Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Como Juntar Dinheiro – Guia Para Iniciantes

Como juntar dinheiro
Como Juntar Dinheiro – Guia Para Iniciantes
5 (100%) 1 vote

Introdução – Você precisa aprender como juntar dinheiro

Quer conquistar sua independência financeira o mais rápido possível? Quer ter o dinheiro como uma solução em vez de um problema? A resposta é mais simples do que parece. Você precisa aprender como juntar dinheiro.

Todos buscamos qualidade de vida e é um fato que, hoje, ela passa por finanças saudáveis. A maioria das pessoas sabe disso. O problema é que grande parte delas não consegue.

Aprender como juntar dinheiro é importante para ter uma independência financeira
Juntar dinheiro é uma necessidade para ter uma boa independência financeira

Os motivos para isso variam, mas muitas vezes as pessoas tentam juntar muito por pouco tempo. E isso pode ser frustrante. “É preciso achar um ponto de equilíbrio, do contrário não há motivação para investir”, afirma o professor de finanças da Fipecafi, Mario Amigo.

Outra coisa importante para saber como juntar dinheiro é a disciplina. De acordo com o planejador financeiro Leonardo Gomes, em entrevista para a Exame, disciplina é a chave do sucesso. “Desviar da rota pode significar abandonar o investimento e sucumbir ao consumo”, afirma.

Acho que agora você entendeu a importância de saber como juntar dinheiro, certo? Então acompanhe nosso guia para entender na prática como isso funciona!

Saber como juntar dinheiro vai começar a mudar a sua vida

O caminho para o sucesso é aprendendo como juntar dinheiro
Juntar dinheiro vai facilitar sua vida

É fato que ter uma boa relação com o dinheiro torna a vida da gente mais fácil. É por isso que é tão importante saber como juntar dinheiro. Pois isso faz a gente entender o valor que ele tem.

Vivemos em uma sociedade que pede muito, mas ensina pouco. É o que queremos mudar com esse guia. Você vai aprender a juntar dinheiro de acordo com as sus necessidades. E, para cada uma delas, existem técnicas diferentes que ajudam a concluir seus objetivos.

Esse é o grande segredo: entender suas necessidades. Você vai aprender a estabelecer metas, a pesquisar e a ser menos impulsivo. Com o tempo juntar dinheiro vai se tornar um hábito. Isso fará uma grande diferença na sua vida.

Então vamos lá?

13 formas diferentes de juntar dinheiro que você pode colocar em prática agora

Primeiro vamos aprender como juntar dinheiro de várias formas diferentes. Isso vai te ajudar a entender que isso é mais fácil do que parece e vai encontrar soluções práticas. Ao final desse artigo, já vai poder colocá-las em prática.

– Como juntar dinheiro no cofrinho

O cofrinho pode ser uma boa saída para aprender como juntar dinheiro
O cofrinho pode ser bom para quem quer começar a juntar dinheiro

Guardar dinheiro no cofrinho pode ser uma boa ideia para quem usa muito dinheiro vivo e fica sem saber o que fazer com o troco. Alguns acabam perdendo suas moedas! Então, nesse caso, a dica é arrumar um cofrinho e colocar as moedas lá o mais rápido possível.

Muita gente vai argumentar que essa não é uma maneira vantajosa de guardar dinheiro. E eles não estão errados, principalmente por causa da inflação. Mas é uma solução para trocos e moedas espalhadas pela casas.

Você não faz nenhum esforço e ainda guarda um dinheirinho. Antes do que você imaginar vai ter grana suficiente para um emergência ou algo do tipo. E ainda aprende uma lição sobre quanto dinheiro circula por você.

– Como juntar dinheiro na adolescência

O ideal é aprender como juntar dinheiro desde a infância. Mas os adolescentes tem mais interesses e querem gastar mais, é claro. Então precisam aprender o valor da grana para conseguir juntá-la.

A dica aqui é ter um objetivo. Adolescentes são bombardeados por informações o tempo todo e muitas delas são tentações. Então ele com certeza quer comprar alguma coisa. Alguns até já querem guardar dinheiro para quando fizerem 18 anos, para comprar um carro.

E a vantagem de ser jovem é que a disposição é maior. Dá para fazer alguns bicos, ajudar vizinhos e parentes. E separar uma parte da mesada também. Também pode aprender a fazer um orçamento, para não sair gastando tudo nas saídas com os amigos.

– Como juntar dinheiro ganhando pouco

Como juntar dinheiro ganhando pouco? A gente ensina
Até quem ganha pouco pode conseguir juntar dinheiro

Está apertado e ganhando pouco dinheiro? Não tem problema, dá pra juntar dinheiro assim também. Mas aqui o planejamento é uma obrigação. Faça uma planilha com todos os seus gastos.

Além disso você precisa cortar todas as despesas desnecessárias. Também precisa estipular limites de gastos, que não devem passar de 30% do quanto você ganha. Ou seja, se ganha R$1000,00, não pode gastar mais do que R$ 300,00.

Você também pode colocar dinheiro na poupança. Porque dinheiro na mão é mais fácil de gastar. O segredo é a mudança de hábitos. Mas quase sempre é o que precisamos fazer quando temos bons objetivos na vida.

– Como juntar dinheiro em pouco tempo

Esse método serve para quem já tem o hábito de guardar dinheiro. Porque não tem como juntar dinheiro rápido sem disciplina. E aqui não tem mistério, você precisa seguir os passos de sempre.

Além disso não dá para juntar dinheiro rápido se você tem dívidas, então trate de pagá-las. Você também pode tentar usar um gerenciador financeiro. Ele pode facilitar sua vida e agilizar suas contas.

Ter um objetivo claro também é essencial. Afinal de contas, para que tentar juntar dinheiro sem motivo algum? Ter sonhos é importantes para as conquistas da vida. Estabeleça as quantias a serem poupadas e seja agressivo nas metas. Assim, logo vai ter juntado uma boa grana.

– Como juntar dinheiro para comprar um apartamento

Não se iluda, comprar um apartamento é um grande desafio. É um momento de muita seriedade da vida financeira, mas tem jeito, sim, de juntar dinheiro para comprar seu primeiro apartamento. E a primeira dica é acabar com as dívidas.

Com as dívidas comendo o seu orçamento não adianta nem tentar. Depois você vai precisar saber onde colocar dinheiro, para aproveitar o rendimento dele ao máximo. Pesquisa sobre formas de investimento que rendem mais do que a poupança.

Tenha também uma reserva para emergências. Assim você evitar imprevistos e não precisa tirar dinheiro da compra do apartamento para resolver problemas. Assim, logo você vai ter grana suficiente para fugir dos juros do financiamento.

– Como juntar dinheiro em um ano

Em um ano você aprende como juntar dinheiro
Um ano é tempo suficiente para juntar uma boa grana

Um ano é bastante tempo para juntar dinheiro. Mas sem um objetivo você não vai conseguir juntar o suficiente. Então primeiro pense e descubra porque você precisa juntar essa grana nesse tempo.

Assim você sabe o quanto vai precisar juntar por mês. Assim você divide melhor o seu orçamento. Se fizer tudo certo vai conseguir juntar até mais. Porque em alguns meses os gastos são maiores, mas você pode compensar isso em outros.

E tenha em mente que, quanto mais você juntar, mais vai sobrar para outras coisas que citamos aqui. Uma delas é a reserva de emergências. Mas você também pode colocar o resto dessa grana em um apartamento ou carro.

– Como juntar dinheiro para viajar

Viajar é muito bom, mas demanda dinheiro. Você precisa planejar o seu roteiro para saber para onde vai, certo? Então faça o mesmo com o seu dinheiro. Depois de escolher seu destino, comece a poupar.

Passe também por uma mudança de hábitos. Tendo a viagem como foco você vai ter força de vontade para juntar dinheiro. Procure saber também quando vai gastar lá. Busque opções mais baratas, para evitar gastar desnecessários.

Durante a viagem, tente poupar também. Mas sem se atrapalhar, claro. Use transporte público e procure passeios gratuitos. As visitas a museus, por exemplo, podem acontecer em dias que a entrada é gratuita. Assim, quem sabe, você até volta pra casa com algum dinheiro.

– Como juntar dinheiro para casar

Não há mistério para aprender como juntar dinheiro para o casamento
É preciso ter atenção na hora de juntar dinheiro para o casamento

Para saber como juntar dinheiro para casar é necessário prestar atenção em uma coisa: existem varias etapas. Quando falamos de casamentos falamos de festa, de lua de mel e dos primeiros gastos da vida de casado.

Muita gente, pensando no futuro, evita fazer festas. Mas nem todo mundo quer deixar de celebrar esse momento com toda a família. Dessa forma, o casal precisa definir quais são as ambições para o matrimônio.

É preciso ter os pés nos chãos, pois um festão pode acabar saindo caro demais. Conversem um com o outro para saber o que cada um quer. Pesquisem bastante e tentem encontrar opções com preços que caibam no bolso. Como é casamento, os preços são altos, então é preciso ter muita atenção.

– Como juntar dinheiro para comprar um carro

Tem que ter foco para aprender como juntar dinheiro para comprar um carro
O carro é o objetivo de muita gente que quer juntar dinheiro

Comprar um carro é um grande investimento. E para saber como juntar dinheiro para comprar um automóvel é preciso pesquisar bastante. Existe uma variedade grande de carros, claro. E muitos deles vão te atender.

Se é o seu primeiro carro, opte por um mais barato. Assim vai ser mais fácil guardar dinheiro para comprá-lo. Dessa forma você ganha experiência e ainda faz menos sacrifícios.

Quem já tem carro deve sempre considerar o valor do mesmo para uma troca. É um dinheiro que você já tem guardado. Uma opção é vender o carro e investir o dinheiro. Você vai ter que usar transporte público por um tempo, mas, novamente, vai precisar fazer menos sacrifícios para guardar dinheiro.

De qualquer forma, não tem jeito. É preciso saber como juntar dinheiro. Planejamento, foco e metas são ideais. Não deixe de visitar várias concessionárias e faça testes para saber qual seu carro favorito.

– Como juntar dinheiro para comprar um iPhone

O iPhone é um produto que todo mundo quer. Mesmo depois de muito tempo, ele ainda é sinônimo de status. É, de fato, um bom smartphone. E sempre tem uma versão nova, com várias melhorias.

Para conseguir comprar a última versão do iPhone, você pode cortar algumas despesas para dar uma aliviada no orçamento. Pode, por exemplo, não ter um telefone fixo, algo praticamente obsoleto hoje em dia. Mudar o plano de internet também pode ser uma boa ideia, já que as operadoras estão sempre atualizando eles.

E como estamos falando de iPhone, as vezes você não precisa da última versão. Então observe se modelos anteriores tem tudo o que você precisa. Além disso, tente comprar pela internet. Lojas virtuais costumam ter preços melhores para eletrônicos.

– Como juntar dinheiro para comprar uma casa

Para ter a casa própria é preciso aprender como juntar dinheiro
Ter a casa dos sonhos fica mais fácil quando se junta dinheiro

Como já falamos, a compra de um imóvel é um grande desafio. Uma casa as vezes é mais cara, pois ocupa uma área maior e tem, também, mais área construída. Mas se esse é o seu sonho, não desista. Vamos te ajudar a saber como juntar dinheiro para comprar sua casa própria.

Aqui o que você tem que fazer é poupar o máximo possível. Tente separar sempre 30% do seus ganhos. Sua primeira meta é ter 20% do imóvel em dinheiro. Agora você já pode pensar em financiamento.

Mas atenção! Quanto mais você juntar, maior o valor de entrada e menos parcelas você vai pagar. Não se esqueça de que a casa traz despesas adicionais. Ou seja, cada vez mais você precisa ter reserva de despesa. Ou seja, quando o assunto é imóvel, todo cuidado é pouco.

– Como juntar dinheiro rápido

O mais curioso sobre métodos de como juntar dinheiro rápido é que você precisa começar devagar. Pois todo dia é dia de poupa dinheiro, mas você não precisa começar guardando R$ 100,00 por dia. Comece com o troco do cafezinho e vá aumentando o valor.

Organize-se e tenha objetivos. Pague suas dívidas para poder, de fato, guardar dinheiro. Isso, claro, se o objetivo de guardar dinheiro rápido não for justamente pagar as dívidas.

Depois de formado o hábito, em pouco tempo você vai conseguir guardar mais e mais rápido. A dica é transformar o ato de guardar dinheiro em uma coisa do dia a dia. Tem que ser algo natural para você conseguir ser veloz.

– Como juntar dinheiro em 52 semanas

Aprender como juntar dinheiro semanalmente é uma boa ideia
Guardar dinheiro toda semana pode te ajudar a criar o hábito

Para juntar dinheiro assim, você também vai precisar de metas. Só que agora as metas são semanais. Você precisa guardar pequenas quantias a cada sete dias para esse método dar certo.

A grande vantagem sobre guardar dinheiro todo mês é que você vai aprender mais rápido. Separando uma parte do seu orçamento a cada sete dias te torna responsável mais rápido. Você assimila sua necessidade com mais facilidade.

Tendo um objetivo, então, não é só mais fácil, mas mais prazeroso. Porque você vai poder observar seu progresso mais rápido. Isso pode te ajudar a se empolgar com sua grana. E quanto mais satisfeito com seu método, melhor vai ser para você guardar dinheiro.

 

Como tirar do papel a vontade de juntar dinheiro – Os 7 passos iniciais

– Identifique suas contas fixas e gastos extras

Não há mistério para aprender como juntar dinheiro
Você precisa saber com o que gasta seu dinheiro

Não é possível saber como juntar dinheiro sem saber como você gasta seu dinheiro. Você precisa saber os valores fixos com os quais tem gasto todo mês. Aluguel, luz e água, telefone fixo e celular, internet, condomínio etc. Tudo isso é importante. Não se esqueça de fazer uma média de gastos com alimentação, higiene e bem estar.

Some todos esses gastos e adicione aqueles extras que sempre acontecem. Aqui vale as saídas com os amigos, os gastos do cartão de crédito, as parcelas de financiamentos. Sabendo esse valor final, que é mais ou menos, fixo, você sabe o que precisa fazer para juntar dinheiro.

– Anote TODOS os gastos

Crie o hábito de anotar todos os gastos. Além de tudo o que é fixo e corriqueiro, como citamos acima, coloque no papel até mesmo o preço da sobremesa que você comprou, por impulso, no caixa do self-service.

Você deve estar se perguntando: qual é o objetivo disso? É muito simples. Assim você identifica os gargalos e aprende porque não está conseguindo guarda R$ 100,00 reais todo mês, mas apenas R$ 95,00. E sabendo isso você corta o supérfluo com mais facilidade.

– Utilize um gerenciador financeiro

Aplicativos poder ajudar a aprender como juntar dinheiro
Quem usa gerenciadores financeiros tem facilidade para juntar dinheiro

Existem várias opções para quem quer usar algum aplicativo para controlar as finanças. E eles são uma boa ideia principalmente para quem não é muito bom nas contas.

Existem aplicativos de celulares, que são bons para anotar até os pequenos gastos, já que podem ser feitos na hora. Com as planilhas de Excel você pode ter uma visão geral de todos os seus gastos. É sempre bom fuçar essas opções. Alguns apps te oferecem até lembretes para você não se esquecer de atualizar os valores, o que é ótimo para quem ainda não tem o hábito.

– Planeje o pagamento das suas dívidas

Como falamos várias vezes durante esse guia, não é possível guardar direito tendo dívidas a pagar. Elas precisam ser sua prioridade. Isso porque elas acabam com seu orçamento. Os juros e parcelas atrapalham a vida de qualquer um.

Então, se chegou ao ponto de acumular dívidas, é porque não está se planejando. É a hora de contornar isso. Inclua as dívidas no orçamento e pague-as. Depois comece a pensar em como juntar dinheiro de fato.

– Crie objetivos quando pensar como juntar dinheiro

Outra dica que vale sempre reforçar. Você precisa ter objetivos. E não só aqueles do tipo “quero comprar um carro”, mas de quanto vai guardar por mês. Porque só assim você vai, de fato, juntar dinheiro.

Alguns especialistas, inclusive, sugerem que você crie até mesmo metas diárias. Muitos afirmam que isso facilita assimilar a necessidade de juntar dinheiro. Então teste o método que mais funcione para você. Mas não deixe de estabelecer esses objetivos.

– Determine um valor para poupar

Não há mistério para aprender como juntar dinheiro
Tenha objetivos na hora de juntar dinheiro

Não dá para pensar em como juntar dinheiro sem saber o valor que você vai poupar. Porque esse é o seu objetivo final. Defina o porquê você está guardando o dinheiro. Na sequência estude o valor necessário para alcançar esse objetivo.

Com esse valor em mente você não perde tempo. Também pode calcular quanto do seus ganhos vai precisar, por mês, para atingir a meta no tempo que você quer ou precisa. Seja transparente consigo mesmo que você vai conseguir juntar uma grana boa.

– Escolha como vai guardar e investir o dinheiro

Como mostramos, existem várias opções para juntar dinheiro. Existem também várias maneiras de investir. O ideal é combinar as duas coisas prestando atenção no seu perfil.

Estude as principais maneiras de acordo com os seus ganhos. Algumas funcionam melhor para quem ganha mais, outra para quem ganha menos. Estudo também sobre os ganhos de ter seu dinheiro na poupança e algumas alternativas. Títulos do governo, letras de câmbio e outros investimentos podem ser boas alternativas.

 

Conclusão

Com esse nosso guia prático você com certeza aprendeu como juntar dinheiro. Existem várias formas diferentes, que cabem em seus objetivos – seja lá quais eles foram.

Não se esqueça que é muito importante tem objetivos bem definidos. Assim você corre menos risco de cometer erros e deixar de juntar dinheiro.

Com as metas estabelecidas você pode ficar mais tranquilo e acompanhar o próprio desempenho ao tentar guardar dinheiro. Também pode usar aplicativos que te ajudam nessa empreitada.

Por fim, não deixe de estudar opções de investimento, observando todas as possibilidades. Vale repetir que você nunca pode deixar seus objetivos de lado, pois são eles que te guiarão nesse processo.

Então vamos começar a juntar dinheiro hoje mesmo?

Aqui no Blog Como Ganhar Dinheiro de Casa eu abordo muitos temas diferentes como opções para você aumentar a sua renda, aprender novas habilidades e, claro, para trabalhar em casa.

Se você quiser aprender como eu ganho dinheiro na internet e Começar Um Negócio na Internet, ensino tudo no curso Trabalho Internet. Quando eu falo tudo, é tudo mesmo. Você vai saber exatamente o que fazer sem ficar perdido tentando encontrar um nicho ou o assunto para abordar em um blog.

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *