Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Guia Definitivo do Planejamento Financeiro – Como fazer do zero

planejamento financeiro como fazer
Guia Definitivo do Planejamento Financeiro – Como fazer do zero
Esse texto te ajudou?

Quem nunca fechou o mês no vermelho? Se você ler e colocar esse texto em prática, isso nunca mais acontecerá.

Introdução – A importância do planejamento financeiro para quem quer mudar de vida

Planejamento financeiro (pessoal ou empresarial) é tudo o que você precisa para transformar a sua vida financeira. Eu entendo como você precisa fazer o dinheiro render, não é mesmo? Trabalhar apenas para pagar as contas é uma situação muito ruim e viciante.

Ou seja, é muito difícil sair dela. Por isso resolvi escrever esse guia completo. Para ajudar pessoas a se tornarem mais organizadas e planejadas financeiramente. Espero realmente que ao final do mês sobre dinheiro de forma planejada para que os seus planos e objetivos sejam alcançados.

Espero que essas dicas de planejamento financeiro ajudem você a mudar o seu comportamento pessoal ou empresarial.

Se tiver qualquer tipo de dúvida, entre em contato através da seção de comentários. Eu responderei todas as interações. Até as críticas haha 🙂

Boa leitura!


Mentalidade para aprender a acumular riqueza

planejamento financeiro mindset mentalidade educacao financeira
Educação financeira e mudança de mentalidade é o que vai transformar as suas finanças.

O primeiro passo do planejamento financeiro é a mentalidade que vem da educação financeira. Sem ela, não há planilha, sistema ou aplicativo que farão você mudar de vida. Entenda que acumular riqueza é uma vitória comportamental conquistada em mil batalhas diárias.

Isso até você conseguir implantar o hábito do planejamento financeiro para acúmulo de riqueza.

O dinheiro pode ser um mal se você tiver uma mentalidade fraca. Tenho certeza que se eu desse 500 mil reais agora mesmo para a maioria das pessoas que leem este texto, provavelmente elas não teriam 500 mil reais daqui 6 meses. Muitas talvez não teriam metade desse valor.

Alongando esse prazo para 2 anos, com certeza 90% estaria de volta a mesma estaca. Mas por que isso acontece? Por que algumas pessoas são ricas e outras pobres? Não existe nenhum segredo nisso. A questão é que as pessoas ricas aprenderam a ser ricas e as pobres não tiveram oportunidade de aprender a acumular riqueza. A vida das pessoas rica é planejada financeiramente.

O que diferencia pobres de ricos é o conhecimento.

Eu não sou tolo de afirmar isso vivendo no Brasil, um dos países mais desiguais do mundo. Existem famílias que acumularam fortunas de formas ilegais e pouco honrosas e seus filhos não têm mentalidade alguma de acúmulo de riqueza.

O MV Bill inclusive já falou sobre essa diferença de mentalidade financeira e como era na família dele:


E mesmo as famílias que acumularam dinheiro de forma duvidosa estão em risco por não investirem em educação financeira. Não é a toa que existe um mercado jurídico de sucessão familiar que fatura milhões de reais. Segundo pesquisa do Sebrae, apenas 25% das empresas familiares conseguem sobreviver à segunda geração.

Não é a toa que existe o ditado popular:

Pai rico, filho nobre, neto pobre.

Se você acha que esse amadorismo está apenas nas empresas familiares, existem milhões de empresas que sofrem com problemas de organização financeira. Essa é uma das explicações para outro dado do Sebrae: 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano de vida.

Então, se você quer mudar de vida, mude a sua cabeça. Comece a pensar em carreira, organização e planejamento financeiro, qualificação profissional e já, já você começa a melhorar de vida. 


O que é um Planejamento Financeiro

planejamento financeiro conceito o que e
O conceito de planejamento financeiro é simples. Colocá-lo em prática é o desafio.

Planejamento financeiro (ou controle financeiro para alguns) é todo e qualquer processo de organização de finanças para atingir metas econômicas. Ele é muito importante pois sem um bom planejamento financeiro, você gasta e não sabe no que gastou. É preciso mensurar cada real. Isso vale para empresas e pessoas.

O grande mandamento, a regra básica é gastar apenas o que você ganha. E se você quer realmente aprender a acumular, tente gastar apenas metade do que sobrar das suas contas fixas.

Veja essa matéria do G1:

Como criar um orçamento ou planejamento financeiro pessoal do zero

É bem simples. Siga esse passo a passo e depois de colocar isso no papel, conte os aplicativos que indicaremos neste artigo a seguir.

  1. Calcule os custos de sobrevivência mensal, aquelas contas fixas que você já tem um valor esperado mensal.
  2. Calcule todos os ganhos da família
  3. Se tiver dívidas, entre em contato com os credores e renegocie-as. Se houver resistência, busque apoio jurídico com o Procon
  4. Estabeleça metas com prazos de gastos e ganhos como por exemplo: comprar uma casa, ter 50 mil reais investidos em 12 meses
  5. Trabalhe com a proporção inicial de orçamento de gastos de 50% para sobrevivência (aluguel, água, luz e telefone), 20% supérfluos, investir 30%.

Para entender bem como fazer um bom planejamento financeiro funciona, você precisa estudar as 3 etapas do acúmulo e geração de riqueza.

Ganhar – Manter – Investir

As empresas que dão certo (todas as que sobrevivem ao dado do Sebrae) aplicam essa lógica. Elas formulam táticas para ganhar dinheiro, então economizam essa grana e investem em novas formas de ganhar dinheiro.

Vamos ver como aplicar essa lógica em três contextos a seguir:


Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal

planejamento financeiro pessoal arvore de dinheiro
Dinheiro não dá em árvore. Saiba como ganhar, economizar e investir para sempre ter!

É muito mais fácil do que você imagina. A tecnologia revolucionou até isso. Hoje é possível baixar um aplicativo que recebe dados das suas contas bancárias e por meio dele identificar no que está gastando mais. Vou passar uma lista desses hacks de planejamento financeiro ainda neste post.

Ganhar

Como você pode aumentar sua renda? Com um aumento de salário? Adquirindo uma atividade complementar? Montando sua própria empresa? Seja criativo e continue antenado. A internet traz novas ideias de renda extra todos os dias.

Manter

Essa é a parte difícil para muita gente. A minha primeira dica prática, que ajudou em muito a minha vida financeira é: pare de usar o cartão de crédito. Passe o cartão apenas em UMA situação, para compras que você não conseguiria fazer a vista. Como smartphones, eletrodomésticos e etc.

Nunca gaste o seu cartão de crédito com bens de consumo rápido como roupas, comida e, de forma alguma, utilize crédito para pagar contas.

Investir 

Depois de conseguir guardar alguns reais, está na hora de tirar esse dinheiro da sua mão e investir ele. Você pode fazer isso comprando ações, investindo em uma empresa ou aplicando o dinheiro.

Hoje em dia, a poupança não é mais uma boa opção. Então se você não possui experiência empresarial ou de investimento e também possui pouco dinheiro, indico que coloque o seu dinheiro no Tesouro Direto.

3 melhores corretoras de valores para investir no Tesouro Direto

Isso é muito simples de fazer. Basta criar uma conta em alguma corretora e começar a aplicar. Eu indico essas por serem simples, rápidas e confiáveis. São as melhores opções para iniciantes:

  1. Rico.com.vc
  2. Easynvest
  3. XP Investimentos

Como fazer um Planejamento Financeiro Familiar

planejamento financeiro familiar independencia financeira.jpg
Alcance a independência financeira com um planejamento financeiro familiar.

Muito parecido com o planejamento financeiro pessoal, o familiar possui apenas algumas variantes que podem se tornar desafios dependendo da família.

É que planejar-se sozinho depende apenas de si mesmo. Dentro de uma família é preciso contar com o apoio de esposa, marido, filhos e outros dependentes.

Centralizar os ganhos e gastos de todos pode ser difícil. E se você tentar fazer isso, com certeza pode ser mal interpretado. Afinal, quando o assunto é dinheiro, todo mundo fica sensível.

Ganhar

Estimule sua família a trabalhar e ocupar as horas vagas – mesmo que seja ajudando você a executar ideias de negócios complementares.

Além disso, é possível ser um menor aprendiz a partir dos 14 anos. Talvez estimular esse início no mercado seja um boa ideia. Ajudará os seus filhos a terem noção de mercado cedo e os ajudará a amadurecer e valorizar o dinheiro desde cedo.

Isso não é explorar menores, mas sim iniciar uma cultura financeira e profissional. Afinal, os ganhos de menores de idade são baixíssimos até os 21 anos.

Manter

Como ensinar uma família a economizar? Eis o desafio. Mesmo que você esteja começando a ficar mais folgado financeiramente, esbanjar em presentes, passeios e outras atividades, é um desperdício de dinheiro.

Você não precisa ser um mesquinho que não permite que sua família viva por causa do dinheiro, mas deve ser duro durante o mês para então possibilitar um bom passeio mensal onde se gasta mais dinheiro como em uma viagem e etc.

Investir 

Se você conseguir cumprir essas duas etapas anteriores, investir será a mais fácil. Conte com as mesmas corretoras de valores que indiquei na última seção e tenha ótimos rendimentos!


Como fazer um Planejamento Financeiro Empresarial

planejamento financeiro empresarial corporativo
Uma empresa que não sabe lidar com o dinheiro é uma empresa fadada ao fracasso.

Aqui o papo é mais profundo. Você precisa estar atento e mensurar cada centavo, fazer projeções financeiras e estudar cada investimento meticulosamente.

O mercado competitivo não permite erros com dinheiro. Então tenha muita atenção para se tornar um bom gestor financeiro.

Neste caso, as etapas de ganhar, manter e investir já são aplicadas de alguma forma. Então dou a palavra para especialistas e professores da área:

Cursos de Planejamento Financeiro Empresarial a Distância

  1. Sebrae – Análise e planejamento financeiro
  2. Unieducar – ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO FINANCEIRO EMPRESARIAL
  3. FGV – Orçamento Empresarial

Softwares que ajudam na criação de um bom plano

Existem muitos softwares e aplicativos de planejamento financeiro. E isso é muito bom. Há pouco tempo tudo era feito na mão. A cada centavo ganho ou gasto era preciso inserir em planilhas de Excel para então saber quanto está entrando ou saindo.

Hoje, o processo pode ser inteiramente automatizado. Os ganhos, a poupança, saída, tipos de gastos e tudo o mais é coletado automaticamente das suas atividades financeiras e mostrado em gráficos intuitivos.

Vou listar alguns desses programas:

5 Aplicativos Gratuitos para planejamento financeiro pessoal

  1. Guia Bolso
  2. Minhas Economias
  3. Mobills
  4. Organizze
  5. Renda Fixa

4 sistemas para planejamento financeiro empresarial

Como uma empresa possui muitas transações e variantes burocráticas e tributárias, o sistema para gerir as finanças empresariais precisa ser mais robusto e muito seguro. Eles são chamados de ERP. Veja algumas empresas que vendem soluções de gestão financeira corporativa:

  1. MarketUp
  2. InFinance
  3. Treasy
  4. Conta Azul

Qual o momento ideal para criar um Planejamento Financeiro?

Existe uma frase muito conhecida – que eu particularmente gosto muito que diz assim:

O melhor momento para se plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora. Provérbio Chinês.

Essa frase evidencia a realidade do momento perfeito para começar a planejar suas finanças. O momento é agora! Pare tudo o que estiver fazendo


Bônus: Dicas rápidas para quem quer começar a fazer um Planejamento Financeiro

Praticando qualquer uma dessas dicas, você estará aprendendo, avançando para alcançar a independência financeira.


Conclusão sobre o planejamento financeiro

planejamento financeiro independencia financeira
Saber lidar com o dinheiro é estar próximo de alcançar a independência financeira!

Como alertei neste artigo, o planejamento financeiro é uma ciência, mas que começa com um simples passo. A mudança de mentalidade que acontece com a educação financeira.

Você precisa parar de pesquisar fórmulas prontas para ficar rico ontem. Não existe uma forma de gerar riqueza sem trabalhar, economizar e investir.

Estudo o máximo possível novas formas de ganhar dinheiro em casa, doutrine-se para economizar e comece a procurar corretoras de investimento assim que possível.

Não é um caminho fácil, mas estudando e sendo disciplinado, com certeza você sairá do vermelho. Isso não é meritocracia ou autoajuda empreendedora, é a lógica financeira pura e simples.

Depois da regra de três: ganhar, manter e investir; eu aconselho você a partir para a regra avançada: analisar. Com os dados que você coletou, continue sempre analisando no que você poderia gastar menos, quais produtos valem a pena comprar (possuem menor desvalorização) e etc.

Afinal, de nada adianta monitorar a vida financeira e conseguir dados completos sem utilizar eles para fazer análise e novos planejamentos financeiros futuros, para novas metas.

Eu espero que você consiga acumular mais riqueza e alcance a sonhada independência financeira.

Você gostaria de mais pautas sobre esse assunto? Então deixe o seu comentário falando o que achou desse artigo que preparei para você!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *