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Marketing Digital para Iniciantes [RÁPIDO E DE GRAÇA!]

Tempo de leitura: 11 minutos

Você quer ganhar dinheiro com marketing digital, mas não sabe por onde começar?

Aqui você vai saber o que fazer para começar hoje no marketing digital, mesmo que você não tenha dinheiro para investir.

Se você quer começar no marketing digital hoje mesmo e sem precisar pagar nada, leia o artigo até o final e saiba como.

Boa leitura!

O Que é Marketing Digital?

Marketing digital pode ser definido como as estratégias utilizadas por empresas e empreendedores para criar um relacionamento com o público-alvo, divulgar produtos ou serviços e posicionar uma marca no mercado, tudo isso, no ambiente digital.

O marketing digital para iniciantes é um mar de oportunidades, tanto para quem quer empreender quanto para quem prefere trabalhar como colaborador de uma empresa.

Para as marcas, o marketing digital tornou-se uma necessidade, pois, quem não se posiciona no digital corre o risco de perder seus clientes para os que apostam nesse mercado, que é onde o cliente está.

Conheça mais um pouco sobre isso no tópico a seguir.

As 3 Principais Perspectivas do Marketing Digital

O marketing digital é muito amplo e abrange uma diversidade de perspectivas, canais, estratégias e ações direcionadas para cada objetivo específico.

O marketing digital para iniciantes pode parecer algo complicado, justamente por ser tão abrangente e, por isso, muitos desistem logo no início.

Mas, eu garanto que, se você persistir, vai valer a pena, pois, com o conhecimento que for adquirindo, você também vai saber escolher uma área do marketing digital com a qual mais se identificou.

Para que você entenda melhor, o marketing digital pode ser dividido em 3 perspectivas:

  1. Marketing de busca;
  2. Marketing de conteúdo;
  3. Marketing de redes sociais.

Conheça cada uma delas.

1. Marketing de Busca

O marketing de busca é o marketing digital para iniciantes serem encontrados na internet quando um usuário fizer uma pesquisa no Google ou em outros buscadores, utilizando as palavras-chave que você usou no seu conteúdo.

No marketing de conteúdo você consegue posicionar o seu conteúdo na primeira página do Google, através da aplicação de estratégias específicas para esse tipo de marketing digital, de forma orgânica ou paga.

A seguir, você vai entender qual é a diferença entre tráfego pago e orgânico, no marketing de busca.

O marketing de busca é baseado em duas estratégias:

  • SEO (Otimização para Mecanismos de Busca);
  • Anúncios patrocinados.

SEO

O marketing digital para iniciantes parece confuso por causa de alguns fatores, entre eles, as siglas que, convenhamos, são muitas, começando pelo SEO.

SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, que em português significa “Otimização para Mecanismos de Busca”, que é uma técnica utilizada no marketing digital para posicionar um conteúdo na primeira página dos mecanismos de busca, de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir em anúncios.

Algumas das diversas vantagens de aplicar essa estratégia em seu negócio são:

  • Não precisar pagar pelo tráfego vindo das buscas (respostas que aparecem após os anúncios);
  • Tráfego qualificado (os usuários que fizeram a busca são convertidos em clientes com mais facilidade);
  • Quando um site aparece nas primeiras posições dos mecanismos de busca, ele é considerado uma referência.

Anúncios Patrocinados

Outro fator relacionado ao marketing digital para iniciantes e que costuma confundi-los muito é a questão dos anúncios patrocinados.

Os anúncios patrocinados são aqueles links que aparecem no topo da página dos resultados de busca do Google.

Esses links são do Google Ads, plataforma de anúncios do Google que, além de exibirem o link patrocinado no topo da página de resultados, também insere esse link em outras ferramentas, como:

  • YouTube (vídeos);
  • Rede de Display (sites parceiros);
  • Google Shopping (comparador de preços);
  • Gmail e Discovery (promoções e banners);
  • Aplicativos (Google Play e dentro de apps).

Os anúncios patrocinados são utilizados para alcançar um público específico, definido por palavras-chave, assim como no SEO, porém, dessa vez, com um investimento em dinheiro.

A quantia que você irá investir é determinada por um sistema de leilão, de acordo com a palavra-chave utilizada.

Google Meu Negócio

No marketing digital para iniciantes, o Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta, pois ela ajuda a divulgar pequenos negócios.

Se você possui um negócio físico e deseja aumentar o alcance através do marketing digital, criar um perfil nessa ferramenta precisa fazer parte da sua estratégia.

Aqui no blog você encontra um artigo completo, onde vai aprender como utilizar o Google Meu Negócio e ampliar o alcance da sua marca, com a aplicação de técnicas específicas.

2. Marketing de Conteúdo

Com a concorrência cada vez mais acirrada, não dá para sair fazendo oferta em todos os canais possíveis.

Cada vez mais é essencial entregar valor ao público-alvo, para conquistar a confiança dele e conseguir convertê-lo em cliente.

Antes de oferecer a sua solução, você precisa conduzir o potencial cliente pela jornada de compra e, para isso, é necessário entregar conteúdo relevante e de qualidade.

É importante criar um blog ou site institucional, um canal no YouTube, um e-book ou perfil nas principais redes sociais… tudo o que você puder fazer para estar presente onde o seu público está e entregar valor para ele.

3. Marketing de Redes Sociais

Ter um perfil nas redes sociais tem sido uma estratégia de marketing digital para iniciantes que costuma dar muito certo, afinal, é lá que o público está, não importa qual seja o segmento.

As redes sociais, principalmente o Instagram, têm sido o canal de comunicação mais utilizado pelas marcas para se aproximar do cliente, gerar conexão e relacionamento com ele.

É importante que o empreendedor saiba diferenciar um perfil pessoal de um perfil comercial, pois o gerenciamento de cada um deles precisa ser diferente.

Um perfil comercial precisa gerar resultados, algo que no marketing digital para os iniciantes parece confundir muito ainda.

Quais os Primeiros Passos para o Iniciante Aprender Marketing Digital?

Veja agora quais são os passos do marketing digital para iniciantes começarem a atuar nesse mercado. 

Conheça as Áreas e Profissões do Mercado Digital

O marketing digital possui diversas áreas e você pode escolher qual é a melhor para você: se prefere atuar com entrega de conteúdo de valor, aplicando estratégias de SEO, se prefere trabalhar com anúncios ou apenas com estratégias de redes sociais e até mesmo tudo isso junto. 

Conheça quais são as áreas de atuação do marketing digital para iniciantes começarem a ganhar dinheiro, conheça as profissões do mercado digital nas quais você pode atuar.

É importante dizer que não importa qual é a sua formação ou experiência, qualquer pessoa pode atuar no mercado digital, basta se informar, se preparar e colocar a mão na massa.

Faça um Curso de Marketing Digital

Faça um curso de marketing digital e comece a ganhar dinheiro em casa, fazendo o que você gosta, sem pressão de chefe e criando sua própria renda, sem depender dos outros.

Pensando em ajudar quem é iniciante no marketing digital e ainda não sabe por onde começar, estou entregando de graça meu mais novo webinário, onde você vai aprender como montar um negócio online, mesmo que você não entenda nada, não tenha dinheiro para começar e não queira aparecer.

Se você quiser saber mais, assista ao novo webinário agora mesmo. Não precisa pagar nada, é meu presente para você

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Escolha um Modelo de Atuação

Escolha um modelo de atuação para você começar alguma coisa, não há problema se você mudar no futuro, a ideia é aprender na prática.

A melhor dica de marketing digital para iniciantes é começar como afiliado.

As vantagens são inúmeras, a começar por não precisar criar nada, pois você vai vender um produto criado por outra pessoa e também não precisa investir em anúncios, se não quiser.

Você pode ser afiliado de produtos digitais e físicos e ganhar altas comissões por cada venda que fizer, através do seu link de afiliado, que é gerado pela plataforma de afiliação, no momento que você se afilia a um produto.

Além disso, por ser um modelo de início rápido, vai te dar uma visão geral do mercado funcionando, aplicando estratégias e vendo tudo acontecer na prática.

Seja curioso

O marketing digital para iniciantes pode ser desafiador, porém, para você ter sucesso nesse mercado é necessário ser curioso, estudar e aplicar o conhecimento adquirido, encontrar soluções para o público e tentar se destacar dos concorrentes.

Ser uma pessoa curiosa vai te ajudar a estar sempre atualizado, a descobrir novos formatos, novas estratégias, a testar e se aprimorar cada vez mais.

Aprenda alguma coisa todos os dias

Todo dia aprenda algo novo na área do marketing digital e logo você passará de um iniciante para um empreendedor de sucesso.

Ninguém nasce sabendo tudo, portanto, até o mais bem-sucedido empresário começou do zero e, aos poucos, chegou ao topo.

Estar sempre atualizado é ainda mais necessário para quem atua no mercado do marketing digital, afinal, esse universo está em constante mudança.

Portanto, se você quer sair na frente e ser um empreendedor de sucesso, acompanhe as tendências do mercado, mantenha-se atualizado em relação às mudanças nas redes sociais e, principalmente, conheça o seu público-alvo.

Conclusão

Seja qual for a área de atuação no marketing digital para iniciantes que você escolher, a dica que eu deixo, para finalizar este artigo é: invista em conhecimento!

Você é o seu principal ativo de valor, portanto, invista em si mesmo, estude sobre o mercado, sobre as formas de atuação e comece o quanto antes.

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