Digital Influencer: O Que é e Como se Tornar um Influenciador Digital

Tempo de leitura: 21 minutos

Digital Influencer são pessoas que possuem vários seguidores nas redes sociais e em quem esses seguidores confiam muito e sentem admiração. Eles possuem o “poder” de influenciar o público, conseguindo convencê-lo de que adquirir um determinado produto ou serviço é uma atitude vantajosa para o consumidor

Quer aprender como encontrar influenciadores digitais e usar essa poderosa estratégia para divulgar qualquer produto e vender muito?

É uma estratégia que envolve pessoas que o seu público-alvo
confia e que pode te ajudar a gerar muitas vendas.

Estou falando do uso dos influenciadores digitais ou digital influencer para o seu marketing.

Usar influenciadores digitais em suas estratégias de marketing pode ser a melhor forma de conectar o seu público-alvo com a sua marca.

Isso porque o público que você deseja atingir ouve e
considera a compra de produtos ou serviços indicados pelos influenciadores
digitais.

Não há como negar que a internet mudou o jeito de fazer
marketing e, consequentemente, mudou o jeito de comprar.

E, para não ficar para trás, é necessário se adequar a essa
nova realidade do mercado.

Neste artigo, você vai saber tudo que precisa sobre influenciadores
digitais: o que são, como utilizar influenciadores digitais para divulgar o seu
negócio, quais são os tipos de influenciadores digitais… e até como ser um,
caso você tenha interesse.

O Que é Digital Influencer? É uma profissão?

digital influencer

Há bem pouco tempo, as pessoas que possuíam poder para
influenciar o consumidor eram celebridades da TV e do cinema.

Com a chegada da internet na vida das pessoas, isso mudou.

Hoje, pessoas comuns começaram a produzir e divulgar conteúdo
sobre algum assunto específico na internet e passaram a fazer muito sucesso,
inclusive, muitas vezes, até mais sucesso do que as próprias celebridades.

Um exemplo para ilustrar o que estou falando é o humorista Whindersson
Nunes, com quase 38 milhões de inscritos em seu canal no YouTube.

Digital Influencer são pessoas que possuem vários seguidores nas redes sociais e em quem esses
seguidores confiam muito e sentem admiração.

Como o próprio nome já diz, os digital influencer ou influenciadores digitais possuem o “poder” de influenciar o público, conseguindo convencê-lo de que adquirir um determinado produto ou serviço é uma atitude vantajosa para o consumidor.

Os influenciadores digitais ou digital influencer, utilizam as redes sociais, como o Instagram, o Facebook, o YouTube, inclusive blogs, para atrair e conquistar seguidores através da publicação de conteúdo de valor para o público daquele nicho de mercado.

A grande maioria dos influenciadores digitais ficou conhecida através da estratégia de gravar vídeos no YouTube.

Eles criam vídeos com conteúdo de um nicho específico, como maquiagem, artesanato, empreendedorismo, culinária, finanças, moda…

Aliás, vídeo é o tipo de conteúdo cada vez mais consumido no
mundo, por isso que utilizar os influenciadores digitais como estratégia para
divulgar a sua marca é uma decisão inteligente.

Os influenciadores digitais têm ganhado cada vez mais espaço na internet, principalmente em relação à tomada de decisão de compra do consumidor.

Como Encontrar o Digital Influencer ideal para o seu negócio?

Além de ter um grande número de seguidores e uma audiência
bastante engajada, o influenciador ideal para você fazer parceria precisa ter
relevância para o seu nicho de mercado.

Para facilitar o seu trabalho de escolha, você pode fazer uma pesquisa em sites especializados em criar campanhas com influenciadores digitais (digital influencer).

Esses sites trabalham com a junção de tecnologia e expertise para planejar as estratégias
com os influenciadores digitais.

Alguns desses sites são:

Como Contratar um Digital Influencer para o meu negócio?

Como você acabou de ver, não existe apenas um tipo de digital influencer.

Agora você só precisa ser assertivo na hora de escolher um
influenciador digital para representar a sua marca.

Fazendo uma parceria com o influenciador digital mais adequado para o seu negócio, faz com que o
público ande pela jornada de compra mais rapidamente.

Na verdade, para fazer essa escolha você precisa saber qual
é o objetivo da sua marca.

Pois isso vai depender do que você deseja conseguir com essa
parceria, se é conversão, reconhecimento da marca, posicionamento, mais
tráfego…

É importante lembrar que não é o número de seguidores que
faz com que o influenciador digital seja ideal para as suas estratégias.

Você precisa definir o objetivo da marca e, assim, escolher
aquele que tem mais a ver com o que você deseja.

Uma dica extra que eu deixo para você é buscar um
influenciador digital que esteja alinhado aos valores da sua marca, para não
perder a credibilidade e a confiança do seu público.

Celebridades e Digital Influencer – Qual a diferença?

Celebridades sempre foram os melhores influenciadores do consumidor no momento da decisão de compra.

O cantor famoso que fala sobre um produto que acaba com a
queda de cabelo ou a atriz da novela que indica uma loja de eletrodomésticos
ainda têm grande influência sobre a decisão de compra das pessoas que os
admiram.

Mas, hoje, as celebridades possuem menor engajamento com o
público (apesar de também estarem inseridas nas redes sociais) e são mais
conhecidas por meio de canais tradicionais como a TV e o cinema, por exemplo.

os influenciadores digitais, estão mais focados em um nicho específico, menos abrangente do que
está uma celebridade.

Eles focam em um único assunto, como moda, gastronomia,
turismo, humor… Estratégia que aumenta o engajamento do público e que possui
alto poder de influenciar na hora da decisão de compra.

Os influenciadores digitais utilizam o marketing de conteúdo e criam conteúdos ricos e relevantes para o seu público, tornando-se uma referência para quem os segue e também se transforma em uma autoridade no assunto, conquistando sua confiança e fidelidade.

A importância dos influenciadores digitais para o seu negócio

A internet tornou o mundo muito acelerado, cheio de
informações cada vez mais rápidas, com novas notícias a todo momento.

Com toda essa velocidade, o consumidor sente cada vez a
necessidade de encontrar conteúdo que seja de seu interesse.

Fazer parceria com influenciadores digitais para divulgar a sua marca é o que vai fazer com que o seu público tenha uma ligação com a sua marca e que queria ouvir o que você tem a dizer sobre o seu produto ou serviço.

Não adianta investir apenas em anúncios, pois o público tem
a opção de pular e de bloquear, ignorando completamente o trabalho e
investimento que você fez para a sua marca.

E é nesse momento que você reconhece a importância dos
influenciadores digitais para o seu negócio.

O público pode até ignorar os anúncios, mas vai querer ouvir
o que o seu influenciador digital favorito tem a dizer sobre o seu produto ou
serviço.

Isso porque ele confia, acredita e tem carinho por aquela
pessoa a quem ele segue.

Segundo uma pesquisa realizada pela Qualibest, mais de 80% dos brasileiros conectados souberam da existência de algum produto ou serviço por meio de influenciadores digitais.

A pesquisa mostra também que mais de 70% dessas pessoas
compraram o produto ou serviço indicado pelo influenciador digital e que 55%
procuram saber da opinião dos influenciadores digitais antes de decidir a
compra.

Segundo a Qualibest, os influenciadores digitais são a segunda fonte de pesquisa no momento em que o consumidor decide comprar.

Os influenciadores só ficam atrás dos parentes e amigos do
consumidor.

Cada vez mais rejeitados pelo consumidor, os anúncios vêm
sendo parcialmente substituídos pelos influenciadores digitais, pois, esses,
ganharam a confiança das pessoas, que preferem saber a opinião deles do que
anúncios da própria marca.

Por isso que é tão importante usar os influenciadores digitais (digital influencer) em seu negócio, para que, junto com a sua marca, seja criado um novo canal de comunicação com a sua audiência, de maneira mais próxima e mais humana.

Entre outros motivos pelos quais o consumidor prefere
comprar um produto ou serviço indicado por um influenciador digital e não por
uma marca, estão os seguintes:

  • Recomendação de alguém de confiança;
  • Status que a marca transmite;
  • Experiência de compras anteriores;
  • Alinhamento com os valores que a marca
    defende…

As recomendações agora são bem diferentes de alguns anos
atrás.

Os influenciadores digitais são como amigos fazendo a
recomendação de um produto ou serviço, transmitindo mais confiabilidade para o
consumidor.

Eles são hoje um novo canal de comunicação entre a marca e o consumidor.

Entendeu o quanto é importante usar influenciadores digitais
em sua estratégia de marketing e como eles podem aproximar o seu público-alvo
da sua marca?

Vantagens de fazer parceria com Digital Influencers

Veja a seguir algumas das diversas vantagens que os
influenciadores digitais podem trazer para o seu negócio:

  • Influenciadores digitais geram autoridade da marca;
  • Geram confiança e credibilidade com o público;
  • Fazem a ligação entre o cliente e a sua marca;
  • Interferem, de maneira positiva, na decisão de compra do público;
  • Geram mais tráfego qualificado para o seu negócio;
  • Geram mais engajamento com a sua marca…

Como você está percebendo, usar parcerias com influenciadores digitais é uma estratégia de marketing eficiente e matadora.

Usar o canal de comunicação de influenciadores digitais para
divulgar o seu negócio pode ser mais eficaz que fazer anúncios pagos.

A grande maioria dos consumidores prefere acreditar na
indicação de influenciadores digitais do que na indicação feita pela própria
marca.

O público enxerga os influenciadores digitais como um amigo
(ou amiga) dando um conselho sobre qual é o melhor produto ou serviço para
escolher.

Como utilizar influenciadores digitais para divulgar sua marca

O tipo de marketing utilizado através da parceria com
influenciadores digitais é o marketing de influência.

O marketing de influência usa a confiança que o público tem
pelo influenciador digital, como uma estratégia de marketing que atinge o
consumidor de maneira direta.

Trabalhar com o marketing de influência faz com que a sua marca se torne mais humanizada, pois será uma pessoa falando diretamente com o cliente e não uma empresa, como sempre foi feito.

Para utilizar o influenciador digital, uma marca paga para
que ele fale do seu produto ou serviço em suas redes sociais ou oferece
produtos para que o influenciador mostre os “recebidos do mês” em seu canal de
comunicação com o público.

O influenciador digital ganha dinheiro ou permutas para
indicar o seu produto ou serviço e a sua marca ganha credibilidade, gerando
muitas vendas em vários canais.

Alguns dos canais onde os influenciadores digitais (digital influencer) podem gerar muitas conversões para o seu negócio são:

  • YouTube;
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Blog;
  • Participação em eventos;
  • Webinários…

Tipos de Digital Influencer

Antes de escolher um influenciador digital, você precisa
saber que existem vários tipos e é preciso conhecer cada um deles para
conseguir fazer a melhor escolha.

Para começar, os influenciadores digitais surgem de 2 formas:

1- Através das redes sociais, como YouTube, Facebook,
Instagram…;

2- Através das mídias tradicionais, como TV e cinema.

Os influenciadores digitais que surgem da internet são
aqueles de quem eu já falei, que criam vídeos (muitas vezes sem grandes
pretensões), blog, fanpage… e que atraem muitos seguidores através do
conteúdo publicado.

Já os influenciadores digitais oriundos de outras mídias,
geralmente são celebridades que aproveitam o boom das redes sociais e migraram para lá, levando seus fãs.

Mas, o que acontece é que essas celebridades não possuem
tantos seguidores e engajamento quanto os influenciadores digitais que surgem
da internet.

E isso faz com que fazer uma parceria com eles seja mais
vantajoso para as marcas, pois o alcance, o engajamento e, consequentemente, as
conversações serão bem maiores.

Os tipos de influenciadores digitais são:

Tipo 1- Top Celeb

Este tipo de influenciador digital não trabalha com um nicho
segmentado.

Ele aborda temas diversos, para um público mais
generalizado.

Então, se você busca conscientizar o público sobre a sua
marca, sem foco em vendas, este é o tipo de influenciador digital que você
precisa.

Tipo 2- Fit Celeb

Fit Celeb é o tipo de influenciador digital que trabalha com
o mesmo nicho de mercado que você e que, portanto, possui um público altamente
qualificado para o seu negócio.

O Fit Celeb publica conteúdo rico e bastante relevante para
a audiência que você deseja atingir.

Mas, por esses motivos, esse tipo de influenciador digital
requer um investimento maior.

Tipo 3- Autoridade

O influenciador digital Autoridade é aquela pessoa que é
especialista no nicho em que ela trabalha.

Ou seja, é um profissional da área em que atua ou possui
bastante experiência no assunto, o que transmite autoridade para o público.

Apesar de não possuir tantos seguidores quanto os outros,
este é o tipo de influenciador digital que tem mais capacidade de conversão.

Tipo 4- Ecossistema

O Ecossistema é o tipo de influenciador trabalha com vários
outros influenciadores do mesmo nicho.

O tipo Ecossistema faz com que uma marca seja vista em
vários lugares ao mesmo tempo.

Isso faz com que a marca tenha uma visibilidade muito maior.

Tipo 5- Trendsetter

Esse tipo de influenciador digital está sempre conectado com
as tendências do mundo.

A principal característica desse tipo de influenciador é que
ele está sempre defendendo uma causa.

O Trensetter não aceita fazer parceria com marcas que não
possuem os mesmos valores.

Então, se o que você busca é posicionamento da marca, esse é
o tipo de influenciador digital ideal para o seu negócio.

Tipo 6- Jornalista

O Jornalista é o tipo de influenciador digital que já é
bastante conhecido por ter surgido de outras mídias, como rádio e TV.

É o influenciador que aproveitou a internet para migrar,
levando a sua audiência junto.

Um bom exemplo desse tipo de influenciador digital é a
jornalista Leda Nagle, profissional conceituada em sua área que, por muitos
anos, apresentou o programa Roda Viva, na TV Cultura.

Este tipo de influenciador é ótimo para quem deseja ter
reconhecimento da marca, pois ele trabalha com nichos mais gerais.

Tipo 7- Público Interno

O Público Interno são os colaboradores da marca, que irão
atuar para transmitir uma imagem positiva da marca para o público-alvo.

Este tipo de influenciador digital não consegue um alcance
como um Top Celeb ou um Fit Celeb, por exemplo, mas possui um alto poder de
relevância para a marca.

Influenciadores digitais – Vantagens de ser um

Algumas das diversas vantagens de ser um influenciador
digital são:

  • Fazer seus próprios horários de trabalho;
  • Trabalhar de onde e quando quiser;
  • Se tornar uma autoridade no nicho;
  • Ter grande credibilidade com o público;
  • Possibilidade de trabalhar viajando;
  • Fazer parcerias com várias marcas;
  • Possibilidade de ter a sua própria marca.
Tipos de Influenciadores Digitais

Como se Tornar um Digital Influencer

Neste artigo, você aprendeu muitas dicas sobre
influenciadores digitais e como usá-los em sua estratégia de marketing.

Mas, se você deseja entrar para o mundo dos influenciadores
digitais, vou te dar algumas dicas que vão te ajudar nessa tarefa.

Como influenciador
digital, você continuará sendo empreendedor
, com toda liberdade que tanto
preza e ter ainda mais sucesso com o seu negócio.

Por isso, eu separei algumas dicas para você.

Dicas de como se tornar um Digital Influencer:

Dica #1 Defina seu nicho de mercado

A primeira dica que eu vou deixar para você é sobre definir seu nicho de mercado.

Definir o nicho que você vai atuar é extremamente importante
para você conseguir atrair o público ideal, qualificado, que provavelmente será
seu cliente.

Dica #2 Defina a persona

A segunda dica que eu vou falar para você é sobre a
importância de definir a persona do seu negócio.

Você precisa saber para quem está falando, para poder utilizar
a linguagem mais adequada, divulgar o conteúdo também mais adequado, que seja
relevante para a sua persona.

Com a persona bem definida, sua comunicação será mais
assertiva e vai atrair o público certo.

Dica #3 Conteúdo

Para ser um influenciador digital você precisa estar sempre
presente.

Para isso, o ideal é que você publique conteúdo de maneira consistente, faça enquetes, publique conteúdo que gere engajamento, curtidas e compartilhamentos.

A definição do nicho de mercado e da persona vai te ajudar a
produzir o conteúdo ideal para o público que você deseja atingir.

Aos poucos você vai ajustando o conteúdo, principalmente
através do feedback do público.

Dica #4 Engajamento

Mantenha-se engajado com o público, para gerar ainda mais
engajamento.

Ignorar o feedback do público é um erro muito comum, mas que
deve ser evitado, se você quer ser um influenciador digital de sucesso.

Responda os comentários que a sua audiência deixa para você.

Lembre-se de que a pessoa dedicou o tempo dela para escrever
o comentário e se você ignorar, corre o risco de perder a credibilidade e a
confiança dela.

Faça pesquisa de satisfação, crie enquetes.

Dessa forma, você vai gerar ainda mais engajamento do seu
público.

Dica #5 Faça parcerias com outros influenciadores digitais

Uma dica interessante é produzir conteúdo para
influenciadores do mesmo nicho que o seu e publicar conteúdo desses
influenciadores em suas redes sociais também.

É tipo, um fazendo propaganda do outro.

Grave vídeos com um influenciador do mesmo nicho, falando
sobre algum tema relacionado ao produto ou serviço que você oferece.

Dica #6 Use TAG’ em sua estratégia

Para atrair audiência, você também pode criar conteúdo
respondendo TAG’s.

Muitos influenciadores fazem isso, pois, esse tipo de conteúdo gera muito tráfego.

As TAG’s mais comuns são aquelas com fatos curiosos sobre o
influenciador, que é feito com base nas perguntas deixadas pelos seguidores.

Dica #7 Use CTA’s

Deixe sempre uma CTA (Chamada para Ação) ao final de cada
publicação.

Através de CTA’s você pode pedir para a sua audiência
curtir, comentar e compartilhar o seu conteúdo.

Pode parecer um simples detalhe, mas acredite, fazer CTA ao final de cada conteúdo faz toda a
diferença, principalmente em relação ao engajamento.

Você também pode oferecer brindes aos primeiros
“X” seguidores que comentarem o conteúdo.

Outra dica é prometer um novo conteúdo falando de algum
assunto que o público está esperando muito ou até uma continuação, caso aquele
conteúdo chegue a “X” compartilhamento.

Essas são estratégias muito utilizadas por quem já é um
influenciador digital e você pode seguir o “caminho das pedras”.

Como ser um influenciador digital

Como avaliar o potencial de um Digital Influencer

Um Digital Influencer é mais do que apenas números.

Por isso, por mais que ele possua milhares de seguidores, milhares de curtidas e compartilhamentos em suas publicações, saber sobre informações mais “humanas” pode ser o grande diferencial do seu marketing.

Existem alguns indicadores que poderão te ajudar a avaliar o
perfil dos influenciadores digitais e identificar quais são os mais qualificados
para divulgar a sua marca.

No Facebook e no Instagram você pode avaliar o engajamento do público com o influenciador
digital e verificar a relevância do seu conteúdo.

Uma maneira de verificar o poder de um influenciador digital
é através do uso de indicadores, como já falei antes.

Há indicadores excelentes para te ajudar nessa tarefa.

Esses indicadores são algoritmos que avaliam o poder de
influência de uma pessoa nas redes sociais.

Mas, atenção! É necessário avaliar outras métricas que
nenhum algoritmo é capaz de avaliar, como, por exemplo, as intenções e os
sentimentos das pessoas.

Você pode usar os indicadores para avaliar o poder de
influência de alguém, nas redes sociais para facilitar o trabalho de escolha do
influenciador ideal.

Conclusão

Neste artigo você viu que utilizar influenciadores digitais
em sua estratégia de marketing é uma jogada de mestre, não é mesmo?

Você pôde perceber quanto eles possuem potencial para criar
uma conexão entre o futuro cliente e a marca.

Além disso, os influenciadores digitais podem gerar credibilidade para sua marca, posicionando-a como referência em seu nicho de mercado.

E, como o marketing de influência é uma estratégia bastante
eficiente e que cresce cada vez mais no mercado, este talvez seja o melhor
momento para você usá-lo em sua estratégia de marketing para dar um up e tanto em seu negócio.

Agora que você já sabe:

  • O que são influenciadores digitais;
  • Qual a importância deles para o seu negócio;
  • Quais são os tipos de influenciadores digitais;
  • Como escolher o influenciador digital ideal para
    fazer parceria;
  • Quais as vantagens de ser um influenciador
    digital;
  • Como ser um influenciador digital…

Eu te desafio a colocar todo esse conhecimento em prática e elevar o patamar do seu negócio.

O que você está esperando para começar a agir? Mãos à obra!


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