Conteúdos para Instagram- Lista de Ideias [+BÔNUS]

Tempo de leitura: 19 minutos

Hoje em dia o Instagram é uma ferramenta muito poderosa para impulsionar vendas, mas para isso é muito importante saber divulgar promoções, interagir com o público, fazer lives e se manter constante na rede.

Saber criar conteúdos para o Instagram é imprescindível para aprimorar as estratégias de marketing digital nas redes sociais. O Instagram gera muitos benefícios para marcas que vão além de finalizar uma venda.

Bons conteúdos vão melhorar o engajamento e também melhorar a percepção da marca ajudando a alcançar autoridade e reconhecimento.

Não basta apenas fazer publicações, será preciso aplicar técnicas para criação de conteúdo bom e relevante.

Hoje neste post vou te ajudar através de algumas ideias para criar um com conteúdo para Instagram.

Se você quer começar a produzir conteúdos para o seu perfil do Instagram e não tem ideia de como fazer isso, esse post é para você! Aqui vou te passar algumas ideias de conteúdo para Instagram com sugestões  para o seu tipo nicho.

Quer saber como? Então vem comigo nessa leitura e descubra como criar bons conteúdos para Instagram.

Quais conteúdos devo postar no Instagram?

Saber o que postar no Instagram é uma tarefa fácil e bem simples! Mas para isso é importante ter boas práticas, como por exemplo conhecer as principais técnicas para a criação de bons conteúdos para Instagram.

Somente com técnicas para criação de conteúdo será possível conduzir os seguidores pelo funil de vendas LINK e criar uma jornada de compras eficiente.

Veja a seguir algumas dicas para criar um bom conteúdo para Instagram. Confira:

1- Grave Reels

Reels são como o TikTok, a sensação do momento. Reels tem a duração de 1 minuto, dessa forma devem ser dinâmicos e fáceis de consumir. Por ter uma duração curta, devem ser criativos e inusitados! Além disso, o algoritmo do Instagram colabora, e oferece uma entrega melhor do que em conteúdos como IG TV e feed.

Mas não se engane! Os Reels não servem somente para fazer as famosas dancinhas. Você pode explorar a ferramenta e usá-la a seu favor de diversas formas, inclusive em um conteúdo profissional.

2- Poste Stories todos os dias

Postar Stories todos os dias é fundamental, essa é a melhor maneira de você se aproximar do seu público. Hoje em dia, muitas pessoas não visualizam mais os posts do feed e consomem somente os posts dos Stories. 

3-  Abra caixas de perguntas

Essa é uma forma de oferecer um conteúdo mais direcionado para seus seguidores. As pessoas amam sentir que estão recebendo atenção. Por isso é importante responder alguma de suas dúvidas ou até mesmo solucionar algum problema.

Além disso,  quando você responde dúvidas relacionadas à sua área de atuação, você se estabelece como uma referência demonstrando autoridade.

4- Mostre os bastidores do seu trabalho

Esse é um conteúdo simples, mas que vai gerar aproximação e mostrar que tem muito trabalho envolvido no produto ou serviço que você oferece.

5. Faça memes que geram identificação

Memes têm a capacidade de gerar identificação e engajamento, então saiba aproveitá-los para trazer os internautas para o seu perfil.

Calendário de conteúdo para Instagram?

Pensando em te ajudar a distribuir ideias de conteúdo ao longo do mês, fiz esse tópico com algumas sugestões que podem servir para todos os nichos. Veja seguir dicas e sugestões para decidir de fato o que postar.

Mas antes de passar essa lista lembre-se de:

  • Selecionar um tema geral;
  • Solucionar alguma dor dos seus clientes;
  • Ensinar algo;
  • Mostrar os bastidores do seu trabalho.

Agora vamos as sugestões, veja a seguir:

1- Ideias de posts para nutricionistas

  • Barra de cereal é saudável?
  • Como ler uma tabela nutricional?
  • Como o corpo elimina gordura?
  • O que causa manchas brancas nas unhas?
  • Qual a diferença entre vegetariano e vegano?
  • A restrição ao sono aumenta a fome no dia seguinte?
  • Como regular o intestino preso?
  • O que é antioxidante?
  • Receita de suco saudável;
  • Receita de lanche saudável;
  • Receita de almoço saudável;
  • Receita de café da manhã saudável;
  • Receita de jantar saudável.

2- Ideias de posts para psicólogos

  • Como lidar com a ansiedade eo estresse no dia a dia;
  • 5 motivos pelos quais todo mundo deveria fazer terapia;
  • Técnicas para driblar a ansiedade;
  • Como identificar o que é um gatilho?
  • O que é auto sabotagem;
  • Benefícios da respiração diafragmática;
  • Como lidar com a procrastinação;
  • Como desenvolver o autocuidado;
  • O que fazer para driblar pensamentos ruins;
  • Como lidar com o excesso de informações?
  • Diferença entre pensamento, emoção e sentimento;
  • Como aprender a dizer não.

3- Ideias de posts para imobiliárias

  • X dicas para economizar energia elétrica no apartamento;
  • Diferença entre cheque caução e fiador de aluguel;
  • Imagens de imóvel para aluguel;
  • Centro x Bairro: qual é a melhor opção para você?
  • X pontos turísticos da cidade (nome da sua cidade);
  • Vantagens de investir em imóveis;
  • Vantagens de escolher uma casa com boa posição solar;
  • Como cultivar plantas em apartamentos.

4- Ideias de posts para dentistas

  • O que fazer quando o dente siso nasce durante o uso do aparelho?
  • Como funcionam implantes dentários;
  • Diferença entre facetas e lentes de contato dentais;
  • Motivos para fazer clareamento dental;
  • A importância de trocar a escova de dentes a cada três meses;
  • O que causa mau hálito?
  • Por que evitar pastas de carvão ativado?

5- Ideias de posts para profissionais de marketing digital

  • Novidades do mês do Instagram;
  • Qual o melhor horário para postar no Instagram?
  • Como aumentar o engajamento das postagens no Instagram;
  • Destaques importantes para ter no perfil;
  • Como criar conteúdos que geram autoridade;
  • Dicas de apps de produtividade
  • Como usar hashtags;
  • O que é SEO;
  • Como vender mais através da internet;
  • Como vender na internet sem ter um e commerce;
  • Erros que todo mundo comete ao começar a produzir conteúdo;
  • Dicas de filmes para quem ama marketing;
  • Como driblar o algoritmo;
  • Feed organizado: ter ou não ter.

6- Ideias de posts para professor de educação física/personal 

  • Tipos de atendimentos que você oferece;
  • Quanto tempo para os resultados começarem a aparecer?
  • Treinos para gerações específicas (crianças, jovens, adultos e idosos);
  • Exercícios para perda de peso e ganho de massa muscular;
  • A importância da alimentação alinhada à atividade física;
  • Como e por onde contratar o seu serviço;
  • Treinos para fazer em casa;
  • A importância de ter uma rotina;
  • Os benefícios de ter um acompanhamento profissional;
  • A importância de beber muita água;
  • Treinos por modalidade (alongamento, superior, inferior, etc).

7- Ideias de posts para quem tem um curso online

  • Sobre o que é o seu curso;
  • Como são realizadas as aulas do seu curso;
  • Sua história relacionada ao tema do seu curso;
  • Depoimentos de alunos que já fizeram o seu curso;
  • Fotos dos alunos realizando o curso;
  • Posts com respostas de perguntas frequentes sobre o curso;
  • Carrossel com dicas sobre o tema do curso;
  • A importância de fazer o seu curso;
  • Como o curso pode mudar a carreira dos alunos;
  • Métodos de pagamento do curso.

Como criar um conteúdo bom

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, por isso as empresas já entenderam que é importante criar um relacionamento valioso com os usuários para poder convertê-los em clientes.

Com isso, o número de marcas presentes nessa rede não para de crescer! Com o número de marcas crescendo consequentemente a concorrência pela atenção de usuários também.

Portanto, é importante criar conteúdos de valor para que a sua audiência tenha uma conexão com a sua marca, ou seja, hoje em dia é fundamental saber como criar bons conteúdos para o Instagram por meio de práticas que agradam aos usuários e ao algoritmo da rede.

Para te ajudar nessa tarefa, separei algumas práticas que devem ser consideradas para pensar nos melhores conteúdos para o Instagram. Confira logo a seguir:

1- Conheça a sua persona

O foco em qualquer estratégia de vendas e marketing, deve ser no público-alvo do negócio, ou seja, a persona do seu negócio deverá ser o pilar da estratégia de criação de conteúdo, já que é ela quem será impactada com os materiais disponibilizados na rede social.

Tendo um bom conhecimento da persona, vai ficar mais fácil entender melhor as necessidades e os desejos que os seus consumidores possuem, dessa maneira você vai conseguir criar conteúdos que supram suas necessidades.

2- Crie uma boa estratégia

Ter planejamento é essencial em qualquer 

qualquer atividade de marketing, e não é  diferente no ambiente digital, por isso é necessário estratégias que sejam guiadas por objetivos, ações e métricas de resultados.

A dica aqui é para ter um bom planejamento! Dessa maneira você vai conseguir antecipar ações para definir os seus objetivos.

Somente assim, com planejamento em todas as etapas, inclusive no mapeamento dos seus conteúdos, os materiais disponibilizados poderão surtir o efeito desejado.

3- Varie o formatos dos conteúdo

No Instagram estão disponíveis muitos formatos de conteúdos: Feed, Stories, Reels, Carrossel, Instagram Vídeos etc.

Se a persona é bem definida e a estratégia é bem planejada, é possível entender qual dos formatos será o mais indicado para dialogar com a sua audiência.

A dica aqui é para você entender como funcionam os diferentes formatos de conteúdo no Instagram para alinhá-los aos desejos dos usuários e assim fazer uma diversificação para que os seus seguidores consumam os materiais nos formatos que forem mais adequados e de interesse para eles.

Dessa maneira, sua marca vai oferecer a melhor experiência possível para o usuário da rede e vai gerar resultados mais significativos.

4- Entenda o algoritmo do Instagram

Entender o algoritmo da plataforma é importante para que os seus conteúdos possam ser bem vistos pelo Instagram e o tenham um desempenho mais otimizado.

Quando pensamos em algoritmos, é importante levar em conta boas práticas que ajudam a plataforma social a identificar o conteúdo como ideal para a sua audiência. 

O objetivo deverá ser auxiliar o algoritmo do Instagram a reconhecer os seus conteúdos como relevantes para os usuários da rede.

5- Analise os resultados

Como parte fundamental de uma boa estratégia de redes sociais, a análise e mensuração de resultados deverá fazer parte do cotidiano da empresa.

Para entender quais são os melhores conteúdos, é preciso fazer testes e analisar quais têm um melhor desempenho. Para isso você deverá ficar atento algumas métricas, veja a seguir quais são essas métricas de desempenho de conteúdo:

  • Comentários;
  • Novos seguidores;
  • Envolvimento;
  • Evolução do engajamento;
  • Respostas ao CTA;
  • Interações.

Observação: É necessáario definir os KPIs e as métricas de acordo com os objetivos de cada ação e estratégia.

Ferramentas que melhoram os conteúdos para Instagram

Existem vários formatos de conteúdos, como você já pode observar nesse artigo, que podem ser criados para agradar e converter potenciais clientes. Porém, todo o processo de criação de conteúdo é uma estratégia e também planejamento.

Para criar conteúdo relevante você vai precisar pesquisar, planejar, produzir, criar e analisar tipos de conteúdo oferecidos. Para realizar esse processo manualmente, você levaria muito tempo. 

Como no mundo digital existe uma variada de ferramentas, para criação de conteúdo não seria diferente! Para criar conteúdo existem soluções que podem melhorá-los. A seguir, confira quais ferramentas podem melhorar os conteúdos para Instagram. Confira logo a seguir:

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta com o objetivo entender as principais tendências de diversos nichos na ferramenta de buscas do Google.

Através do comportamento dos usuários na gigante de buscas, ele consegue identificar quais são as tendências e assuntos mais relevantes.

As respostas surgem através das respostas mais focadas nas buscas realizadas no Google, através dessas buscas é possível retirar insights valiosos, considerando que as buscas dos usuários nessa ferramenta também se reflete nas redes sociais.

DICA: O ideal é estar sempre em busca de assuntos que estão sendo mais falados e aproveitar isso para gerar conteúdos que estão em alta. 

Google Suggest

O Google Suggest é outra ferramenta para identificar assuntos que estão sendo mais falados no momento. Basicamente ela é a ferramenta de autocompletar do próprio buscador.

Assim, ao fazer uma pesquisa por um determinado assunto, a ferramenta de pesquisa vai completar automaticamente a frase e completar automaticamente a frase com as tendências de buscas atuais.

O Google Suggest também é uma excelente maneira de entender o que está sendo buscado na atualidade.

Explorar do Instagram

O Instagram também possui um espaço para mostrar quais são os assuntos, vídeos e fotos mais relevantes para aquele momento, a aba  “Explorar”.

Essa aba (“Explorar”) do Instagram também funciona para que você possa reconhecer quais são as hashtags em alta. Fazendo uma boa análise, será possível filtrar os assuntos em alta definir as melhores hashtags para os seus conteúdos

BuzzSumo

O BuzzSumo também é outra ferramenta para estipular tópicos e mapear conteúdos. Com ela você vai conseguir buscar por inspirações, tendências e identificar quais os principais influenciadores por nicho. 

Canva

Bons conteúdos entregam relevância e informações de qualidade para os usuários! Porém também é importante garantir qualidade e um visual atraente  para esse conteúdo, para que ele possa se destacar em meio a tanta concorrência.

Existem empresas que não podem contar com serviços especializados de design, mas existem alternativas para essa necessidade. O Canva, é uma das alternativas, ele é uma das melhores ferramentas para a criação de materiais ricos e visualmente bonitos é o Canva.

No Canva, você vai encontrar vários templates e layouts prontos para criar conteúdos. Através dele você terá acesso a muitas funcionalidades para trocar fontes, cores, incluir fotos e elementos de todos os tipos.

mLabs

Para finalizar temos a mLabs, que é uma ferramenta especializada no gerenciamento de contas do Instagram. Através dela é possível planejar os conteúdos que serão postados Com a mLabs também será possível gerenciar e programar postagens, monitorar as métricas de desempenho e gerar relatórios.

Dicas BÔNUS de conteúdos para o Instagram

Criar conteúdos para o Instagram é garantir que a audiência esteja sendo atendida, e que suas necessidades e desejos estão sendo supridos. 

É importante que os conteúdos estejam focados em ensinar algo, entreter e informar, garantindo que a sua audiência  fique satisfeita com os conteúdos e passe a engajar com a sua marca.

A seguir, confira mais uma lista com dicas para te ajudar a fazer bons conteúdos. Confira:

DICA 1: Faça promoções

O objetivo aqui é atrair a atenção de um público realmente interessado na marca. E para isso faça  promoções como sorteios, descontos especiais e brindes que podem complementar uma estratégia de marketing.

É importante atrair a atenção de novos seguidores interessados na sua marca e não simplesmente seguidores que estão apenas interessados em ganhar algo de graça, pois afinal não vão interagir com a marca nem fazer negócios com a empresa.

DICA 2: Faça  Enquetes

Conteúdos para Instagram devem estimular o engajamento dos usuários (com curtidas, comentários, interações etc.)

Com as enquetes, é possível pedir a opinião dos usuários e dar espaço para que falem mais sobre si mesmos. 

Com boas perguntas, será possível entender muito mais sobre a sua persona.

DICA 3: Depoimentos

Depoimentos funcionam como uma prova social, onde clientes que já consumiram suas soluções deixam uma avaliação, mostrando como determinada solução resolveu seu problema. Sempre que possível, compartilhe um depoimento de um cliente ou parceiro contando a experiência que tiveram com a sua marca.

DICA 4: Lives

As lives já são muito populares no Instagram e conquistam bastante engajamento dos usuários, com elas é possível mostrar ao vivo quais eventuais soluções podem funcionar, além de falar de maneira direta com leads sobre como utilizar seu produto ou serviço.

Tenha em mente que ao mostrar em tempo real uma solução, fica muito mais fácil eliminar as possíveis objeções dos consumidores, além disso, o engajamento também costuma ser grande durante as lives.

DICA 5: Novidades sobre nicho de atuação

É importante manter os usuários informados sobre os conteúdos gerados pelas marcas é uma boa prática. Isso acontece porque novidades não param de surgir e os clientes gostam de conhecer as novas tendências e novas soluções.

Portanto, esteja sempre atento às novidades e tendências! Informe sua audiência sobre tudo o que está acontecendo no universo em que você atua, esse é um indicativo de autoridade que faz melhorar a percepção sobre o seu negócio.

DICA 6: Dados sobre o negócio

Uma maneira de se tornar referência no seu segmento e conquistar a atenção do público é por meio da divulgação de dados relevantes sobre o seu negócio.

Essas informações devem mostrar resultados significantes no mercado,  para que seus potenciais clientes reconheçam a sua empresa como uma autoridade no assunto.

Conclusão

Saber criar conteúdos para o Instagram é imprescindível para aprimorar as estratégias de marketing digital nas redes sociais. O Instagram gera muitos benefícios para marcas que vão além de finalizar uma venda.

Bons conteúdos vão melhorar o engajamento e também melhorar a percepção da marca ajudando a alcançar autoridade e reconhecimento.

Criar conteúdo para o Instagram é uma atividade que requer planejamento e ações estratégicas, como você pôde ver ao longo deste conteúdo.

É importante conhecer as principais formas de criação de conteúdo para o Instagram, para que os negócios otimizem os resultados por meio de estratégias. 

Lembre-se de utilizar as principais ferramentas que ajudam a entender as tendências e assuntos de interesse do seu público-alvo.

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E hoje ficamos por aqui! Espero que este conteúdo te ajude a criar bons conteúdos para o seu Instagram de negócios. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários e até a próxima.


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