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Como abrir uma franquia Cacau Show

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Como abrir uma franquia Cacau Show
Esse texto te ajudou?

Introdução – Como abrir uma franquia Cacau Show

Cada brasileiro come, em média, 2,5 kg de chocolate por ano. Um total aproximado de 517 mil toneladas ao ano. Se você acha que pode fazer parte desse gordo mercado, este post é para você! Preparei um dossiê para te ensinar tudo sobre como montar uma franquia Cacau Show.

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Cerca de 517 milhões de quilos de chocolate são consumidos todos os anos no país. Está na hora de você também ficar com uma lasquinha desse mercado

A empresa está no mercado desde 1988 e, desde 2004 se abriu para a franchising. Atualmente, a empresa conta com mais de 2.000 lojas em todo o Brasil. A Cacau Show recebeu o Selo Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira do Franchising (ABF), por vários anos.

Em 2015, a empresa movimentou cerca de R$ 2,5 bilhões. E a expectativa é que o crescimento seja de 10% ao ano até 2018. Se esses números te animam, continue a leitura para saber tudo sobre como ser o proprietário de uma franquia Cacau Show. Aproveite!

Qual o conceito de negócio da Cacau Show

Uma das principais características da Cacau Show, que a diferencia de sua maior concorrente, a Kopenhagen, é a política de preços. A Cacau Show opta por preços mais acessíveis, o que permite maior permeabilidade de seus produtos no mercado brasileiro.

No entanto, a qualidade não é sacrificada para que esses preços sejam viáveis. A empresa fabrica chocolates finos e tem uma vasta gama de opções, que vão de tabletes de 50 gramas até seu ovo de Páscoa gigante, que pesa 6 kg.

Um dos pontos fortes da imagem da marca é seu posicionamento como uma empresa com opções de presentes para todos os públicos, em todas as datas comemorativas e a preços justos.

Mas isso também não impede que você compre uma trufa ou um tablete para si mesmo. Ou seja, não são só os presentes que a marca está visando.

Sua missão, de acordo com o site da própria empresa, é:

Proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável e excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate.

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A Cacau Show é uma empresa que se preocupa com a satisfação do cliente, mas também com o acesso da população a seus produtos

Entre os valores da Cacau Show, estão compromisso com crescimento e resultados e cuidado consigo mesmo, com o outro e com os detalhes.

Números da Franquia Cacau Show

Ao longo deste post, vou falar detalhadamente de cada número relativo à franquia Cacau Show. Mas, para apaziguar sua ansiedade de saber os dados mais importantes, aqui vai um sumário em tópicos dos principais números da rede.

  • Unidades: mais de 2.000
  • Presença: 26 Estados do Brasil
  • Clientes atendidos por ano: mais de 53 milhões
  • Produtos vendidos: mais de 300 milhões de chocolates ao ano
  • Taxa de franquia: a partir de R$ 19.000,00
  • Número de funcionários na franquia: de 2 a 5
  • Faturamento médio mensal: até R$ 50.000,00
  • Margem de lucro: cerca de 13%

Se você ficou animado com os números acima, continue lendo este post. Vou te contar todos os detalhes a respeito da franquia Cacau Show e te mostrar em detalhes como abrir uma. Preparado?

Passo a passo de como montar uma franquia Cacau Show

A Cacau Show possui um roteiro que todo candidato a franqueado precisa seguir. O processo todo, desde a sua demonstração de interesse até a loja estar aberta leva cerca de 75 dias – tempo até curto para quem irá abrir uma nova empresa.

Veja a seguir cada passo desse processo explicado:

1 – Cadastro e Análise

O primeiro passo é você preencher o cadastro, que você encontra disponível neste link. Além de seus dados pessoais, você já irá informar à Cacau Show qual modelo de franquia deseja abrir e também outros dados.

Por exemplo, se irá exercer outras atividades além da loja, se terá sócios, quantas horas de trabalho pode dedicar à loja, por que deseja abrir uma franquia Cacau Show. Essas informações serão pré analisadas e, se aprovado, você vai para a próxima etapa.

2 – Reunião de apresentação

Pré aprovado o seu perfil, é hora de se encontrar com representantes da marca. Nessa fase, você ainda estará sendo avaliado, e só participar dela não garante que você terá sua franquia.

Nesse ponto, todos os detalhes são esclarecidos, e também é quando a marca passa ao interessado os critérios e as orientações sobre a definição do ponto comercial.

3 – Prospecção e avaliação do ponto

A Cacau Show te dá assistência na hora de procurar seu ponto, para garantir que a nova loja será bem sucedida. Assim, a terceira fase do processo de abertura da franquia Cacau Show é a prospecção do melhor ponto para você abrir a sua loja e a avaliação do local, da demanda, das possibilidades de negócios.

franquia cacau show escolha do ponto
A escolha do ponto é um fator-chave no sucesso do negócio e é acompanhada de perto pela rede franquadora

4 – Documentação

Nessa etapa, você deverá apresentar formalmente os documentos que te possibilitam abrir uma franquia. Algumas redes costumam pedir alguns documentos a mais, mas normalmente a lista é simples:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Dados bancários
  • Imposto de renda
  • Antecedentes criminais
  • Declaração do SPC e Serasa

5 – Análise do comitê de validação

Esta é a etapa de avaliação final dos seus dados e também do ponto escolhido para abrir o negócio. Nesse ponto também é quando costuma acontecer a entrega de um documento chamado COF (Circular de Oferta de Franquia).

Nesse documento, deverão constar todas as informações comerciais, financeiras e jurídicas do franqueador. Ele deve ser entregue pelo menos dez dias antes da assinatura do contrato.

6 – Treinamento

Essa etapa acontece depois de já assinado o contrato. É quando a equipe Cacau Show entra realmente em ação, para orientar o franqueado quanto à montagem do ponto de vendas, seu treinamento inicial para operação do negócio e também o treinamento dos funcionários.

7 – Inauguração

Finalmente, vem o momento mais esperado: a inauguração da sua franquia Cacau Show. Com tudo certo, é só começar a vender muitos chocolates!

4 características e perfil do franqueado Cacau Show

Ser um franqueado Cacau Show não é para qualquer um. O primeiro ponto é a dedicação. A rede demanda uma dedicação semanal de 55 horas de trabalho de seus franqueados. Também é preciso que você se dedique integralmente à empresa.

Para seu cadastro ser aprovado, é preciso que não só você, mas seus eventuais sócios, cônjuges e todas as empresas ligadas a todos esses nomes não tenham qualquer tipo de restrição cadastral.

Se tudo isso estiver ok, você precisará ter os recursos financeiros disponíveis para conseguir o negócio. A franquia Cacau Show não aceita que uma nova unidade franqueada seja montada com base em linhas de crédito ou empréstimos. Isso faz parte dos valores da empresa, de acreditar que um novo empreendimento não pode começar já endividado.

franquia cacau show perfil empresário
A empresa sabe quem ela quer como membro de sua rede e estabelece características claras do perfil do franqueado

A empresa também possui um perfil de franqueado bem definido, e analisa se o candidato possui as características desejadas antes de dar o aval para o novo negócio. Veja se você tem as características de um franqueado Cacau Show, de acordo com o próprio site da empresa:

Habilidade

A pessoa precisa demonstrar desenvoltura para gerir um negócio e realizar negociações. Também precisa ser proativa, e estar sempre em busca de novas oportunidades.

Compromisso

O franqueado Cacau Show precisa cumprir com todas as suas responsabilidades com a própria rede, com os fornecedores e também com os colaboradores.

Zelo

A rede demanda que seus afiliados tenham dedicação ao negócio, de forma a garantir a qualidade no atendimento e também na exposição dos produtos.

Investimento

Como já mencionei antes, o franqueado precisa ter em mãos todo o valor de seu investimento inicial para a franquia Cacau Show. A rede possui modelos de investimento muito baixo para possibilitar que mais pessoas possam cumprir esse pré-requisito.

Vantagens de ter uma franquia Cacau Show

Além de ter o próprio negócio e ser muito mais autônomo nos rumos da sua própria carreira – característica de todo empreendedor -, ter uma franquia Cacau Show tem algumas vantagens interessantes que você deve considerar.

O brasileiro é um povo que ama chocolate e consome uma média anual de 2,5 kg per capita. Mas ainda está longe dos primeiros lugares no ranking de países mais chocólatras.

A Suíça, país número um no ranking de consumo mundial de chocolate (e referência em produção do doce) tem impressionantes 8,98 kg per capita como média anual. A França, que está em 10º lugar, consome quase o dobro dos brasileiros, com 4,22 kg per capita ao ano.

franquia cacau show chocolate suíça
O Brasil ainda tem muito potencial de crescimento em consumo de chocolate, se comparado à Suíça, onde se come mais de três vezes mais que aqui

O que isso significa para um franqueado da rede Cacau Show? Que ainda há muito mercado a ser conquistado, representando um potencial de crescimento real.

A Cacau Show é uma das poucas produtoras de chocolates finos no Brasil, e tem produtos de qualidade muito superior aos encontrados nos supermercados na mesma faixa de preços. A marca já é consolidada, e os produtos são desejados pelo mercado brasileiro. Alguns produtos, como os panetones trufados e os ovos de Páscoa já viraram objeto de cobiça.

Outra vantagem que a Cacau Show possui sobre seus concorrentes é a liderança de mercado. Eles se autointitulam como “a maior rede de chocolates finos do mundo”. Tendo ultrapassado as 2.000 lojas em todo o país, já dá para dizer que, pelo menos no Brasil, eles certamente são os maiores.

Páscoa e Natal são dois períodos em que as vendas dos produtos Cacau Show disparam. Mas a marca garante ter boas vendas durante todo o ano. Isso, segundo eles, se deve ao fato de combinarem produtos para o dia a dia com os itens para presentes. A diversificação do mix com produtos como cafés, gelatos e sobremesas incrementa esse montante de vendas.

A rede possui uma boa estratégia de divulgação nas mídias tradicionais e na internet. A marca tem 12 meses de presença e exposição na mídia, e está presente em jornais, revistas, rádio e programas de TV.

Pelo segundo ano consecutivo, a marca é uma das parceiras do reality show Mastercheff Brasil. No ano passado, o próprio Alexandre Tadeu da Costa, proprietário e chocolatier da marca, foi ao programa para auxiliar os competidores em uma das provas.

Quanto custa abrir uma franquia Cacau Show

No mercado de franchising há mais de dez anos, a Cacau Show vem diversificando seus modelos de negócios. Atualmente, eles possuem uma grande variedade de opções, que vão desde a venda porta em porta, até uma loja tradicional.

Os investimentos são proporcionais a cada modelo de negócio, e começam de R$ 19.000. No próximo tópico, vou explorar com mais detalhes cada tipo de modelo de negócio e seus valores.

Tipos de Franquia Cacau show e seus valores

Atualmente, a rede possui várias opções de modelos de franquias, que vão desde lojas tradicionais até carrinhos. Vou listar todos os modelos de negócio rapidamente, para você ter uma noção de valores e outros números.

– Loja Convencional

Tem direito ao mix direto de produtos, incluindo cafeteria e venda de coisas que vão além do chocolate, como cafés, gelatos e fondue. O modelo tradicional de loja tem um investimento inicial de R$ 190.700,00, enquanto o modelo light pode ser adquirido por a partir de R$ 157.400,00.

franquia cacau show chocolate quente
Este modelo permite a diversificação do mix para oferecer mais produtos de dia a dia, como os cafés especiais

– Quiosque

Ideal para quem pretende montar um negócio em um shopping, o quiosque permite atendimento 360 graus. Também pode ser instalado dentro de galerias e supermercados. Oferece itens de consumo do dia a dia, como tabletes e trufas, e também opções de presentes. O investimento inicial é de R$ 91.800,00.

– Microfranquia Gelateria

Quem não dispõe de um capital inicial alto pode optar por uma microfranquia. A franquia Cacau Show de gelateria tem valor inicial de R$ 42.000,00 e tem o atrativo de ser um negócio móvel. Você pode escolher entre dois modelos de carrinhos e comercializar gelatos, chocolates, waffles e cafés.

Essa pode ser uma boa alternativa para quem quer montar um negócio dentro de uma faculdade, por exemplo. Também vai bem em aeroportos e centros comerciais.

– Microfranquia Cacau Show (Chocolateria)

Outra opção de microfranquia é o estande da chocolateria. Com investimento inicial a partir de R$ 35.000,00, você poderá comercializar produtos para consumo de dia a dia, presentes e cafés especiais.

– Microfranquia de distribuição (Venda porta em porta)

Desde o meados de 2016, a Cacau Show está com um novo modelo de franquia, de vendas diretas. Esse modelo permite trabalhar em casa e tem investimento inicial de R$ 19.000,00. Com esse modelo, o franqueado pode revender os chocolates em empresas e eventos.

Faturamento de uma franquia Cacau Show

A marca Cacau Show é uma das que melhor conseguiram lidar com a crise financeira no Brasil. E a franquia Cacau Show tem números animadores.

Vou explorar mais detalhadamente todos os modelos de franquia Cacau Show disponíveis atualmente no mercado. Mas já vou adiantar alguns dados que tenho certeza que você está curioso para saber: qual o faturamento e o lucro de uma franquia Cacau Show?

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O percentual de lucro da franquia Cacau Show é animador para quem está pensando em entrar no negócio

Para todos os modelos de franquias Cacau Show, o faturamento mensal esperado gira em torno de R$ 35 mil a R$ 50 mil, com margem de lucro de 12% a 15% (mais ou menos de R$ 4.200 a R$ 7.500). A marca estima o retorno do investimento em, no máximo, 18 meses.

Comparação entre franquia Cacau Show e outras franquias

A Cacau Show pode ser a maior rede de lojas de chocolates no Brasil, mas ela não é a única. Existem outras opções, como a tradicional Kopenhagen, a linha mais popular do grupo, Brasil Cacau, e outras redes que nem são de chocolate, mas competem diretamente, como a recém-chegada ao Brasil Havanna.

Fizemos uma comparação entre a franquia Cacau Show e outras do mesmo ramo. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising, e são referentes a outubro de 2016. Veja:

Kopenhagen

Investimento inicial total: R$ 345 mil
Taxa de franquia: R$ 45 mil
Royalties: não informado
Faturamento médio mensal: não informado
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Chocolates Brasil Cacau

Investimento inicial total: de R$ 140 mil a R$ 260 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: variável
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Havanna

Investimento inicial total: de R$ 335 mil a R$ 685 mil
Taxa de franquia: R$ 65 mil
Royalties: 5%
Faturamento médio mensal: R$ 10 mill
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Brigaderia

Investimento inicial total: R$ 230 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: isento
Faturamento médio mensal: não informado
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

Mr. Cheney

Investimento inicial total: R$ 340 mil
Taxa de franquia: não informado
Royalties: 5% do faturamento ao mês
Faturamento médio mensal: não informado
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Suporte da Cacau Show para suas franquias

Ao contrário de outras redes de franquias, a Cacau Show oferece apoio permanente aos seus franqueados. Esse suporte começa ainda no processo de obtenção da franquia, quando a marca auxilia os futuros membros na escolha do local para a abertura da nova loja.

A rede oferece também apoio jurídico, assistência inicial para a implantação da nova franquia Cacau Show, treinamento inicial, treinamentos anuais de implantação, administração e de marketing, desenvolvimento de material promocional.

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A rede oferece treinamentos continuados para os franqueados e disponibiliza acesso permanente a suas consultorias em diversos assuntos

Os franqueados Cacau Show contam com apoio na montagem e na organização do evento de inauguração da loja. Além disso, os membros têm acesso a consultoria permanente sobre diversos assuntos, como assessoria de imprensa e questões jurídicas.

Principais desafios de quem tem uma franquia Cacau Show

O primeiro desafio de quem monta uma franquia Cacau Show é manter o peso e não abusar dos chocolates. Brincadeiras à parte, nem tudo são flores quando se resolve abrir uma loja de chocolates dessa marca.

O maior desafio que deverá ser enfrentado por quem quiser abrir uma franquia Cacau Show é a concorrência. No Brasil, há diversas marcas de chocolates, todas fazendo diversas promoções ao longo do ano.

Essa guerra de ofertas, produtos e preços precisa ser bem analisada antes de se abrir uma loja. É preciso ver qual a concorrência direta na mesma região.

No caso da franquia Cacau Show, a concorrência indireta também é importante. Como não se trata simplesmente de uma loja de chocolates, mas também de uma loja de presentes, outras lojas do segmento “presentes” devem ser consideradas na análise. Até se for uma de sabonetes.

Essas lojas podem não representar uma concorrência tão forte no dia a dia, mas certamente influenciarão muito o negócio em datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados.

Outro desafio será a gestão do estoque. Chocolate, além de ser um produto perecível, é também sensível às mudanças climáticas. Estar despreparado para uma onda de calor pode colocar um estoque inteiro a perder.

O ingrediente também é bastante sensível a odores. Se o seu estoque possui algo com cheiro forte (como tinta de uma parede recém-pintada, por exemplo), é bem possível que os chocolates peguem o gosto. Por isso, manter o estoque sempre refrigerado, arejado e livre de cheiros fortes será um desafio a ser enfrentado.

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Guardar os chocolates em lugar quente, exposto à luz solar direta ou com algum cheiro forte pode ser a ruína do seu estoque

Por fim, existe o contexto global. O mundo está vivendo uma epidemia de obesidade, que tem atingido fortemente o Brasil. O consumo de chocolate fica limitado a uma extravagância aos fins de semana, ou para comemorar uma ocasião especial. Isso pode significar um comprometimento das vendas, pois produtos light não são o forte de uma franquia Cacau Show.

O que franqueados Cacau Show dizem sobre

De uma forma geral, grande parte dos proprietários de franquia Cacau Show estão satisfeitos com seus negócios e com a marca.

A comprovação disso é que a rede recebeu o Selo de Excelência em Franchising da ABF em 2008, 2009, 2012, 2013, 2014 e 2015. O selo, concedido a menos de 10% das franquias do país, é atribuída a partir de pesquisas de opinião com os franqueados.

Em um post do Guia Franquias de Sucesso, uma franqueada Cacau Show afirmou estar tão feliz com o negócio que já abriu sua segunda loja.

A única queixa que ela tem é que os produtos que serão vendidos na Páscoa precisam ser encomendados com um ano de antecedência. Isso pode atrapalhar um bocado a prospecção das vendas. “Em tempos de crise é difícil ter plena certeza do que pedir. Na última Páscoa, ficamos com muitos produtos parados no estoque”, contou ao site.

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Planejar a Páscoa com um ano de antecedência pode ser um baita tiro no pé, pois nunca se sabe como estará o cenário nacional

No site da empresa, outros franqueados dão suas opiniões. “A estrutura que a Cacau Show oferece, com consultores e treinamentos, é sem dúvida o caminho para alcançar o sucesso”, revela o franqueado Celso Aparecido Cavenaghi, de São Paulo (SP).

“Dentro do que procurávamos, a Cacau Show era a empresa que mostrava o melhor retorno para o investimento”, afirma Alex França, de Belford Roxo (RJ), também no site.

Insatisfação existe

Mas os insatisfeitos existem. No Reclame Aqui, por exemplo, há relatos de franqueados que estão insatisfeitos com a marca. Uma cliente de nome Maria Nilza reclama da demora da marca em atender o pedido para revenda dos produtos da marca.

“Me cadastrei no programa de revendas da Cacau Show antes da Páscoa e até agora não fui convocada. Acho um absurdo a falta de respeito do franqueado com os possíveis revendedores”, diz a mensagem de junho de 2016.

Outra candidata a franqueada também reclama de descaso. Ela conta que, depois de ter feito a reunião inicial e a prospecção e avaliação do ponto, a franquia Cacau Show foi concedida a outra pessoa.

“Para uma tranquilidade nossa, resolvi entrar em contato com a empresa, para fazer uma reserva de praça, através do pagamento do valor. Fui atendida e ficaram de me mandar um e-mail com as informações, não mandaram”, relata.

“Liguei novamente e falei com outra pessoa que ficou de checar as informações e entrar em contato comigo e não entrou. Hoje, liguei novamente e falei com ela e para a minha surpresa ela falou que a franquia já era de outra pessoa, que teve seu ponto aprovado há mais de 10 dias”, queixa-se ela.

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A principal queixa parece vir dos candidatos a franqueados, que reclamam de descaso

Uma matéria do jornal Diário do Comércio de maio de 2016 aponta outros pontos negativos na visão dos franqueados. Um deles é o bloqueio de fornecimento em datas comemorativas, como Natal e Dia das Mães – apesar de os pedidos serem feitos com um ano de antecedência.

“Além disso, queixaram-se da não entrega de mercadorias na quantidade necessária, mas determinada pela rede. Ou ainda, a  prática de promover a concorrência desleal entre os próprios franqueados”, traz a matéria.

Conclusão – Vale a pena abrir uma franquia Cacau Show?

A Cacau Show é uma das maiores redes de franchising do Brasil. Isso, certamente, irá te conferir algumas vantagens, como o suporte constante desde o início da relação com a marca.

Chocolates são produtos muito desejados, têm uma imagem social positiva e um alto consumo no país. E ainda tem um mercado enorme inexplorado, se comparado a outros países no topo do ranking de consumo de chocolate no mundo. Isso significa um grande potencial de crescimento.

Porém, escolhendo ter uma franquia Cacau Show, nem tudo vai ser cor-de-rosa. Vai haver problemas, você terá que lidar com frustrações e percalços de toda natureza. E a relação com a franqueadora pode não ser positiva todas as vezes.

Mas isso não é exclusividade de um dono de loja de chocolates. Os problemas existem em qualquer lugar, seja em um food truck, em uma franquia das Havaianas, revendendo produtos Mary Kay ou até trabalhando em sua própria casa.

A franquia Cacau Show irá demandar tempo, disposição, energia e dedicação – como todos os outros negócios. Pois não há segredo: se você quer ter sucesso, terá que trabalhar muito para ele chegar.

franquia cacau show trajetória do sucesso
Prepare-se para os desafios e tome uma dose cavalar de energia e determinação para conquistar seu sucesso com um empreendimento próprio. Todos eles irão precisar

Se você está disposto a lidar com os desafios de empreender e está seguro de que a melhor opção para isso é uma franquia, a Cacau Show pode valer a pena para você. Faça seu plano de negócios, estude o mercado, estude o ponto e vá em frente!

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