A importância da Proatividade em seu negócio

conceito
A importância da Proatividade em seu negócio
Esse texto te ajudou?

Introdução – Por que devemos estimular nossa proatividade?

A proatividade pode ser o caminho para suas vitórias na carreira
Quer crescer na carreira? Então você precisa ser mais proativo!

Você já ouviu falar de proatividade mas nunca conseguiu entender a importância dela? Bom, a proatividade nada mais é do que se antecipar aos problemas.

É aproveitar seu tempo da melhor forma possível para tentar estar na frente dos problemas. Com as soluções preparadas, nada vai te pegar de surpresa e suas chances de sucesso são maiores.

Por isso, ser proativo é muito importante. É uma das qualidades mais importantes que as empresas buscam em um candidato. Se você quer trabalhar em lugares de renome, é um diferencial ter a proatividade como característica.

Seis a cada dez empregadores brasileiros levam a proatividade em conta na hora de contratar. Uma pesquisa realizada pela Você S/A chegou a esse resultado e mostrou que o proativo tem mais chances de conseguir trabalho.

Então passou da hora de você aprender como ser proativo, certo? Acompanhe que vamos te dar todas as dicas!

O que é Proatividade?

A proatividade é a marca daquele que não foge dos problemas
O proativo está sempre em busca de desafios e não foge dos problemas

“Pessoas proativas buscam naturalmente novos desafios, procuram respostas diferentes para os problemas e engajam as pessoas”. Quem afirma isso é a Glaucy Bocci, gerente e líder da prática de liderança e talento da Hay Group Brasil.

Ou seja, o proativo é aquele que não tem medo de novos desafios e está sempre em busca das novidades. Ele não espera receber as ordens, mas se antecipa.

E isso acontece porque ele está atento, sabe o que é preciso para seguir em frente. O proativo nunca é pego de surpresa e, muitas vezes, nem precisa de um chefe para ser produtivo e realizar suas entregar sem problema.

Ou seja, essa é uma característica muito importante no mundo corporativo de hoje. Mas não só. Ela também vale para a vida, já que é importante tomar as rédeas de sua vida e sair na frente na hora de resolver problemas.

E seguindo as nossas dicas aqui você vai perceber que a mudança não é tão difícil. Para ser proativo é preciso ter vontade de atingir seus objetivos. Com isso em mente, você já deu o primeiro passo.

 

Conceito de Proatividade

A proatividade é um conceito muito importante no mundo corporativo
Para tentar ser proativo é preciso saber o conceito de proatividade com muita clareza

A proatividade é o ato de uma pessoa que age antevendo problemas. Quem é proativo está sempre antecipando problemas futuros e trabalhando com hipóteses. É aquela pessoa que, tanto na vida profissional como na pessoal, não espera receber ordens pra você acontecer.

Basicamente, proatividade é não esperar o chefe mandar. Os proativos arriscam, inovam e aprendem muito rápido com os erros. Assim, se tornam mais eficientes em seus negócios.

Tem muita gente que só consegue começar a gostar do próprio trabalho, por exemplo, quando consegue ter uma postura mais proativa em relação a ele. Isso vale para negócios próprios e também para quem é funcionário.

Nesse segundo caso, inclusive, não é muito raro que essa pessoa logo abra o seu próprio negócio. Pois quem não precisa esperar o chefe mandar uma hora percebe que não precisa de chefe.

Ou seja, você precisa deixar de ser reativo – não pode apenas reagir ao que acontece a sua volta. Precisa ser proativo e aprender a tomar suas decisões com base nas suas observações e trabalhos realizados.

Esse é o primeiro passo para uma vida profissional de sucesso. Sem sustos e sem surpresas você consegue planejar melhor suas ações e atingir seus resultados com mais facilidade.

Características de uma pessoa proativa

A proatividade é importante para ter vantagem em novos negócios
O proativo sai na frente na hora de fechar negócios

Existe uma série de características que uma pessoa proativa pode e deve ter para atingir seus objetivos. Vamos explorar cada uma delas e de dar as dicas de como aplicá-las no seu dia-a-dia.

Não vai demorar para você sentir os efeitos, começar a gostar mais do próprio trabalho e otimizar o seu tempo para não ficar a toa, principalmente se está gerenciando o próprio negócio.

“Ser proativo é uma escolha. É engano pensar que essa atitude é algo que nasce com a pessoa. É possível desenvolvê-la, basta querer”, diz Leonardo Araújo, professor da Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte.

– Constante Renovação

Se atualizar é uma das principais regras para a proatividade
É preciso estar por dentro do mercado de trabalho o tempo todo

Uma das regras para colocar sua proatividade em prática é a renovação. E ela precisa acontecer o tempo todo. É preciso estar por dentro de tudo o que acontece a sua volta.

Isso vale para sua profissão, já que você deve conhecer as novidades da sua prática. Sem isso, fica para trás e perde para a concorrência e isso pode atrapalhar o dia-a-dia do seu negócio.

Uma pessoa atenta ao seu trabalho pode conseguir se renovar sem grandes problemas. Pode tirar alguns momentos do dia para pesquisar novidades e se atualizar. Estar dentro do mercado de trabalho também é de grande ajuda nesse processo.

Outras pessoas podem buscar cursos de reciclagem. Assim você acompanha as tendências de mercado com profissionais qualificados. Também pode aproveitar a oportunidade para desenvolver diferenciais e voltar melhor ao mercado de trabalho.

Um profissional atualizado tem chances de conquistar um melhor salário ou de alavancar seu negócio com mais facilidade. Tente implantar os novos conhecimentos que recebeu na sua atualização que você com certeza vai se dar bem. A sua evolução depende de você.

– Senso de Oportunidade

A proatividade vai garantir várias oportunidades de negócio na vida
Oportunidades não vão faltar para quem é proativo

Essa é outra característica essencial para um bom profissional. Você precisa ter faro para encontrar boas oportunidades. E como já aprendeu a se renovar constantemente, vai tirar isso de letra, certo?

Saber aproveitar as oportunidades que aparecem para você vai te tornar um profissional melhor. E um profissional melhor tem mais chances no mercado. Vai vender mais, vai ganhar um salário melhor e vai sempre ser procurado.

Então é importante saber o que seu negócio precisa ou o que a empresa dos seus chefes está necessitando. Assim você consegue se antecipar, encontrar uma solução em um lugar que ninguém procurou.

Esse senso vem com a prática. Mas quem quer sair na frente, ser proativo de verdade, vai ter essa característica como uma das principais e logo vai identificar as oportunidades automaticamente.

– Iniciativa

Não existe proatividade sem iniciativa
Sem iniciativa nas horas certas você não consegue ser proativo

A iniciativa é o mantra do proativo. Como já dissemos, quem se antecipa tem menos problemas. Quem não fica parado perde menos tempo. E essas coisas só são possíveis com muita iniciativa.

Não tem isso de procrastinar, deixar o trabalho para depois. A hora é agora e você precisa agir. Pense sempre dessa forma e você não vai ter problemas para se tornar proativo.

Porque quem toma a iniciativa é bem visto pelos outros. Se você é o primeiro a oferecer um serviço no seu negócio, as pessoas vão te procurar antes. Se você faz o que precisa antes mesmo de seus chefes perceber a importância, vai ser gratificado primeiro.

Quem toma iniciativa se torna proativo porque passa a ser pioneiro. E as pessoas gostam de histórias de sucessos de pessoas que entregaram mais do que precisavam e se deram bem com isso.

– Antecipação

Outra marca da proatividade é a antecipação
Saber prever os problemas vai te ajudar nos seus negócios

Outra coisa que nós já dissemos é que o bom profissional é aquele que se antecipa. Sabe dos problemas que vem pela frente e já está preparado para enfrentá-los assim que eles chegam.

Muitas vezes a preparação é tão contundente que os problemas nem acontecem. E você precisa aprender isso. Há muitas empresas e empresários que construíram negócios de sucesso porque viram outras pessoas cometerem erros, aprenderam com eles e se anteciparam.

Realize suas tarefas e pense no seu negócio com um olho no futuro. Assim você garante não só boas práticas no dia de hoje, mas também no amanhã de sua empresa ou do seu emprego.

– Conectividade

A conectividade também é uma marca da proatividade
Você precisa estar conectado o tempo todo para o seu negócio dar certo

A conectividade tem muito a ver com a renovação e o senso de oportunidade. Porque hoje é preciso estar em conexão direta com clientes, parceiros e colegas de trabalho.

Você não vai ter sucesso sozinho e precisa de outras pessoas trabalhando com você e para você. Assim, é preciso estar atento a elas, saber o que elas precisam e estar sempre pronto para ajudar.

Quando o assunto é seus clientes, você também precisa garantir que eles vão te encontrar. Porque dessa forma eles vão poder te dizer o que precisam. Vão te dar críticas, sugestões e elogios que vão tornar seu negócio mais fluido.

Ou seja, a conectividade é essencial. E ela se tornou muito mais simples com a internet. Você sempre vai encontrar as informações para se antecipar e sair na frente de seus problemas. É só saber usar as redes sociais e as ferramentas de busca disponíveis. Pois é lá que todos os seus clientes, eventualmente, estão.

– Autoestima

A proatividade chega mais rápido para quem tem a autoestima elevada
O bom profissional é aquele que confia em suas próprias habilidades

Não dá para buscar a proatividade sem acreditar em você mesmo. Ninguém consegue iniciar um negócio se acha que não vai ter sucesso, certo? Então não tem porque fazer de um jeito diferente aqui.

Planeje, estude e aprenda tudo o que puder. Com informação e conhecimento você está preparando para ter sucesso. E isso vai te tornar proativo. Saber o que está fazendo e, principalmente, que isso é o certo a fazer, vai te dar a confiança necessária para que o próximo passo seja dado com assertividade.

Você precisa mostrar que confia em suas próprias habilidades. E a melhor maneira de fazer isso é trabalhando a sua autoestima. Porque, se você não se preocupar com suas capacidades e buscar sempre melhorá-las, porque alguém vai fazer isso por você?

Tanto na vida pessoal quanto na profissional nós precisamos de parceiros, mas eles só vão surgir e ficar do seu lado se você tiver autoestima. Confie em você mesmo para que sua proatividade seja uma realidade.

– Foco

Não tem como alcançar a proatividade sem muito foco
Ser focado é essencial para se dar bem nos negócios

Um profissional focado é melhor do que aquele disperso. Isso é um fato incontestável, principalmente se você espera conseguir ter uma renda extra. Você precisa estar ligado no trabalho que está fazendo. E essa dica vale tanto quanto as outras que já te demos.

Quem tem foco encontra as oportunidades com mais facilidade de lidar com os problemas. Também tem facilidade de se renovar e de tomar iniciativa no trabalho.

Ele também vai estar mais conectado aos clientes e colaboradores para encontrar as melhores soluções. Assim, com certeza vai ter mais autoestima e vai gostar cada vez mais do próprio trabalho.

O foco é uma necessidade. Você precisa definir objetivos para seus negócios, planejá-los com vontade e executá-los como quem tenta realizar um sonho. É sobre isso que os profissionais da área estão falando quando dizem que é importante ter foco.

E isso é o que você está fazendo ao ler esse texto, por exemplo. Se estiver focado, vai aprender como ser proativo e vai conseguir aplicar a proatividade no seu dia-a- dia.

 

Seja Proativo em seu negócio

A proatividade é importante para sua vida profissional
Encarar os problemas de frente é uma característica do proativo

Já te mostramos que é preciso aprender a ser proativo na sua vida. Mas estamos aqui para aprender a ganhar dinheiro, certo? Então vamos te mostrar também como adotar a proatividade no seu negócio.

– Tenha a capacidade de inovar

Inovar é tentar agregar mais valor a seu produto ou negócio. Ou seja, é uma necessidade. E quem quer inovar precisa do quê? Precisa ser proativo. Porque a inovação é a novidade e, como já dissemos, você precisa estar procurando por ela a todo momento.

Um negócio inovador é aquele que conta com os profissionais mais qualificados e as melhores práticas de trabalho. E isso vai gerar mais lucro para sua empresa.

É preciso aprender a investir em inovação agora para colher os frutos lá na frente. Quem não busca as novidades do mercado e se cerca delas vai ficar para trás. E, nessa época de muita informação em que estamos vivendo, isso é cada vez mais verdade.

– Aperfeiçoe constantemente seus conhecimentos

Conhecimento leva a proatividade
Busque sempre novos conhecimentos para se manter atualizado

Para colocar essa dica em prática você precisa ter, principalmente, atenção. Fique de olho nas movimentações do mercado e sempre se pergunte como pode aplicá-las no seu negócio.

Ser pioneiro significa aplicar novos conhecimentos na suas práticas diárias. Porque quem não arrisca não vai conseguir colher os frutos necessários para manter um negócio moderno em pé.

muita competitividade no mercado e muita gente concorrendo com você. Então você precisa estar sempre estudando e pesquisando. Encontrando novas soluções para os problemas que te afetam e a sua empresa.

– Se antecipe aos problemas

Proatividade significa se antecipar aos problemas
Esteja sempre preparado para os problemas que vão surgir

Essa é uma das principais regras da proatividade. Como foco e determinação você nunca vai ser pego de surpresa e vai conseguir se antecipar aos problemas. Isso é praticamente a definição da pessoa proativa.

É aquele que não espera o problema surgir para começar a solucioná-lo. Pois é atento e sabe que está em um ambiente onde aqueles problemas podem surgir, então já está preparado.

Isso torna a resolução de qualquer conflito muito mais fácil. Não tomar sustos no se negócio significa estar sempre preparado. Além de contar com outros profissionais que estão na mesma página que você, se possível.

– Se responsabilize pelos seus erros

A proatividade vem com responsabilidade na carreira
Você não pode fugir dos seus erros se quiser ser proativo

Errar é humano e isso é um clichê porque é uma grande verdade. E ser proativo pode, claro, fazer com que você as vezes cometa alguns erros. E o mais importante aqui, além da capacidade de saber resolvê-los, é se responsabilizar.

Assumir as responsabilidades é uma característica da pessoa proativa. Isso faz parte da sua construção de caráter e um bom caráter é o que as empresas querem e os clientes também.

Não fugir das responsabilidades é uma característica muito benquista no mundo profissional e, se você for capaz de fazer isso, sempre vai ser considerado um profissional honesto e com capacidade de escutar, se desculpar, resolver os problemas e seguir em frente.

Proativos e Reativos

A proatividade não gosta de pessoas reativas
O proativo tem vantagem em relação ao reativo nos negócios

Uma das principais diferenças entre os proativos e os reativos é a maneira com eles assumem a culpa por um erro. O proativo vai assumir que errou e vai aprender com o erro. Já o reativo vai se esquivar e culpar outras pessoas.

Essa é uma das principais diferenças e é por isso que todo mundo prefere trabalhar com uma pessoa proativa, em vez de um reativo. Ela sabe que com o proativo está em melhores mãos, que pode confiar.

O proativo é aqueles que não espera receber a ordem para já começar a executá-la, também não espera um problema surgir para tentar resolvê-lo. Já o reativo espera receber as ordens e só vai pensar em um problema quando ele acontecer, sem nunca se prevenir. Por isso, repito, se você quer trabalhar em um lugar de renome, seja proativo!

Como tornar a proatividade um hábito

A proatividade precisa ser adotada sempre que possível
Não adianta ser proativo de vez em quanto, tem que ser o tempo todo

Para ter sucesso nos negócios é preciso transformar a proatividade em um hábito. Porque se ser proativo não é algo que faz parte do seu dia-a-dia não vai adiantar. Tudo o que você leu aqui é para te ajudar a entender o que é ser proativo e conseguir levar isso para a sua vida profissional e pessoal.

Você precisa entender suas tarefas profissionais como responsabilidades. Com o tempo e com foco você vai se acostumar com as suas responsabilidades. E uma pessoa responsável é, sempre, uma pessoa proativa.

Você precisa se basear em valores e ter força para bancar suas escolhas e decisões. Assim você ganha respeito e o seu negócio passa a ter um líder capaz, o que facilita o seu sucesso.

 

Por que você deve ter o comportamento proativo?

Um comportamento eficiente te leva a proatividade
Ser proativo é essencial para um dia de trabalho eficiente

Nós já te demos uma série de motivos para ser proativo. Mas a proatividade é o primeiro passo para a eficiência. Um profissional proativo é capaz de entregar mais, melhor e mais rápido, mas sem queda de qualidade.

Seus clientes sempre vão perceber se você é proativo ou não. E, consequentemente, sempre vão preferir aqueles que o são. O mundo dos negócios só premia aqueles que trabalham da melhor forma possível.

Por isso você deve estar sempre em busca de renovação, sempre querendo encontrar a melhor maneira de resolver os problemas. E quase sempre o ideal é você se antecipar, se prevenir e agir na hora certa. As marcas da proatividade.

Conclusão

A proatividade é o caminho para o sucesso no seu negócio. Você precisa aprender a adotá-la para atingir seus objetivos profissionais de uma forma mais segura. São essas ideias que vão te ajudar na hora que os problemas surgirem.

Um bom profissional é aquele que não foge de desafios. Está sempre pronto para encará-los de frente e nunca fugir. E o proativo tem isso como característica. Porque ele está preparado para o trabalho que faz.

Se você estiver focado e atento ao mercado de trabalho, vai notar que isso é mais fácil do que parece. Assuma as rédeas de sua vida profissional e tome as iniciativas necessárias. Logo, ser proativo será sua principal característica.

Vamos começar agora a ser mais proativos em nossas vidas profissionais?

Aqui no Blog Como Ganhar Dinheiro de Casa eu abordo muitos temas diferentes como opções para você aumentar a sua renda, aprender novas habilidades e, claro, para trabalhar em casa.

Se você quiser aprender como eu ganho dinheiro na internet e Começar Um Negócio na Internet, ensino tudo no curso Trabalho Internet. Quando eu falo tudo, é tudo mesmo. Você vai saber exatamente o que fazer sem ficar perdido tentando encontrar um nicho ou o assunto para abordar em um blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *