Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Como mudar de vida e começar a ganhar renda extra

como-mudar-de-vida-e-comecar-a-ganhar-renda-extra
Como mudar de vida e começar a ganhar renda extra
Esse texto te ajudou?

Introdução – como mudar de vida e ser feliz com uma renda extra

Encontre novas formas para viver mais feliz
Encontre novas formas para viver mais feliz

Alguns dias atrás encontrei um colega de escola que não via há muito tempo. Começamos a conversar e nos atualizar sobre como nossas vidas mudaram desde a última vez em que nos falamos. Entre um papo e outro, ele acabou contando que não está muito satisfeito com o rumo que as coisas estão tomando. Ele trabalha em uma empresa, mas a renda anda curta. Como ele, milhares de brasileiros se perguntam todos os dias “como mudar de vida e ser feliz?”

Meu colega anda insatisfeito e ainda não conseguiu realizar grande parte dos sonhos e projetos que idealizou. Ele projetou viagens, uma casa confortável, uma boa escola para seus filhos, mas a renda mal dá para pagar as contas do mês.

Essa é realmente uma situação frustrante e infelizmente não é um caso isolado. Muitas pessoas passam pelo mesmo problema ao ver seus sonhos se desfazerem por falta de recursos financeiros. O custo de vida aumentou nos últimos anos, a inflação subiu e a taxa de desemprego está nas alturas. Por isso, grande parte da população agradece por ter a oportunidade de arcar com suas despesas diárias, mas anda cabisbaixa e insatisfeita por ter que abandonar sonhos e objetivos de vida por falta de renda.

O que eu disse para meu colega nesse dia é a mesma coisa que te direi ao longo deste post em detalhes: mudar de vida e ser feliz é possível! Você só precisa dar o primeiro passo e pode começar buscando uma renda extra que viabilize que o ajude a realizar seus sonhos.

Gostou da ideia? Então me acompanhe neste artigo e vamos conversar sobre como mudar de vida financeiramente e ser feliz!

Como mudar de vida e ser feliz

Se você não está satisfeito com o rumo que as coisas estão tomando, e não sabe como mudar de vida, posso te dizer que o primeiro passo é sempre mais difícil, mas pode ser bastante recompensador. Pense que se você está cansado com a situação atual, o que está por vir pode ser realmente diferente.

Não existe receita mágica para mudar de vida da noite pro dia, mas você pode começar a mudar de vida agora. Isso requer adaptação e capacidade de se adequar às mudanças. No início pode parecer difícil, por isso, reunimos neste post algumas dicas sobre como mudar de vida e ser feliz! Veja só:

Leia ainda: A chocante verdade sobre mudar de vida

Como mudar de vida financeiramente

Uma das lições importantes que se pode aprender na vida é que é bem difícil alcançar a felicidade com uma vida financeira bagunçada. A sensação é de estar nadando, nadando contra a maré e nunca sair do lugar. Por isso, um dos grandes toques importantes deste artigo e que com certeza abordarei algumas outras vezes é a importância da educação financeira.

Como eu disse, não existe receita mágica de como mudar de vida radicalmente ou como mudar de vida de uma hora pra outra. O que existe são pessoas que priorizam seus objetivos de vida e se motivam na busca pelos seus sonhos. Para isso, mudam seu padrão de consumo e estudam novos modelos para geração de renda. Ou seja, encontram maneiras de ganhar mais dinheiro, ao mesmo tempo em que controlam os gastos com coisas desnecessárias.

  • Organize seus gastos;
  • Faça uma lista de prioridades;
  • Anote as dificuldades que você encontra hoje para alcançar seus objetivos;
  • Invista mais tempo em seu planejamento financeiro;
  • Pense em quanto dinheiro você precisa ganhar, a mais do que ganha hoje, para realizar seus sonhos;
  • Arrume uma renda extra;
  • Venda itens que não usa mais;
  • Leia e estude sobre as melhores formas para investir seu dinheiro

Assista: Especialista dá dicas sobre planejamento financeiro 

Leia também: Guia completo com 14 ideias lucrativas de renda extra

Identifique o que você quer

Outro ponto importante quando se está pensando em como mudar de vida é identificar os problemas e as deficiências que o impedem de conquistar um estado almejado.

Pense nos pontos que você precisa melhorar. Talvez a resposta seja todos, mas não se desespere! Pode ser que um aspecto da sua vida esteja atrapalhando outro, como eu disse, uma vida financeira bagunçada pode minar suas energias, sua disposição e sua motivação para realizar outras atividades.

O fato é que quando você apertar o start e começar a mudança, uma área vai refletir na outra. Por isso, você vai começar do zero, mas muita coisa se ajustará com o tempo, de maneira adequada e você vai descobrir como mudar de vida.

Depois disso, coloque no papel os seus sonhos e objetivos que estão retidos por falta de renda. Faça uma lista com aquele curso que você deseja fazer, aquela viagem de férias, o carro que você quer trocar ou o negócio próprio que deseja começar.

Se você não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve

Existe um trecho no clássico desenho “Alice no País das Maravilhas” que eu gostaria de compartilhar com você. Nele, Alice está caminhando pela floresta quando chega numa encruzilhada com inúmeros caminhos à sua frente.

Vários trechos, estradinhas e placas de orientação indicam caminhos para que uma menina indecisa e que não sabe muito bem para onde ir. Sob uma árvore surge o gato irônico e misterioso indagando se poderia ajudar Alice e eles começam a conversar:

Alice diz: “eu só queria saber que caminho tomar”
O gato responde: “isso depende do lugar aonde quer ir”
Alice responde: “realmente não importa”
O gato tranquilamente retruca: “então não importa que caminho tomar”

Moral da história: “quando a gente não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve!”. Portanto, tenha em mente que para mudar de vida e atingir seus objetivos é preciso saber exatamente quais são esses objetivos para traçar o caminho a seguir!

Não procure atalhos

Depois de identificar suas deficiências e problemas que o impedem de mudar de vida e ser feliz, é hora de mudar seus hábitos! Não confunda esse momento com mudar radicalmente sua aparência ou mudar radicalmente seu visual. Nossos hábitos costumam dizer quem realmente somos e tudo o que fazemos no dia a dia são consequências deles.

Você precisa desenvolver novos hábitos em relação aos seus desejos. Hábitos que o guie e lhe mostre como mudar de vida. No seu caso, que almeja aumentar sua renda para conquistar seus sonhos e objetivos, precisará desenvolver hábitos saudáveis de consumo, de controle financeiro, de planejamento e geração de renda.

Saiba que tudo o que você faz vira hábito. Estudos comprovam que tudo o que fazemos durante 21 dias ininterruptos se torna um hábito.

Leia também: 10 hábitos de pessoas ricas que podem ser úteis para sua vida

Transforme este objetivo em algo que você possa medir

Para medir os resultados de sua nova empreitada é preciso transformar suas metas em algo escalável. Um bom método de gestão e que pode te ajudar nessa missão é o processo “SMART“, acrônimo para os termos em inglês: Specific, Measurable, Archievable, Relevant e Time-bound. Em português é traduzido como específico, mensurável, alcançável, relevante e tempo definido.

Dessa forma, você dever ser:

(S) Específico com relação ao objetivo que realmente deseja alcançar e quanto mais específico for, melhor será o foco dado a ele;
(M) Mensurável: tenha claramente definido como será medido o objetivo que se pretende atingir;
(A) Alcançável: sonhe grande, mas tenha metas de acordo com sua capacidade de cumpri-las. É muito desmotivador ter que lidar com uma meta inatingível;
(R) Relevante: seus objetivos devem ser relevantes em relação ao cenário da sua vida;
(T) Baseada no tempo: tenha um prazo muito bem definido para que seja alcançada.

Divida o objetivo final em pequenas tarefas diárias

Para saber por onde começar a ter novos hábitos e como mudar de vida com eles, tenha um caderno de anotações e escreva nele dez metas em todos os dias. Essas metas devem estar todas escritas no presente.

Por exemplo:

Metas do dia 1º de setembro
– eu tenho total controle sobre minha vida financeira
– eu ganho X reais por ano (até x/x/x)
– eu tenho um carro novo e de tal modelo (até x/x/x)

As frases devem ter uma data estipulada e serem escritas no caderno logo pela manhã, após acordar – momento em que seu subconsciente está aguçado. Não tome atalhos neste processo de mudança! Trabalhe diariamente para que seus hábitos mudem pela necessidade de você agir para conquistar aquilo que escreveu.

Não se esqueça de manter suas planilhas de gastos e finanças atualizadas! Esse é um hábito importante para quem deseja mudar sua vida financeira e ser feliz!

Leia também: 10 hábitos de pessoas ricas que podem ser úteis para sua vida

Identifique quais são as ameaças da sua nova rotina

Depois de traçar o melhor caminho que você decidiu e as estratégias para como mudar de vida é hora de identificar os fatores limitantes e que representam ameaça para o cumprimento de suas metas. Por exemplo, se você quer ganhar uma renda extra, precisará investir tempo em uma nova atividade que será realizada em suas horas livres.

Isso quer dizer que o número de saídas com os amigos diminuirá, as horas vendo filmes e séries na TV também. Portanto, defina quantas horas do seu dia você se dedicará a uma atividade que gere renda extra pra você e cumpra esse cronograma à risca.

Como disse, pesquisas comprovam que tudo o que você faz durante 21 dias sem interrupção vira hábito. Então, no primeiro momento, trace essa meta e não se desvie dela.

Outro ponto são os gatos desnecessários. Se você precisa de renda para conquistar sonhos e objetivos de vida e quer saber como mudar de vida para isso, tenha em mente que não poderá gastar indiscriminadamente.

Leia ainda: 50 dicas para aprender como economizar dinheiro

Nada de estourar o cartão e comprar coisas desnecessárias. Consuma apenas o que estiver precisando e se desfaça do que não for mais útil para você. Uma boa opção é colocar tudo que não for utilizar mais, ou que estiver entulhando seu guarda-roupas por mais de um ano sem uso, em um brechó online.

Você pode se surpreender com a renda extra que isso pode trazer para você.

Como mudar de vida e começar a ganhar renda extra
Identifique quais pontos fracos você precisa administrar

Registre o seu progresso visualmente

Mantenha registros e anotações de seu progresso, como as horas trabalhadas, o dinheiro que conseguir ganhar com as novas atividades e o que conseguiu poupar com os novos hábitos que está cultivando.

É muito importante que você mantenha seu progresso registrado, reconheça o quanto está se empenhando e veja frutos dos seus esforços. Quando eu mesmo me fiz essa pergunta de como mudar de vida para ser feliz, percebi que não seria um caminho fácil a seguir, mas me dediquei e tracei minhas metas.

Em algum tempo já estava trabalhando, melhorei minha renda e realizei grandes sonhos que estavam estagnados. Mas ainda há muita coisa a realizar!

Como mudar de vida e começar a ganhar renda extra
Registre seus avanços e continue se empenhando

Atitudes vencedoras para quem busca como mudar de vida

Se você procura por respostas a questão: como mudar de vida, provavelmente já detectou que algo vai mal e precisa melhorar. Começar já é um movimento de mudança e se você saiu da posição estática de infeliz rumo a uma vida mais produtiva e realizada, saiba que já está tendo uma atitude campeã.

Por isso, tome alguns cuidados básicos para que sua motivação não se perca ao longo do caminho nessa jornada para descobrir como mudar de vida.

Separei algumas dicas para você. Dê uma olhada!

Assuma a responsabilidade 100% da sua vida

Você é totalmente responsável pelas suas escolhas, por isso, as faça com cautela e sensatez. A chave da felicidade e a resolução do mistério sobre como mudar de vida está me suas mãos. Calcule suas metas, invista tempo em planejamento, trabalhe e se empenhe na busca por seus objetivos financeiros.

Como mudar de vida e começar a ganhar renda extra
Assuma as rédeas da sua vida e controle seus gastos

Seja claro e honesto com você mesmo

Não trace metas mirabolantes, como “ficar rico em alguns meses”, mas seja honesto com você mesmo. Comece devagar, trabalhando algumas horas a mais por dia para complementar a renda. Aos poucos e com a experiência, você produzirá mais em menos tempo e ganhará mais dinheiro também.

Acredite que você é capaz e que é possível

Não existe missão impossível se você decidir realiza-lá. Você é capaz de se tornar exatamente a pessoa que desejou ser e de responder essa questão: como mudar de vida, ganhar uma renda extra, melhorar suas finanças, realizar seus sonhos e ser mais feliz!

Só basta começar!

Como mudar de vida e começar a ganhar renda extra
Acredite no seu potencial para mudar de vida e alcançar seus sonhos

Conclusão – como mudar de vida e encontrar satisfação

Ao longo deste artigo conversamos sobre uma questão que permeia a vida de muitas pessoas: como mudar de vida. Descobrimos que não há fórmula mágica para isso, mas sim que você terá que trabalhar muito para resolver todos os problemas que afetam seu bem-estar hoje.

Em compensação, percebemos que há sim possibilidade de transformar sua realidade e mudar a rota da sua vida financeira. Se precisar de ajuda para decidir qual atividade realizar para ganhar renda extra, pesquise aqui no Blog Como Ganhar Dinheiro de Casa. Estou sempre abordando o assunto e trazendo novas perspectivas para você.

Há algum tempo mesmo publiquei um post que fala sobre sites nos quais você pode ganhar uma renda extra. Veja aqui: 29 sites para ganhar dinheiro na crise.

Espero que tenha conseguindo ajudar a expandir seus horizontes sobre como mudar de vida!

Nós falamos em breve, no próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *