Como escolher seu nicho de mercado

Tempo de leitura: 18 minutos

Introdução – Como escolher seu nicho de mercado

Aprender como escolher seu nicho de mercado é essencial para o seu negócio dar certo. Porque não adianta você achar que tem uma boa ideia se não encontra um público para consumi-la.

É isso que faz a diferença para os grandes empreendedores. Eles tem facilidade de encontrar o nicho de suas ideias. Trabalham as duas coisas em paralelo e já tem um público praticamente esperando por eles quando o produto vira realidade.

Por isso você precisa saber como escolher seu nicho de mercado. Para fazer como os grandes empreendedores e identificar as necessidades do público. Com isso, você aproveita melhor as suas ideias e as trata como negócios em potencial com mais facilidade.

Mas primeiro precisamos aprender o que é um nicho de mercado. Só depois podemos aplicá-los no dia a dia do nosso negócio.

O que é nicho de mercado

O nicho de mercado nada mais é do que um espaço, dentro de um mercado maior, que ainda não foi preenchido com um produto. É um parte do público consumidor que está interessado em algo que não está disponível como eles gostariam.

De certa forma, o nicho é um público alvo que ainda não foi atingido. A grosso modo, é como se houvesse um público ali esperando um produto, pronto para consumi-lo.

Normalmente o nicho é uma fatia de um mercado maior que ainda precisa ser explorada mais profundamente. É uma área em que ainda é possível crescer e desenvolver um produto que, de cara, não terá muita concorrência.

E o motivo principal para se aprender como escolher seu nicho de mercado é justamente para tentar aproveitar isso da melhor forma possível. Quanto mais específico for o seu nicho, maior as chances do seu público ser convertido em maior número.

Exemplos de nicho de mercado

Uma boa forma de tentar pensar em nichos de mercado é encontrar, primeiro, os grandes mercados. A partir disso você vai desdobrando, sendo cada vez mais específico.

Por exemplo: no grande mercado da Educação, um nicho pode ser a Educação física. Mas ainda é possível se aprofundar ainda mais, com a Educação Física para Idosos.

Entende como os nichos funcionam? São desdobramentos de um mercado que já existe e funciona. E quanto mais saudável for esse mercado, mais chances de um nicho funcionar.

Outro bom exemplo é o mercado de Saúde. Um bom nicho aqui é a área de Dieta e Emagrecimento, claro. Mas você pode tentar apostar no ramo das Dietas para diabéticos, ou Emagrecimento para cardíacos.

Quer mais um exemplo? O mercado de Casa e Lar. Um nicho é a Manutenção, claro. Mas existem opções mais específicas, como Manutenção de encanamento ou de fogões.

Mercados online também são ótimos para se criar nichos. No mercado de Tecnologia de Informação, você pode trabalhar em um nicho como Antivírus ou manutenção de softwares livres.

Pensando dessa forma é mais fácil saber como escolher seu nicho de mercado.

Por que devo me preocupar com isso?

Você quer ganhar dinheiro? Quer fazer isso correndo menos riscos? Quer direcionar seu produto para o público correto? Se você respondeu que sim para essas perguntas é porque deve se preocupar em como escolher seu nicho de mercado.

Seu sucesso como empreendedor passa por esse caminho. E aqui é muito importante repetir o óbvio: não existe negócio de sucesso sem público. E o público não vai simplesmente aparecer, você tem que encontrá-lo.

Para isso é que a definição do nicho de mercado é importante.

Os nichos de mercado mais lucrativos

Existem muitos mercados com nichos muito lucrativos. São aqueles mercados grandes, como muitas oportunidades de desenvolvimento de negócios.

Alguns deles já são bastante explorados, como o do Marketing e o das Viagens. Mas são serviços que as pessoas procuram muito e nos quais você pode apostar.

Quando o assunto é Marketing, você pode apostar em Marketing Digital, Marketing Pessoal ou Marketing de Rede. Já no mercado das Viagens, existem nichos como Viagens Baratas, Roteiros de Viagem ou Excursões para o Exterior.

Outro mercado com nichos muito lucrativos é o de Beleza. Esse é um mercado que, inclusive, não é muito afetado por crises. Ou seja, tem muitos nichos e sempre podem surgir novidades para públicos específicos.

O mesmo vale para o mercado de Seguros. Ele atrai muita gente, especialmente no Brasil. Tem Seguro de Vida, de Carro, de Casa, de Smartphone e de praticamente qualquer outro objeto que você imaginar. Só é preciso identificar o seu caminho, seu nicho.

Quais os meganichos?

Entre os vários mercados disponíveis, alguns são tratados como meganichos. Hoje em dia são considerados três meganichos. São mercados com nichos para os quais as pessoas tem grandes necessidades.

Além isso, são nichos com produtos essenciais, pelos quais as pessoas estão sempre dispostas a pagar. É claro que você não precisa, necessariamente, apostar nesses nichos. Mas os meganichos são bons para quem quer aprende como escolher seu nicho de mercado.

Eles atendem as necessidades das pessoas e tem uma probabilidade muito maior de gerar retorno. Pois são nichos que estão sempre em movimento, graças as necessidades das pessoas.

MEGANICHOS – SAÚDE

Um desses meganichos é o da saúde. O motivo é o mais óbvio possível, todos buscamos ter saúde. E as possibilidades aqui são muitas, sendo uma boa área para aprender como escolher seu nicho de mercado. Existe a indústria farmacêutica, que é muito ampla, por exemplo.

Mas existe uma grande necessidade de exames, como de sangue e imagem. Também há muitos nichos para equipamentos de saúde. Outra opção que pode ser explorada é o de cuidados paliativos, ou cuidados com idosos e deficientes.

Além disso, o ramo fitness está ligado ao meganicho da Saúde. E isso inclui academias, personal trainers, nutricionistas e nutrólogos. A saúde mental também, com psicólogos e terapeutas ocupacionais, por exemplo.

“O segmento de saúde, além de também ser impulsionado pela crise, já vem em alta nos últimos anos. A velocidade do dia a dia tem gerado forte estresse na população, e por isso a busca por resolver problemas de saúde”, afirma Alan Pakes, especialista em empreendedorismo digital da Conaed.

MEGANICHOS – RELACIONAMENTO

Esse é outro meganicho por uma questão de necessidade das pessoas. Ele surge da necessidade biológica do ser humano de se relacionar para se multiplicar.

E com a internet e o estilo de vida da maioria das pessoas, muito passaram a procurar apoio para se dar bem nessa área. Esse é um meganicho com grande presença online, por causa justamente disso.

Existe as redes sociais, os aplicativos de encontros e outras iniciativas. No Brasil, é até curioso como esse mercado é pouco explorado. Mas como o brasileiro tem as mesmas necessidades, parece ser só uma questão de tempo até alguém adequar algum dos nichos ao mercado interno.

MEGANICHOS – DINHEIRO

É claro que o mercado do dinheiro é um meganicho. Você, por exemplo, está aqui para ganhar dinheiro, certo? O dinheiro está diretamente ligado ao sucesso pessoas e profissional e não o que se discutir.

Quem encontra maneiras de ganhar dinheiro de forma fácil e diferente consegue um bom preço por essas informações. Essa é a ironia do meganicho do dinheiro e dos negócios.

É por isso que ele é tão atrativo e tão procurado por todo mundo. Porque quanto mais dinheiro você conseguir e quanto mais inovador você for para conseguir isso, mais dinheiro ainda você vai ganhar.

Nichos de mercado pouco explorados ou inexplorados

O Brasil ainda tem muitos mercados pouco explorados. Os motivos variam bastante, mas o preço de alguns produtos, como os de tecnologia , dificulta algumas investidas.

Mas explorar nichos ainda pouco conhecidos do público é uma maneira de definir como escolher seu nicho de mercado. As chances de sucesso dependem de sua seriedade, além de questões sazonais. E, com menos concorrência, as chances de lucro podem crescer muito.

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Esse nicho está, de certa forma, dentro do meganicho da saúde. As pessoas estão em busca de comidas saudáveis cada vez mais. Elas são bombardeadas por informações sobre dietas e novas formas de se alimentar e buscam isso.

E as comidas orgânicas são o melhor caminho para atender esse público. Produtos saudáveis e naturais ainda tem pouca saída no Brasil. Mas a procura tem aumentado e essa é a hora de acessar esse nicho.

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA INTERNET

A educação a distância também precisa de investimento no Brasil. O mercado está crescendo muito, já que as pessoas tem cada vez menos tempo ou não trabalham em horários convencionais.

As opções são variadas, com verdadeiras faculdades com aulas 100% online até cursos menores. O aprendizado de línguas também pode crescer, com mais opções para quem quer aprender inglês para negócios, por exemplo.

IMPRESSORAS 3D

As impressoras 3D são uma das grandes novidades tecnológicas do século XXI. Elas ainda são caras e pouco usadas, mas é certo que vão se tornar mais importantes nos próximos anos. É um mercado que ainda apresenta riscos, mas já é uma realidade. E tecnologia é sempre uma opção para saber como escolher seu nicho de mercado.

As impressoras 3D podem se encaixar em praticamente qualquer nicho, incluindo nos meganichos. Próteses criadas com essas impressoas, por exemplo, já são bastante comuns. Itens de uso doméstico também podem ser criados em impressoras 3D, além de brinquedos e outras variedade de produtos que as pessoas procuram.

ROUPAS PARA NICHOS

Com a quantidade de informações que recebemos o tempo todo, as vezes é difícil saber como se vestir. Além disso, as pessoas tem ousado cada vez mais nessa área. Ou seja, todo mundo precisa se vestir, mas nem todo mundo quer roupas da moda.

Isso fez surgir o nicho de roupas alternativas. Ela pode funcionar também online. Roupas com estilos diferentes, que chamam atenção de grupos específicos de pessoas, são um caminho para quem quer trabalhar com moda, mas quer sair da rotina.

Dica de leitura: Como montar uma loja de camisetas personalizadas – Aprenda já!

PRODUTOS PARA PETS

Os pets, ou animais de estimação, já tem grande mercado, claro. Mas ele ainda pode ser muito explorado em novos nichos que vivem surgindo. Um deles é o de roupas, acessórios e até produtos de beleza para pets.

Muitas empresas de pequeno e médio porte investem em pets e tem grande retorno. As pessoas passaram a tratar seus cachorros e gatos como verdadeiros membros da família e isso pode, e deve, ser explorado.

Além disso, existe também o pet sitter, que nada mais é do que a babá de animais de estimação. É um negócio que encontrou um nicho interessante, de donos de pets que não querem mais deixá-los presos em hotéis veterinários. É um grande exemplo de como encontrar um nicho e transformar, para melhor, um produto que já existe.

O que são subnichos de mercado e como explorá-los?

Os subnichos são segmentos mais específicos dos nichos de mercado. São áreas dos mercados que ainda tem necessidades não supridas, mas que são muito específicas e precisam de dedicação.

Os subnichos tem mercado que muitas vezes são menores, mas tem grandes taxas de conversão. Isso porque, normalmente, são produtos e serviços difíceis de serem encontrados. Ao mesmo tempo, são serviços que as pessoas não vão abrir mão de jeito nenhum.

Como escolher um nicho lucrativo para o seu negócio

Para saber como escolher seu nicho de mercado e tirar o máximo de proveito dele, você tem que pesquisar. Encontre algo que te interessa, ou que pelo menos você conheça bem. Você não precisa, necessariamente, trabalhar com a coisa que mais ama no mundo. Essas coisas podem ser apenas hobbies. Mas se for possível, melhor ainda.

POR QUE EU DEVO ESCOLHER O NICHO LOGO NO INÍCIO DO NEGÓCIO?

É muito importante iniciar seu negócio conhecendo o público. E isso acontece através da escolha do nicho de mercado. Escolher isso é um passo importante para garantir que seu produto vai atingir o público necessário para o seu sucesso.

Sem aprender como escolher seu nicho de mercado você pode acabar sem rumo. Pode acontecer de você ter mais dificuldades para encontrar o público alvo ideal para seu negócio alavancar e você ganhar dinheiro.

COMO ESCOLHER O NICHO CERTO

Depois de pesquisar os nichos de mercado compatíveis com os seus conhecimentos, há muitas outras coisas pra se fazer. Uma delas é utilizar algumas ferramentas online para te ajudar a validar esse nicho de mercado. Procure o que as pessoas mais buscam sobre o seu nicho de mercado no Google Adwords e no Google Trends.

Você também pode tentar buscar no Facebook, no Youtube, no Twitter e até mesmo no Yahoo! Respostas por resultados relevantes que possam te ajudar a entender ainda mais o seu nicho e como você pode divulgá-lo.

A partir daí você precisa identificar se existem produtos que se encaixam nessas demandas que você encontrar. Se sim, é hora de colocar a mão na massa e trabalhar para seu empreendimento decolar. Do contrário, talvez seja importante pesquisa de novo sobre os nichos disponíveis.

Começar no mercado certo vai te fazer ganhar dinheiro

O principal motivo pelo qual estamos te ensinando como escolher seu nicho de mercado é simples. Queremos que você comece no mercado certo. Esse é um verdadeiro atalho para quem quer ganhar dinheiro de verdade.

Começar no mercado que mais funciona para o seu nicho vai tornar ganhar dinheiro mais fácil. Assim você vai ter todas as chaves do sucesso na mão e seu público vai atrás de você, porque você tem o produto que eles querem.

VANTAGENS DE TER UM NEGÓCIO ONLINE NO NICHO CERTO

Trabalhar com mercados de nicho na internet podem ser uma grande ideia para quem quer investir pouco. A internet já é uma grande ferramenta para te ajudar a encontrar seu nicho, então porque não tentar trabalhar nela?

De acordo com Mauricio Salvador, presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, “não basta ser uma loja virtual de nicho, é preciso que os produtos tenham algumas características que tragam mais vantagens em vendê-los a distância”.

Então o que você precisa aqui é de um produto de relevância para o seu nicho. Além disso ele precisa ser melhor do que o que se encontra nas concorrências, tanto online quanto offline.

Internet Marketing – Negócio Lucrativo na Internet

Depois de definir o seu nicho e conseguir começar a trabalhar com ele, existem várias coisas que você pode fazer para que ele cresça. Se seu negócio está na internet, essas técnicas tem nome. E isso se chama Internet Marketing.

São ações específicas que vão fazer com que as informações sobre o seu produto ou serviço se espalhem pela internet. Isso vai fazer com que as pessoas interessadas por eles, que são o seu nicho, os encontrem com mais facilidade.

marketing na internet é mais específico que os demais, e permite grande controle sobre os investimento e os retornos. Também facilita o contato com os clientes.

Além disso, é um marketing que custa menos e acaba com as distâncias geográficas. Os efeitos também são imediatos e muitas pessoas estão migrando suas compras para a internet.

Como ter um negócio de sucesso online

Já te ensinamos que aprender como escolher seu nicho de mercado é o primeiro passo para o sucesso. Mas, se você quer ter um negócio online de sucesso, precisa de mais algumas coisas.

É essencial ter um bom planejamento. Nenhum negócio online vai dar certo se você não tiver um bom planejamento. Além disso você precisa ser profissional. Muita gente acha que a internet é um ambiente mais descontraído. Mas está errado, é preciso ter tanta seriedade quanto no mundo offline.

Você também precisa ter um orçamento bem definido. O motivo é que abrir um negócio na internet, as vezes, custa menos. Mas sem controle você pode acabar gastando bem mais.

Além disso, junto ao seu nicho, você também precisa encontrar um diferencial. Já que quer ter sucesso e vender um bom produto ou serviço, ele precisa ter algo diferente. Também precisa ter bons preços, já que 73% dos brasileiros comparam preços antes de realizar compras na internet.

O brasileiro está muito presente na internet. E a concorrência é grande. Porque em um universo onde muitas pessoas fazem a mesma coisa, pode acontecer de todo mundo quebrar. Então muito atenção com suas ideias.

Conclusão

Com esse texto esperamos que você tenha aprendido qual é a necessidade de aprender como escolher seu nicho de mercado. Ele é muito importante para que você tenha sucesso em seu negócio.

Produtos e serviços funcionam muito melhor quando já começam com o nicho certo. Se você estiver pensando em um negócio online, isso é ainda mais importante. A competição online é diferente. Com uma boa definição do nicho você pode utilizar algumas das ferramentas para que seu público te encontre com mais facilidade.

Lembre-se também de procurar subnichos e tentar ser específico. Em muitas situações essas são oportunidades muito melhores de se ter lucro. Você também tem a chance de crescer junto do crescimento desce nicho. Isso pode acontecer porque os desejos das pessoas mudam com o tempo.

Com o tempo, a escolha do nicho vai se tornar uma coisa óbvia para você. E quanto melhor você conhecer o seu nicho, mais próximo vai estar do seu público. Consequentemente, você terá mais chances de vender seus produtos ou serviços.

Então a hora é agora. Defina o seu nicho de mercado e comece um negócio de sucesso!

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