o volume de buscas das palavras-chave
relacionadas ao seu nicho de mercado e identificar qual a melhor para você usar
em seu conteúdo, você pode utilizar ferramentas específicas.
Você vai poder conferir 7 ferramentas para palavras-chave
mais adiante, ainda neste artigo.
Head tail e long tail
As head tail e long tail são dois diferentes tipos de
palavras-chave.
Para saber como usá-las, de maneira correta, em seus textos,
é necessário conhecer as características de cada uma delas.
Head tail
Head tail é a palavra-chave de cauda curta, pois geralmente é
formada por apenas 1 ou 2 palavras para resumir todo o tema.
Essas palavras-chave devem resumir o que a sua marca representa,
para que, quando os termos utilizados em seu conteúdo forem digitados nos mecanismos
de buscas, a sua marca apareça como resposta.
O objetivo principal das palavras-chave de cauda curta é
resumir o conteúdo que está sendo pesquisado.
As principais características das palavras-chaves de cauda
curda são:
- Assunto mais generalizado;
- Público mais abrangente;
- Maior volume de busca (por serem mais simples de pesquisar);
- Maior concorrência;
- Maior dificuldade para ranquear.
Exemplo de palavra-chave de cauda curta:
Long tail
Long tail á a palavra-chave de cauda longa, pois ela é formada por mais de 2 palavras.
As palavras-chave de cauda longa são bem mais específicas e
são distribuídas ao longo do conteúdo para que quando o usuário realize uma
pesquisa através de uma frase completa, ele encontre o seu conteúdo como a
resposta mais específica.
As principais características das palavras-chaves de cauda
longa são:
- Assunto mais específico;
- Público bem menor;
- Menor volume de busca (por ser mais específico);
- Menor concorrência;
- Menor dificuldade para ranquear.
Exemplos de palavra-chave de cauda longa:
- Como gravar vídeos;
- Como gravar vídeos em casa;
- Como gravar vídeos com o celular…
Dificuldade de ranqueamento
A dificuldade que alguns empreendedores enfrentam para ranquear o seu conteúdo no Google está diretamente relacionada ao uso das palavras-chave erradas, mesmo utilizando as ferramentas certas.
Geralmente, o erro mais comum é o uso de palavras-chave com
um alto volume de busca e, por isso, muito concorrida.
Usar palavras-chave muito concorridas dificulta o
ranqueamento, principalmente para quem está apenas começando.
Em geral, isso acontece porque os produtores de conteúdo não
estão trabalhando com o SEO (Search Engine Optimization).
A solução seria começar a produzir conteúdo utilizando palavras-chave
menos concorridas e, aos poucos, passar a utilizar as palavras-chave de volume
de busca maior.
Intenção de compra da palavra-chave
De nada serve atrair um grande volume de tráfego para o seu
blog, se não existir conversão.
Não invista muito dinheiro em palavras-chave que apenas
atraia visitantes, mas que não está gerando clientes, pois isso seria um
desperdício.
O ideal é que você invista mais em palavras-chave que não
atraia tanto tráfego, mas que sejam capazes de converter visitantes em
clientes.
Dessa forma, é mais fácil converter e fidelizar clientes,
pois apesar de o volume de busca ser menor, a concorrência também é menor, o
que é um fator positivo para um negócio.
CPC
CPC significa Custo Por Clique. Como o próprio nome já diz,
ele é o valor cobrado por cada clique feito em seu anúncio.
A grande vantagem do CPC é que você será cobrado somente
pelos cliques, ou seja, você pode alcançar um grande volume de tráfego através
dos seus anúncios, mas, se somente uma pessoa clicar, você só pagará o valor de
um único clique.
E, quanto menor for o CPC, menos dinheiro você pagará.
Há 2 tipos de CPC:
- CPC Real;
- CPC Máximo.
CPC Real é um valor real que você paga por cada clique.
Esse valor real por cada clique pode variar, dependendo de
alguns fatores, como o volume de buscas, por exemplo.
Mas, você pode ajustar o valor a ser pago por cada clique,
para que eles fiquem com um valor fixo.
CPC Máximo é o valor máximo que você pode determinar para
pagar por cada clique.
Concorrência
O marketing de conteúdo possui grande concorrência e isso é um ponto muito importante na hora de escolher as palavras-chave.
Se você procurar conhecer a sua concorrência, realizar
pesquisas para identificar as palavras-chave que ela está usando para estar nas
primeiras posições do Google, vai descobrir o caminho das pedras.
Analisar a concorrência será mais um passo em direção à
primeira posição nos resultados de buscas.
As 7 melhores ferramentas de palavras-chave
Existem muitas ferramentas que foram criadas com o objetivo
de ajudar você a encontrar palavras-chaves.
Por isso, se mesmo com as dicas anteriores, você ainda tiver
dificuldade para encontrar as melhores palavras-chave para o seu texto, você
pode lançar mão dessas excelentes ferramentas.
Então, eu recomendo o uso de ferramentas que irão te ajudar a
escolher as palavras-chave mais adequadas para o seu conteúdo.
Essas 7
ferramentas de palavras-chave podem te ajudar a se posicionar na primeira
página do Google e ser encontrado por milhares de pessoas.
1 – Planejador de Palavras-Chave do Google
O Planejador de Palavras-Chave do Google é uma ferramenta gratuita do Google Ads.
Essa ferramenta pode ser utilizada tanto por quem já tem
experiência na área, quanto por quem ainda está começando.
É uma ferramenta que oferece sugestões de outras
palavras-chave relacionadas àquela que foi pesquisada.
Ela também oferece grupos de anúncios, mostra listas com palavras-chave relevantes e o desempenho dessa lista e ajuda você a escolher os lances e orçamentos competitivos para você usar em suas ações.
2 – Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta que vai te ajudar a identificar quais são os assuntos que os usuários estão pesquisando no mundo todo.
Quando um usuário pesquisa por uma palavra-chave específica,
o Google Trends cria um mapa para mostrar o crescimento do interesse por essa
palavra-chave, com o passar do tempo.
Além de mapear o crescimento do interesse dos usuários por
determinadas palavras-chave, essa ferramenta ainda mostra as pesquisas
relacionadas ao mesmo tema.
Outra vantagem que o Google Trends oferece para você é a de
mostrar resultados mais específicos, como:
- Período de tempo;
- Categorias;
- Localização geográfica;
- Locais em que foi feita a busca.
Com a ferramenta Google Trends, você também tem a opção de
fazer comparação de assuntos.
O Google Trends mostra quais são as palavras-chave que geram
mais buscas e, por esse motivo, certamente será uma boa escolha para o seu
conteúdo.
3 – Ubbersugest
O Ubbersugest é uma das mais eficientes ferramentas de pesquisa de palavras-chave.
Essa ferramenta mostra os resultados sem precisar estar
logado, o que é um ponto positivo.
Mesmo sendo uma ferramenta mais voltada para a pesquisa de
palavras-chave, ela também é bastante utilizada para descobrir nichos de
mercado, sugestões de palavras-chave do Google e fazer uma análise dessas
palavras-chave.
A ferramenta também mostra as tendências de busca,
posicionamento dos resultados e preço por lances.
Apesar de o Ubbersugest não fornecer os números, a ferramenta
fornece uma lista em ordem alfabética, com sugestões e suas variações.
Além disso, essa ferramenta gera algumas orientações para que
você crie um conteúdo mais fácil de ranquear.
4 – SemRush
O SemRush é uma ferramenta de palavras-chave que traz informações relevantes sobre o termo que o usuário pesquisou.
Além disso, ela te ajuda a identificar quais são os sites que
aparecem nos resultados das pesquisas do Google, de acordo com as
palavras-chave que você escolheu usar em seu conteúdo.
A ferramenta também filtra os resultados da busca por
palavras-chave em categorias e ainda mostra os termos relacionados.
Ela também aponta quem são os principais concorrentes e
quais sãos as palavras-chave que gera mais tráfego para os sites desses
concorrentes.
Outra função do SEMrush é a de possibilitar que você saiba em quais palavras-chave a sua concorrência está investindo, no Google Ads, além de saber também qual o valor investido e qual é o volume de tráfego que os concorrentes estão conquistando, nos resultados pagos e orgânicos.
5 – Keyword Tool
A keyword tool é uma ferramenta que gera sugestões de palavras-chave em ordem alfabética, em forma de frases, com palavras antes e depois das palavras-chaves que foram pesquisadas.
Essa é uma ferramenta que funciona em 83 idiomas e oferece 750
sugestões de palavras-chave em uma pesquisa.
É uma ferramenta simples de ser usada e não possui anúncios.
Além disso, a pesquisa é feita de maneira bem simples e
rápida, principalmente para pesquisas de palavras-chaves de cauda longa.
6 – WordStream
O WordStream é uma das ferramentas de palavras-chave mais utilizadas.
De acordo com a própria ferramenta, ela recebe mais de um
trilhão de pesquisas orgânicas, feitas por usuários que utilizam a ferramenta
até 30 vezes por dia.
A ferramenta WordStream mostra, em seus resultados,
palavras-chaves de cauda longa bem mais abrangentes do que o Planejador de
Palavras-Chave do Google.
Mas, essa ferramenta não é totalmente gratuita.
Se o usuário quiser obter informações sobre métricas
importantes como volume de pesquisa de um termo específico e informações sobre
os seus concorrentes, ele terá que utilizar a versão paga da ferramenta.
7 – Moz
A Moz é uma das maiores empresas especializadas em SEO (Search Engine Optimization).
Essa empresa possui uma ferramenta de SEO bastante completa,
chamada KWE (Keyword Explorer), que define palavras-chave.
O uso dessa ferramenta vai te ajudar a identificar as
melhores palavras-chave, filtrando e priorizando aquelas que são mais
importantes e mostra isso através de dados numéricos.
Outra função da ferramenta é mostrar métricas importantes
para você trabalhar o SEO do seu conteúdo.
Essa ferramenta se destaca das demais porque mostra quantas
vezes a palavra-chave da pesquisa foi mencionada em textos publicados
recentemente.
Dessa forma, será possível obter informações importantes,
como, por exemplo, saber o que as pessoas estão falando sobre o assunto
relacionado à palavra-chave que você vai usar, te dando a possibilidade de
produzir um conteúdo que supere o dos seus concorrentes.
Palavras-chave como estratégia de SEO
Veja agora como usar as palavras-chave para sua estratégia de SEO.
As palavras-chave são ótimas para serem usadas como estratégia de SEO (Search Engine Optimization), principalmente quando é feito um planejamento, em que é definida a melhor palavra-chave para ser usada no decorrer daquele conteúdo.
Esse planejamento envolve fatores como:
- Meta descrição;
- URL;
- SEO title;
- Title tag.
Meta descrição
A meta descrição é rápida descrição do seu texto, que
aparece para os mecanismos do Google.
Ela fica localizada abaixo do título e aparece na cor azul,
nos resultados de busca do Google.
É um tipo de resumo do conteúdo que você produziu, mas ela
precisa ser criada de maneira que desperte a curiosidade do usuário, para que
ele queira clicar para saber mais.
Para conseguir otimizar a sua meta descrição, o uso de
palavras-chave é imprescindível.
URL
Para utilizar as palavras-chave como estratégia de SEO na
URL do seu blog ou site, a URL precisa ter a palavra-chave.
Além disso, a URL também deve ser amigável, proporcionando
uma melhor experiência do usuário.
E você consegue isso através de um endereço simples e que
deixe claro do que o site ou blog se trata.
SEO title
A palavra-chave também deve estar no SEO title, que é aquele
título que aparece nos resultados de busca do Google.
O SEO title também aparece como título nos compartilhamentos
que os usuários fazem do seu conteúdo, nas redes sociais.
Title tag
O title tag é o título interno do seu conteúdo.
Para otimizar o title tag para SEO, utilizando a
palavra-chave, ela deve estar presente nele.
Enquanto o SEO title tem, como objetivo, conduzir o leitor
para dentro do site ou blog, deixando a página de busca, o objetivo do title
tag é manter o usuário dentro do site, com a finalidade de que ele leia todo o
seu conteúdo.
Infográfico | Como Escolher Palavras-chave
Conclusão
Neste artigo você viu que o uso correto das palavras-chave
pode fazer a sua marca ser encontrada por muitas pessoas.
Isso faz o seu negócio decolar, pois quanto melhor
posicionado estiver o seu conteúdo, maior a probabilidade de ele ser encontrado
pelos usuários que digitam o termo que você usou.
Agora que você já sabe que o uso das palavras-chave
adequadas faz com que o seu conteúdo seja encontrado nos mecanismos de busca e
que já conhece as 7 melhores ferramentas de palavras-chave, já pode começar a
utilizar essas ferramentas para encontrar as palavras-chaves mais adequadas
para usar em seus textos.
Mas é necessário que você se mantenha atualizado, pois,
muitas palavras-chaves ficam ultrapassadas e essa atualização pode ser crucial
para o sucesso do seu negócio, pois as palavras-chaves têm o poder de levar um
negócio ao sucesso ou ao fracasso.
Para que você se mantenha atualizado, faça melhorias em seu
conteúdo, mesmo que eles já estejam gerando bons resultados.
Procure atender às necessidades do seu público-alvo, focando
nas palavras-chaves certas, para otimizar o seu conteúdo.
Utilize as palavras-chave nos artigos do seu blog, nos
títulos e subtítulos, na descrição das imagens e na meta descrição.
Espero que este conteúdo tenha sido útil para você e que ele o ajude a direcionar o seu negócio até o topo.