Tempo de leitura: 9 minutos
Pense comigo, seria muito ruim se você fizesse uma campanha de marketing para divulgar e vender seus produtos digitais e não conseguisse identificar de qual banner estaria vindo a maior parte do tráfego. Isso não seria nada bom para o seu negócio, não é mesmo?
Para que isso não aconteça existe o UTM (Urchin Traffic Monitor) Você sabia que existe essa ferramenta para te ajudar nessa tarefa?
O Urchin Traffic Monitor vai te ajudar a identificar qual é a página que está tendo mais acesso e também o comportamento das pessoas que estão procurando por ele.
Essas informações são muito importantes para que você possa fazer campanhas mais eficientes.
Hoje nesse conteúdo vou falar sobre o Urchin Traffic Monitor o que ele é, como criar um e como ele pode te ajudar nos negócios.
Se você já conhecia essa ferramenta continue nessa leitura para nutrir seus conhecimentos. Se você não conhece o UTM chegou o momento de saber tudo sobre essa ferramenta!
E aí, quer saber tudo sobre o Urchin Traffic Monitor? Então vem comigo te conto tudo logo a seguir. Confira:
O que é UTM?
Basicamente Urchin Traffic Monitor traduzido para o português significa Monitor de Tráfego de Urchin.
É um parâmetro do Google Analytics utilizado para fazer o rastreamento do tráfego no seu site, blog, rede social, e-mail, anúncio, e todas as suas fontes de tráfego.
Quando você cria um UTM o Google consegue reconhecer como o público acessou a URL, dessa maneira é possível mostrar resultados mais específicos nos relatórios das suas campanhas.
Mas como criar UTM?
Hoje em dia os UTMs podem ser criadas através de diversas plataformas, porém a mais comum delas é no Google Analytics.
No site de desenvolvedores do Google, o Dev Tools, há uma ferramenta específica para tal, o Campaign URL Builder.
A construção feita através dela é simples e bastante intuitiva. Inclusive, é importante destacar que há instruções básicas no rodapé da página.
Para criar um será necessário acessar o Google Analytics e preencher os campos indicados.
O resultado final será como esse exemplo a seguir:
Exemplo: https://nomedosite.com/?utm_source= [origemdacampanha]&utm_medium=[midiadacampanha]&utm_content=[conteudodacampanha]&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]
Para você entender melhor esse parâmetro, vou te explicar como funciona cada uma das partes do link. Confira:
1- UTM Source
No campo do UTM Source será necessário inserir a origem ou a fonte de tráfego. Você deverá informar onde a sua campanha será exibida.
Nesse caso, você poderá colocar o nome da rede social, blog, e-mail, Googl ou pop-up, como no exemplo, a seguir:
Exemplo: https://nomedosite.com/?utm_source=google&utm_medium=[midiadacampanha]&utm_content=[conteudodacampanha]&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]
2- UTM Medium
No campo UTM Medium você vai colocar a forma como o tráfego está chegando, os meios da campanha. Nesse caso, você poderá inserir um CPC, um e-mail, um banner, suas redes sociais, um display, afiliados, e-book, etc.
Exemplo: https://nomedosite.com/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=[conteudodacampanha]&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]
3- UTM Content
O UTM Content geralmente é usado quando você precisar identificar uma campanha específica ou quando estiver fazendo teste A/B em anúncios ou e-mails. Dessa maneira será possível saber qual campanha está com uma performance melhor.
É importante ressaltar que este não é um campo obrigatório, então, caso você não precise diferenciar o link, poderá excluir essa informação.
Exemplo: https://nomedosite.com/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=cta-a&utm_campaign=[nomedacampanha]&utm_term=[palavrachavedacampanha]
4- UTM Campaign
Já o UTM Campaign, servirá para identificar o nome da campanha. Ele geralmente é usado quando você tem uma campanha estratégica, um produto em promoção ou uma palavra-chave importante.
Mas esse campo também não é obrigatório. Então, se você não precisar dele, poderá excluir do link. Veja a seguir o exemplo:
Exemplo:https://nomedosite.com/utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=produtoa&utm_campaign=blackfriday&utm_term=[palavrachavedacampanha]
5- UTM Term
Para finalizar temos o UTM Term, ele serve para identificar a palavra-chave que você está usando na campanha. Ele poderá ser usado quando você fizer anúncios no Google Ads, então este campo também não é obrigatório, podendo ser excluído caso seja necessário.
Exemplo:https://nomedosite.com/utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_content=produtoa&utm_campaign=blackfriday&utm_term=cursoonlinepararedatores
É importante ressaltar que o Google Analytics oferece uma ferramenta para a construção do UTM, que é o Campaign URL Builder.
O Campaign URL Builder é muito intuitivo, e principalmente se você precisa apenas preencher os campos indicados para gerar o link.
Quando estiver com o link do UTM pronto, você só vai precisar inserir ele nos botões: CTAs, banners, blog post, entre outros. Dessa forma, será possível começar a rastrear o tráfego das suas campanhas de marketing digital.
Qual a relação do UTM no marketing?
O indicador vai ajudar a monitorar o tráfego do seu site (rede social, e-mail, anúncios, etc). E isso é muito importante para o marketing digital. Essas informações vão servir de parâmetro para mensurar os indicadores de desempenho das campanhas.
Dessa maneira, será possível identificar qual URL está apresentando a melhor performance em relação ao tráfego orgânico ou tráfego pago.
Ele também vai permitir que você conheça o comportamento da sua audiência em relação aos seus canais digitais.
O UTM vai ajudar a designar os investimentos de uma maneira mais inteligente, tendo em vista que você poderá usá-lo para rastrear os anúncios. Com isso, será possível verificar qual o anúncio tem os melhores resultados e você poderá investir mais dinheiro nele do que nos demais.
Quer saber mais sobre Marketing Digital? Então CLIQUE AQUI!
Onde inserir esses links?
- Redes sociais: os links vão te ajudar a entender o verdadeiro engajamento com a sua marca nas redes sociais;
- E-mail marketing: é um clássico do mundo digital que também poderá ser identificado através doG UTM. Você pode enviar conteúdos semelhantes com UTM’s diferentes para entender como a sua base vai reagir (por exemplo: CTAs diferentes, banners com cores diferentes, e etc) ;
- Materiais ricos: um material rico pode ser veiculado em diversos canais, porém, somente com a UTM que você vai entender qual é a maior fonte de tráfego e quais são as campanhas que geraram mais resultados na captação de leads;
- Pop-up: também é possível usar UTM em pop-up! Você poderá identificar se os formulários no seu site estão funcionando, qual o comportamento do público ao se deparar com um pop-up em sua página inicial, etc.
Viu como o UTM pode ser importante para o seu negócio e como ele pode fazer toda diferença?! Esses são só alguns exemplos, existem muitas possibilidades para usar o UTM. Para saber qual é o melhor para você, basta entender quais vão fazer mais sentido para o seu negócio.
Conclusão
O UTM é um parâmetro do Google Analytics utilizado para fazer o rastreamento do tráfego no seu site, blog, rede social, e-mail, anúncio e todas as suas fontes de tráfego.
Agora você já sabe o que é UTM, não perca mais tempo e comece a colocar ele em prática no seu dia a dia. Acesse o gerador do Google Analytics, faça os seus links e comece ainda hoje a monitorar as suas campanhas.
E aí gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos cometários. Para conferir outros textos sobre marketing digital CLIQUE AQUI! Te espero na próxima!